Alpha1983
Olá,
Sou novo aqui e, por isso, não sei se esse assunto já foi abordado.
Tenho o seguinte problema:
Apesar de o negativo ter sido revelado sem falhas, a maioria das minhas fotos fica com pouco contraste, cinza sobre cinza, sem brancos e pretos bem definidos.
No início, suspeitei da luz verde da DUKA, mas também há fotos excelentes de vez em quando.
Fotos com contrastes extremos — retratos em fundo branco — ficam muito boas com a gradação 1.
Fotos de paisagens ou arquitetura quase não apresentam contraste.
Utilizo os seguintes materiais:
Filme: Agfa APX 100 KB
Papel: Work by Tetenal, gradações 1 a 5 (já experimentei todas)
Revelador: Tetenal Eukobrom — o revelador já é antigo, mas, mesmo assim, como descrito acima, proporcionou resultados muito bons em alguns casos — por isso, descartei a qualidade.
Fixador: Tetenal Superfix
Em seguida, eu queria experimentar o Ilford Multigrade, mas com filtros etc., essa é uma aquisição cara e não posso afirmar com certeza que trará o sucesso desejado.
Infelizmente, a imagem em anexo é apenas uma foto, portanto não está na melhor qualidade. Espero que, mesmo assim, se consiga perceber o que quero dizer.
Espero que possam me ajudar.
hubspe
Oi,
?
Eu nunca uso luz dux verde, sempre me aconselharam a não usar. Até mesmo a laranja não é boa com alguns papéis por causa do efeito de ofuscação, por exemplo, o Foma 131 mg classic.
Com a luz vermelha, na minha opinião, você está do lado seguro.
?
Seria bom se você conhecesse alguém com um densitômetro; assim, poderíamos medir os negativos e ver se eles estão realmente em boas condições. ;)
HenningH
O papel Work normalmente deve dar conta do verde... Talvez você possa tentar fazer uma cópia no escuro, assim dá para descartar esse fator.
?
Qual é a idade do papel? Os papéis (principalmente os de gradação mais dura) ficam mais macios com o tempo. Portanto, pode ser que o papel de gradação 1 ainda sirva, mas que as gradações mais altas estejam muito macias.
?
Se o revelador já estiver parcialmente oxidado, ele ainda inicia o processo de revelação devido à alcalinidade, mas não consegue mais concluir a revelação. Nesse caso, teríamos novamente o mesmo efeito: o muito suave ainda dá certo, mas o mais duro já não. Aqui você deveria tentar usar um revelador novo.
?
Que tipo de ampliador você usa?
Alpha1983
Muito obrigado pelas respostas de vocês.
€
Vou testar novamente a iluminação Duka para ter certeza absoluta.
€
A observação sobre a idade do papel pode ser, entre outras coisas, a chave. O papel já tem alguns anos de uso. Como não obtive um bom resultado com a gradação 3, tentei até a 5 e tive a impressão de que o resultado ficou pior em vez de melhorar. Apenas a gradação 1 trouxe resultados razoáveis — o que se encaixaria na sua descrição.
€
Encomendei agora um novo revelador para descartar também esse fator.
€
Divulgarei meu resultado no meio da semana. ;)
€
Vocês poderiam me dar mais alguma recomendação até lá? Estou em dúvida entre multigrade ou gradação fixa. Gostaria apenas de avaliar o que vale mais a pena em termos de qualidade.
:spudnikwhat:
piu58
Em primeiro lugar, falta o preto total na imagem. Ou você usou pouca luz, ou revelou por pouco tempo, ou ambos. Para começar, eu determinaria o chamado tempo de exposição padrão para o papel: esse é o tempo em que o filme em branco acaba de produzir um preto total. Para isso, faça uma tira de teste com filme em branco, com intervalos de meia ou, melhor ainda, um terço de stop. Não se pode ficar abaixo desse tempo, caso contrário, não haverá preto em lugar nenhum. Use esse tempo como ponto de partida. Se a imagem ficar muito escura no geral, você precisará aumentar o contraste. Com negativos em boas condições, revelador e papel novos (e, claro, iluminação adequada na câmara escura), o resultado deve ficar bem melhor do que no seu exemplo.
