highscore
Oi
Alguém aqui tem bastante experiência com Caffenol?
Há muito tempo que esse assunto me interessa.
Há duas semanas, fiz uma tentativa com meio rolo de Fomapan 400.
Então, Caffenol C L: 500 g de água, 27 g de carbonato de sódio, 16 g de vitamina C e 20 g de café solúvel a 20 °C
Pré-lavagem e 7,5 minutos, agitando três vezes a cada 60 segundos.
No banho de parada com vinagre, espumou bastante!
A segunda metade no Fomadon R09
Resultados:
A coloração do negativo ficou ligeiramente diferente.
Na ampliação e na impressão também não houve problemas
Mas agora algumas perguntas.
- que outras receitas vocês conhecem
- o que é preciso levar em consideração
- onde posso comprar/encomendar brometo de potássio (moro na França)
- o que não forma tanta espuma quanto o banho de parada quanto o vinagre
- há ainda outros materiais básicos que se possam adquirir
AntiLynd
Algumas respostas parciais:
?
* Você pode adquirir as matérias-primas (infelizmente não aqui com o nosso anfitrião, mas, por exemplo) através de Wolfgang Moersch,
http://www.moersch-photochemie.de/content/rohchemie
?
* Deixe o vinagre de lado e use apenas água... ainda faz espuma?
?
* Há outros ingredientes a serem adquiridos? Depende do quanto você está satisfeito com os resultados – até agora parece estar indo muito bem. Eu não mudaria nada por enquanto, mas continuaria testando essa receita até que você eventualmente chegue ao limite.
?
Boa sorte daqui para frente
Nils
mattes
Por que não perguntas nas farmácias? Os farmacêuticos são considerados profissionais qualificados e têm permissão para possuir esses produtos químicos. Os preços são bastante altos, mas se for necessária apenas uma pequena quantidade, sai mais barato do que fazer um pedido online. Já comprei permanganato de potássio e sulfito de sódio na nossa farmácia; embora tenham me questionado detalhadamente para que eu precisava desses produtos e eu tenha tido que mostrar meu documento de identidade, consegui comprá-los.
Matthias
grommi
Olá, highscore,
como o Nils já disse: em reveladores com alto teor de carbonato (carbonato de sódio), não use um banho de parada ácido, pois isso leva à formação de gás CO₂ e pode até causar danos à emulsão. É recomendável enxaguar 2 a 3 vezes com água da torneira; eu agito vigorosamente durante o processo, o que resulta em negativos mais limpos.
O brometo de potássio costuma estar bem barato no Eb.., ou então na Moersch, como já foi dito. Na farmácia, você geralmente paga os preços proverbiais. Mas na França pode ser mais barato. Perguntar não custa nada.
“Então, Caffenol C L: 500 g de água, 27 g de carbonato de sódio, 16 g de vitamina C, bem como 20 g de café solúvel a 20 °C”
Isso não é Caffenol C-L, é Caffenol C-M com o dobro da quantidade de vitamina C. Caffenol C-L para 500 ml seria:
20 g de café instantâneo
8 g de carbonato de sódio anidro
5 g de vitamina C
até 0,6 g de brometo de potássio, dependendo do filme
7,5 minutos? O tempo de revelação também parece muito curto.
Na França existe a soude cristaux, que é carbonato de sódio com cerca de 50% de água de cristalização; aqui é urgente fazer um teste no forno para o C-C-L, veja o blog do Caffenol caffenol.blogspot.com
O Foma 400 produz um "belo" grão no Caffenol e no RODINAL (R09)
Boa luz – Reinhold
highscore
Oi
Recentemente, deixei meu carbonato de sódio no forno por três horas
Resultado: antes, cerca de 750 g; depois, pouco mais de 400 g!
Perda de 47% de água.
Como revelador de papel, acho o Caffenol ótimo. Se ao menos não tivesse aquele cheiro horrível.
Mas se eu ficar sem revelador no fim de semana, eu aguentaria esse cheiro de bom grado.
