schwarzaufweiss
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
€
Olá,
€
Tenho uma dúvida sobre o revelamento de filmes em preto e branco.
No arquivo anexo está a digitalização de um negativo de um filme 35 mm FP4+.
Espero que seja possível ver os muitos “pontinhos” brancos.
Revelei com ID11 e, em seguida, parei com Ilfostop por 10 s. Depois, fixei com Ilford Rapid Fixer por 40 s.
O fixador estava recém-preparado (1+4), o tempo de clarificação foi de 20s.
Tudo preparado com água da torneira a 20 °C e agitado com o ritmo de agitação Ilford (4 vezes por minuto) em uma lata Jobo.
Como já tive esse problema algumas vezes, pensei que fosse por causa da lavagem.
Quando observo os negativos com uma lupa contra uma fonte de luz (janela clara ou lâmpada), as áreas ficam pretas, ou seja, brancas no positivo.
Se eu olhar para o negativo com a lupa sob luz difusa e fraca, as áreas ficam transparentes.
Suspeito que sejam sais mal enxaguados do fixador.
Portanto, fixar o mais rapidamente possível (tempo de clarificação duplo) e, em seguida, enxaguar abundantemente.
Neste filme, o enxágue foi feito segundo o método Ilford. Inclinando 5x, 10x, 15x, 20x, 25x e 30x. Sei que é mais do que a Ilford indica.
Após cada enxágue, deixei a lata repousar por algum tempo; no total, o filme ficou em contato com a água por mais de 30 minutos.
Por fim, ainda usei Ilfotol e água destilada.
Vocês podem ver o resultado na digitalização; as cópias da câmara escura têm a mesma aparência.
€
Alguém tem problemas semelhantes e tem alguma ideia do que pode estar causando isso?
€
Agradeço qualquer dica, pois, depois de cerca de 10 filmes estragados, gostaria de voltar a ter resultados reproduzíveis.
Estou prestes a passar a trabalhar apenas com digital.
€
Saudações da região de Münster!
Magirus
Saudações à região de Münster
Nunca tive nada parecido com isso.
Minha sugestão seria preparar o revelador e o fixador com água para passar roupa (água destilada).
As manchas estão por toda parte,
por isso suspeito que a água não esteja limpa. (Com ferro ou outras porcarias)
Seu fixador é bem rápido; eu sempre verifico depois de 2 minutos se a amostra de controle está clara
e, então, duplico a dose.
Saudações da região de Hannover, Bernd
Tandemfahren
Olá, novato da região de Münster,
?
Para mim também parece sujeira na água de imersão. Talvez vocês tenham um sistema de descalcificação de água em casa? Muitas vezes saem as coisas mais estranhas da torneira.
?
Uma fixação ou lavagem com água insuficiente não causa esses tipos de marcas. Você pode deixar de deixar a imagem de molho durante a lavagem, mas isso não tem nada a ver com o problema.
?
Se você observar os negativos em um ângulo bem plano, consegue ver os pontos? Dá para senti-los? Será que dá para removê-los com Stop/vinagre/ácido cítrico ou com álcool?
Lado da emulsão ou do suporte?
?
Frankgröße
HenningH
Qual é a dosagem do agente umectante?
grommi
Olá, schwarzaufweißen, eu também já tive um monte dessas manchinhas brancas chatas e estava prestes a desistir de tudo. Pode haver muitas causas possíveis; no meu caso, foi o fixador, que foi a última coisa que eu suspeitei. Ou seja, o concentrado era o culpado. Concentrado novo, marca diferente (agora Agfa), filmes limpos. E agora só preparo com água desionizada.
schwarzaufweiss
Olá,
Obrigado pelas primeiras respostas.
@ Henning
O agente umectante foi dosado na proporção de 1 para 200, conforme as instruções.
Adicionei 2,5 ml com uma seringa pequena a 500 ml de água destilada.
@ Tandemfahren
Vou dar uma olhada mais de perto nas manchas.
Uma vez, fixei um rolo na casa de um amigo em outra cidade e, em seguida, lavei-o na sua caixa Jobo com o Kaskade por 5 minutos. Depois disso, ficou bem mais limpo.
Na minha casa, o Kaskade não faz efeito.
@ Magirus
Tive esses tempos de clarificação curtos com o Adofix e com o Ilford Rapid Fixer.
