heinrich
Olá,
Estou pensando em comprar um processador Nova Schlitz. Eu revelo papéis baríticos e PE. Alguém tem experiência com o Nova Trimate? É possível revelar papel barítico com ele ou é melhor optar pelo processador barítico, que é mais caro? E dá para revelar formatos pequenos (mín. 13x18) com o processador 30x40 sem grandes problemas?
Desde já, obrigado pelas dicas!
Heinrich
HGR
Olá,
Nos processadores Nova comuns, as imagens são movimentadas com suportes que perfuram a borda do papel com pequenas agulhas.
O papel PE é resistente o suficiente para isso, os furos quase não se notam. O papel baritado, porém, fica mais pesado devido ao líquido, e as agulhas poderiam
rasgar o papel. Por isso, se bem me lembro, os processadores de papel baritado têm suportes de plástico de grande área, nos quais o papel
é colocado. Mas nunca tive um desses em mãos.
Atenciosamente,
Hans-Gerd
StraDi
Há algum tempo, também analisei o processador Nova Trimate. Principalmente para o revelamento com RA-4, já que considero o aparelho menos adequado para preto e branco devido aos tanques estreitos e à pouca mobilidade do papel… ainda mais porque gosto de revelar à vista.
?
No entanto, descartei o Trimate por dois motivos específicos:
?
1. Como já mencionei acima, o suporte para papel baritado é um tanto inadequado, embora isso ainda pudesse ser facilmente contornado
2. O motivo ainda mais importante: o preço. Considero-o simplesmente muito alto, pois, por um lado, é possível encontrar processadores usados mais baratos, que, além disso, funcionam de maneira mais confortável; por outro lado, o aparelho pode ser substituído por algumas bandejas e um aquecedor de cabo com termostato por poucos euros.
?
Com um pouco de habilidade manual e um investimento inferior a 1/5 do preço de compra do Trimate, os resultados são igualmente bons.
?
Nesse sentido, considero o Nova Trimate um aparelho bastante útil, mas não por esse preço.
?
Até mais...
Dirk
heinrich
Muito obrigado pelo feedback de vocês! Agora o placar está 2 a 0 contra o Trimate. Mas talvez ainda apareça alguém que defenda o produto e tenha experiência prática com ele!
Atenciosamente,
Heinrich
HGR
Acho que fui mal interpretado. Não há nada contra o Trimate.
Ele é muito adequado para papel PE!
Atenciosamente,
Hans-Gerd
heinrich
... Obrigado pelo esclarecimento... mais uma vez, li só metade...
zensusa
Olá, Heinrich,
<p style="font-size:12px;font-family:Helvetica;">vou compartilhar algumas dicas práticas, fruto de vinte anos de experiência, sobre o processador NOVA. Trabalho com esse processador (número de série 111203, ou seja, da época inicial) e com um lavador de arquivos NOVA desde meados dos anos 90. Não me lembro se ele já se chamava Trimate naquela época. De qualquer forma, eu o utilizo profissionalmente, ou seja, ele está em uso ininterrupto! Ele é composto por três câmaras verticais, aquecíveis por meio de um regulador embutido.
<p style="font-size:12px;font-family:Helvetica;">
<p style="font-size:12px;font-family:Helvetica;">Vantagens:
<p style="font-size:12px;font-family:Helvetica;">1. É aquecível – trabalho com uma temperatura de 23 graus (a configuração do processador é ajustada para um valor correspondentemente mais alto, cerca de 25 graus). Como ele permanece ligado, a temperatura se mantém constante, mesmo durante a noite, tanto no verão quanto no inverno! Além disso, coloquei isopor nas laterais externas (fácil de prender) e, assim, economizo “aquecimento”, pois o isolamento é melhor.
<p style="font-size:12px;font-family:Helvetica;">2. Os produtos químicos duram um mês sem problemas, pois os tanques individuais são muito estreitos e fechados com a respectiva tampa redonda. Devido ao consumo (arrastamento ou absorção pelo papel), os tanques individuais precisam apenas ser reabastecidos.
