Neutrino
Esse assunto me deixa desesperado com frequência. Não só isso, na verdade já estou até com muita raiva. Já tentei de tudo, mas nada funciona de verdade; mas deve haver uma maneira sensata de resolver isso, não é? Pelas muitas fotos de negativos que vejo na internet, percebo que provavelmente não sou o único a enfrentar esse problema. No entanto, alguns poucos conseguem apresentar resultados excelentes, com cores precisas, que não precisaram passar por horas de pós-processamento.
?
Na verdade, não tenho problemas ao digitalizar filmes de slides. Lá, tudo parece estar como deveria. Se, de vez em quando, percebe-se um tom de cor mais acentuado, isso geralmente se explica pela luz do dia ou pela iluminação ambiente e já está presente no próprio material do slide.
?
No entanto, com negativos, na maioria dos casos, não dá em nada sem um pós-processamento trabalhoso. Cada imagem apresenta algum tipo de distorção de cor, e isso nem mesmo de forma consistente. Ou seja, a primeira imagem fica verde, a seguinte fica vermelha. Apesar de se tratar do mesmo filme, da mesma iluminação etc. A certa altura, a gente simplesmente enlouquece.
?
Sobre meu hardware:
?
Reflecta RPS 7200 para filmes 35mm
Epson 750V para filmes de formato médio
?
Software:
?
Programas de software próprios dos aparelhos: Cyberview e Epsonscan
?
Vuescan
?
Silverfast AI Studio 8 para RPS 7200
?
Silverfast AI 6.6 para 750V
?
Colorneg (Colorperfect)
?
?
Sobre o Silverfast: esse programa é considerado O software de digitalização por excelência, não é mesmo!? Mas nem sequer se encontra um perfil de filme para os novos Portra 160 e Portra 400. Além disso, os perfis de cor, em sua maioria, estão completamente errados. Em termos de cores, muitas vezes perfis totalmente diferentes se encaixam melhor. Ênfase no “melhor”, pois isso não significa que estejam corretos. A única exceção, e realmente a única, é o Portra 800. Não sei por quê, mas o Portra 800 fica realmente bom com o perfil de filme Portra 800. As cores estão bastante precisas em pelo menos 90% de todas as fotos. Fora isso, porém, é um verdadeiro incômodo! Se o Silverfast não tivesse vindo junto com a Epson e eu não tivesse recebido o Silverfast Studio 8 da Reflecta como compensação por um conserto em garantia que durou mais de nove meses, isso me irritaria ainda mais. Afinal, o programa não é nada barato!
?
O Vuescan também não acerta as cores direito. Mas ele não é exorbitantemente caro nem promete o paraíso na terra. Além disso, dá para usar um único programa para todos os scanners. Em termos de custo-benefício, ainda posso aceitar isso, mas ele também não resolve o problema das cores.
?
O plug-in para o Photoshop, o Colorneg, me parece o mais promissor, mas, infelizmente, também ainda não tive sucesso com ele. Gosto da maneira de trabalhar: digitalizar o filme primeiro como RAW para depois fazer o processamento, assim dá para sempre voltar à base. Além disso, dá para deixar o RPS 7200 funcionando no modo automático e não precisa processar e digitalizar cada imagem individualmente primeiro. Só que com as cores também não fica muito bom. Existem milhares de perfis de filme disponíveis (até mesmo perfis para revelação forçada), mas de que adianta tudo isso se as cores não ficam certas? É possível ajustar os controles de cor, mas então para que servem esses perfis? Além disso, acho a compressão das luzes às vezes bem feia.
?
?
