Rolf-Werner
Olá,
uma pergunta geral: quando vocês usam papel em rolo e o tamanho ultrapassa 50 x 60, como fazem o revelamento?
Há muito tempo, vi uma dica que dizia para segurar o papel com as mãos à esquerda e à direita e movê-lo para frente e para trás, ou seja, lado esquerdo, lado direito... Mas talvez vocês tenham dicas mais úteis.
Rolf
AchimBauer
Olá, Rolf,
Na verdade, você já sabe como funciona: basta ir e voltar. Mas fica mais fácil se cortar o papel um pouco mais comprido, para que se possa segurá-lo sem deixar marcas na foto.
Há muito, muito tempo, quando fiz pela última vez fotos tão grandes, substituí as bandejas de revelação por vasos de plástico de varanda, claro que sem orifícios de drenagem. Isso economiza revelador e o nível do líquido fica mais alto.
Atenciosamente, Achim
Rolf-Werner
Sim, era mais ou menos isso que eu tinha em mente, que eu tinha visto em alguma foto alguém fazendo isso. Também com caixas assim, mas não teria pensado em usar floreiras de varanda :)
€
Eu teria tido outra ideia com uma espécie de roda-gigante, na qual se estica o papel, e que também passa por uma caixa mais alta. Com o enrolamento, dá para reduzir bastante o comprimento. Mas se não se faz isso com tanta frequência, o método manual provavelmente dá menos trabalho...
€
Rolf
bernhardmangelsgmxde
Acho que li em algum lugar sobre tubos KG e desenvolvimento rotacional. (Em um DN 400, se meus cálculos estiverem corretos, haveria, teoricamente, mais de 1,2 m de largura e comprimento praticamente ilimitado. Infelizmente, não tenho experiência com isso, mas acho que talvez seja complicado encaixar formatos muito grandes nesse tipo de tubo sem que eles se dobrassem...)
Rolf-Werner
É, o DN400 já é um monstro e as juntas de borracha são bem difíceis de encaixar, mas é uma ideia! Daria para fixar o papel por fora com rebites, e ele ficaria ligado a uma caixa adequada, onde o produto químico ficaria flutuando. Os eixos poderiam passar pelas tampas.
€
Quando imaginei na minha cabeça como seria a sensação de segurar as grandes metades de papel nas mãos, à esquerda e à direita, me ocorreu que o papel provavelmente iria dobrar bem rápido. Por isso, eu faria duas ripas para segurar as pontas, para que o papel ficasse mais firme. Talvez algo em que se prenda o papel. Assim, ele não dobra, fica mais fácil de segurar e o revelamento até a borda fica mais uniforme. Algo como esses porta-jornais.
€
Rolf
Wolfgg
Olá,
para quem deseja produzir grandes quantidades, o método das formas é o mais rápido. Se tiver espaço, basta colocar ripas de telhado sobre a mesa, cobri-las com lona para lago ou algo semelhante, e as formas estarão prontas. Também dá para trabalhar com apenas uma forma grande: compensado fino, uma borda de ripas de telhado, outras ripas na parte de baixo para reforçar, tudo pintado com resina epóxi (revestimento para barcos) resistente a produtos químicos. O papel fica sempre na forma grande, só o produto químico é trocado ao inclinar (de formas menores e de volta para a grande).
Atenciosamente, Wolfgang
bernhardmangelsgmxde
Se for o caso, também existe o DN 315; teoricamente, dá para colocar impressões de até 90 cm. Caso contrário: aplicar o produto químico com uma esponja também deve funcionar; depois, basta enxaguar na banheira ou algo parecido.
Rolf-Werner
@namir
: Também já ouvi falar em usar esponja, agora me lembrei. Mas sempre achei que a quantidade de produto por cm² seria insuficiente e que o resultado poderia ficar irregular. Acho que até já tentei isso uma vez, quando ainda não tinha travessas tão grandes. Mas não consigo me lembrar qual foi o resultado.
?
@Wolfgang
: Ripas de telhado + filme plástico é genial, vou guardar isso na cabeça. Nunca fiz nada com resina epóxi, seria algo novo, mas faz sentido. Agora me lembrei de um link que eu poderia postar sobre isso, espero ainda tê-lo... Não, mas encontrei de novo, e é um banco de dados com Dukas, e os resultados da busca não podem ser postados. Então vou fazer uma captura de tela:
?

?
Aquilo ali à direita é uma fileira de bandejas feitas à mão, um formato maior, talvez até 50 x 60 ou mais, e depois uma tampa que dá pra colocar por cima pra virar uma superfície de trabalho. Muito engenhoso, né?
?
Isso me lembrou da sua ideia com a resina epóxi, embora isso aqui pareça um pouco diferente. Também parece que tem tampões para escoar a água. Tem que ter mesmo...
?
Rolf
?
Wolfgg
Se, além disso, você colocar vedações de borracha na parte inferior da tampa — por exemplo, aquelas vendidas em lojas de materiais de construção para janelas —, as cubetas ficarão relativamente herméticas quando a tampa estiver fechada, e você poderá abaixá-la rapidamente durante as pausas no trabalho para proteger o conteúdo contra oxidação e evaporação. Ou até mesmo deixar os líquidos lá dentro durante a noite, caso queira continuar trabalhando no dia seguinte.
Atenciosamente, Wolfgang
Rolf-Werner
É, boa ideia. Seria muito prático. Agora só precisamos descobrir como eles construíram isso. Vou ver se consigo encontrar alguém com quem possa falar sobre isso.
€
Eu sabia que você ia gostar... ;)
€
Rolf
Morte
Há uma cena no documentário "<SPAN>War Photographer", sobre </SPAN>James Nachtwey, em que se vê seu revelador trabalhando em uma cópia de grandes dimensões na câmara escura. É possível assistir a esse trecho aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=J0VPCHDqg7M
("An Afternoon in the Darkroom: Marc McClish prints for James Nachtwey")
A técnica de enrolamento parece bastante simples, mas certamente requer experiência.
