Ulf-Benno
Caros amigos da fotografia!
€
Devido ao aumento no preço dos filmes coloridos de revelação inversa, voltei a dedicar-me ao meu passatempo favorito: a revelação inversa em preto e branco. Desde 2005, quando os filmes Chrome eram praticamente de graça, eu havia deixado isso de lado; agora, preparei o último kit de revelação A4105 da Chemiewerk Calbe e, com grande sucesso, revelei alguns filmes effke expirados e o novo SILVERMAX, transformando-os em lindas diapositivas. Infelizmente, o produto químico acabou e gostaria de perguntar aos amigos do revelador reversível em preto e branco como se revelam agora os filmes adequados para revelação reversível. A variedade está maior do que nunca. O artigo publicado no verão na revista “Photoklassik” parecia muito promissor. No entanto, referia-se apenas aos laboratórios profissionais.
€
Os filmes agora disponíveis e considerados muito bons são:
SCALA, Fomapan R, SILVERMAX, CMS II, Rollei RPX 25, Rollei Retro 80S e Superpan200, CMS20, CMS20II, “Ortho 25” e Filmotec UN 54
Com o A4105, também ficaram bastante bons:
APX 100, AP25, FP4+, effke 25 e 50, Tri-X 400, “P0100”, ORWO UN32 e UN52,
€
Gostaria de resumir brevemente o meu estado de conhecimento e experiência:
€
O cerne do procedimento é o primeiro revelamento com um revelador normal muito forte ou mesmo um revelador para papel e um fixador suave (sem ácido), geralmente rodaneto de potássio. Minhas experiências até agora mostram que mesmo o Dokumol 1+3 (+6 g de rodaneto por litro) não atinge o contraste e o aproveitamento da sensibilidade do revelador original A290 do referido kit de revelação A4105. Apenas o Fomapan R e o Orth 25 ficam muito bons com ele.
Segundo a Ilford, pode-se usar tiosulfato simples (sal de fixação convencional) em cerca de 8 a 12 g/l em vez de rodaneto. Além disso, também se encontra na literatura o iodeto de potássio como aditivo.
€
O alvejante dicromato de potássio é agora substituído por permanganato de potássio. Como ácido, utiliza-se ácido sulfúrico ou hidrogenossulfato de sódio. A estabilidade é melhorada pelo inibidor de calcário M19. Eu experimentei mais uma ideia. Como ácido, agora uso vinagre; a estabilidade é de pelo menos 6 semanas. Por favor, nunca use ácido clorídrico, risco de intoxicação aguda! O cheiro de cloro é horrível.
€
Como clarificante, usa-se sulfito de sódio. No entanto, ele é muito sensível ao oxigênio. Portanto, sempre prepare com água fervida, use rapidamente e, em seguida, reabasteça a garrafa com água. Como alternativa, a Ilford indica o dissulfito de sódio. Esse é o acidificante para o sal de fixação simples.
€
Para a segunda exposição, desenrolo o filme da lata e o preparo diante de uma lâmpada fluorescente. É a maneira mais rápida (20 seg.). Com essa intensidade de luz extrema, o filme escurece ainda antes do segundo revelamento. Dessa forma, é possível salvar filmes subrevelados. Para o segundo revelamento e a fixação, utilizo os produtos químicos do processamento de papel fotográfico
€
Ficaria muito feliz se todos os usuários de reveladores reversíveis em preto e branco entrassem em contato. Talvez seja possível convencer a indústria química e o comércio fotográfico a voltar a oferecer um produto de alta qualidade como o A4105. A fórmula foi publicada duas vezes pela editora Fotokinoverlag com instruções e explicações muito detalhadas. Também é abordado o permanganato de potássio. Se necessário, eu poderia enviar cópias disso para o fórum.
€
Atenciosamente
€
Ulf-Benno
AchimBauer
Olá, Ulf-Benno,
Só revelei diapositivos em filme estreito duas vezes, há anos, mas recentemente voltei a pesquisar um pouco sobre o assunto.
Você encontrará a maioria das informações nos fóruns sobre filme estreito, além de várias receitas.
