harv
Olá a todos,
?
Gostaria de fazer minhas próprias impressões em preto e branco e estou procurando um ampliador adequado.
?
Fotografo principalmente em 35 mm, 6x6 e 6x9. Gostaria de fazer cópias de até 40x50 cm.
Já me informei um pouco sobre o assunto e encontrei uma Durst Laborator L900 que, pelo meu entendimento de iniciante, atenderia às minhas necessidades.
?
Há algum motivo para não escolher esse ampliador? Quais são as alternativas?
?
Muito obrigado pelas respostas úteis.
AchimBauer
Olá, Harv,
?
Ainda existem aparelhos novos da Kaiser, da Kienzle e também da Beseler,
Se você quiser fazer multigrade, uma cabeça multigrade é a solução mais prática.
?
Fora isso, todos os aparelhos que têm tudo o que você precisa, ou seja, todas as cabeças de iluminação, todos os condensadores e todas as bancadas de imagem e, dependendo da iluminação, um transformador. Porque se você precisar procurar peças para um equipamento usado, isso é demorado, irritante e, na maioria das vezes, também bastante caro. Se ainda vierem com todas as lentes, é ótimo. Se não vierem, não é o fim do mundo, dá para conseguir as lentes separadamente.
?
Atenciosamente, Achim
Bonderer
Para um iniciante, eu recomendaria, em primeiro lugar, um aparelho simples e barato. Se não der certo como esperado, não será uma perda financeira. A Krokus ou a Meopta oferecem modelos relativamente baratos. Ambas estão disponíveis até o formato 6x9. Caso contrário, há o AGFA Varioskop, o ampliador básico das antigas drogarias, que pode ser encontrado em bom estado por um preço relativamente acessível, ou o meu favorito pessoal, o Kienzle 69S, KB – 6x9. Há boa disponibilidade de peças de reposição e muitas delas podem ser trocadas pelo próprio usuário; as peças estão disponíveis na Kienzle.
A Kienzle, aliás, fabrica peças de reposição para muitos ampliadores, embora o AGFA e também o Kienzle sejam aparelhos muito robustos. Eu também tive o Durst para testar, mas ele não era o meu tipo. O AGFA era bom, mas como eu queria o módulo de graduação dividida (bom peso), mudei para o Kienzle, que é ainda um pouco mais estável. Se for para usar, então com a lâmpada de 250 W. Sem tempos de exposição tão absurdamente longos. E não quero mais abrir mão do ajuste de foco.
Urnes
No entanto, o ajuste automático de foco do Varioskop só funciona com lentes originais (ou seja, calibradas).
?
De modo geral, é melhor gastar um pouco mais e conseguir o que se quer do que descobrir depois que, com o Meopta, só é possível fazer cópias de no máximo 40x40 na placa de base.
?
A propósito, eu trabalho com um DeVere 5x7"? (também existe em 6x9 — acho que se chama 23). Aparelhos ultrarresistentes, mas hoje em dia é difícil conseguir acessórios e peças de reposição. Portanto, preste sempre atenção para que o transformador e/ou o temporizador sejam compatíveis (nos EUA e no Reino Unido só há 110 V) e, de preferência, compre os acessórios junto. Muitas vezes sai mais barato do que ter que procurar depois.
?
Atenciosamente, Sven.
harv
Obrigado pelas respostas rápidas.
€
Não quero considerar aparelhos novos.
Já dei uma olhada em alguns aparelhos da Meopta, por exemplo, o Opemus 5a. Como está a situação dos acessórios e peças de reposição para esses modelos?
€
O que você acha dos modelos Kaiser VCP 6000 e VP 3505? Acho que ainda deve ser possível encontrar acessórios etc. para os aparelhos da Kaiser. Afinal, a empresa ainda existe. Qual seria o preço adequado para esses aparelhos?
€
Quanto aos formatos, a faixa de KB a 6x6 seria suficiente para mim a longo prazo.
€
Não consegui encontrar quase nenhuma oferta para os aparelhos Agfa e Kienzle.
