DavidScherf
Olá, pessoal do fórum,
No momento, estou fazendo meu mestrado em Microbiologia. Lá, ainda detectamos proteínas, em alguns casos, usando filmes fotográficos analógicos de raios X. Como venho experimentando há seis meses com câmeras analógicas e, mais recentemente, também com câmeras de formato médio da época pré-guerra, fico me perguntando o que eu poderia revelar na nossa câmara escura.
O laboratório escuro em si é bem simples:
Usamos o filme de raios X
“LucentBlue x-ray film”
da Advanta (formato A4 :spudnikheadstand: ), este
revelador
e
fixador
da Tetenal. O legal desse processo é que dá para revelar o filme sob luz vermelha, o que permite influenciar o sinal de forma consciente. Não são feitas cópias, pois os negativos gigantes são simplesmente digitalizados diretamente.
Agora, quanto às minhas dúvidas:
1
. É possível revelar todos os filmes em preto e branco sob luz vermelha (dificilmente, não é?)
2
. Quais filmes podem ser revelados com a combinação de revelador/fixador mencionada acima? Como se descobre isso?
3
. Também é possível revelar papel fotográfico com o mesmo processo usado para o filme?
Por enquanto é isso. Não sei se são perguntas triviais ou não. Muito obrigado por pensarem e compartilharem
David
PS: Caso os links não funcionem:
Filme:
https://advansta.com/products/x-ray-film-western-blot/
Revelador:
https://shop.tetenal.de/de/agr/104112/roentogen-liquid-eu-konz-1-l
Revelação:
https://shop.tetenal.de/de/agr/104122/roentogen-superfix-eu-konz-1-l
PPS: a imagem anexada foi revelada com o processo mencionado. Canon A-1 50 mm f/1,2 e digitalizada com um scanner Nikon para filme de 35 mm.
KlausWehner
Oi, David,
seja bem-vindo ao fórum!
Quanto às suas perguntas:
1. Os filmes P&B “normais” devem ser revelados em total escuridão. Esses filmes são sensibilizados de forma pancromática. Isso significa que são sensíveis a toda a luz visível ao olho humano — inclusive ao vermelho.
2. O revelador para raios X é um revelador especial. Ele é precisamente adaptado a esses filmes. Isso é importante para uso médico.
Basicamente, o processo químico (redução do haleto de prata em prata elementar) é o mesmo em qualquer revelação com qualquer revelador.
Portanto, você pode, em princípio, revelar qualquer papel fotográfico e qualquer filme em qualquer revelador.
Na prática, porém, esses resultados não serão utilizáveis.
Os papéis fotográficos são “revelados até o fim”. Revela-se até que todo o haleto de prata exposto seja completamente convertido em prata elementar.
Os filmes são revelados apenas até que os negativos atinjam um contraste pré-determinado. Esse processo é controlado essencialmente pelo tempo de revelação.
O processo de revelação é, portanto, interrompido em um determinado ponto.
Ambos os métodos exigem reveladores com velocidades de ação diferentes. O fixador é basicamente o mesmo para todos os processos (a concentração pode variar um pouco).
3. Para papel fotográfico, um revelador de filme seria muito lento.
No seu caso específico, você certamente também pode revelar o filme de raio-X com um revelador de papel.
Você precisa testar se isso funciona e como.
Entre em contato se algo não estiver claro.
HG
Klaus
DavidScherf
Caro Klaus,
antes de mais nada, muito obrigado pelas suas respostas. Estou realmente feliz por poder aprender algo sobre esse assunto! :)
Sobre filmes pancromáticos e ortocromáticos, acabei de encontrar hoje mesmo um documentário antigo no fundo dos armários do laboratório.
Sobre o ponto 2:
Isso significa, então, que eu poderia realmente revelar e fixar qualquer filme preto e branco com esses reagentes? (mas no escuro, já que na maioria das vezes são pancromáticos, e eu teria que estimar os tempos de exposição) E isso não causaria contaminação nem estragaria nenhum dos reagentes? O que exatamente você quer dizer com “resultados que não são utilizáveis”? Seria de se esperar que o revelador Roentgen deixasse artefatos no filme, ou isso se refere ao fato de que não é possível estimar os tempos de revelação a serem respeitados?
