michael-kielgmxnet
Olá a todos,
Recentemente, usei pela primeira vez o novo ATOMAL (que é composto por três componentes). Tive a impressão de que, com o mesmo tempo de revelação, os filmes ficavam excessivamente densos e com contraste muito acentuado (ADOX SILVERMAX) em comparação com a versão anterior. Depois disso, reduzi o tempo de 12 para 10 minutos, com diluição 1+1. Ficou um pouco melhor, mas em algumas fotos ainda ficaram bastante densas e com muito contraste.
Alguém de vocês teve a mesma experiência? Talvez o nosso “anfitrião” possa dizer algo a respeito?
…
Atenciosamente,
Michael
MirkoBoeddecker
Na verdade, não. Nós revelamos diariamente 420 segundos a 22,5 graus. 8 a 10 minutos a 20 graus deve dar certo.
Com 10 minutos, você fica apenas um pouco abaixo do limite inferior da faixa de fator (8 x 1,3 = 10,4).
O SILVERMAX sempre parece denso. Afinal, é o SILVERMAX com mais prata. Mas densidade não significa necessariamente um aumento na inclinação da curva na faixa média. Você já imprimiu com ele?
€
Será que outras pessoas também fizeram essa observação?
Estamos testando um novo lote de revelador quanto ao pH, densidade específica e tempo de revelação. É claro que não testamos todos os filmes todas as vezes.
A fórmula permaneceu idêntica.
€
Atenciosamente,
€
Mirko
michael-kielgmxnet
Olá, Mirko,
obrigado pelo seu feedback. Ainda não tive tempo de revelar os negativos. Até agora, só os digitalizei. Em alguns casos, os negativos já apresentavam problemas durante a digitalização, mas, ajustando um pouco os controles, consegui obter bons resultados.
Quando eu chegar na hora de imprimir, vou contar como foi o manuseio dos negativos.
Mas também notei outra coisa em relação à tabela de tempos de revelação: antigamente, o APX100 (minha referência para o SILVERMAX) era indicado com tempos mais longos, agora com apenas 6-7 minutos. Qual é a razão para isso? O tempo antigo sempre foi muito longo? Se eu me basear na nova ficha técnica, eu deveria revelar apenas por 6 * 1,3 = cerca de 8 minutos com diluição 1+1.