Stefan
Olá!
?
Antigamente, eu costumava usar rolos de filme a granel devido ao preço mais acessível. No entanto, não consigo mais encontrar essa vantagem na Kodak e na Ilford. Afinal, preciso de cartuchos, que também não posso usar quantas vezes quiser.
?
Por que será? Afinal, os fabricantes têm muito menos trabalho na embalagem de rolos a granel do que no enchimento de cartuchos de filme.
?
Atenciosamente!
Bonderer
Olá
Ainda existe filme em rolo, inclusive na loja do anfitrião. No entanto, a Kodak aumentou significativamente os preços do filme em rolo, de modo que já não vale mais a pena bobinar por conta própria.
Parece que algumas pessoas enrolavam o rolo a granel e vendiam mais barato do que os rolos já prontos. A Kodak não gostou nada disso e, por isso, o preço foi aumentado significativamente. O rolo a granel vale a pena se você precisar de rolos curtos, limitados a poucas fotos. Muitos fotógrafos da imprensa diária, que está passando por dificuldades, costumavam fazer isso. Não quero nem falar da vantagem de preço. Como os cartuchos de filme são mais rígidos do que os produtos prontos, o transporte do filme também fica mais difícil. Dessa forma, provavelmente, eu estraguei o mecanismo de transporte de filme de uma M 6. Com o dinheiro da consertaria, eu poderia ter comprado uma grande quantidade de filmes. Desde então, nada de filme em rolo para mim.
TR
>> O rolo por metro vale a pena quando se precisa de filmes curtos, limitados a poucas fotos.
Mesmo nesse caso, basta cortar o filme dentro do saco de troca na câmera e retirar a parte de exposição. Eu faço isso com frequência.
AchimBauer
Olá, Stephan,
Continuo gostando muito de comprar filme a metro na Kb, pois, por um lado, só consigo encontrar o Orwo N74 a metro e, por outro, isso me dá flexibilidade quanto ao comprimento do filme.
O que fala contra isso seria a falta da codificação DX (no meu acervo já há câmeras nas quais não é mais possível ajustar a sensibilidade manualmente), mas existem etiquetas para isso ou você mesmo pode fazer uma.
O que fala a favor é a possibilidade de encher cartuchos de filme longo ou, se você ainda tiver uma caixa de revelação Ilford Autowinder, de fazer rolos de 72 fotos com os filmes que são revestidos em PET fino.
Se vale a pena financeiramente depende de quão trabalhoso você acha o processo de bobinar. Mas mesmo que você use os carretéis apenas 5 vezes, pode economizar até 1 euro por filme, dependendo do material.
Até mesmo na Kodak, se for de origem adequada. Apenas na loja do nosso vizinho o material a metro é mais caro do que o pronto, e isso com data de validade 3/13; não sei a razão disso.
O fato de a vantagem de preço do rolo por metro ser tão pequena pode também se dever ao fato de que os fabricantes, embora tenham menos trabalho, não têm quantidade suficiente para o rolo por metro, ou de que querem aproveitar melhor sua embalagem mais complexa.
Se você realmente quer economizar, experimente o Polypan f ou o Lucky. Não conheço o primeiro, mas se só restasse o Lucky, isso não seria motivo para desistir da fotografia.
?
Atenciosamente, Achim
Morte
Por um lado, só consigo comprar o Orwo N74 a metro,
Achim, onde você encomenda o Orwo?
Meu pedido à FOTOIMPEX para que incluíssem o(s) Orwo(s) no catálogo ou, pelo menos, fizessem um pedido (o que, devido a possíveis quantidades maiores, poderia ter trazido uma vantagem de preço), ficou sem resposta. Na própria Filmotec, me fizeram um orçamento que não valeu a pena para mim. Mas sei que ainda existem outros lugares, em parte mais baratos, para encomendar filmes.
AchimBauer
Olá, Morte,
É possível encontrar bobinas na Wittner Kinetec ou na Wephota Banse e Grohmann. O novo CHS 100 também se parece bastante com o Un 54, caso você não queira enrolar você mesmo.
€
Atenciosamente, Achim
Morte
Obrigado! Quem/onde/o que é Grohmann?