Atenciosamente, Achim
TiMo
Olá, Ulf-Benno,
Acho que ouvi dizer que algo estará disponível num futuro não muito distante.
?
Atenciosamente,
Tim
AchimBauer
Olá, Timo. Olá, Ulf-Benno,
?
Também ouvi alguns rumores, mas o que está por vir seria uma taxa reversa para títulos.
?
Atenciosamente, Achim
Renate
Olá,
Klaus Wehner apresentou na Photokina um kit de revelação reversível que funciona tanto para papéis quanto para filmes. Sei que ele planeja lançar o kit de produtos químicos no mercado, mas não sei quando isso vai acontecer.
No tópico: [size=4]"Ampliação analógica de diapositivos em preto e branco[/size]", ele fez um breve comentário sobre o assunto.
Atenciosamente,
Renate
HGR
Olá,
Eu também estou esperando o kit de reexposição do Klaus Wehner! Já expus os filmes em rolo, agora estou reunindo o equipamento necessário.
A esse respeito, tenho uma dúvida que me ocorre neste momento.
A melhor maneira de enrolar os rolos de filme em rolo é nas bobinas de aço inoxidável da Kindermann, mas elas provavelmente não são adequadas para a reexposição, certo?
Ainda tenho carretéis brancos de plástico opaco, eles servem?
Além disso, tenho um carretel grande da Jobo de plástico transparente, que provavelmente serviria, mas enrolar os filmes em rolo
nesse carretel volumoso é muito difícil para mim, ainda mais porque ele foi projetado para dois filmes em rolo seguidos.
Alguém tem uma ideia melhor?
Atenciosamente,
Hans-Gerd
jochen53
Olá,
Em princípio, além da dupla exposição, existe também a possibilidade de inversão química por meio de um banho de inversão, que é um redutor especial que escurece completamente o haleto de prata ainda não revelado e não branqueado. Por exemplo, o Kodak FD-70 com ácido 2-tiobarbitúrico e ditionito de sódio. Não sei se o Sr. Wehner trabalha com reexposição ou com reversão química.
Ulf-Benno
Muito obrigado pelas respostas.
€
Bem, o kit de revelação A4105 também é muito adequado para papel fotográfico. As ampliações apresentam o contraste adequado para a imagem do diapositivo em preto e branco. No entanto, as imagens ficam com um tom amarelado-acastanhado e transparece uma certa textura desagradável do papel, que provavelmente varia de tipo para tipo. Com papéis PE, o resultado deve ser melhor. O consumo de produtos químicos é enorme e, por isso, só se pode recomendar em casos isolados.
€
Os fóruns de filme estreito são, naturalmente, o primeiro ponto de parada para quem busca orientação. No entanto, os usuários de filme estreito têm menos variedade de filmes. Na maioria das vezes, são o Fomapan R e o TriX-400. Ambos os filmes são pouco exigentes no revelamento e também não são tão brilhantes. O revelador original Foma LQR é muito adequado para o Fomapan R, mas tem uma validade tão curta que é preciso usar o frasco de uma só vez. Se o frasco de concentrado estiver se aproximando da data de validade, é preciso fazer um teste primeiro. Na minha opinião, esse revelador não é adequado para amadores. Outros reveladores, exceto o mencionado A290, não proporcionam o brilho desejado.
€
O mais simples seria alguém descobrir um revelador pronto que pudesse ser facilmente adaptado para revelação inversa (por meio de aditivos). O banho de branqueamento está disponível na farmácia, o ácido no supermercado e o sulfito também está listado pelo nosso anfitrião como aditivo para revelação de Polaroid e revelador lith. Com isso, a barreira de entrada para os reveladores reversíveis seria muito menor e o faturamento com esses filmes de alta qualidade aumentaria.
€
O kit de revelação do laboratório Klaus Wehner certamente será um conjunto de produtos químicos altamente otimizado, composto por várias peças, que atende a todos os requisitos ambientais e possivelmente afasta os iniciantes.
