Rolf-Werner
Acabei de descobrir enquanto navegava: pelo que li aqui nas últimas semanas sobre o assunto, os textos estão invertidos:
€
Filtro laranja:
Filtro de reposição para a lâmpada de câmara escura Kaiser. Multigrade, para papéis de contraste variável e papéis P&B com gradação fixa.
€
Está aqui:
http://www.fotoimpex.de/shop/fotolabor/kaiser-dunkelkammerlampen-filter-orange-9x12-cm.html
€
€
Filtro vermelho:
Vermelho, para filmes e papéis ortocromáticos, materiais litográficos e de linha, bem como papéis P&B com gradação fixa. Filtro vermelho de reposição para a lâmpada de câmara escura Kaiser.
€
Encontra-se aqui:
http://www.fotoimpex.de/shop/fotolabor/kaiser-dunkelkammerlampen-filter-rot-9x12-cm.html
€
Então, qual é a verdade? :)? Acho que tem que ser vermelho para papéis de contraste variável (especialmente Foma) e laranja para gradação fixa?
€
E já que estamos falando sobre isso, quais são as experiências de vocês com a lâmpada vermelha Duka?
http://www.fotoimpex.de/shop/fotolabor/dunkelkammerlampe-rot-ap.html
€
€
Obrigado pela explicação!
€
Rolf
€
bernhardmangelsgmxde
Vermelho para praticamente todos os papéis com gradação variável e, na verdade, também para os de gradação fixa. Laranja para a maioria dos papéis com gradação variável, com exceção (da maioria) dos papéis Foma Variant.
ThomasPauly
LARANJA
- Papéis de conversão de gradação Adox, Ilford
€
VERMELHO
- Papéis de conversão de gradação Foma
- Materiais ortocromáticos
€
Para gradação fixa, o vermelho também funciona; porém, o verde é ainda melhor, pois o olho atinge seu pico de sensibilidade no verde e, assim, a iluminação da câmara escura é percebida como mais intensa.
€
Atenciosamente
€
tepe
AchimBauer
Boa noite a todos,
€
Há cerca de 38 anos, meu pai subiu de repente ao palco, pegou seu ampliador — que ele mesmo havia construído há muito tempo — e o colocou em funcionamento. Não sei de onde veio o papel fotográfico, nem de onde vieram os produtos químicos, mas bem poderiam ter sido estoques que ele tinha guardados. A iluminação Duka era uma lâmpada pintada de vermelho, e ela funcionou.
Depois que eu peguei o gosto, fiz uma atualização e passei a usar o Ilford Multigrade (o único Multigrade da época), pois, como estudante, era muito caro para mim manter um estoque de papel de cada gradação. E, para o Multigrade, eu precisava ter o Ilford SL 1, laranja e superclaro!
Depois de voltar ao hobby, instalei mais duas Kindermann no meu laboratório, porque as tinha, sem saber de onde, e um monte de filtros diferentes, mas hoje, como naquela época, trabalho com a SL1 e ela já passou por muita coisa: Agfa, Ilford, Tura, Labaphot, Tetenal, Tetenal Fotografickit, Orwo, Mimosa, Lenoar, Adox Easy Print, Adox MCC e Foma.
Ok, virei-a de frente para a parede porque ela é muito clara e, depois de voltar à fotografia, usei materiais que não conhecia, mas no antigo laboratório ela brilhava direto e aquilo era um depósito de vassouras, mas nunca tive problemas.
€
Saudações, Achim
Rolf-Werner
É, agora estou realmente um pouco perplexo! O que eu tinha ouvido até agora — inclusive em outros fóruns — era: vermelho, vermelho, vermelho. E, de preferência, conferir com o CD e fazer um teste de exposição. Dizem que os LEDs são bons, os vermelhos, claro... :)
€
Todas as outras cores são mais ou menos desaconselhadas ou, pelo menos, recebem uma advertência discreta.