€
Em qual fabricante é mais fácil encontrar mesas de projeção de livros etc. a um preço justo?
Patrick
Olá, Harv,
?
Ao longo dos anos, usei vários ampliadores, incluindo Kaiser, Durst, Phillips e Meopta. É claro que tudo depende do quanto você se interessa pelo assunto e também do espaço que você tem disponível. Basicamente, minha sugestão seria comprar um equipamento que aceite formatos de filme maiores, por exemplo, até 4x5, para que você não fique limitado mais tarde, e um equipamento cujas peças sejam feitas de metal. Elas duram mais e costumam ter uma construção melhor. Se você quer se dedicar seriamente à ampliação, vai passar muito tempo com o equipamento, e deve ser divertido usá-lo.
?
No início, comprei um ampliador Meopta em preto e branco. Ele funcionava, mas o condensador não era muito preciso, ou não estava ajustado corretamente, o que fazia com que uma parte da imagem ficasse sempre mais clara. Sinceramente, não fiquei convencido com esse aparelho — ele parecia barato e os ajustes não eram tão precisos. Era um modelo bastante antigo, talvez os modelos posteriores tenham melhorado.
?
Depois de um tempo, mudei para um ampliador colorido Phillips PCS 2000. Isso já foi um grande salto de qualidade. Mas ele era limitado a 6x6, e depois de um tempo eu quis revelar negativos 6x7. A cabeça colorida também permitia fazer revelações em papel multigrade sem precisar de filtros separados. Trabalhei com ele por muito tempo e com prazer.
?
Também usei o Kaiser 6000. Ele é comum em laboratórios escolares. Um aparelho bastante aceitável, exceto pelo fato de todas as peças serem de plástico e ele ser limitado a 6x6.
?
Todos esses ampliadores dificilmente permitem fazer cópias maiores que 30x40 cm, devido ao comprimento da coluna. As lâmpadas embutidas também não são muito potentes, o que faz com que os tempos de exposição em cópias grandes possam ser bastante longos. Por outro lado, elas são compactas o suficiente para que você possa usá-las, por exemplo, em um banheiro, caso não tenha um porão que possa ser transformado em laboratório permanente.
?
Se você estiver realmente motivado, no seu lugar eu procuraria um equipamento maior no eBay; no entanto, como Sven e outros escreveram, de preferência completo, ou seja, com os condensadores e plataformas para negativos para todos os formatos de que você precisará e, se possível, com lâmpadas de reposição etc. Hoje eu uso um Durst Laborator 138 e estou muito satisfeito com ele. É verdade que também tive que procurar por muito tempo até encontrar todas as peças, plataformas etc.
?
Atenciosamente, Patrick.
TR
Qual é o seu orçamento? Como sou um estudante sem grana, só posso recomendar a Krokus 6x9 mais recente (mas nenhuma outra Krokus) com cabeça para cores: muito compacta, resistente e barata no eBay. Dá uma boa impressão e vai até o formato 6x9. Paguei 25 € pela minha. Ainda dá para comprar acessórios
aqui.
Como placas de lente, servem as da Durst (aprox. 7,8 cm de diâmetro), por exemplo, com uma leve modificação no suporte. Desvantagem: a base de vidro não tem vidro antinewton. Em breve vou mandar fazer minhas próprias placas de vidro.
AchimBauer
Olá, Harv,
?
Já que você perguntou especificamente sobre os Kaisers, tenho dois aparelhos muito bonitos e, apesar de algumas peças de plástico, são bem resistentes. A empresa ainda existe e também há peças de reposição, mas não para todos os modelos.
Tem os antigos com os condensadores redondos, nos quais não dá para fazer nenhum upgrade; eles têm a mesma aparência dos modelos intermediários, como o meu grande, que pode ser facilmente atualizado para 6x7; 6x9 também dá, mas aí já é preciso trocar metade do aparelho. E depois tem os novos, sem problema algum, de KB até 6x9.