Sempre preparei na proporção de 1+4 na hora.
grommi
PS: Li o post acima (ao mesmo tempo que o seu)? O Adofix já tinha ficado totalmente estragado (o concentrado!). Mas o Tetenal-Superfix com mais de 20 anos, que estava em uma garrafa de plástico meio cheia, ainda estava em ótimo estado. Nunca imaginei que algo tão simples como um fixador pudesse causar tantos problemas.
schwarzaufweiss
Ok,
Para começar, vou seguir a recomendação sobre a água e preparar tudo com água destilada.
Acho que usar novos copos medidores também não faz mal; quem sabe se os meus copos medidores de supermercado já não estejam se desintegrando.
Alguém já lavou com água destilada de acordo com a Ilford?
Lê-se em todo lugar que é necessária uma troca iônica para isso, e isso provavelmente não existe na água destilada.
Atenciosamente,
Thomas
Magirus
Para regar, eu usaria água da torneira.
Nessa água, os produtos químicos já não estão mais ativos.
Atenciosamente, Bernd
HenningH
Thomas, o 1+200 é indicado para água dura; como você está usando água destilada, as manchas podem ser causadas pelo excesso de agente umectante. Na próxima vez que revelar um filme, eu recomendaria usar apenas água destilada no último banho.
O Adofix ainda não me decepcionou. O Superfix e o da Calbe também não. O fixador Kodak TMAX, porém, já. Isso parece depender menos do produto e mais do clima (ou talvez tenha motivos totalmente diferentes).
piu58
São manchas de calcário causadas pela água.
karlokell
Olá, pessoal!
?
Então, mais uma vez, o eterno assunto! E, mais uma vez, meu conselho com base em 40 anos de experiência em laboratório:
?
Deixem de lado toda essa discussão sobre a preparação dos grãos em água destilada (mexida, não agitada, etc.), pois nada disso tem a ver com a secagem! A menos que saia sujeira da torneira (o que, aliás, acontece principalmente quando se abre a torneira com muita nitidez), usem essa água da rede pública, revelem simplesmente seguindo a receita ou o teste de ovo, enxaguem o mínimo possível (segundo a Ilford, despejando água temperada de um recipiente grande na caixa de revelação, nunca diretamente da torneira!!), coloque na última porção da lata 10-20 gotas de concentrado de agente umectante (não importa qual, é aconselhável transferir para um frasco conta-gotas), pendure o filme encharcado, se possível sem poeira, e não toque mais nele.
?
Agora, o passo decisivo: antes de deixá-lo descansar por uma ou mais horas, enxágue intensamente o verso do filme pendurado com um borrifador cheio de água destilada ou desmineralizada comprada na loja de materiais de construção, de cima a baixo (coloque uma bacia embaixo, se isso não for feito no box do chuveiro). Isso evita de forma confiável manchas de calcário e de agentes umectantes; até mesmo partículas sólidas da tubulação de água são removidas desse lado do filme. O lado da camada é proibido, mas normalmente também não é o problema.
?
Quem tem coisas mais importantes para fazer do que se irritar com a sujeira no filme pode fazer da mesma forma que eu!
?
Atenciosamente, Karl
grommi
Infelizmente, muitas vezes é assim, mas nem sempre é tão simples, Karl. E para saber disso, bastam-me 30 anos a menos ;-) Hoje, finalmente, tenho os negativos mais limpos que se pode imaginar, mas faço isso de uma maneira totalmente diferente da sua.
Boa luz – Reinhold
schwarzaufweiss
Olá,
Estou respondendo um pouco tarde, mas não tive tempo antes para testar nada novo.
Provavelmente fiz muitas coisas de uma vez só, por isso não consigo dizer qual é a solução.
Então:
1. Novas proporções
2. Usei apenas água destilada (para um Ilford Delta 100, usei o Ilford DD-X que ainda tinha)
3. Não usei agente umectante
4. Enxaguei com água de acordo com as instruções da Ilford e deixei a lata repousar por mais 5 minutos após virá-la.
5. Pendurei o filme molhado no chuveiro e enxaguei várias vezes com água destilada usando um borrifador
Os negativos não estão 100% livres de “manchas”, mas estão muito melhores do que antes.
Com certeza vou preparar o novo pacote de ID-11 em água destilada.
€
Atenciosamente,
Thomas
schwarzaufweiss
<sub>[size=4][font=arial, helvetica, sans-seriAdendo:
[/size]</sub>
<sub>[size=4][font=arial, helvetica, sans-seriApesar de um tempo de clarificação inferior a 30 segundos, fixei por 2 minutos no Ilford Rapid Fixer.
[/size]</sub>
<sub>[size=4][font=arial, helvetica, sans-seri2 a 5 minutos é o que consta nas fichas técnicas
[/size].</sub>