AchimBauer
Olá, Morte,
Trata-se de um produto de linha, provavelmente algum sucessor da Ost Tura ou de outra empresa.
€
www.wephota.de/fotogra.htm
€
Atenciosamente, Achim
ThomasPauly
A propósito do N74: parece que o Bergger 400 (disponível em cartuchos de 35 mm) é, na verdade, o Filmotec N74. Aparentemente, é mais fácil encontrar rolos desse filme nos EUA do que no próprio país de origem: www.orwona.com.
€
Atenciosamente
€
tepe
AchimBauer
Olá, Tepe,
É provável que o Bergger 400 seja o cartucho N74 em Kb, já que a Bergger é a representante da OrwoFilmotec na França.
Duvido que os rolos da Orwo Filmotec sejam mais fáceis de encontrar nos EUA, pois também aqui há revendedores que os comercializam. O fato de poder encomendá-los diretamente em um site nos EUA deve-se provavelmente ao fato de que, por lá, é mais comum que filmes de cinema sejam enrolados em cartuchos.
Para nós, o site é extremamente desinteressante, já que a Orwona só faz entregas nos EUA, Canadá e México.
€
Atenciosamente, Achim
AntiLynd
A Kodak comercializa o “Double-X”, um filme cinematográfico de 35 mm, também conhecido como “Eastman 5222”. O rolo de 1.000 pés custa cerca de US$ 800. No entanto, ainda não consegui encontrar um fornecedor na Europa (por uma questão de respeito, prefiro não citar o nome no fórum do nosso anfitrião ;) ).
grommi
A Kodak oferece o “Double-X”, um filme cinematográfico de 35 mm, também conhecido como “Eastman 5222”. O rolo de 1.000 pés custa cerca de US$ 800. No entanto, ainda não consegui encontrar um fornecedor na Europa.
Cerca de US$ 4,50 por rolo de 36 fotos, vendido por metro, não é exatamente uma oferta incrível. A conversão de dólares para euros provavelmente também será consumida pelos impostos de importação. Os tempos de filmes cinematográficos realmente baratos para nós, fotógrafos amadores, parecem ter acabado de vez. Os filmes da Filmotec, por exemplo, já não são mais uma pechincha há muito tempo e, no caso da Banse e da Grohmann, tenho a impressão de que elas não têm interesse em vender diretamente ao consumidor. Restam ainda os preços razoavelmente aceitáveis por metro da Foma e da Rollei. Vamos ver por quanto tempo mais...
AntiLynd
Cerca de US$ 4,50 por rolo de 36 fotos vendido ao metro não é exatamente uma oferta incrível.
E não foi assim que eu a apresentei. Assim como alguns dos comentadores anteriores, não estou convencido de toda essa história de revelar filmes em casa. Sempre tive a impressão de que se está economizando no lugar errado, ou melhor, sempre achei (para mim) um pouco estranha essa mentalidade econômica em algo que se faz por hobby, e não com o objetivo de aumentar o patrimônio.
Wolfgg
Além dos direitos aduaneiros, os particulares ainda precisam pagar o IVA de importação (ou seja, 19%), e, somado ao alto custo do frete (já que tudo é enviado por via aérea), a importação por conta própria raramente compensa.
?
Atenciosamente, Wolfgang
AchimBauer
Olá a todos,
€
Financeiramente, a importação direta nem sempre compensa, e a bobinagem caseira também nem sempre, mas o material em rolo ocupa menos espaço para armazenamento; por isso, também tenho o CHS 100 1.
Mas há também outras razões para a importação direta, se você quiser filmes fora do programa habitual, e esse é o Double X; há um site interessante sobre isso, www.project-double-x.org, que é interessante não só para quem bobina em casa, mas também para quem faz seu próprio revelador, já que há uma infinidade de receitas de reveladores lá.
E, já que estava pesquisando, descobri também fontes de fornecimento de rolos de 30,5 m, onde se consegue o Double X também em cartuchos, e outros saquinhos da linha cinematográfica da Kodak e, o que me surpreendeu, os filmes SVEMA, que supostamente estão de volta, teriam até uma loja virtual própria, mas não sob o nome SVEMA e apenas em cirílico; como não consigo ler isso, não consegui avançar mais.