Vou ministrar novamente meu workshop “O caminho para uma imagem de qualidade” no Fine Art Forum em Paderborn, onde demonstrarei e explicarei tudo isso.
hubspe
Citação de Alpha1983
: Vocês poderiam me dar alguma recomendação até lá? Estou em dúvida entre o Multigrade e o de gradação fixa. Só quero avaliar qual vale mais a pena em termos de qualidade.
:spudnikwhat:
€
O de gradação fixa seria muito caro para mim, porque eu teria que ter em estoque várias embalagens de um mesmo tamanho, mas com diferentes graus de dureza.
Com o multigrade, dá para tirar muito mais proveito de uma impressão, por exemplo, com exposição dividida (80%–90% com gradação mais suave e 10%–20% com gradação mais dura (5,5)).
É possível obter ainda mais resultados com o revelador de dois banhos (primeiro banho com revelação mais dura e lenta – segundo banho com revelação mais suave e rápida).
O toque final vem da viragem correta, o que permite melhorar ainda um pouco mais.
TR
Olá, o processo de revelação em duas etapas é, na verdade, desnecessário quando se usa papel multicontraste, e também não seria uma recomendação para um iniciante. O importante aqui é usar material novo para minimizar as fontes de erro. O uso de luz verde também é, sem dúvida, inadequado com papel multicontraste. Dê uma pesquisada no Google por “teste de véu” ou algo semelhante.
hubspe
Olá, o revelamento em dois banhos é, na verdade, desnecessário, especialmente com papel multicontraste; além disso, não seria uma recomendação para um iniciante.
?
Bem, infelizmente isso não é verdade. Eu uso papel multicontraste desde sempre e, com a exposição dividida e o revelamento em dois banhos, sempre houve um pequeno avanço em direção a uma impressão melhor. Experimente. ;)
?
Pode ser que não seja algo para iniciantes. O objetivo era apenas esboçar um pouco o caminho a seguir. ;)
KlausWehner
Para identificar a origem do problema, eu recomendaria seguir um procedimento sistemático:
?
1. Pegue um pequeno pedaço do seu papel fotográfico, revele-o e fixe-o sem expor à luz – seguindo seu método habitual (não se esqueça da luz do revelador).
2. Pegue um pequeno pedaço do seu papel fotográfico, faça a exposição ao máximo (basta levá-lo à luz do dia) e processe-o como o outro papel anteriormente.
?
O primeiro papel deve ficar totalmente branco, o segundo papel, totalmente preto.
Dependendo do resultado desse teste, é possível delimitar ainda mais a falha.
?
Uma fonte de falha ainda não foi mencionada: exposição incorreta do negativo.
Também é possível que haja uma combinação de vários erros.
?
De modo geral, em caso de dúvidas, eu recomendaria usar material novo e uma lâmpada DuKa vermelha.
?
Sem ter visto realmente o negativo e a impressão, é difícil comentar sobre o problema.
Se você puder visitar o fineartforum, o problema provavelmente seria esclarecido rapidamente.
Lá, eu também recomendo muito o workshop do Uwe!
?
Com o teste mencionado acima, você já dá um passo adiante.
?
Atenciosamente de Paderborn
Klaus
Alpha1983
Olá, pessoal,
?
Bem, antes de mais nada, muito obrigado pelas várias ideias e sugestões. Entretanto, já consegui esclarecer um pouco as coisas.
Para esclarecer a questão da iluminação Duka: a luz verde e o Tetenal Work não interferem de forma alguma. ;)?
?
O revelador não era o mais novo, mas também não era muito antigo. O culpado era mesmo o papel. Com papel novo, consigo o preto desejado e tenho contraste suficiente na impressão!
?
Muito obrigado!!
?
Saudações de Limburg