€
E agora ouço aqui que o laranja também deve ser bom, pelo menos para tudo, exceto Foma (mais ou menos). De qualquer forma, suas observações se encaixam melhor nas descrições do que meus “conhecimentos”. Quer dizer, não tenho nada contra o vermelho, só fiquei surpreso com as descrições na loja, mas, de acordo com o que vocês dizem, parece que isso faz sentido.
€
O assunto é importante para mim, porque estou montando um novo Duka, e meus filtros verdes e marrons antigos só servem para gradação fixa.
€
Então, podemos concluir: vermelho para tudo, laranja para quase tudo?
€
Mas por que essa diferença, afinal?
€
Rolf
TiMo
Eu uso laranja para o MCP. Sem problema.
A lâmpada AP do link é de um vermelho bem forte. O Fomabrom a deixou com um tom esmaecido para mim. O MCC e o Variotone não apresentam problema.
Para o Fomabrom, uso esta
http://www.fotoimpex.de/shop/fotolabor/kaiser-dunkelkammerlampen-filter-rot-9x12-cm.html
…
Mas fica tão escuro que quase não faz diferença trabalhar sem a lâmpada. Se alguém tiver alguma recomendação, ficaria muito grato.
Rolf-Werner
Não são três unidades com intensidades diferentes? Pelo menos é o que parece na foto.
€
Dizem que as luzes traseiras de LED para bicicletas são boas quando utilizam LEDs o mais monocromáticos possível. Dizem que dá para verificar isso com um CD (teste espectral).
€
Rolf
wosis123
Estou usando uma lâmpada LED tipo refletor com soquete GU10 em um suporte simples para refletor. Comprei a lâmpada na Conrad; ela ilumina muito bem e não causa nenhum efeito de neblina no meu papel Rollei (MCC 311, fabricado pela Foma).
Olivinyl
Olá a todos,
Estou usando uma lâmpada LED E14 da Osram na cor vermelha, de 0,67 watts. É bem vermelha e, mesmo com iluminação indireta, muito clara.
Com papéis Foma e ADOX, não há problema.
Só quando o papel pré-exposto fica bem próximo da lâmpada (a cerca de 30 cm de distância) é que ele começa a ficar manchado a partir de aproximadamente 90 segundos. A lâmpada está posicionada a cerca de 2,5 metros do ampliador e ilumina o teto.
Atenciosamente, Oliver
StraDi
Olá, pessoal,
A discussão sobre a “cor” da luz para a iluminação da câmara escura é um tanto supérflua. Para qualquer papel de qualidade, o fabricante fornece, nas fichas técnicas, a sensibilidade espectral relativa. Basta dar uma olhada nelas para perceber que essa discussão é desnecessária. Percebe-se rapidamente que praticamente TODAS as papéis disponíveis no mercado atual (incluindo as papéis Foma Variant) podem ser processadas sob uma iluminação subjetivamente “laranja-avermelhada” a partir de cerca de 580 nm. Isso corresponde quase exatamente às linhas principais das lâmpadas de vapor de sódio (em torno de 590 nm), como as que eram oferecidas na época pela Osram, Durst e outras marcas. Os LEDs também são ideais, desde que se tenha as fichas técnicas correspondentes à mão e se possa, assim, determinar o comprimento de onda exato (nem todos os LEDs têm uma banda de luz tão estreita).
O mesmo se aplica aos papéis Foma Variant. Costuma-se dizer que, devido à maior sensibilidade dos papéis, só se deve usar luz vermelha. No entanto, aqui confunde-se sensibilidade relativa à luz com sensibilidade espectral relativa. Assim, especialmente esses papéis também podem ser processados a partir de cerca de 580 nm.
Minhas próprias experiências confirmam isso. Utilizo exclusivamente uma Duka 50 da Osram. O teste de embaçamento, com a abertura ajustada em “30” na Duka 50 e iluminação indireta de uma parede branca a cerca de 3/4 de metro de distância, e com a distância entre a fonte de luz/parede branca e a área de trabalho úmida de aproximadamente 2 metros, não mostra qualquer embaçamento mesmo após 4 minutos. É evidente que a iluminação da câmara escura também não deve estar próxima de um ampliador, de modo que a exposição à luz se limita, no máximo, ao tempo de processamento úmido.
