GeorgK
<P class="">Antes de mais nada: eu sempre preparo meus reveladores com solução de base (a.d.) fervida e, em seguida, os distribuo em garrafas PET herméticas e cheias, de tamanho adequado, de modo que cada alíquota seja suficiente para um ciclo de revelação (sem retiradas parciais). Para reveladores C41, por exemplo, é possível alcançar assim — à temperatura ambiente e em armazenamento no escuro — uma vida útil praticamente eterna (> 1 ano). Um problema constante, porém, sempre foi o A49/ATOMAL, pois mesmo nessas condições quase ideais para laboratórios caseiros, os resultados do revelamento se tornavam imprevisíveis já após poucas semanas — às vezes dava certo, outras vezes ocorria um sub-revelamento acentuado. Também chamava a atenção o fato de que, após um período bastante curto, um sedimento gelatinoso tornava-se visível no fundo das garrafas, o que indicava a presença de bactérias.
<P class="">?
<P class="">Tentei então o seguinte: em cada garrafa com revelador, coloquei um pedaço de aproximadamente 1 cm de comprimento de uma ponta de filme submetida à exposição e revelada (escurecida). A ideia por trás disso era que o A49/ATOMAL (especialmente quando envasado corretamente) aparentemente não se deteriora principalmente por oxidação, mas reage de forma sensível à degradação bacteriana. O pedaço de filme deveria agora garantir uma certa concentração de íons de prata, que, como se sabe, têm efeito antibacteriano.
<P class="">?
<P class="">Como nos últimos meses eu mal consegui revelar, os frascos preparados dessa forma ficaram parados por mais de um ano. Ontem usei o revelador pela primeira vez (aliás, não se viu nenhum lodo) e o resultado foi (com diluição 1:1) um CHS100-II perfeitamente revelado. Não quero ir tão longe a ponto de afirmar que o revelador ainda estava 100% ativo; falta a comparação direta com uma solução nova. Mas, com base nas minhas experiências anteriores, esse é um resultado muito bom. Pelo menos, no futuro, não precisarei mais me preocupar com o A49 com 1 ou 2 meses de idade.
<P class="">?
<P class="">Mais uma dica: lavei bem as garrafas (reutilizadas) com cloro doméstico antes de reabastecê-las. Isso deve impedir que bactérias já adaptadas (digamos, devoradoras especializadas de A49) sejam transportadas entre as preparações.
<P class="">?
<P class="">Nós, amadores, às vezes “sofremos” com um rendimento muito baixo; talvez essa dica possa ser útil para alguns na utilização do A49 (que, embora não seja um revelador perfeito, em certas combinações é, no entanto, único).
<P class="">?
<P class="">G.
<P class="">?
?
Wolf_XL
...eu costumo armazenar meus reveladores em frascos de vidro que atendem à norma Apo. Assim, a solução-mãe A49 dura facilmente um ano. No entanto, sempre que uso reveladores com solução-mãe, aplico a diluição adequada e os utilizo como reveladores de uso único.
MirkoBoeddecker
Eu também apostaria mais no cloro do que no pedaço de filme.
Meu último A49 também vinha em garrafas PET (garrafas de produtos químicos, limpas) e era de março. A última vez que o usei foi em dezembro.
Talvez houvesse alguma coisa nas suas garrafas PET. Tinha suco de fruta lá dentro antes?
Atenciosamente,
Mirko
GeorgK
O tratamento das garrafas com o limpador à base de cloro certamente tem influência. Em meu caso, algumas garrafas foram reutilizadas várias vezes, o que, naturalmente, aumenta o risco de “propagação”. Uma vez que bactérias resistentes à lixívia e capazes de metabolizar a substância reveladora se instalam, é claro que as tentativas seguintes fracassam rapidamente. E depois que percebi que a contaminação bacteriana era, aparentemente, o principal fator para a vida útil (em alguns casos) muito curta do A49 no meu caso, quis abordar o problema por ambos os lados, por uma questão de segurança: primeiro, prevenindo ou reduzindo a infecção inicial e, segundo, inibindo o possível crescimento bacteriano; Os íons de prata são muito eficazes mesmo em concentrações mínimas (moedas de cobre em banho-maria seriam um exemplo paralelo). O recorte dá um pouco mais de segurança e, além disso, dá tão pouco trabalho que, se for o caso, se enquadra na categoria “não adianta, mas não faz mal”.
É claro que não posso avaliar de forma definitiva qual é agora o fator principal.
O essencial para mim é que agora posso voltar a usar sem receios um revelador que, para mim, é o único que realmente funciona, por exemplo, para o Rollei 80s.
?
Atenciosamente,
Georg
michael-kielgmxnet
Acabei de ler este tópico com interesse. Também gosto muito de usar o ATOMAL e, às vezes, tenho o problema de não conseguir usar toda a solução em poucas semanas.
Recentemente, vi uma reportagem sobre sistemas de filtragem de água. Nela, dizia-se que alguns filtros liberam pequenas quantidades de íons de prata na água para impedir o crescimento de germes. Provavelmente, isso também poderia ser aproveitado para o ATOMAL — usando água filtrada na solução. Se a concentração de prata é suficiente é, naturalmente, outra questão; afinal, ela precisa ser tão baixa que não cause nenhum efeito à saúde.
Olivinyl
Olá a todos,
Eu também uso o revelador A49 na proporção 1+1, mas apenas para filmes de vigilância e aéreos (ou seja, basicamente também o RR80S). O A49 é realmente um dos poucos reveladores que revela esses tipos de filme de maneira adequada, sem um aumento acentuado da densidade a partir da zona 7...
Meu A49 é preparado com água destilada e colocado em garrafas Aponorm de 250 ml cheias até a borda, que eu também enxaguo antes com um pouco de água destilada.
Após retirar parte do revelador, coloco um pouquinho de gás de isqueiro na garrafa.
O A49 dura pelo menos 6 meses para mim. Uma vez usei uma garrafa que já tinha 14 meses (cheia até a borda, armazenada no escuro a cerca de 16 °C). Ainda funcionou, mas não consegui mais densidades razoáveis.
Faço exatamente o mesmo com o Xtol. Ele dura assim pelo menos 12 meses. (Preparação atual: outubro de 2013)
Até agora, nenhum A49 ou Xtol “estragou” para mim? :rolleyes:??
Abraços, Oliver