Então, teoricamente, eu poderia revelar e parar o único filme ortocromático de pequeno formato disponível (que, pelo que sei, ainda é produzido),
o Rollei Ortho 25 plus, sob luz vermelha, sem prejudicar a exposição? Estou pensando em revelar algo diferente do filme Roentgen lá.
A experiência de realizar a exposição e a revelação de uma cópia provavelmente não será possível em nosso laboratório. Temos, sim, uma antiga impressora da Leitz, mas ninguém sabe se ela ainda funciona e, se sim, como. (O proprietário era a antiga cátedra, agora é a nova cátedra, sem transferência de conhecimento, pois há uma solução digital).
Então, perguntas e mais perguntas. Mas, mais uma vez: muito obrigado.
Bom fim de semana,
David
KlausWehner
Oi, David,
Fico feliz pelo seu interesse.
Antes de responder ao seu questionamento, gostaria muito de saber exatamente o que você tem em mente.
Você quer apenas fazer algumas experiências ou pretende produzir negativos para depois revelá-los em imagens positivas?
Por que você quer usar um filme ortocromático especial? Esse tipo de filme não é necessariamente a melhor opção para obter resultados sem complicações.
Que câmera você tem à disposição?
Você tem uma caixa de revelação para revelar filmes?
Se você tem um aparelho de ampliação, provavelmente também tem o restante da infraestrutura necessária para uma câmara escura analógica.
Onde você mora?
No próximo fim de semana, terei aqui um curso de câmara escura.
Visitantes são sempre bem-vindos para assistir.
Se eu souber quais são seus objetivos, poderei ajudá-lo de forma mais concreta.
Atenciosamente,
Klaus
DavidScherf
Meu(s) objetivo(s):
Eu já queria produzir negativos para depois transformá-los em positivos. Um amigo meu tem uma mesa de luz e um scanner Nikon para filmes de 35 mm, e foi com esses equipamentos que conseguimos fazer isso até agora.
Por outro lado, gostaria de experimentar câmeras antigas e tentar revelar outros filmes ortocromáticos. O que me atrai nos filmes ortocromáticos é que, sob luz vermelha, posso ver como a prata se cristaliza e, assim, posso influenciar direta e conscientemente a intensidade do revelamento. Com os filmes pancromáticos, isso só é possível indiretamente, respeitando os tempos de exposição; o resultado só se vê no final e é definitivo.
Nas gavetas da câmara escura ainda há filmes ortocromáticos Kodalith (6556, tipo 3, ASA 25, 35 mm), que eu gostaria de experimentar e revelar (se possível, com os reagentes mencionados).
[font=arial, helvetica, sans-seriCâmeras que eu e meu amigo temos à disposição no momento:
Canon A-1
(comprada principalmente para dupla exposição), Canon AE-1
, Voigtländer Brillant
, Ica Dresden
e várias câmeras
analógicas Olympus
(também queremos construir uma câmera pinhole)
Meu amigo possui uma caixa de revelação e o equipamento correspondente, mas isso não me atrai muito, conforme descrito acima. A câmara escura está muito degradada, poderia ser descrita mais como um depósito sem janelas; além disso, é muito pequena. Como descrito anteriormente, ninguém mais tem o conhecimento ou a vontade necessários para realmente produzir cópias lá, ou mesmo para testar se os equipamentos ainda funcionam. (No entanto, no campus principal da universidade há um grande laboratório fotográfico com absolutamente todo o equipamento possível: vários ampliadores, armário de secagem, enormes tanques de revelação. Infelizmente, nunca estive lá, apenas meu amigo mencionado. O laboratório não é mais utilizado e só podia ser visitado mediante solicitação dele a um certo professor Frankenstein, infelizmente. Mal se passaram vinte anos da era digital e o conhecimento se esvai, mesmo na universidade).
Moro em Kassel e estudo lá na universidade.
Atenciosamente e muito obrigado
[font=arial, helvetica, sans-seriDavid
KlausWehner
Oi, David,
No próximo fim de semana, receberei um grupo de Kassel para um workshop de câmara escura aqui em Paderborn.