<p style="font-size:12px;font-family:Helvetica;">3. Ele ocupa pouco espaço, apesar de seu tamanho (meu Trimate é projetado para papel de 40 x 50 cm)
<p style="font-size:12px;font-family:Helvetica;">4. Os papéis são puxados de um tanque para outro com o clipe e, assim, automaticamente limpos na borda do tanque (baixo arrastamento de produto químico para o próximo tanque)
<p style="font-size:12px;font-family:Helvetica;">5. Quando usado como ferramenta de trabalho constante, ele vale o seu preço, não é de forma alguma caro, pois garante um consumo mínimo de produtos químicos e economiza muito tempo improdutivo no trabalho de laboratório, já que os produtos químicos permanecem no processador por semanas!
<p style="font-size:12px;font-family:Helvetica;">Com relação à minha afirmação sobre a permanência dos produtos químicos por até um mês, isso se refere ao Calbes N113 (estável por cerca de 3 semanas) e ao LPD-Ethol da Brandess/Kalt/Aetna. Este último é, há muito tempo, meu revelador preferido e, na minha opinião, o melhor revelador para papel, pois oferece tudo o que se deseja, desde um preto-azulado frio até um marrom-escuro profundo (dependendo do tipo de papel: bromo-prata ou cloro-bromo-prata). Enormemente estável por até 6 semanas no Nova sem degradação visível. Infelizmente, nem sempre está disponível /(mas ainda tenho um estoque de uma dúzia de latas).
<P style="font-size:12px;font-family:Helvetica;"><B>Trabalho exclusivamente com papéis baritados!</B> Utilizo papel PE apenas como folhas de contato para arquivamento. Meus papéis baritados preferidos eram (infelizmente, muitos já não estão mais disponíveis) ou são os seguintes e foram processados no Nova:
<P style="font-size:12px;font-family:Helvetica;">Guilleminot G3, Kentere Fineprint VC/ Warmton e Art De Lux, Agfa MCC 111FB, Forte Polywarmtone, FOTOIMPEX Classic Arts PW, Oriental New Seagull G2 e Oriental Porträt, bem como New Seagull VC-FBII Warm Tone.
<p style="font-size:12px;font-family:Helvetica;">Atualmente, ainda trabalho com o Forte e o Oriental VC-FBII, pois tenho alguns pacotes guardados.
<p style="font-size:12px;font-family:Helvetica;">É importante saber que a maioria desses papéis se enquadra na categoria dos papéis “pesados”, ou seja, com gramatura entre 175 e 300 g. Mesmo assim, esses papéis, encaixados pelo lado mais estreito, podem ser manuseados com o porta-agulha PE (na época, a Nova ainda não tinha porta-agulhas para papel baritado). Nos papéis grandes de 40x50, uso dois porta-agulhas de encaixe ao mesmo tempo. É só uma questão de prática; de qualquer forma, os papéis não rasgam se você fizer tudo certo!
<P style="font-size:12px;font-family:Helvetica;">Mais uma observação. O banho de parada é preparado com “vitamina C” da dm (encontrada em qualquer lugar a um preço bastante acessível) e o fixador consiste em uma solução neutra (eu uso RXA da LaborPartner/Maco). Mas também há fixadores neutros aqui na FOTOIMPEX.
<p style="font-size:12px;font-family:Helvetica;">Se você continuar o trabalho após uma pausa prolongada (por exemplo, no dia seguinte), deve agitar os produtos químicos nos tanques com a vareta fina fornecida antes de cada início de trabalho, pois as soluções químicas líquidas têm a propriedade de se depositar ou se separar!
<p style="font-size:12px;font-family:Helvetica;">Recomendo o NOVA sem reservas; ele economiza muito trabalho e produtos químicos, garante a mesma temperatura de trabalho no verão e no inverno, ocupa pouco espaço em comparação com o processamento em bandejas e, apesar do preço de aquisição relativamente alto, acaba economizando muito dinheiro € no final das contas, se você trabalhar com ele regularmente!
