Rolf-Werner
Olá,
Comprei uma embalagem de Kentmere Baryt para testar. Mas agora ela nem aparece mais na lista. Eu gostei bastante e gostaria de ter comprado outros tamanhos para experimentar. Agora vou ter que começar do zero.
Como posso ter certeza de que um papel que eu compro aqui ainda estará disponível depois de algum tempo? Ou, em outras palavras: há alguma indicação de quais variedades estão sempre no estoque e quais podem mudar repentinamente?
Obrigado pelas dicas!
Rolf
piu58
> Quero ter certeza de que o papel que compro aqui ainda estará disponível mesmo depois de algum tempo
€
Ilford.
sputnik
Se nem todo mundo comprar só Ilford, então também a FOMA. ;-)
Eu, no entanto, não trocaria meu papel favorito só porque ele não está mais disponível na minha loja de sempre.
Então é só encomendá-lo onde estiver disponível.
Na era da internet, isso realmente não é nenhum problema.
sputnik
Por falar em Kentmere.
O que é que isso realmente contém?
bernhardmangelsgmxde
Pelo que sei, o Kentmere FB já não é mais fabricado; a Ilford agora só produz o Kentmere RC.
sputnik
OK, então comprar em outro lugar também não faz muito sentido, se a médio prazo também não for mais possível encontrá-lo lá.
Tudo bem. Dá para estocar e congelar, se tiver espaço no freezer.
Rolf-Werner
Ok, mas a Ilford é tão cara que só vale a pena se você realmente souber o que está fazendo. Antes disso, é melhor experimentar produtos mais baratos...
€
Talvez devessem ter informado na página de pedidos que a Kentmere estava saindo de linha; assim, eu teria comprado mais logo de cara ou nem teria me interessado.
€
Não tenho 100% de certeza, mas será que isso também vem/vinha da seção da Ilford? Mas não vou sair correndo no frio até o fundo da casa pra conferir, prefiro ficar na cozinha quentinha, onde minha esposa tá assando pão agora... :)
€
Rolf
piu58
A Harmann havia adquirido a fábrica Kentmere. Decidiu-se então, gradualmente, abandonar a produção de papel, começando pelos produtos mais exóticos. A fábrica acabou sendo fechada (por volta de 2010). Antes disso, porém, ainda foi produzida uma grande quantidade de papel, aparentemente — ao estilo da Agfa — para dar escoamento aos materiais existentes. Esse papel foi então colocado no mercado a preços especiais.
Rolf-Werner
Sim, é claro que é preciso saber disso :) Obrigado pela informação!
€
Rolf
GeorgK
Tenho uma lembrança um pouco diferente disso. Na época, a Ilford/Harman adquiriu a Kentmere com a promessa de assumir praticamente todo o portfólio, com exceção de alguns produtos de nicho não rentáveis (o Sr. Galley sempre parece muito simpático e cordial nos fóruns). Isso já me parecia suspeito na época, porque eu não conseguia imaginar que a Ilford criasse internamente uma concorrência mais barata, mas igualmente de alta qualidade, para sua própria linha de produtos, que tinha preços bem altos.
€
Para ilustrar, um trecho da página inicial da Kentmere:
"Após a aquisição, a HARMAN faz questão de enfatizar que a marca Kentmere permanecerá relativamente inalterada. Ela continuará a oferecer os mesmos papéis monocromáticos revestidos com resina e à base de fibra, bem como produtos para jato de tinta, incluindo o Opaljet, mantendo a mesma abordagem de marketing."
€
Pelo que sei, inicialmente a produção dos papéis Kentmere continuou nas instalações da Ilford. Um pouco mais tarde, comprei dois pacotes de 24x30 Fineprint VC, aparentemente do primeiro lote da “nova” produção, e o papel não tinha quase nada a ver com o Kentmere “original”. O original era estritamente neutro e apresentava uma gradação muito agradável (o que, claro, é uma questão de gosto), enquanto a nova versão exibia um tom marrom achocolatado (para mim) muito desagradável e sombras que se perdiam sem piedade. O dinheiro gasto nas 100 folhas 24x30 foi, de fato, jogado no lixo, o que me irritou profundamente. Além disso, o papel nem sequer estava devidamente curado, mas ainda bastante pegajoso (o que também parecia uma reedição lançada às pressas no mercado). Desde então, não toquei mais nesse papel. Se nada mudou nesse meio tempo, a perda para a humanidade é limitada. De qualquer forma, ele era comercializado por cada vez menos distribuidores, o que também indica uma base de clientes em declínio.