Se você tiver interesse, pode vir e assistir.
Teoricamente, ainda haveria uma vaga disponível no workshop. Mas o pré-requisito seria você ter alguns negativos para ampliar por conta própria.
Este é o conteúdo do workshop: o caminho do negativo até a impressão analógica clássica em papel.
O grupo é bastante heterogêneo: desde iniciantes até fotógrafos experientes.
Suas dúvidas certamente seriam esclarecidas por completo.
Por favor, entre em contato comigo o mais rápido possível se tiver interesse: klaus.wehner@web.de
É um momento emocionante (“mágico”) quando se pode observar diretamente como, de repente, do nada, uma imagem se forma no filme dentro do revelador.
Eu entendo perfeitamente que isso te fascine!
No entanto, se você quiser negativos que possam ser bem aproveitados, terá que abrir mão dessa experiência por enquanto.
1. Não é possível revelar um rolo inteiro de filme 35mm na bandeja sob observação
2. Os filmes ortográficos são (assim como os filmes de raios-X) filmes especiais, otimizados para tarefas muito específicas. Para a fotografia de meio-tom “normal”, eles são adequados apenas de forma limitada.
Mas, se houver negativos bem expostos e revelados, você poderá observar o momento mágico de ver uma imagem surgindo de forma muito mais imediata no processo de revelação do positivo.
Então, David, por favor, entre em contato comigo.
Assim, poderemos esclarecer todos os detalhes.
Atenciosamente,
Klaus
DavidScherf
Muito obrigado pelo convite caloroso, mas vou ter que recusar. No momento, estou bastante ocupado com minha dissertação de mestrado e não tenho tanta necessidade de ter cópias perfeitas. Mas obrigado por todas as dicas e observações, que me ajudaram bastante.?
Talvez eu experimente o filme Kodalith em breve e veja se consigo revelá-lo com os reagentes e se ele ainda está em boas condições.?
Muito obrigado
David
landpfarrer
Olá, David,
Permito-me intervir na conversa, sobretudo porque moro perto de Kassel (na última parada da linha RT5).
Não quero estragar a sua diversão, mas temo que, com a sua ideia, você tenha poucas chances de obter um resultado ou uma experiência satisfatória. Os filmes ortocromáticos produzem contrastes fortes, mas apresentam grande deficiência na reprodução de tons de cinza. Se você gosta disso...
O que me parece mais difícil é a montagem do experimento. O filme de 35 mm é extremamente pequeno para revelação à vista. Você não conseguirá perceber com segurança até que ponto a revelação avançou. Pessoas que revelam esses filmes em formato maior à vista costumam fazer isso em bacias de vidro, já que as tradicionais cubas de plástico dificultam ainda mais a observação. Para a revelação em bacias, recomenda-se movimento contínuo, o que também atrapalha a observação. Eu diria: se, nessas condições, sair algo minimamente utilizável, isso é ou um talento extraordinário ou um acaso incrível.
Além do meu próprio pequeno laboratório, que realmente só tem espaço para uma pessoa, tenho acesso a um laboratório em uma das escolas daqui. Eu poderia te oferecer uma visão geral do trabalho na câmara escura, se quiseres, desde o revelamento em lata até a cópia final. Não é tão longe quanto Paderborn ;-)
Sobre o Kodalith Ortho: Filmes P&B armazenados adequadamente duram mais do que se imagina; é preciso fazer algumas concessões, mas já realizei a exposição de filmes com mais de 50 anos. Pelo que sei, o Kodalith era fabricado apenas em rolos (30 m). Você teria que cortá-lo em cartuchos — para testar, eu recomendaria cortar para 12 fotos. Isso é feito da melhor maneira com um enrolador (eu teria um aqui).
Com as condições de iluminação atuais aqui na região, 25 ASA já é um verdadeiro desafio — aliás, para esse filme, isso vale apenas para luz natural. Com iluminação artificial, são mais provavelmente apenas 12.
Atenciosamente, Jörg
KlausWehner
Olá, Jörg,
€
Concordo plenamente com o que você disse.
€
Também acredito que a melhor maneira de esclarecer todas as dúvidas do David é através de uma conversa direta.
Com a sua generosa oferta, ele certamente receberá a melhor ajuda possível.