Rolf-Werner
Então, você está se referindo à imagem em que a legenda aparece sobreposta?
€
Parece interessante, sim, e também um pouco complicado; com certeza é preciso praticar algumas vezes antes de se aventurar a usar isso em uma impressão importante. Mas parece ser muito eficiente. Talvez seja a alternativa mais profissional à minha ideia original.
€
Ótimo!
€
Rolf
Wolfgg
Isso só vai funcionar com papel em rolo; no vídeo também é usado esse tipo de papel, como dá para ver pela ondulação natural. Mas talvez seja possível “condicionar” o papel em folhas de forma semelhante, mantendo-o enrolado por um longo período.
€
Atenciosamente, Wolfgang
Rolf-Werner
Ah, é? Mas eu já tinha pensado em rolos quando fiz a pergunta.
Rolf
Sandra
No filme “Lichtmomente”, com Björn Albert, achei interessante ver como ele faz isso (o que provavelmente não seria viável para a maioria das pessoas), mas vejam o filme vocês mesmos:
http://www.ba-ap.com/lichtmomente.php
Por volta dos 19:15 min, começa o processo de revelação.
Wolfgg
Olá, Sandra,
vale a pena assistir ao filme inteiro. Parece que ele mandou revestir de azulejos uma sala que usa como “câmara de revelação”. E ele lida com o papel fotográfico molhado de forma bastante ousada; em um momento, chega até a apoiar a mão nele. Como negativo, ele usa 4x5", que, ampliado para 2 metros, resulta em uma escala de ampliação de 16 (200/12,5); tudo precisa estar perfeito para que o resultado final seja tecnicamente impecável.
Atenciosamente, Wolfgang
Rolf-Werner
É, é realmente divertido vê-lo no meio do seu... “trabalho”, “processo criativo” :)
€
E isso foi o papel barítico! Infelizmente, não mostraram como ele conseguiu alisá-lo e secá-lo.
€
Ele fala que acrescenta um tempinho ao revelamento para que as luzes não fiquem esbatidas se demorar mais. Isso certamente faz sentido. Mas eu não imaginava que a imagem fosse ficando pronta de um lado para o outro; esperava revelações mais uniformes. Talvez com pequenas irregularidades no início, mas no geral não “de baixo para cima”, como parecia aqui. E esse esfregão! E seus exercícios artísticos sobre a imagem! Maravilhoso!
€
Infelizmente, ninguém percebe depois quanta meticulosidade há em uma foto dessas. Hoje em dia, provavelmente perguntam: “em que tipo de plotter você imprimiu isso?” ...
€
Rolf
€
Mais uma coisa: ontem à noite tivemos aqui em Osnabrück a Noite da Cultura anual. Um evento gigantesco, todas as galerias, lojas de arte, cafés, restaurantes e bares ficaram abertos a noite toda, além de muitas apresentações etc. Há na cidade velha uma pequena galeria que é a sucessora do fotógrafo Lichtenberg, que tirou muitas fotos da cidade por volta de 1900. Eles tinham muitas das fotos dele em exposição, inclusive cópias “malfeitas” etc., e dava para conversar com o dono sobre como ele revela essas placas de vidro antigas. Ele ainda faz isso de forma analógica e, para isso, primeiro tirou um diapositivo da maioria das placas de vidro e, a partir dele, um negativo, para equilibrar os contrastes. Mesmo assim, ele ainda precisa fazer um ajuste significativo.
€
Ele tinha algumas folhas de Kentmere Baryt e lamentou que esse tipo de papel não exista mais. Era quase felpudo e combinava muito bem com as fotos antigas. Depois, ele falou um pouco sobre a tonalização, explicando como o tipo de papel é importante para encontrar o tom de marrom certo. Certa vez, uma empresa queria fotos exatamente no mesmo tom de marrom das fotos que já tinham penduradas na empresa. Ele passou meio ano fazendo experiências até conseguir acertar o tom...
Rolf-Werner
Lembrei-me de outra coisa que também se encaixa no assunto: no vídeo dá para ver que ele tem uma espécie de bandeja superior na sua câmara escura, onde ficam todas as bandejas. Acho isso interessante, talvez eu também construa algo assim.
€
E isso me lembra novamente do meu post sobre a câmara escura sueca com as bandejas embutidas. Um dos membros do clube já me respondeu. Ele escreveu que isso foi instalado muito antes da época dele, e ninguém sabia mais se era feito em casa ou comprado. Mas é de PVC. A superfície de trabalho fica terrivelmente alta quando se abaixa, só dá para usar em pé. Por precaução, ele me passou um link para um projeto de construção caseira de uma banheira de PVC, como aparece aqui no vídeo. No começo, pensei: para que serve isso?, mas agora, com o vídeo, ficou bem claro para mim.
€
Mas isso não tem a ver diretamente com os formatos grandes, a menos que você coloque lá, por exemplo, os vasos de flores... :)
Renate
Trabalhei durante anos em um laboratório onde tinha quatro dessas cubas fixas de PVC. É muito prático. A limpeza após o trabalho era rápida e eficaz. Eu sempre enchia com água diretamente nessas cubas. Havia tampões que facilitavam o escoamento da água do fundo. O equipamento foi comprado.
€
Nessas cubas, dá para revelar confortavelmente formatos grandes com uma esponja. Com uma esponja, é possível revelar de forma surpreendentemente uniforme ou, ao contrário, trabalhar de maneira deliberadamente irregular, o que pode ficar bem interessante em algumas composições.
€
€
Atenciosamente
€
Renate