€
A propósito, a reexposição de qualquer filme na lata não é problema. Se não quiser retirar o filme, basta colocar uma lâmpada portátil de luz fraca (do tipo usado em oficinas mecânicas) sobre a lata aberta e esperar 15 minutos; no caso de marcas com carretéis muito apertados, talvez 30 minutos. Isso é sempre suficiente, mesmo que os carretéis não sejam de plástico transparente.
€
Atenciosamente,
Ulf-Benno
€
€
haeberlein
Eu revelo tudo com Dokumol na proporção 1+9, com tiocianato de potássio e
iodeto de potássio, além de um banho de branqueamento à base de dicromato de potássio. Para o segundo revelamento, também uso Dokumol, mas sem aditivos. Para o CHSII, tenho 8 minutos de revelação inicial; para o AGFA SCALA, são necessários 16 minutos. Revelei todos os meus filmes de largura reduzida e de filme 35mm com isso e ainda continuo revelando.
€
Ah, sim, a segunda exposição é feita com uma lâmpada de 500 W por cerca de 2 minutos. Isso é totalmente suficiente.
€
Atenciosamente, Rene
HGR
Muito obrigado pelas dicas sobre a dupla exposição. Mas, claro, tenho mais uma pergunta:
?
É possível exagerar na dupla exposição, ou seja, realizar uma superexposição?
?
Desde já, muito obrigado
?
Hans-Gerd
haeberlein
Não, não dá para realizar a superexposição. Depois do banho de branqueamento, eu já faço tudo à luz do dia e nunca aconteceu nada. <B>"Exposição reversa. </B>O haleto de prata que permaneceu após o branqueamento, ou seja, o que originalmente não foi exposto, é agora exposto por completo."
€
Dá uma lida no artigo do Friedemann Wachsmut. É voltado para filme de largura estreita, mas é idêntico para filme 35 mm ou em rolo.
€
http://www.filmkorn.org/selbstentwicklung-tipps-aus-der-praxis/
€
€
Rene
KlausWehner
Elaborei o novo kit químico para revelação inversa de forma a que seja seguro, simples e fácil de usar.
Entretanto, já recebi alguns comentários dos usuários. Analisei essas experiências e procurei implementar diretamente as sugestões de melhoria.
€
Meu kit químico é um desenvolvimento próprio e difere em pontos importantes das fórmulas padrão conhecidas.
O que sempre considero particularmente importante: a segurança do usuário.
Substâncias problemáticas típicas, como o dicromato de potássio ou o tiocianato de potássio, não estão presentes na minha composição química.
Após um breve treinamento, qualquer usuário pode alcançar uma qualidade de imagem consistentemente alta, significativamente superior à qualidade das abordagens padrão.
O kit químico é composto por 4 concentrados líquidos. Uma segunda exposição garante a inversão (isso faz sentido do ponto de vista econômico e ecológico: economiza produtos químicos).
A característica de destaque dessa nova química é certamente a alta densidade máxima que pode ser alcançada com ela.
(Uma alta densidade máxima é um pré-requisito para uma imagem de projeção brilhante e transmite uma impressão de maior nitidez).
€
Já apresentei a química na Photokina 2014 e no 5º fineartforum em Paderborn.
Respondo com prazer a perguntas (possivelmente com algum atraso devido à minha atual sobrecarga de trabalho).
€
Quem já tem experiência com o revelamento reverso (de preferência com revelamento rotativo) e estiver disposto a me enviar um breve relato de sua experiência, poderá receber de mim um kit de teste da química.
Envie suas solicitações por mensagem privada. Peço, porém, um pouco de paciência.
€
Cordiais saudações de Paderborn
Klaus
€
haeberlein
Posso confirmar. A fórmula do Klaus funciona bem. Já tive a oportunidade de testá-la.
€
René
KlausWehner
Obrigado, Rene, pelo feedback!
€
Até agora, eu otimizei meus produtos químicos principalmente para o processamento de diapositivos.
Os usuários de filme de largura reduzida têm um foco de aplicação um pouco diferente (aprendi isso com o Rene).
Em princípio, eu também gostaria de otimizar a química para uso em filmes de largura reduzida.
Mas sei muito pouco sobre as particularidades do processamento de filmes de largura reduzida.