Alguém aqui conseguiu resolver o problema das cores? Vocês teriam alguma dica para mim? Ficaria muito feliz se alguém pudesse me indicar um método que realmente funcione. Não me importo se for com Silverfast, Vuescan ou Colorneg. Por mim, fotografo também um cartão cinza junto com cada foto de cada filme. Mesmo que seja preciso mexer um pouco em uma foto, mas depois aplicar as configurações de cor nas outras fotos do rolo, para mim está bom. Só não tenho paciência para ter que retocar exaustivamente cada foto individualmente, porque cada matiz de cor se manifesta de maneira um pouco diferente. Recentemente, comecei a fazer as primeiras tentativas com ampliações coloridas. Mesmo nesse caso: encontrar a configuração certa é difícil, mas, uma vez encontrada, todas as outras fotos do rolo ou até mesmo de um tipo de filme funcionam com essas configurações. Por que isso não funciona também no digital?
?
Junkom
Bem, eu entendo o seu problema e já passei uma eternidade tentando e tentando descobrir, mas infelizmente não existem soluções realmente ideais do tipo “basta apertar um botão e pronto”.
Pelo menos eu ainda não encontrei nenhuma. Eu mesmo digitalizo há 10 anos e, tanto durante a faculdade quanto com colegas, sempre percebi que cada um segue um caminho diferente ;)
€
Então, eu controlo as cores através dos Níveis no Photoshop; infelizmente, só tenho a versão em inglês, por isso não posso te dizer o termo em alemão para isso, mas parece a escala que mostra o tom. Quando você abre isso, ele mostra a amplitude dos RGBs. Eu digitalizo sempre com suavidade, sem realce de nitidez, sem contrastes adicionais e assim por diante.
€
Depois, abra a imagem digitalizada, veja os Níveis e, em RGB, use a opção de ajustar cada canal/cor individualmente, por exemplo, o vermelho, e então arraste as setas na parte inferior esquerda e direita da curva até onde ela começa. Faça isso com cada cor e, voilà, em 95% dos casos você terá uma imagem perfeita e precisará, no máximo, fazer apenas pequenas alterações.
€
Parece muito trabalho, mas com um pouco de prática é feito muito rapidamente; também dá para fazer isso diretamente durante a digitalização, ou seja, ao selecionar a imagem e arrastar a máscara.
Eu sempre uso o software padrão de digitalização da Epson.
€
Desculpa, apesar de ser fotógrafo profissional, também não tenho uma solução mais fácil, por isso fotografo em analógico e fico no laboratório, e só digitalizo quando é mesmo necessário.
€
Toda essa loucura tecnológica me deixa exausto...
€
O Imacon da Hasselblad tem uma correção automática bem decente, mas o resultado ideal geralmente se consegue mais com os níveis...
Mas essa coisa custa caro e nem sempre faz sentido, 8x10 polegadas, ufa, é melhor você digitalizar rápido com sua Epson 750 ;)
€
Atenciosamente
€
p.s. fiz uma digitalização rápida de uma foto, como disse, depois da digitalização, cerca de 1 minuto de trabalho no Photoshop, nem isso, Portra 400 com a câmera Epson 700 Photo, uma velha Rolleiflex 2.8F. Veja a foto abaixo.
Neutrino
Olá, Junkom,
obrigado pela sua resposta rápida.
€
A imagem de exemplo que você mostrou ficou realmente ótima para um tempo de edição de apenas um minuto! As luzes não ficaram esbranquiçadas e as sombras ainda mantêm detalhes. Gostei! Se eu conseguisse deixar 90% das minhas fotos assim com um tempo de edição tão curto, já ficaria muito feliz.
€
Também faço a correção de tons (Níveis) para cada canal individualmente no Silverfast. O problema é que nem a correção automática de tons nem eu sabemos exatamente onde começar. Muitas vezes, o histograma não consiste apenas naquele “pico principal”, mas apresenta ainda algumas pequenas elevações nos tons mais escuros e mais claros. Bem, e por onde se começa agora? Primeiro no “pico principal” ou na primeira “minicolina”? Desculpem-me por não conseguir expressar isso de forma mais profissional. No Photoshop, admito, ainda não experimentei esse método de trabalho. Talvez funcione melhor lá.