Saudações e, quem sabe, muita diversão e sucesso com o Nova
zensusa
Olá, Heinrich... eu tinha esquecido...
?
Claro que você também pode processar formatos menores no processador grande, já que o papel fica sempre preso ao clipe e, portanto, não se solta. É claro que, mesmo ao processar formatos menores, você deve sempre colocar a quantidade de produto químico correspondente à que o processador necessita, de acordo com seu tamanho padrão. Portanto, se você processa principalmente formatos pequenos, um processador grande é, na verdade, superdimensionado devido à quantidade de produto químico necessária...
?
...tchau
zensusa
Olá, Heinrich...
E mais um pequeno complemento às minhas postagens acima... Acabaram de me perguntar sobre isso...: Então? Por “vitamina C” entende-se, naturalmente, “ácido cítrico puro”, por exemplo, da marca “Heitmann”. Também existe de outras marcas? Encontra-se em qualquer farmácia.
O fixador neutro que uso para os papéis baritados é, naturalmente, o RXN (esse é o neutro) e não o RXA. O RXA (fixador ácido) eu uso para meus filmes.
?
Tchau
heinrich
Olá, Zensusa
Muito obrigado! Agora só preciso convencer meu diretor financeiro...
Uma pergunta: como você esvazia o processador? Levá-lo até a pia não deve ser tão fácil assim, certo?
Atenciosamente,
Heinrich
zensusa
Olá, Heinrich,
No meu processador, cada câmara química possui uma torneira de drenagem localizada na parte frontal inferior. Conectei uma mangueira em cada uma delas (pequenas e finas, como as usadas em bombas de aquário). Todas as três mangueiras são direcionadas para um recipiente coletor; esse é o método mais simples para esvaziar os produtos químicos usados. É claro que você também pode colocar um balde ou algo semelhante embaixo durante a drenagem. O processador atual deve ter essas mesmas alturas.
Quanto ao tanque com camisa de banho-maria, não sei se o processador atual ainda tem algo assim, mas, nos vinte anos de uso, nunca o esvaziei, apenas me certifiquei de que o nível de água estivesse na quantidade correta. Aliás, o processador foi projetado para ficar em um local fixo; ele é pesado demais para ser transportado de um lado para outro (quando está cheio) e não foi feito para ser esvaziado após cada sessão de trabalho — isso seria muito trabalhoso!
... e tchau
StraDi
Olá,
Eu consigo entender perfeitamente a economia de espaço. No entanto, o Nova para P&B também apresenta desvantagens significativas, o que, para mim, faz com que o aparelho pareça obsoleto, considerando o preço. Para RA-4 em pequena escala, a situação é diferente.
As desvantagens para P&B:
- O revelamento suspenso, sem possibilidade significativa de movimento do papel (ou turbulência do produto químico), leva a resultados de revelamento irregulares (proporcionalmente ao tamanho da cópia; em cópias pequenas e com baixas exigências de qualidade, isso pode ser tolerado, se necessário).
- Duvido que se deva continuar a usar reveladores por meses em estado já utilizado (inoculado), mesmo sob mais ou menos isolamento do ar... :) Além disso, também consigo fazer isso com um pedaço adequado de placa de PVC em cada uma das bandejas. O argumento em si não se sustenta, apenas o espaço ganho com isso, quando se tem pouco espaço de laboratório disponível (mas também existem soluções econômicas da... acho que... JOBO). E quando o produto químico se esgota, ele se esgota, e isso acontece bem rápido quando se processa 30 ou 40 cópias 18x24 (em formatos maiores, ainda mais rápido). O produto químico é barato e, para obter a máxima qualidade, deve ser regenerado adequadamente ou até mesmo preparado de novo.
