1986blutengel
Olá,
antes de mais nada, gostaria de me apresentar rapidamente. Meu nome é Sebastian, tenho 28 anos e sou um fotógrafo amador entusiasta há cerca de 14 anos, com minha própria câmara escura.
Agora, depois de ter revelado com sucesso os processos C41 e E6, comecei a revelar impressões coloridas.
Sobre meu equipamento:
Agrandador colorido Kaiser Sistema V
Temporizador de exposição Kaiser
Processador de cores Jobo CPA
Como kit Ra 4, utilizo o Rollei Digibase Print Kit juntamente com o Fuji Crystal Archive DP 2.
Quando quis fazer testes de exposição sem filtro, percebi que, após o revelamento (e, claro, a branqueamento-fixação) a exatamente 38 °C e com diferentes tempos e aberturas, não se via absolutamente nada. A lata estava pré-aquecida, tentei também a pré-lavagem, realizei a exposição até mesmo nos dois lados do papel, retirei uma folha no escuro, acendi a luz da sala e revelei. Nada. Será que sou burro demais, estou fazendo algo errado, ou o problema está no papel ou no revelador?
Ficaria muito grato por qualquer ajuda. Estava muito ansioso para revelar fotos coloridas, mas, por enquanto, infelizmente perdi totalmente a vontade.
Atenciosamente,
Sebastian
€
Magirus
Olá, Sebastian
O revelador está com defeito?
Mistura errada? Ordem, temperaturas, “água suja”.
Já tive fotos totalmente rosadas e com cores erradas.
Mas nada... Não é muita coisa
O fixador vem no final...
Atenciosamente, Bernd
1986blutengel
Misturei tudo conforme as instruções, a 38 °C. Primeiro o revelador de cor, depois o fixador. Como é possível preparar isso da maneira errada? Devo acrescentar que usei água destilada.
Magirus
Acabei de passar na câmara escura
Você ainda tem revelador para preto e branco?
Realize a exposição de metade de uma folha de papel Fuji à luz ambiente
E revele-a no revelador para preto e branco. Dentro da lata, a temperatura não importa
Para testar o papel.
Atenciosamente, Bernd
1986blutengel
Obrigado pela dica. Ainda tenho o SW Revelador. Nem sabia que havia novidades sobre o SW Revelador.
Magirus
Bem, o colorido deixa a desejar
1986blutengel
Acabei de fazer o teste. Retirei um pedaço de papel na escuridão total. Em seguida, acendi a luz. A folha ficou azul-claro. Após mergulhá-la no revelador preto e branco, o azul desapareceu imediatamente e o papel voltou a ficar branco. Depois disso, o papel ficou cinza. Fiz o mesmo teste com outro pedaço no revelador colorido. O resultado foi idêntico, exceto pela coloração cinza. Esse pedaço permaneceu branco.
Renate
Pode ser que os produtos químicos estejam velhos demais. Os reveladores coloridos não duram muito tempo em garrafas plásticas. Estou me referindo ao concentrado. De que cor é o concentrado do revelador? Tente mergulhar um pedaço de filme preto e branco no revelador colorido. Ele precisa ficar preto, sem dúvida. Se ficar branco, o revelador está estragado; se ficar incolor, os rótulos estão trocados (isso já me deixou desesperada uma vez).
€
É uma pena que seu início com a cor tenha sido tão problemático logo de cara.
€
Atenciosamente
€
Renate
Magirus
A ideia do filme é ainda melhor
Mas o fato de estar cinza já é um bom sinal de que o papel ainda está em boas condições.
Atenciosamente, Bernd
1986blutengel
Olá
Agora usei um novo revelador e está funcionando. Agora a imagem ficou com um tom avermelhado. Acho que consegui corrigir isso. Agora a imagem ainda tem um tom amarelado. Preciso adicionar um pouco de amarelo também? O magenta está em 50.
Magirus
45/60/0 YMC
Esses são meus valores padrão
Com -/50/- já é um bom começo
Boa sorte
Bernd
Wolfgg
Olá,
€
No mundo dos negativos coloridos, os componentes (filme e papel) são combinados de tal forma que, para uma filtragem neutra, é preciso sempre diminuir o Y e o M e, na medida do possível, nunca o C.
Aprender a filtragem neutra significa, acima de tudo, treinar o olho. É preciso ter clareza de que não existe memória de cores em nosso cérebro, portanto, não podemos memorizar uma cor com exatidão. Assim, só é possível determinar se uma filtragem foi bem-sucedida por meio de comparação (por exemplo, com um cartão cinza). Como primeira ampliação, por isso, faz sentido escolher um motivo que, além das cores mais importantes, contenha também um cinza neutro (papelão, se não houver um cartão cinza disponível). Para avaliar a filtragem, basta colocar o cartão cinza ao lado da ampliação (seca), de preferência à luz do dia. Só assim é possível perceber pequenos desequilíbrios de cor e aprender a filtrar com precisão.