€
€
grommi
Por que é que o Silverfast deveria ser considerado O programa de digitalização por excelência? Só porque é promovido por um único vendedor de scanners “informativo” e é vendido apenas por licença individual e a um preço exorbitante? Os profissionais usam algo completamente diferente, e na Heidelberger Druck provavelmente morreriam de rir com isso. Eu tive uma versão que veio junto com o 8800F no computador por exatamente 10 minutos. Simplesmente não funcionou. Desde então, só uso o Vuescan Pro. É meio brincadeira, mas funciona muito bem.
?
Esqueça todos os perfis de filme, eles só trazem infelicidade. Eu deixo o Vuescan calcular apenas a máscara do filme, e isso funciona muito bem. Perfil “genérico”. Todas as outras configurações eu faço manualmente já no Vuescan, ou seja, ponto de preto, ponto de branco, gradação e cores RGB, tudo a olho nu. Seus olhos são o melhor instrumento de medição. Também para “calibrar” o monitor, aí eu não confio em nenhum programinha. Os profissionais vão sorrir de novo, mas eles usam equipamentos de um nível totalmente diferente do nosso, com nossos brinquedos. Histogramas, curvas de cor e coisas do tipo são bem-vindos como ajuda, mas quem decide é o meu olho. Assim como na fotografia ;-) Os arquivos gerados pelo Vuescan muitas vezes precisam de um pouco mais de saturação no retoque final, mas isso é só um detalhe.
?
Com alguma prática, normalmente preciso de apenas alguns cliques ou talvez 1 a 2 minutos para as configurações. A interpretação “artística”, é claro, pode demorar mais. Em seguida, a digitalização é salva como JPG 100%. Também não preciso de orgias de TIFF ou RAW, confusões com espaço de cor ou qualquer outra coisa. No entanto, a digitalização bruta é feita em RGB de 48 bits. Pequenas correções que às vezes ainda são necessárias, como recortar, alinhar ou dar os últimos retoques, hoje em dia faço principalmente com o visualizador de imagens FastStone Image Viewer. Não preciso de toda aquela complicação e/ou de programas caríssimos. Bom senso, um pouco de experiência e “trabalho manual” são mais do que suficientes para mim, e isso é realmente rápido. Veja o exemplo no Paradiesfilm 200.
?
Nunca entendi por que tantas pessoas têm problemas com negativos coloridos. Aprendam novamente a confiar nos seus olhos e não em perfis qualquer. Assim, até um Ektar fica super fácil.
Neutrino
grommi, muito obrigado a você também pela sua resposta!
€
Já tive tantos problemas com o Silverfast que não o consideraria O programa de digitalização por excelência. No entanto, além daquele vendedor de scanners mencionado, ele também é frequentemente anunciado por outros sites como O programa de digitalização por excelência. Além disso, atualmente quase todos os fabricantes de scanners o fornecem junto com seus modelos top de linha.
€
Conseguir uma imagem com cores mais ou menos corretas também não é um problema para mim. Mesmo com o Ektar, até agora não tive mais ou menos problemas do que com outros filmes. O que me interessa é um modo de trabalho mais rápido e talvez algo como um modo de trabalho semiautomatizado. Quando digitalizo diapositivos de, digamos, uma série de retratos em uma floresta, pode ocorrer um tom esverdeado nos rostos devido ao verde das folhas. Talvez, por motivos técnicos, o scanner realce ainda mais o azul do que as outras cores. Se eu filtrar em UMA foto tanto o tom esverdeado natural das folhas quanto o tom azulado causado pelo scanner, obtenho uma imagem com cores neutras. Mas, para não ter que reinventar a roda a cada foto, aplico essas configurações a todas as outras imagens. Como todas as outras fotos foram tiradas nas mesmas condições, elas também não apresentam mais nenhum tom. Em caso de mudança de iluminação, é claro que seria necessário encontrar outras configurações de cor.
