michael-kielgmxnet
Olá a todos,
No fim de semana, experimentei pela primeira vez o papel Adx MC Lith. Como ele foi concebido para impressões lith, é claro que o utilizei para esse fim. Minhas impressões são um pouco contraditórias; aqui vai um breve relato:
As tiras de teste que revelei previamente (para determinar o tempo de revelação) em Adotol Konstant não apresentaram qualquer efeito de neblina, ao contrário do descrito na loja. Também nas áreas claras não se observou qualquer esmaecimento.
Minha primeira tentativa foi com Moersch SE5 na diluição 1+15, com uma tampa cheia de Starter D (brometo). A exposição foi quatro vezes maior do que a determinada nas tiras de teste. O resultado foi um pouco decepcionante. O revelamento demora bastante e as sombras profundas só aparecem bem tarde, é preciso ter muita paciência. A saturação de cores também ficou bastante discreta.
A tentativa seguinte foi com mais luz (+ 1 stop) e diluição mais forte (1+20), além de mais uma tampa de Lith D.
O resultado ficou um pouco mais colorido e tinha mais a aparência de uma impressão lith. No entanto, está muito longe do exemplo da loja. Esses tons fortes de marrom e laranja não apareceram de forma alguma. Em termos de tonalidade, o conjunto parece mais uma impressão revelada com um tom muito quente. Nas sombras, olhando com atenção, percebe-se o efeito lith (grão discreto).
Se tiver oportunidade, vou postar uma digitalização aqui.
Alguém já usou esse papel e pode compartilhar suas experiências? Gostaria especialmente de saber se existe algum “truque” para obter mais cor na revelação em lith.
Atenciosamente,
Michael
Tom-W
Olá, Michael,
Que ótimo que você está compartilhando suas experiências com o papel!
Eu também experimentei e tive problemas com a iluminação do laboratório logo no início.
No meu Duka, tenho lâmpadas Ilford equipadas com filtros 904, marrom-escuro.
Testei-as com todos os papéis Ilford, e elas também funcionam com o Adox MCC (pelo menos 16 minutos sem embaçamento).
A borda branca da imagem ficou visivelmente embaçada com essa luz (tempo de revelação de aproximadamente 12 minutos).
Eu também usei o revelador lith Moersch-Lith e, como segundo banho, o Lith Omega.
Agora enviei uma consulta à Foto-Impex sobre a iluminação Duka.
Não é possível fazer um teste de embaçamento convencional, pois o papel embaça imediatamente no revelador de papel normal
(testado no Moersch SE-4).
Como enviei a consulta recentemente, ainda não recebi resposta.
Ainda não pude realizar a próxima tentativa lógica com luz vermelha de laboratório por falta de tempo.
Teoricamente, é claro que também é possível o embaçamento químico, mas não tenho conhecimento suficiente sobre isso.
Achei o efeito litográfico alcançável e o tom da imagem muito bonitos e também bem definidos.
Além disso, fiquei (positivamente) surpreso por se tratar de uma qualidade de papel de alta gramatura (isso poderia estar indicado na embalagem).
Já quase não se encontram mais papéis fotográficos com essa espessura.
No geral, foram experiências muito positivas, exceto pelo problema de véu que provavelmente será resolvido na próxima tentativa com luz vermelha Duka
.
Mas a questão mais importante é: trata-se de um produto passageiro no formato 20x25 cm ou haverá mais dele?
Atenciosamente,
Thomas
Urnes
Você pode tentar aumentar a temperatura do revelador. É preciso pelo menos 24 °C, mantida constante e sem variações. Nesse caso, os tempos ficam na faixa de 20 a 25 minutos (pelo menos com reveladores lith convencionais, como o Easylith). Se aumentar para 30 °C, você pode acelerar todo o processo, mas a densidade de revelação se espalha de forma extremamente rápida a partir de 5 a 7 minutos, e a imagem fica muito gráfica. Caso contrário, para a cor, use uma concentração homeopática e faça uma superexposição (ou seja, talvez seja melhor aumentar mais um stop).
€
Isso não se refere especificamente ao papel ou ao SE 5. Mas talvez ajude um pouco mesmo assim.
€
Atenciosamente, Sven.