@grommi.
Na verdade, não acho que o Caffenol fique granulado com o Foma 400.
Mas isso é mais uma opinião pessoal minha.
A partir de quando se deve adicionar KBr?
Embora eu ainda não tenha notado nenhum véu nas minhas fotos.
Acho que sou um pouco cego ;-)
ralle
Instruções para Caffenol-C-L 400, 800, 1600 ASA
Portanto, o Caffenol-C-L é o melhor para o chamado revelamento “semi-stand” (revelação com repouso parcial).
Concretamente: após o enchimento, ligue o cronômetro; depois, agite 10 vezes; em seguida, após 2 minutos, agite 3 vezes; após 4 minutos, agite 3 vezes; após 8 minutos, agite 3 vezes; após 16 minutos, agite 3 vezes; após 32 minutos, agite 3 vezes. Depois disso e entre as agitações: deixe repousar.
É só isso.
O Caffenol-C-L é ideal para gradação suave, ou seja, para filmes altamente sensíveis com push (Tmax 400 ou Ilford HP5). Esses filmes podem ser submetidos à exposição e revelação de acordo com sua “boxspeed” (sensibilidade nominal), ou seja, com ISO 400. Mas também é possível “puxá-los” (aumentar a sensibilidade), ou seja, realizar a exposição como se fossem ISO 800 (puxada de 1 stop) ou ISO 1600 (puxada de 2 stops). E, consequentemente, ajusta-se o tempo de revelação. Isso significa que, para o TMAX 400: sem “puxar” (push), 30 minutos, depois banho de parada, depois banho de fixador. Com “puxar”, ou seja, exposto a ISO 800 (câmera ou medidor de luz ajustado para ISO 800 em vez de 400), o tempo de revelação se estende para 45 minutos, depois parada e fixador. E, consequentemente, se o fotômetro estiver ajustado para 1600 ASA/ISO e o TMAX 400 estiver, portanto, subexposto em 2 stops, o tempo se prolonga para 65 a 70 minutos.
Em princípio, a indicação do ISO na embalagem é apenas um valor de referência. Só é preciso seguir essa indicação se os filmes forem enviados para um grande laboratório. Se você mesmo revelar, tem total liberdade.
Para dar um exemplo: o Fomapan 400 sempre saía péssimo, até que finalmente, em vez de ISO 400, ajustei para ISO 200 e realizei a exposição assim, e depois usei Caffenol-C-L por apenas 20 minutos. De repente, ficou ótimo. O Fuji Acros fica ótimo na velocidade de caixa (ou seja, em ISO 100; conforme indicado na embalagem)
O procedimento/a agitação não muda substancialmente. Apenas o tempo após a última agitação (ou seja, após 32 minutos), durante o qual você simplesmente deixa o filme repousar, é que muda. No caso de “conforme indicado” (boxspeed): não deixar repousar mais, mas sim escorrer, parar etc. Com ISO duplicado: mais um quarto de hora. Com ISO quadruplicado, deixar repousar mais meia hora.
Peguei a receita com um conhecido
Atenciosamente, Ralle
grommi
"Recentemente, deixei meu carbonato de sódio no forno por três horas
Resultado: antes, cerca de 750 g; depois, pouco mais de 400 g!" Que tipo de carbonato de sódio você usou? Na Alemanha, até agora só conheço o anidro, também chamado de "calcinado".
€
"A partir de quando se deve adicionar KBr, afinal?"
?
Durante exposições como ISO 400 ou mais. É claro que dá para digitalizar tudo de alguma forma, mas negativos com um véu de fundo
significativamente
maior tendem a causar problemas, mesmo na ampliação “correta”. Um TMax400, por exemplo, em Caffenol sem agente antivéu, eu acho bem no limite, para não dizer uma m...; ainda mais em 800 ou 1600. Um pouco de neblina é aceitável, não precisamos de negativos cristalinos, e o excesso de KBr pode, em certos casos, diminuir a definição das sombras. 0,5 - 1 g/l deve servir para a maioria dos filmes. Além disso, o KBr é importante para o revelamento estático, garantindo um revelamento uniforme sem escorrimentos de brometo/manchas. Como alternativa, pode-se usar cerca de 10 vezes a quantidade de sal de iodo, mas o KBr é simplesmente melhor. Mas mesmo os filmes ISO 100 podem ficar bastante opacos no café. O antigo, original e autêntico APX100 de Leverkusen, por exemplo, era um filme assim.
