AchimBauer
Mais um bom ano novo a todos,
?
Quem pesquisa na internet encontra muitos métodos para revelar o Adx CMS 20 mesmo sem ADOTECH; isso vai desde Diafine diluído até Rdinal em doses homeopáticas, deixando na geladeira por duas semanas ou algo parecido.
Mas em lugar nenhum encontrei nada sobre ADOTECH e filme normal.
Ontem, quando revelei rapidamente um filme, encontrei ainda um frasco de ADOTECH 2 e um resto de Filmotec de 1974 com placas de teste expostas, com as quais eu havia feito testes no Acurol.
Então me veio a ideia de experimentar os dois juntos, sem querer um resultado específico ou seguir uma filosofia, apenas por diversão.
O tempo de revelação poderia ter sido um pouco mais longo, mas eu só tinha filme para mais três pedaços.
No original, fica um pouco melhor na luz transmitida; na digitalização, como eu costumo enviar filmes revelados normalmente para a internet, fica um pouco embaçado.
?
Não é nada que eu vá aprofundar agora, mas talvez alguém consiga tirar algo útil dessa ideia maluca.
?
?
Atenciosamente, Achim
?
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Olivinyl
Olá, Achim,
?
Um filme que já tenha sido feito para uso fotográfico no ADOTECH...?
...tive essa ideia há alguns dias também. :)
?
Estou procurando um bom “revelador suave”, incluindo os tempos de revelação e a proporção, para revelar meus últimos filmes Kodak TPan KB.
Acabei optando pelo Rollei RLC e pelo ADOTECH II como reveladores, mas ainda me faltam dados e recomendações sobre o Kodak Tpan.
E o que fazer com o revelador que sobrar? Exatamente o que você fez.
Gostaria de saber como se ajusta a curva característica de um filme de fotografia aérea ou de vigilância com o revelador LC (já faço isso com sucesso com o A49 1+1)
?
Abraços, Oliver
AchimBauer
Olá, Oliver,
?
Antigamente, o Technical Pan era revelado com Neofin Doku ou com o Technidol LC da Kodak. A Cg Chemie oferecia o FLG (Film low Gamma), que ainda consta na lista de produtos químicos brutos da Mörsch.?
Ou o revelador Pota, que seria semelhante ao Technidol.
Ele é composto por 900 ml de água, 2 g de Calgon, 30 g de sulfito de sódio seco, 15 g de fenidona (a 40 °C), 15 ml de diglicol, completando até 1000 ml, e revelação por 10 a 15 minutos.
Eu também queria trabalhar com Technical Pan, mas isso foi antes da invenção da internet, o que dificultava a aquisição na província.
?
Atenciosamente, Achim
jochen53
Olá, Achim,
uma pequena, mas importante, correção na sua receita de P.O.T.A.: deve ser 1,5 g de fenidona em vez de 15 g; essa quantidade seria excessiva e o produto não se dissolveria. Além disso, na receita original falta o Calgon; em vez disso, recomenda-se usar água destilada. Esse revelador não tem longa durabilidade, portanto, prepare-o sempre na hora.
AchimBauer
Olá, Jochen,
obrigado pela dica, mas meus anotações já estão bem antigas e nunca cheguei a testá-las; por isso, vou continuar experimentando o CMS, o Cora e o ATP.
?
Atenciosamente, Achim