€
Até aí, tudo bem, mas com filmes negativos isso simplesmente não funciona. Pelo menos eu ainda não consegui. Uma foto fica com tom esverdeado, a seguinte com tom azulado e a outra com tom avermelhado. Para conseguir uma reprodução de cores neutra, eu teria que editar cada foto separadamente. Isso por si só já é muito trabalhoso e, se você ainda não tem um olho tão treinado quanto o meu, cada foto acaba ficando minimamente diferente após a edição.
€
Por isso, aqui vai a minha pergunta: você realmente ajusta cada foto individualmente ou encontrou uma maneira de automatizar todo o processo? Ou seja, se o ajuste funcionar uma vez, ele também funciona para a maioria das fotos da mesma série e do mesmo rolo com as mesmas configurações?
€
€
grommi
"Você realmente ajusta cada imagem individualmente ou encontrou uma maneira de automatizar todo o processo?"
?
Ah, bem, sim... É bem fácil com o Vuescan. Se as configurações precisarem ser absolutamente idênticas, selecione "Fonte" -> "Manter exposição". Em seguida, gere uma nova pré-visualização sem alterar o recorte e selecione "Manter cor de fundo do filme". Em seguida, aparece uma nova caixa de seleção com “Manter equilíbrio de cores”; selecione-a também. Com isso, todas as configurações automáticas do programa e o equilíbrio de cores manual ficam congelados. Você pode até salvar essa configuração no menu Arquivo e recuperá-la mais tarde.
?
Mas eu faço isso raramente e apenas em séries sob condições absolutamente idênticas, que também precisam ter uma aparência absolutamente idêntica.
?
?
PS: “além do vendedor de scanners mencionado, também é frequentemente anunciado por outros sites como O programa de digitalização.”
?
Sim, os fabricantes de scanners, os desenvolvedores de software e o comércio se beneficiam disso. E a imprensa especializada depende dos três, então já são quatro partes que lucram com isso. O usuário precisa comprar o Vuescan “externamente”, então os outros não ganham absolutamente nada com isso.
Wolfgg
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]Olá,
aqui está uma foto Kodak VPS (6010) de 1976, tirada com uma Kowa Six e revelada por mim mesmo com Tetenal NK2. Digitalizada com uma Epson 4870 usando a configuração padrão para negativo colorido e, em seguida, otimizada no Fixfoto. O Fixfoto possui 4 modos automáticos de otimização; um deles quase sempre funciona bem, bastando apenas um pequeno ajuste manual. Portanto, também é possível obter uma boa qualidade a partir de negativos coloridos antigos, por meio de digitalização e um pouco de pós-processamento.
€
Atenciosamente, Wolfgang
hallertauBW
Olá a todos,
Eu também tenho um RPS7200 com o Vuescan. Os perfis de filme internos também já me deixaram intrigado. Principalmente os perfis da Kodak Portra.
Eu uso o perfil de filme genérico e ajusto as cores (canais de cor individuais) no Gimp por meio da curva de gradação.
Para rolos de filme preto e branco revelados por mim, o scanner é imbatível!
Gerenciamento de cores a olho nu. Não preciso fazer imagens técnicas e, assim, as cores podem ser “artisticamente” distorcidas. :-)
Originalmente, eu queria fazer a calibração de cores com o diapositivo de calibração. Mas... bem, o resultado só é válido para o tipo de filme calibrado e o fabricante não pode mais alterar nada. Então, deixei pra lá.
@grommi
Existe uma alternativa melhor ao Vuescan? Qual é o nome do software?
Atenciosamente,
Guido
Neutrino
Obrigado pelas respostas.
?
Então, ninguém aqui encontrou ainda um método de trabalho totalmente automatizado ou semiautomatizado? Vocês ajustam tudo mais ou menos imagem por imagem e a olho nu?
?