Mas, voltando ao tema do carretel manual, há motivos suficientes para fazer o carretel sozinho, além da economia, mas também há motivos contra, como arranhões etc.
Cada um deve tomar essa decisão por conta própria
€
Atenciosamente, Achim
MirkoBoeddecker
O fato de o preço dos rolos da Kodak ter subido mais rapidamente aqui do que em outros lugares deve-se provavelmente ao fato de que temos um volume de vendas maior e, por isso, muitas vezes somos os primeiros a ter que repassar esse tipo de reajuste de preço. Devido às margens de lucro desastrosas em todos os filmes, e especialmente no material da Kodak, também precisamos repassar imediatamente qualquer aumento de preço e, em geral, mantemos poucos estoques.
Fomos informados de que, em termos de volume, não valeria a pena, e que por isso o filme estaria tão caro agora.
Consigo entender isso até certo ponto. Provavelmente eles precisam aquecer um prédio inteiro com porteiro para que, uma vez por mês, um senhor de avental branco passe horas ajustando uma máquina para, então, das 16h16 às 16h18, produzir todo o material a metro necessário em todo o mundo...
?
Acabamos de investir em uma pequena máquina flexível de confecção de filme por metro. Na verdade, não é para o mercado em questão aqui, mas podemos usá-la para isso também. Por isso, vamos lançar alguns tipos de filme por metro (primeiro o SILVERMAX).
?
Também poderia imaginar filmes da Filmotec, mas apenas se, na comparação de preços com a própria Filmotec, eu pudesse pelo menos cobrir meus custos.
Isso é — como sempre acontece hoje em dia no ramo cinematográfico — altamente questionável.
?
Já perguntamos à Filmotec sobre filmes de cinema, mas lá nos informaram que, de modo geral, não têm interesse em promover o “uso indevido” do material por meio da venda ativa.
Quando um filme está tão barato que todo mundo fica ansioso, isso sempre significa que o vendedor ganha, no máximo, alguns centavos. Eles ganham a vida vendendo dezenas de milhares de metros de uma só vez para um cliente. Rolos de 30,5 metros são normalmente distribuídos gratuitamente aos clientes como material de teste.
O preço de tabela para os rolos curtos é simbólico. Se alguém realmente comprasse muitos rolos, eles teriam que aumentar o preço e, se fossem calcular quanto realmente custa em pessoal a distribuição de um único rolo, comprariam um bloqueador de chamadas para evitar as ligações. Estou lendo repetidamente como é ótimo comprar lá. Por favor, tenham em mente que vocês, que recebem rolos avulsos a preços de tabela, não são “clientes”, mas sim que estão recebendo um favor pessoal. Isso não é sustentável e ninguém consegue viver disso. Portanto, é melhor não espalhar por aí, mas aproveitar em silêncio enquanto ainda dá :-)
?
O Double XX é um filme cinematográfico e possui um revestimento RemJet no verso!
Não dá para revelá-lo assim tão facilmente e, acima de tudo, não há onde mandar revelar.
Ele foi produzido pelo nosso parceiro Cinestill no verão, apenas a título de teste.
No momento, porém, o projeto está parado, pois a Kodak não está revestindo o filme e não há matéria-prima nova disponível em quantidades comerciais em todo o mundo.
?
Banse e Grohmann estão se aposentando.
?
Na verdade, não deveria haver cartuchos emperrados se não se enrolar filme demais. Para isso, existem os carregadores; alternativamente, nunca enrole mais do que três comprimentos de antebraço — isso é fácil de medir no escuro.
?
?
Será que eu peguei tudo?
?
Atenciosamente,
?
Mirko
Wolf_XL
... não deixem de ficar de olho na Filmotec — acabei de sair do laboratório, onde revelei um N74. Para mim, ele está no mesmo nível de um Tri-X, HP-5 ou Neopan 400.
€
O mesmo vale para o UN54 — na minha opinião, ele poderia facilmente substituir o APX 100... São filmes que podem ser usados sem restrições para fotografia de qualidade.
€
Os filmes aéreos da Agfa reetiquetados, por outro lado, não são ruins — mas é preciso se acostumar com o visual deles.