- Considero o controle de temperatura para P&B bastante supérfluo. No meu laboratório (um cômodo no meu apartamento, no sótão), não tenho temperaturas ambientes de verão acima de 24 °C nem temperaturas árticas abaixo de 18 °C, independentemente da estação do ano. Com a temperatura da água ajustada em 20 °C, ela permanece praticamente constante por horas ou até dias nessas temperaturas ambientes. Pelo menos, não se deve operar o laboratório em um sótão sem isolamento ou em uma cabana de madeira no jardim. :)
- Contaminação: bem, mesmo com bandejas, eu não contamino com dezenas de mililitros, por exemplo, de revelador no banho de parada, etc. Com papel PE, é muito pouco, e com papel baritado, isso já não pode ser evitado nem mesmo com o raspador do Nova, porque a maior parte do produto químico fica no feltro de papel. E é exatamente aí que fica difícil, devido à possibilidade limitada ou inexistente de mover corretamente o papel (baritado) no Nova.
- Não consigo controlar visualmente o processo de revelação.
- Em formatos grandes e com tanque vertical, existe sempre o risco de revelação irregular devido à imersão muito lenta das imagens. Na bandeja, coloco-as de forma plana no revelador, de modo que toda a imagem seja molhada imediatamente, e posso mover a imagem ou a própria bandeja facilmente para obter resultados uniformes e contrastes reproduzíveis.
- Para um revelamento em dois banhos ou fixação em duas bandejas, preciso novamente de uma bandeja. E quando se apresenta tantos papéis baritados bonitos como pano de fundo para as próprias experiências de processamento, deveria-se, pelo menos, ser mais crítico na comparação no que diz respeito à qualidade de imagem máxima alcançável e também ser capaz de identificar tais sutilezas.
Agora vem o meu argumento de peso: com 25 anos de experiência em laboratório (também como técnico de laboratório), muitas vezes oferece-se ao interessado, frequentemente inexperiente, algo por muito dinheiro que ele não precisa de forma alguma e que não melhora em nada a qualidade dos seus resultados... muito pelo contrário.
Para mim, as vantagens do Trimate são:
1. pouco espaço ocupado
2. processamento simples em três banhos para papéis PE
3. possibilidade de processamento RA-4 Color para o laboratório amador — e é exatamente aí que reside a principal vantagem do Trimate!
Para RA-4 Color, um aparelho interessante (graças ao termostato), se não se quiser fazer ajustes manuais... para processamento de barita P&B, um fracasso total! Para PE P&B, certamente uma opção, se se tiver pouco espaço — levando em conta as limitações do aparelho.
Eu investiria o dinheiro em papel de boa qualidade, produtos químicos e, se necessário, uma lente de ampliação decente e/ou um visor de granulação. Com certeza se ganha mais com isso.
Até mais...
Dirk
zensusa
Olá, Dirk,
<p style="font-size:12px;font-family:Helvetica;">€
<p style="font-size:12px;font-family:Helvetica;">Vou escrever apenas mais uma vez sobre o Nova, pois uma discussão como a que está se desenrolando aqui é, na verdade, desnecessária. Se você não quer um Nova, se o considera caro demais e desnecessário, tudo bem, é uma escolha sua. No entanto, seus argumentos são mais gerais, teóricos e têm pouco a ver com a minha experiência prática relatada.€
<P style="font-size:12px;font-family:Helvetica;">- O revelamento suspenso não leva necessariamente e de maneira geral a um revelamento irregular, mas, em certas circunstâncias, apenas se eu não o movimentasse!? A margem de manobra do meu Nova (isso certamente se aplica também a modelos menores com o papel adequado) é suficiente para cópias de 40x50 cm desenvolvidas com precisão e, com certeza, para formatos menores. €
<p style="font-size:12px;font-family:Helvetica;">Agitar o produto químico antes de uma sessão de trabalho é, como já mencionei, algo natural e totalmente suficiente para obter uma distribuição uniforme.€
<P style="font-size:12px;font-family:Helvetica;">- Todas as cópias que produzo podem ser repetidas com exatidão, sem variações no contraste, na uniformidade ou nos tons.