Em contrapartida, uma Ilford SL1 e uma iluminação de câmara escura Kaiser semelhante, com placas de plástico intercambiáveis e no mesmo posicionamento, apresentaram um leve embaçamento já após cerca de 1 minuto e meio. Trata-se apenas de placas de plástico coloridas, que nunca podem ter uma faixa tão estreita. Isso também fica claro ao analisar a placa tipo 902 recomendada pela Ilford para o SL1 para papéis multigrade. Aqui, a absorção espectral da placa já termina em 560 nm. Além disso, os espectros de absorção indicados nas “fichas técnicas” são extremamente imprecisos.
As antigas lâmpadas incandescentes vermelhas simples costumavam funcionar bem porque, por um lado, atingem seu máximo na faixa de comprimento de onda vermelha (até a faixa do infravermelho), a intensidade da luz era menor e o papel fotográfico era menos sensível. Havia também vernizes especiais para lâmpadas incandescentes. Nesse caso, era preciso ter o máximo de cuidado para não deixar nenhuma área sem cobertura.
No entanto, as lâmpadas de vapor de sódio de baixa pressão são a fonte de luz mais segura e também a mais brilhante, com o maior tempo de exposição possível. Elas foram e continuam sendo recomendadas por muitos impressores de belas-artes. Lâmpadas desse tipo podem ser adquiridas novas em revendedores confiáveis por um valor na faixa média de dois dígitos em euros e duram muitos anos quando manuseadas corretamente.
Como alternativa, os LEDs com espectro de banda estreita (folha de dados!) também são muito adequados.
Até mais...
Dirk
Rolf-Werner
Então acho que isso está esclarecido :)
€
Obrigado por ter esclarecido tudo com tanta competência. Tínhamos uma lâmpada de vapor de NA dessas no laboratório da escola onde fiz o meu vestibular, lá no início dos anos 80. Aquela coisa nos deixava um pouco desconfortáveis, porque era assustadoramente clara, mas não parecia causar nenhum efeito de difusão. A lâmpada iluminava o teto branco da sala ao lado, onde se fazia a lavagem, e na sala com os ampliadores ao lado ainda dava para ver tudo claramente. Ela zumbia alto. O efeito de ofuscação só surgiu mais tarde com certos tipos de papel e porque algumas pessoas se descuidaram e deixaram o papel sob a luz da lâmpada por tempo demais. Mas, fora isso: ótimo!
€
Para a pequena sala que estou planejando agora, a lâmpada gigante provavelmente seria grande demais. Por isso, vou procurar LEDs, que também podem ser distribuídos de forma mais direcionada. Vou perguntar pelas fichas técnicas na loja de eletrônicos local. Mas devem ser vermelhos, certo?
€
Rolf
StraDi
Olá, Rolf,
Não foi nada. :-) Devem ser LEDs vermelhos, isso está correto. O ideal seria que fossem reguláveis, ou seja, com intensidade ajustável. Mas, também nesse caso, uma iluminação indireta é vantajosa.
Até mais...
Dirk
TiMo
Não são três peças com intensidades de luz diferentes? Pelo menos é o que parece na foto.
?
?
?
Não, é só uma lente; a que está bem à esquerda na foto. Mas se você colocá-la na frente de uma lâmpada de 15 W, fica quase totalmente escuro no quarto.
Rolf-Werner
Bem, esse não é exatamente o objetivo. Tenho duas lâmpadas Rowi antigas com filtros verde-marrom; elas nunca foram muito claras, mas davam conta do recado. Teria que medir para ver se esses filtros cabem nelas. Por outro lado, também dá para acompanhar os tempos e usar LEDs.