€
Até agora, minha química está otimizada para o processamento de diapositivos P&B (de preferência em revelação rotativa).
Filmes recomendados: Adox CHS 100 II (importante: exclusivamente 200 ou 400 ASA)
Adox SILVERMAX (200 ASA) e Agfa SCALA (200 ASA)
Gostaria de acrescentar isso rapidamente.
€
Atenciosamente,
Klaus
GeorgSch
Olá, Sr. Wehner,
onde é possível adquirir seus produtos químicos?
Atenciosamente, Georg
KlausWehner
No momento, o produto só está disponível comigo.
Ainda é uma versão de teste.
Meu contato é: [url=mailto:klaus.wehner@web.de]klaus.wehner@web.de[/url]
€
Atenciosamente, de Paderborn
Klaus
€
AchimBauer
Olá, Ulf – Benno,
?
Infelizmente, hoje estou tendo que juntar uns documentos chatos; não tem nada, mas mesmo nada a ver com fotografia, nem com hobbies.
Para isso, liguei meu velho computador de internet, que está meio ferido, para procurar dados e, enquanto vasculhava a pasta “Meus Arquivos”, abri um PDF sem nome.
Será que são os documentos que estou procurando?
Não, é um manual da Ilford sobre o revelamento reverso de filmes,?
Eles usam Bromophen 1+1 ou PQ Universal 1+5 com 8 a 12 g de tiossulfato de sódio para o revelamento inicial.
O branqueamento é feito com permanganato de potássio e ácido sulfúrico, e o revelamento em Bromophen 2.
É só dar uma olhada no site da Ilford.
Vou continuar procurando meus documentos
?
Atenciosamente, Achim
jochen53
Olá, Achim,
A fórmula utiliza tiosulfato de sódio em vez de tiocianato de potássio, que é mais fácil de encontrar e mais barato. O alvejante é do tipo típico de substituto do dicromato de potássio/ácido sulfúrico, que costuma causar problemas e tem vida útil curta. Faltam os conhecimentos modernos sobre a estabilização da solução de permanganato.
KlausWehner
No fim das contas, todas as receitas de revelação inversa são parecidas, com pequenas variações.
Por que isso acontece? A resposta fica clara aqui mesmo no fórum: todo mundo pega uma receita comprovada e a repassa exatamente assim.
€
Quando comecei a me aprofundar no assunto, há cerca de 25 anos, segui um caminho diferente.
O ponto de partida foi que eu estava insatisfeito com todos os diapositivos SW.
Então, refleti sobre quais características um diapositivo SW ideal deveria ter.
Seguindo essas minhas próprias diretrizes, desenvolvi um processo totalmente original: o “processo de inversão segundo Wehner”
€
Portanto, pensei no problema partindo do resultado final, e acredito que essa seja a diferença essencial.
A vantagem em termos de qualidade dos diapositivos é visível, mensurável e hoje em dia já não é seriamente questionada por ninguém.
€
O novo kit químico baseia-se no meu processo de inversão segundo Wehner.
Com ele também é possível alcançar uma qualidade significativamente melhor do que com os processos padrão, desde que se sigam as especificações.
€
Cumprimentos cordiais de Paderborn
Klaus
mattes
Fico feliz que alguém tenha se dado ao trabalho de desenvolver um kit de revelação inversa em preto e branco.
Comecei com o kit da Tetenal. Quando ele deixou de ser comercializado, passei a usar a fórmula da Ilford e, claro, também a da Fomachemie. Tive de tudo, desde perdas totais até resultados excelentes.
O ponto crítico para mim foi o banho de branqueamento e clarificação. As emulsões dos filmes não são adequadas para contato prolongado com a água; uma vez, esqueci um filme em um banho de água após o processamento e, após cerca de duas horas, já era possível realizar uma transferência da emulsão. É preciso manter os tempos curtos e as temperaturas baixas. Filmes como o Skala e o R100 são destinados a esse processo; filmes de monitoramento de trânsito suportam altas temperaturas.
Com filmes negativos P&B normais, é preciso estar preparado para tudo.