mattes
Olá a todos.
Certamente há aqui algumas pessoas que já tiveram experiência com uma Mamiya C de dois olhos. Contem-nos como é o manuseio, quais são as peculiaridades da câmera e o que se deve levar em consideração na hora de comprá-la.
Gosto de fotografar bem de perto, e a Mamiya C é frequentemente mencionada nesse contexto por causa de seu fole. Dá para trabalhar muito bem com ela em close-ups? E quanto ao paralaxe? Dizem que a C330 tem um visor que compensa isso. Como isso funciona?
€
Muito obrigado
Desejo a todos um feliz Natal e um ótimo ano novo
Mattes
Wolf_XL
... além de várias outras câmeras de formato médio, tenho também uma C330f.
?
Vantagem do sistema: dificilmente existe outro sistema de formato médio em que se consiga reunir lentes grande-angulares, normais e teleobjetivas em tão pouco espaço...
?
Mas agora vem, infelizmente, a grande desvantagem:
?
Devido ao princípio binocular, a câmera não é realmente adequada nem para macros extremas, nem para distâncias focais longas. É verdade que existe uma compensação de paralaxe na forma de um indicador de limite da parte superior do enquadramento, mas isso não é realmente útil, pois, dependendo de quão perto eu me aproximo ou de qual distância focal eu uso, permanece uma área mais ou menos grande que eu não consigo ver. A composição da imagem acaba se transformando em adivinhação... É verdade que existe o Mamiya Paramender para resolver esse problema — mas, com ele, perco as vantagens reais do sistema, pois fico dependente de um tripé.
?
Resumindo: com a C, ainda dá para enquadrar razoavelmente bem aquela florzinha à beira do caminho. O mesmo vale para as distâncias focais teleobjetivas. A 135 mm ainda está bem, com a 180 mm fica no limite e a 250 mm, em princípio, só serve com o visor esportivo...
?
Se você está procurando um sistema acessível com fole integrado, a Mamiya RB67 certamente seria a melhor escolha. Mas isso é “Heavy Metal”...
?
Aqui está uma foto para comparação...
Urnes
Mas, fora isso, dá para se divertir bastante com a C. Os retratos, por exemplo, ficam ótimos, porque dá para chegar um pouquinho mais perto. Normalmente, você recebe uma câmera de boa qualidade pelo preço e uma mecânica robusta. Eu costumava usá-la principalmente em viagens.
Atenciosamente, Sven.