?
?
@ Ralle:
?
acho os tempos um pouco curtos, mas se der certo, então está tudo certo. Acros 100 em Caffenol-C-L = dupla perfeita de ISO 25 a 400. Thomas Graichen escreveu uma bela postagem sobre o Caffenol-C-L para o meu blog; ele revela por 30 minutos para a sensibilidade nominal e por 70 minutos para Push+2:
http://caffenol.blogspot.de/2011/08/its-so-easy.html
?
Atenciosamente, Reinhold
adophil
Como revelador de papel, acho o caffenol ótimo.
?
Quais receitas são adequadas para o processo positivo? Como devemos imaginar os resultados?
highscore
Oi
Ao usar Caffenol como revelador de papel, utilizei 20 g de bicarbonato de sódio, 10 g de café e 200 ml de água por litro.
O tempo de revelação foi de aproximadamente 5 minutos.
Os tons de cinza ficaram bons, mas o preto máximo não chegou a 100%.
Da próxima vez, vou aumentar a quantidade de bicarbonato de sódio e café, pois minha solução ficou muito diluída.
Isso também deve reduzir o tempo de revelação.
Mas, na minha opinião, é uma alternativa muito útil. Mas o cheiro...!
Pontuação máxima
adophil
Obrigado! Pelo que percebo, a aplicabilidade nesse processo positivo é um pouco limitada. Tempos de revelação longos e um Dmax baixo. Isso também explicaria por que há relativamente pouca informação sobre o assunto. Mas, se tiver oportunidade, vale a pena fazer um teste.
Andreas_23
€
<BLOCKQUOTE class="ipsBlockquote" data-author="highscore" data-cid="18356" data-time="1426255522">
<DIV>
Como revelador de papel, acho o Caffenol ótimo.
€
Quais fórmulas são adequadas para o processo positivo? Como devemos imaginar os resultados?
€
</div>
</blockquote>
Olá, adophil,
há alguns anos, descrevi
aqui minhas experiências com o Caffenol como revelador positivo.
Atenciosamente,
Andreas
adophil
Obrigado, Andreas. Saber pesquisar direito é algo que se aprende... Vou testar isso. Aliás, não se trata de um procedimento padrão, mas sim para “casos de emergência”, efeitos especiais e crianças maravilhadas.
highscore
Oi, pessoal
Recentemente, comparei meu Fomapan 400 revelado com Caffnol com um revelado com Fomaton R09.
Agora eu sei o que vocês querem dizer com “velo”!
E finalmente consegui comprar 1,75 kg de KBr no eBay por um preço razoável, incluindo custos de envio aceitáveis.
Porque quase 18 € só pelo frete, na minha opinião, é um roubo. Não queria de jeito nenhum comprar desse vendedor. Tive que esperar por uma oportunidade mais barata.
Mas agora ainda tenho que realizar a exposição de filmes por 175 anos até gastar essa quantidade.
Na próxima semana vou usar Caffenol de novo, mas com Foma 200 submetida a uma exposição de 160 ASA.
Ah, mais uma coisa: meus tempos curtos resultam do fato de que trabalho com água de preparação a 20 °C.
No entanto, essa água aquece durante a preparação, devido à reação exotérmica do carbonato de sódio, para cerca de 23,5 °C.
Por isso, mesmo com os tempos curtos mencionados, obtenho um resultado que se presta bem à ampliação. E belos tons de cinza.
Se isso me leva a D 0,7... Não faço ideia. Não tenho nenhum medidor.