Rolf-Werner
Oi!
Ainda tenho um pacote de A300 da Calbe. Agora encomendei um novo da ADOX. Ambos se chamam A300, mas o da ADOX não vem com nenhuma descrição, nem instruções, nem mesmo na internet.
Posso partir dos mesmos dados que usei com o da Calbe, já que também se chama A300?
Obrigado pelas dicas!
Rolf
MirkoBoeddecker
Olá, Rolf,
?
Prepare conforme as instruções e, então, estará pronto para a fixação.
8 a 10 filmes por litro ou 1,5 a 2 m² de papel.
Tempo de fixação do filme: 4 a 8 minutos.
?
Atenciosamente,
?
Mirko
Rolf-Werner
"conforme indicado"... mas ;) isso nem está indicado!
?
No Calbe estava escrito, no ADO não.
?
Eu simplesmente colocaria em um litro e deixaria agir por 8 a 10 minutos. Mas está escrito “Express”, então pode ser mais “nitido”, de modo que 10 minutos seriam demais... Essas são as minhas reflexões. Não se sabe nada com certeza! :)
piu58
Tiosulfato de sódio e metabissulfito de potássio. É assim há décadas.
Rolf-Werner
Não, não é isso que quero dizer...
?
Antigamente, a Tetenal vendia uns saquinhos. Os com impressão em preto eram “normais”, ou seja, com tempo de fixação de uns 8 a 10 minutos. Os com impressão em vermelho eram “express”, de uns 5 minutos. E custavam 1 DM a mais. Tinha amigos que só usavam os vermelhos, porque queriam que ficasse pronto rapidinho. Eu nunca fiz isso, nem usei reveladores rápidos, porque sempre tive a sensação de que não duraria tanto tempo. Minhas fotos daquela época ainda estão vivas hoje, o que aconteceu com as outras, eu não sei.
?
Como agora quero revelar filmes, só queria saber se 9 a 10 minutos pode ser demais para aqueles que vêm com a indicação “express”. Porque, quando escrevem “express” sem dizer quantos minutos recomendam, isso me deixa na dúvida.
?
Rolf
?
P. S.: A propósito, encontrei outro dia um saquinho antigo da Tetenal, será que ainda serve?
Olivinyl
Olá, Rolf,
?
por isso, não é algo em torno de 8 a 10 minutos, mas sim testar primeiro o tempo de clarificação em um pedaço de filme...
Multiplique o valor por dois e pronto, você tem o tempo de fixação! Mas eu prefiro usar o fator 2,5.
Isso me deixa mais seguro, de alguma forma.
Os T-Mixes da Kodak, por exemplo, levam um pouco mais de tempo para fixar e também precisam de uma lavagem mais prolongada do que outros filmes clássicos. Isso pode ser verificado pelo tempo de clarificação, assim como a intensidade com que o fixador ainda está agindo.
?
Abraços, Oliver
Tandemfahren
Olá, o Mirko postou há dois anos que a fórmula havia sido alterada em 2010.
http://forum.fotoimpex.de/index.php?showtopic=1224
€
Então, agora deve ser tiosulfato de amônio, ou seja, “Express”, como consta na loja.
€
E mais: nos sacos está claramente escrito 1000 ou 5000 ml, Rolf-Werner, fique de olho :-)
€
Frank
Rolf-Werner
O que me interessa é o tempo.
?
No Calbe está escrito “A300”, com um intervalo de tempo indicado tanto para papel quanto para filme (8 a 12 min), e que se deve preparar 800 ml para filme e 1000 ml para papel.
?
No Adox está escrito “A300” e “Express”, mas apenas “para 1000 ml” e nada mais.
?
Agora fiquei em dúvida: se “A300” da Calbe é igual a “A300” da Adox, então valem os mesmos valores. Mas por que então está escrito “Express” no Adox? Isso poderia significar uma diferença. Mas por que, então, tem a mesma denominação?
?
Então, obrigado por me lembrar do teste de verificação. Mas, no momento, não tenho nenhum pedaço de filme à mão (o único filme que serviria para isso infelizmente foi rebobinado completamente no cartucho...). Ainda tenho aqui alguns FP4+ e um HP5+ que precisam ser revelados, mas, com exceção de um, são todos filmes em rolo.
?
O que acontece, na verdade, se eu fixar por tempo demais? Com papel, sei por experiência própria que alguns minutos (e, na verdade, até horas) não fazem diferença; só depois disso é que começa a desbotar nas áreas claras. O filme pode ser mais sensível, mas nunca li nada de que alguém tivesse tido grandes problemas por ter fixado alguns minutos a mais.
?
Com o fixador Calbe, eu sempre fixava por 10 minutos, porque diz “8 a 12 minutos” na embalagem, e isso funcionava bem.
?
Rolf
grommi
Olá, Rolf, eu também sempre faço um teste de clareamento com filmes. Dá para fazer isso com um pedaço do filme que você vai revelar, mesmo com filmes em rolo de 120. No começo ou no fim, geralmente sobram uns 2 cm, a menos que você tente realizar a exposição de 13 fotos 6x6 ;-) Com filmes planos, é claro, não é tão simples.
€
Os filmes P&B “normais” são relativamente insensíveis à superfixação. Mas filmes técnicos com emulsões extremamente finas ficam fixados em fixadores de concentração normal já após alguns segundos; nesse caso, deve-se usar um fixador bem diluído e, claro, fazer também um teste de clareamento.
€
TMX: pelo que sei, são os únicos filmes em que o fabricante prescreve explicitamente o tempo de clarificação triplo, e isso também deve ser levado em consideração.
Renate
O A300 da ADOX contém, sem dúvida, amônio. É o que mostra minha análise. Aliás, isso também se aplica ao lote que comprei em 2008. Portanto, trata-se de um fixador rápido.
€
Para mim, o A300 já é um modelo em desuso, pois exala uma quantidade insuportável de dióxido de enxofre quando é preparado na hora.
€
€
Atenciosamente
€
Renate
Rolf-Werner
É verdade, cheira mal mesmo. Mas isso significa que nem todo A300 é igual...
?
Interessante! Obrigado pela análise!
?
Rolf