€
Obrigado e boa sorte!
€
Atenciosamente, de Paderborn
Klaus
DavidScherf
Olá, Jörg,
€
Já revelei uma quantidade relativamente grande do filme ortocromático que usamos no laboratório e acho que os resultados são bastante satisfatórios. Como já disse, não estou em busca do resultado perfeito; se fosse o caso, provavelmente nem teria dado continuidade a isso. Tenho muito mais prazer em usar um filme radiográfico de contraste extremo para outros fins. E ASA25 é perfeitamente viável, especialmente com flash. O revelamento “a olho nu” também funciona perfeitamente. O sinal geralmente aparece após cerca de seis segundos no revelador. Após esse tempo, seguro o filme ainda a pingar entre a lâmpada de luz vermelha e meu olho, o que funciona perfeitamente. Se a exposição ficou um pouco fraca, basta colocá-lo novamente no banho por um breve momento. O negativo finalizado sempre ficou, até agora, sem manchas e homogêneo. Quando eu tiver digitalizado alguns dos negativos em breve, poderei compartilhá-los aqui, caso vocês tenham interesse.
Sua suposição sobre o Kodalith está correta. O rolo tem 30,5 m de comprimento (matematicamente, 871 fotos?!) e venceu em janeiro de 2000. Além disso, o rolo ainda está lacrado na embalagem original e intacto. Antes que ele vá parar no lixo no final do novo mandato da cátedra, com certeza vou experimentá-lo. Também temos um enrolador e cartuchos vazios no laboratório; acabei de testá-los neste domingo. Talvez eu volte a falar da sua oferta no futuro, pois, como já mencionei, não estou tão interessado em cópias. Talvez apenas no processo em si, mas não necessariamente para ter um positivo nas mãos depois. Mas muito obrigado! :)
Quanto aos dois rolos de filme radiográfico, vou atualizar os resultados aqui, caso tenha rolado alguma coisa.
Até lá, bom trabalho
David??
DavidScherf
- pequena atualização -
€
No link abaixo, vocês encontrarão as digitalizações das fotos em formato 35 mm tiradas com filme de raio-X, caso alguém queira tentar algo semelhante ou se interesse pela qualidade de imagem do filme de raio-X. Assim que os formatos médios estiverem digitalizados, farei uma nova atualização aqui.
€
https://imgur.com/a/CWL361y
ZalmanYanowsky
Muito obrigado, David, por publicar as fotos! Eu teria feito exatamente o mesmo que você: realizado a exposição do material disponível e realizado o desenvolvimento com os reagentes que encontrei. É claro que isso desperta o interesse.
Longe de mim querer desacreditar o seu trabalho, mas pergunto: você também percebe que suas experiências podem ter mais um interesse acadêmico do que abrir caminho para a fotografia analógica convencional? Certamente estou aberto a materiais não convencionais e ainda hoje fotografo ocasionalmente (!) em filmes ortocromáticos ou outros filmes especiais, como o Technical Pan; na época em que isso estava na moda, revelava filmes de diapositivos coloridos em processo cruzado (ou seja, em C 41 em vez de E 6, ou seja, revelados como negativos), mas, após 30 anos de experiência em minha própria câmara escura de P&B e cor, estou convencido de que a evolução das emulsões de P&B em direção aos produtos modernos de hoje foi lógica e necessária.
Desejo-te muita diversão e sucesso nos teus trabalhos, inclusive no mestrado! Estou ansioso para ver os resultados do formato médio.
Atenciosamente,
Zal
P.S.: O cálculo de que 30,5 m de filme resultam em 871 negativos KB não bate certo, porque há perdas consideráveis devido aos créditos iniciais e finais. Um rolo com 36 fotos KB tem, se bem me lembro, 1,65 m de comprimento. Isso significa que, dos 30,5 metros, você pode cortar 18,5 rolos de 36 fotos cada, o que resulta em 665 fotos.
Se você, como foi sugerido aqui de forma pragmática, encurtar os rolos, o número de fotos possíveis diminui ainda mais.
Wolfgg
ZalmanYanowsky
Obrigado, isso me interessa.
?
Atenciosamente, Zal