<P style="font-size:12px;font-family:Helvetica;">Por esses motivos acima mencionados, a regulação da temperatura para P&B é, portanto, até mesmo recomendável. Se eu tiver <B>testado</B> um determinado papel com um determinado revelador, a uma temperatura constante, e se meus negativos tiverem sido corretamente expostos, revelados e expostos no ampliador, então o tempo de revelação no processador para essa combinação está, em geral, definido, e não preciso trabalhar a olho nu! Esse é um fato comprovado na prática que, além de mim, inúmeros fotógrafos já experimentaram e podem confirmar. Aliás, muitos fotógrafos não conseguem, sob a “luz da câmara escura” (por exemplo, luz vermelha), determinar uma avaliação visual exata e repetível do processo de revelação/formação da imagem/finalização da imagem (eu mesmo já encontrei alguns fotógrafos assim).
<p style="font-size:12px;font-family:Helvetica;">No revelamento de negativos, também não se trabalha a olho nu (embora isso fosse possível), mas sim seguindo um procedimento definido para uma determinada combinação de filme, revelador e tempo, que você já determinou em algum momento e que pode então repetir exatamente nessas condições para obter negativos de qualidade correspondente!?
<P style="font-size:12px;font-family:Helvetica;">€
<p style="font-size:12px;font-family:Helvetica;">- Quando um produto químico fica esgotado, ele é e deve ser substituído, naturalmente. Mas esse fato é geral e tem mais a ver com o volume de imagens processadas. No Nova, os produtos químicos geralmente duram muito tempo, mais do que em uma cuba.
<p style="font-size:12px;font-family:Helvetica;">Aliás, não falei de meses, mas de 3 a 6 semanas, referindo-me a dois reveladores que uso principalmente: o Calbes’ N113 (que geralmente tem boa estabilidade) e o LPD-Ethol, cuja estabilidade é ainda melhor. Falei especificamente de papéis baritados muito pesados que, apesar do peso, foram manuseados sem danos. O fato é que, de fato, o Trimate foi originalmente desenvolvido para papéis PE.
<P style="font-size:12px;font-family:Helvetica;">€
<P style="font-size:12px;font-family:Helvetica;">O fato de que é possível produzir cópias em papel barita de alta qualidade com um Nova também é comprovado pelo fato de que minhas fotos são vendidas, foram apresentadas em exposições e eu vivo disso. Aliás, como me dedico à fotografia prática há mais de quarenta anos (não quero provar nada, mas é um fato que a experiência prática produz), diria que sei do que estou falando e que muitas teorias são superadas pela prática.
<p style="font-size:12px;font-family:Helvetica;">A propósito, fui um dos primeiros a utilizar o Splitgrade da Heiland e também alguém que, muito cedo no decorrer de sua atividade fotográfica, mudou para o Jobo e o revelamento rotativo. O que você acha, Dirk, que me previram na época sobre perdas de qualidade de negativos, imagens e outras perdas de qualidade e de trabalho, caso eu utilizasse esses equipamentos? Isso mesmo, me prometeram muitas desgraças.
<p style="font-size:12px;font-family:Helvetica;">No entanto, até hoje não me arrependi das minhas decisões e os equipamentos são indispensáveis no meu trabalho... € € e de forma alguma levaram a uma deterioração da qualidade da imagem e da produção fotográfica!
<p style="font-size:12px;font-family:Helvetica;">Espero que o Heinrich consiga tirar deste texto uma base para sua decisão, pois nenhum de nós afirmou nada de errado em geral e eu certamente não sou um agente de vendas do Grupo Nova? :)
<p style="font-size:12px;font-family:Helvetica;">€ e tchau
heinrich
Olá a todos,
?
antes de mais nada, muito obrigado pelas contribuições de vocês — as vantagens e desvantagens já foram discutidas o suficiente —, tirando a questão financeira, as vantagens certamente superam as desvantagens: a química dura mais tempo, dá para trabalhar confortavelmente a 25 °C (o que agiliza um pouco o processo), também dá para usar barita, ocupa menos espaço e dá para revelar 2 ou 3 fotos rapidinho sem precisar lavar as bandejas logo em seguida. O dinheiro ainda é um problema, mas logo é Natal e, em algum momento, também vai ser meu aniversário... e meu diretor financeiro já sinalizou que está disposto a negociar ;-).
?
Atenciosamente,
Heinrich