Atenciosamente, Wolfgang
Ewald
Experimente seguir este guia, achei-o muito esclarecedor.
€
€
€
€
file:///home/user1/Documentos/Relatórios/Manuais de instruções/Filtrar fotos coloridas - novo.pdf
€
€
Ewald
Morte
Isso não vai dar certo se você nos enviar um link para o seu disco rígido. ;)
Ewald
Isso não vai funcionar se você nos enviar um link para o seu disco rígido. ;)
?
?
Acabei de colocar outro link (veja abaixo) na mesma postagem; quando copio esse link na barra do navegador, o manual abre.
Espero que dê certo.
?
file:///home/user1/Documentos/Relatórios/Manuais de instruções/Filtrar fotos coloridas - novo.pdf
?
€Ewald
?
[size=2][PS. Eu sou o autor][/size]
Morte
Caro Ewald! Assim não dá. É mais uma vez um link para o seu diretório home. É claro que ele funciona para você, já que você o acessa no seu próprio computador. Todos os outros computadores não encontram nada. Seria o cúmulo se todos pudéssemos acessar o seu computador.
Se você quiser disponibilizar um PDF aqui, precisa enviá-lo, por exemplo, para o Dropbox ou algo semelhante. Você pode então copiar esse link aqui, pois o conteúdo está em uma página/nuvem de acesso público.
Ou você clica em “Mudar para o editor completo” e depois em “Adicionar arquivos”. Lá você pode enviar o PDF diretamente para a página do fórum.
Ewald
Obrigado, Morte,
Tenta isso.
?
Tudo bem, nova tentativa, seguindo os conselhos bem-intencionados.
?
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
?
?
?
Atenciosamente,
Ewald
Morte
Ótimo, deu certo, muito obrigado!
Vou dar uma olhada mais de perto nesse deslizador de amostras de laboratório; já faz um tempo que procuro algo assim para minha câmara escura de P&B.
Ewald
Ótimo, deu certo, muito obrigado!
Vou dar uma olhada mais de perto nessa chave de amostras de laboratório; já faz um tempo que procuro algo assim para minha câmara escura de P&B.
€
"O Editor Completo" conseguiu.
€
Aliás, encontrei duas gavetas fabricadas industrialmente no eBay, mas elas são apenas para 10x15 cm; a minha é projetada para 13x18 cm.
Se você quiser uma dessas pequenas, fique à vontade, pague apenas o frete.
€
Atenciosamente,
Ewald
Neutrino
Oi, obrigado pelo seu arquivo PDF.
€
Há alguns meses, resolvi me aventurar na ampliação colorida com um bom amigo. Como queríamos apenas testar o processo e, por isso, não queríamos gastar muito dinheiro, montamos uma solução provisória e barata. Colocamos a bandeja de revelação e a de branqueamento e fixação (ambas para 24x30) sobre pequenos suportes dentro de uma bandeja de 30x40. A bandeja de 30x40 foi preenchida com água. Abaixo das bandejas de produtos químicos, instalamos um aquecedor de aquário regulável. Assim, conseguimos atingir uma temperatura relativamente constante para os produtos químicos, de cerca de 33 graus ±0,5. Prolongamos um pouco o tempo de revelação em comparação com o tempo normal. O conjunto funcionou até que não tão mal. Ainda tenho orgulho de duas fotos, pois conseguimos reproduzir as cores com muita precisão.
€
No entanto, tudo foi muito trabalhoso. Nosso método simplesmente não é o ideal. As bandejas escorregam com frequência nos suportes, por isso só é possível incliná-las com muito cuidado. Além disso, não temos uma luz de dux adequada. Por isso, abrimos uma pequena fresta na vedação da janela para poder ver pelo menos vagamente com a iluminação da rua. Também não temos uma lâmpada de luz natural para poder avaliar as cores de forma realmente adequada. Mas, para os primeiros passos, foi bom...
€
Se formos comprar novamente os produtos químicos, que não são exatamente baratos, gostaria de abordar o processo de forma um pouco mais profissional.
€
Você escreve em seu artigo que usa os aquecedores de revelação Kaiser. Eles funcionam bem? Como é a retenção de temperatura deles?
€
Lâmpadas de câmara escura para papel colorido não são mais vendidas novas, certo? Você pode recomendar algum outro, além dos mencionados no seu texto?
€
Como você distinguiria o papel Kodak do Fuji Crystal Archive em termos de características?
€
Existem maneiras de ajustar o contraste, por exemplo, através de um tempo de revelação mais curto ou mais longo no processo de positivo?
€
€
€
€