€
Georg
€
€
€
Rolf-Werner
Hum. Talvez não seja um preto tão neutro quanto o da Foma. Quanto ao resto, não posso confirmar. O que realmente tem um tom quente/amarelado (pelo menos no Eukobrom) é mais o ADOX PE, que eu também estava revelando naquele dia, especialmente quando se compara com os outros (incluindo o Kentmere Baryt).
€
As sombras, sim... Elas ficaram um pouco mais escuras. Mas só depois de secarem! Isso me deixou bem nervoso: primeiro as impressões estavam claras demais, mesmo depois de secarem; depois pareciam boas, mas depois de secarem pensei algumas vezes: isso foi um pouquinho demais de novo. “Enigmas na escuridão”, para usar as palavras de Gandalf :) Mas as sombras não ficam esmaecidas, isso soa mais como uma gradação mal escolhida.
€
Agora está ficando claro para mim: pode-se chamar isso de falha de qualidade. Para mim, foi mais uma característica, ou seja, menos um “bug” e mais um “feature” do Baryt.
€
Rolf
sputnik
As sombras, sim... Elas ficaram um pouco mais escuras. Mas só depois de secarem! Isso me deixou bem nervoso: primeiro, as impressões estavam claras demais, mesmo depois de secarem; depois, pareciam boas, mas, depois de secarem, pensei algumas vezes: “Foi um pouco demais de novo”.
Isso é completamente normal.
Não conheço NENHUM outro papel baritado que seja diferente (excluindo o papel baritado fosco, que é um caso especial e, na avaliação a úmido, na minha opinião, ainda mais difícil).
Secar as tiras de teste com o secador dá um pouco mais de trabalho, mas resolve o problema.
O que eu não entendo, porém:
Você escreve que as cópias, DEPOIS de secarem, ainda estavam claras demais, mas depois ficaram escuras demais.
Na minha opinião, só uma das duas coisas é possível.
Você se enganou ao escrever?
Rolf-Werner
Não :) foi mais um "erro de cálculo": primeiro fiz algumas tiras de teste e uma cópia. No dia seguinte, a surpresa: as sombras estavam mais escuras, mas a imagem como um todo parecia ter sido submetida à exposição com base nas sombras (o que não é o caso). Simplesmente "muito clara".
?
Então, fiz mais uma tira de teste, deixei secar, tomando cuidado para que as sombras não se misturassem, mas ficassem mais marcantes. Realizei novamente a exposição — e, depois de secar, fica a impressão de que “agora foi realmente demais”. A imagem parece um pouquinho sombria demais.
?
Ajustar a gradação para mais suave não é a solução, isso é verdade. É melhor escolher um tempo de exposição intermediário. É fácil se enganar com as partes escuras, que ficam mais escuras depois de secas do que estamos acostumados com o PE. Só preciso me acostumar com o fato de que a mudança é tão rápida. Ou fazer outras tiras de teste.
?
Enfim, a loucura de sempre...
?
Rolf
karlokell
Olá, Rolf!
€
Esse é exatamente o caso ideal para usar um atenuador de Farmer bem diluído; o melhor é separar os dois produtos químicos do atenuador: primeiro o banho de ferri e, em seguida, outro banho de fixação. No primeiro banho não acontece muita coisa, mas tenha cuidado: no banho de fixação, a densidade que paira sobre tudo é então “removida”!
€
Atenciosamente, Karl
piu58
> bastante pegajoso
mais ou menos isso
Eu também percebi isso e, por isso, deixei de usar esse papel.