No fim de semana, me deparei com mais um fato frustrante. Inspirado pelas postagens de vocês, tentei digitalizar com o Vuescan e o Epsonscan. O Epsonscan não deixa as cores tão ruins assim. Pelo menos, o tom fica mais uniforme do que no Silverfast. É claro que depois seria preciso ajustar as cores, mas acho que pelo menos algumas imagens poderiam ser editadas com os mesmos valores. Pelo menos essa foi minha primeira impressão. Isso ainda não seria o ideal, mas seria um pouco melhor do que no Silverfast, onde cada imagem tem um tom diferente. Até aí, tudo bem. Mas agora percebi que tanto o Vuescan quanto o Epsonscan digitalizam com mais desfocagem do que o Silverfast. A princípio, pensei que isso fosse impossível, já que os programas apenas processam os dados do scanner, mas não é o caso. Posso descartar possíveis fontes de erro, como máscaras de desfoque diferentes, um número de DPI diferente e o fato de o negativo ter saído do plano de nitidez. Fiz inúmeros testes comparativos e o resultado do Silverfast sempre foi mais nítido. Não muito, mas pelo menos claramente visível quando se amplia a imagem. Enquanto no Epson e no Vuescan só aparece uma área verde, no Silverfast ainda dá para distinguir, ainda que vagamente, os fios de grama individuais. Percebi então que o Epson e o Vuescan digitalizam a imagem bem mais rápido do que o Silverfast. Suponho que seja por causa disso. No Epsonscan, existe uma configuração que permite que o scanner digitalize mais rápido. No entanto, essa opção estava desativada. O mesmo vale para o Vuescan. Bom, alguém me explique isso agora! Essa história de digitalização está me deixando realmente louco!
?
O que funciona melhor para mim agora é digitalizar em Raw no Silverfast e, em seguida, editar tudo com o Colorneg. É nisso que vejo mais esperança no momento. No entanto, preciso fazer algumas tentativas primeiro.
?
É claro que continuo aberto a dicas e sugestões.
grommi
@grommi
Existe alguma alternativa melhor ao Vuescan? Qual é o nome do software?
Se eu soubesse de alguma, já teria mencionado. Mas isso também depende muito de quão familiarizado você está com um programa. As configurações no Vuescan? já são canja para mim.
Wolfgg
Um processo automatizado só pode significar: criar perfis; só assim se consegue a precisão necessária na cadeia, que, no entanto, também deve apresentar a consistência exigida para a criação de perfis. Seria necessário um perfil específico para cada filme, que incluiria simultaneamente as características da iluminação, da lente, do filme, do revelador e do scanner. Mas isso se torna um processo bastante trabalhoso. Apenas algumas dicas com base na experiência com a criação de perfis para impressoras coloridas (“impressoras de prova”):
- É necessária uma resolução de pelo menos 3 bits por cor; no CMYK, portanto, 12 bits resultam em 4.096 campos de cor (= 4 folhas A4)
- Os campos de cor devem ser criados com o software adequado e impressos com uma impressora de prova; deixe secar por pelo menos 24 horas
- se houver apenas "impressoras amadoras" disponíveis, os campos de cor devem ser medidos com um espectrofotômetro para determinar a posição real da cor para o cálculo do perfil
- Todas as 4 placas de cor devem ser fotografadas sem reflexos (1 placa por foto, caso contrário, os campos ficarão muito pequenos no filme); escolha a iluminação de forma que corresponda à que será usada posteriormente ao utilizar o filme
- O filme deve, naturalmente, ser sempre revelado exatamente da mesma forma que para a criação do perfil (mesmo prestador de serviços ou revelação própria)
Mas há algo a ser observado: pode muito bem acontecer que, devido à criação do perfil, as características cromáticas específicas de um filme sejam eliminadas, fazendo com que as fotos pareçam tão “estéreis” quanto as de uma câmera digital.
Atenciosamente, Wolfgang