A questão das designações dos modelos é um pouco confusa. Mas se você conseguir um dos novos por um preço razoável, pode equipá-lo até 6X9, desde o condensador, passando pela cabeça multigrade, até a tela colorida.
Se você procurar bastante, também encontrará um completo.
Recentemente, me ofereceram um Beseler aqui no fórum; seria uma boa ideia se ele tivesse uma cabeça de 220 V. O condensador é sempre o mesmo, ele só é levantado e abaixado, e se a base sem vidro for suficiente, as “chapas” que servem de base de imagem podem ser limadas por conta própria, se necessário. Mas nada de aparelhos de 110 V, pois são caros demais para adaptar e as lâmpadas custam uma fortuna, além de terem uma baioneta especial.
?
Atenciosamente, Achim
Wolf_XL
...se o formato 6x6 for suficiente para você — eu ainda tenho um Dunco II-66 à venda — com módulo de cor e módulo multigrade. O Dunco também tem a vantagem de que o fabricante ainda existe. Embora não seja tão bem acabado quanto, por exemplo, os aparelhos Durst, em termos de qualidade ele está em um nível muito superior aos produtos do Leste, como Meopta ou Krokus. De qualquer forma, o Dunco veio depois de um Meopta e ficou em uso por cerca de 25 anos. Desde que consegui comprar um Leitz V35 e um Durst L1000 por um preço acessível, o aparelho, no entanto, está...
harv
Meu orçamento está assim: gostaria de começar com cerca de 300 €.
?
Enquanto isso, estou pensando se não seria mais sensato ir direto para o formato 6x7, já que meu amigo está pensando em comprar uma Mamiya RB67 ou 645.
Certamente não seria nada mal se ele também pudesse fazer impressões.
?
Perguntei por aí na minha vizinhança se alguém não teria algo adequado guardado no porão. Vou ver o que dá nisso e quais modelos vão aparecer.
harv
Esta noite terei a oportunidade de dar uma olhada em um ampliador que não está mais em uso.
Mais informações virão aqui em breve.
?
Pergunta rápida: como vocês fazem para lavar as ampliações? Usam exclusivamente máquinas de lavagem ou alguém conhece algum método alternativo que consuma menos água?
Principalmente no caso do papel PE.
TR
Na verdade, o papel não precisa ser lavado nesse sentido: trata-se, antes, de remover os produtos químicos do papel por meio de um gradiente de concentração. Como o seu papel PE está, por assim dizer, “selado” e não possui um suporte mais espesso, como o cartão, ele só precisa ficar de molho na água por um tempo relativamente curto (~30 min.): basta mexê-lo de vez em quando e, no caso de recipientes menores, trocar a água. Não é preciso manter o papel constantemente sob o jato de água, nem a água precisa ficar correndo o tempo todo!
A liberação dos produtos químicos pode ser acelerada: para isso, após um breve “molhamento”, coloque o papel em um banho com bicarbonato de sódio: dissolva uma pitada de bicarbonato de sódio na palma da mão em 1 litro de água e mergulhe o papel nela por cerca de 1,5 minutos. Em seguida, continue o molhamento normalmente. Em vez de bicarbonato de sódio, também existe o “KODAK® Hypo Clearing Agent”. Acho que a Tetenal tem algo semelhante. Você precisa procurar um pouco.
Deixo meu papel baritado de molho em uma bacia por algumas horas e troco a água de vez em quando. Durante esse tempo, os produtos químicos são sugados do suporte de papel e se depositam no fundo da bacia ou são descartados ao trocar a água.
harv
Muito obrigado pela resposta útil, T.R.! Acho que também li sobre o banho de soda no livro de Fotografia do Feininger.
€
Hoje estive na casa de um senhor mais velho muito simpático que tem uma câmara escura totalmente equipada. Ele tem tudo para vender.
Ele tem uma Kaiser VCP 6001 com cabeça para KB e formato médio até 6x9, com lentes Schneider 50 mm e Rodenstock 80 mm. Ambas com 5 ou 6 elementos.