MirkoBoeddecker
... continuem de olho na Filmotec — acabei de sair do laboratório, onde revelei um N74. Para mim, ele está no mesmo nível de um Tri-X, HP-5 ou Neopan 400.
€
O mesmo vale para o UN54 — na minha opinião, ele poderia facilmente substituir o APX 100... São filmes que podem ser usados sem restrições para a fotografia artística.
€
Os filmes aéreos da Agfa reetiquetados, por outro lado, não são ruins — mas é preciso se acostumar com o visual deles.
<UL class="">[*]<a class="" href="http://forum.fotoimpex.de/index.php?app=core&module=global§ion=reputation&do=add_rating&app_rate=forums&type=pid&type_id=17996&rating=1&secure_key=bb2f77f88babf0450dcef7f5806b2247&post_return=17996" title="Gosto desta publicação">Gosto</a>
</ul>
€
É verdade :-)
AntiLynd
Mirko, obrigado pelo esclarecimento. Já fazia um tempo que eu me perguntava por que não se encontram os filmes deles na sua loja, e agora consigo entender bem — embora também não sinta muita falta deles. Pois se, como diz o Wolf, uma N74 está no mesmo nível de uma HP5, não vejo o menor motivo para me despedir desta última.
€
Apenas uma pequena correção:
€
O Double XX é um filme cinematográfico e tem um revestimento RemJet no verso!
€
...como um filme P&B totalmente comum, o 5222 (“Double-X”) obviamente
não tem revestimento RemJet. Atualmente, estou usando meus estoques restantes de seu irmão um pouco menos sensível, o 5231 (que nada mais é do que o Plus-X com perfuração compatível com cinema e legenda nas bordas), em paralelo com o Foto-Plus-X, e consigo processar ambos exatamente da mesma forma. Como mencionei acima, porém, não acho que valha a pena se preocupar com o Double-X e sua aquisição não tão fácil. Afinal, não é como se não houvesse outras opções suficientes no mercado na categoria de filmes de sensibilidade média com grão tradicional.
Quinquaginta
... não deixem de ficar de olho na Filmotec — acabei de sair do laboratório, onde revelei um N74. Para mim, ele está no mesmo nível de um Tri-X, HP-5 ou Neopan 400.
€
O mesmo vale para o UN54 — na minha opinião, ele poderia facilmente substituir o APX 100... São filmes que podem ser usados sem restrições para fotografia artística.
€
€
Olá, Wolf,
€
Filmotec N74:
Com base nos resultados dos meus testes com este filme, em comparação com os outros filmes P&B de 400 do mercado com estrutura cristalina clássica, posso concordar amplamente com a sua avaliação. O N74 está no mesmo nível do Tri-X em termos de resolução e nitidez (o que, no entanto, também não é grande coisa ;-)) ).
No entanto, o Tri-X tem grão mais fino. O HP5+ tem uma resolução minimamente inferior e um grão um pouco mais grosso.
O Neopan 400 supera ligeiramente os três mencionados em termos de resolução e finura de grão.
O XP2 Super, o Delta 400 e, em especial, o TMY-2 e o BW 400 CN estão, então, em uma categoria à parte.
€
No entanto, eu não aconselharia o Mirko, como você, a continuar com o N74. A Bergger já fez isso e comercializa o filme como BRF 400Plus.
E como pude testar a última versão do Adox Pan 400, eu preferiria esse filme ao N74 devido ao seu grão mais fino.
Mas, na situação atual, isso é, naturalmente, apenas uma consideração acadêmica ;-).
Mas se a situação melhorar a longo prazo, no lugar do Mirko, eu optaria pelo filme próprio em vez do N74.
€
UN54:
Aqui já existe no mercado a melhor alternativa para qualquer fotógrafo: o Adox CHS 100 II. A sensibilização espectral é praticamente idêntica, mas a nitidez e a resolução são melhores no CHS 100 II (fiquei agradavelmente surpreso nos meus testes). Isso deve-se, em particular, ao revestimento adicional no verso, que também funciona como proteção contra halos.
Além disso, já vem pronto, de modo que você não precisa se dar ao trabalho de enrolar o rolo (isso custa tempo = altos custos de oportunidade).
€
BG,
Henning