€
Por que mostram os 3 filtros se só tem 1 dentro?
€
Rolf
Renate
Os outros filtros podem ser comprados separadamente, se necessário. Eu, por exemplo, tenho os três.
?
Atenciosamente
?
Renate
wosis123
Tenho uma Duka 10, mas com o meu papel (Foma), ela deixa o papel esmaecido sem filtro vermelho após 3 minutos de iluminação direta a cerca de 1,5 m, com intensidade máxima.
A lâmpada LED vermelha da Conrad (os LEDs nem sequer são vermelhos, apontados para o teto branco a cerca de 40 cm de distância) não deixa o papel esmaecido. Além disso, a luz LED parece ser bem mais forte do que a Duka. E a luz LED não parece demorar 1 minuto para atingir a intensidade máxima.
É claro que desligo as duas luzes quando faço medições (Trialux) e exposições, pois o tempo de acendimento da Duka é particularmente incômodo.
Rolf-Werner
Parece que você colocou uma lâmpada economizadora de energia no lugar de uma lâmpada incandescente. As lâmpadas economizadoras de energia têm fortes componentes espectrais azul-violeta, que provavelmente não seriam bem filtrados com um filtro desse tipo. As lâmpadas incandescentes têm um pico mais no laranja-avermelhado e quase não emitem luz azul.
€
Agora me ocorre uma ideia: se existem lâmpadas LED vermelhas com casquilho E14, basta pegá-las e colocar apenas um difusor branco. Assim, seria possível continuar usando as luminárias antigas de uma forma moderna :-)
€
Rolf
wosis123
Você já sabia que as lâmpadas de vapor de sódio da Dukas têm um soquete especial?
StraDi
Tenho uma Duka 10, mas com o meu papel (Foma), ela fica com um efeito esmaecido sem filtro vermelho ao expor o papel por 3 minutos sob luz direta a cerca de 1,5 m, com intensidade máxima.
?
Isso não é surpreendente. É expressamente indicado que, para o processamento de papéis de contraste variável em preto e branco, deve-se colocar o filtro vermelho. Isso é importante na Duka 10, pois a lâmpada de baixa pressão NA não possui um filtro de banda estreita próprio. Na Duka 50, são utilizadas outras lâmpadas NA, nas quais um filtro é aplicado diretamente no bulbo da lâmpada. Embora a luz deva ser considerada monocromática (em 589 nm e 589,6 nm), ainda assim pode haver — dependendo do modelo e da idade da lâmpada de vapor de sódio — um outro máximo secundário (muito fraco, mas “visível” para papéis sensíveis) em torno de 500 nm. Isso está excluído na Duka 50; na Duka 10, o filtro vermelho é, portanto, absolutamente necessário. Aqui, como já expliquei em minha postagem anterior, nada fica ofuscado, mesmo com papéis Foma.
?
Independentemente disso, já deve ajudar iluminar indiretamente e/ou fechar um pouco a abertura.?
?
Minha Duka 50 está em uso há anos com a primeira lâmpada. Com a abertura totalmente aberta, ela ilumina tão bem uma sala de cerca de 12 m² que é possível trabalhar visualmente e até mesmo ler em qualquer canto.
?
Dado que os LEDs estão ficando cada vez mais baratos, essas lâmpadas ainda são ideais, mas podem ser facilmente substituídas. No entanto, é sensato e necessário dar uma olhada nas fichas técnicas dos LEDs. Nem todos os LEDs emitem luz de banda tão estreita. Aqui, por segurança, deve-se colocar um filtro vermelho na frente. A maior vantagem dos LEDs é provavelmente o baixo consumo de energia e o fato de não produzirem calor residual.
?
Enquanto minhas Duka 50 ainda funcionarem, não vejo necessidade de trocá-las.
?
Até mais...
Dirk
Rolf-Werner
Você sabia que as lâmpadas de vapor de sódio da Dukas têm um soquete especial?
Ah, tá bom, não tinha ligado isso... ;)