€
Qual seria um preço justo que eu poderia oferecer a ele por isso? Ele também tem todos os outros acessórios necessários, como bandejas, pinças, ajustadores de nitidez, molduras de máscara etc... (você sabe melhor do que eu o que é necessário)
€
O que vocês acham?
AchimBauer
Olá, Harv,
?
Que tipo de cabeçotes?
Com lâmpada opalina, cabeçote multigrade ou cabeçote colorido, ou vários; os cabeçotes são os mesmos para todos os formatos, apenas os condensadores são trocados.
Paguei 360 euros pelo meu, que só vai até 6x7, com cabeça multigrade e de cor e condensador para KB e 6x7 com transformador e 2 Rogonares de 50 e 90 mm, além de inserções de vidro e máscaras sem vidro para a mesa de projeção de livros; ou melhor, ninguém ofereceu mais do que isso.
Só dá para dizer quanto vale o resto quando houver uma lista detalhada.
?
Atenciosamente, Achim
Patrick
Olá, Harv,
?
O VCP 6001 realmente consegue ampliar até 6x9? Posso estar enganado, mas os modelos que vi só iam até 6x6 (você mencionou que fotografaria até 6x9). Eu também tomaria cuidado para garantir que haja máscaras sem vidro para 6x6. Com máscaras de vidro, é preciso ter cuidado para que seis superfícies estejam livres de poeira, e não apenas duas, o que, pelo menos para mim, aumenta consideravelmente o estresse!
?
Atenciosamente, Patrick.
harv
@Achim Acho que são cabeçotes multiformato. Também tem temporizadores de laboratório, suportes de mesa etc. Para fazer um inventário realmente completo, eu teria que marcar outra visita.
@Patrick Não tenho certeza disso. Eu mesmo só vi até o formato 6x6 até agora, mas o vendedor disse, de memória, que tem um cabeçote que vai até 6x9. Por enquanto, vou acreditar nele. Em relação às câmeras dele,
ele também sabia de cor os detalhes de operação. Não perguntei quais máscaras são exatamente, nem examinei com atenção ainda.
Vou reservar uma manhã em breve para fazer um inventário.
harv
Gostaria de ampliar um pouco mais a minha pergunta: como vocês projetariam a câmara escura em termos de fluxo de trabalho e dimensões?
?
No meu caso, ainda não tenho nenhuma experiência. Tenho a possibilidade de separar uma parte de um porão com as dimensões de 3 m x 5,50 m.
?
Vocês projetariam a mesa de forma que se pudesse trabalhar “linearmente”, ou seja, da esquerda para a direita, com a mesa à esquerda onde fica o ampliador e, à direita, os produtos químicos (revelador, parador, fixador, lavagem)?
?
Ou duas mesas paralelas seriam a melhor solução? Certamente alguns de vocês já têm experiência prática e saberiam dizer o que organizariam de forma diferente, se possível.
?
Com base na literatura, fiz uma lista do seguinte equipamento:
?
Ampliadores de cabeças, máscaras, fonte de alimentação, lentes
Temporizador de exposição
Molduras para máscaras
Filtros
5 bacias de laboratório
3 pinças de laboratório
Funil
Copo medidor
Termômetro
Tiras de teste para banho de fixação
Protectan
Recipiente para descarte
Luvas
Cortador
Prensa de secagem
2 lâmpadas de câmara escura
Armário para papel etc.
Mesa para montagem
Agitadores
Garrafas plásticas
Grampos
Varal
Ajustador de nitidez
Pincéis (limpeza de bobinas e negativos)
Tesoura
?
Falta algum item básico nos materiais de consumo?
piu58
> Projetar a mesa de forma que se possa trabalhar de maneira “linear”, ou seja... ou será que duas mesas paralelas são a melhor solução?
€
Separar o material molhado do seco é sempre a melhor solução. No entanto, também dá para se virar com uma única mesa, desde que se consiga deixar um metro de espaço entre o ampliador e as bandejas.
ultra8
Olá, Thomas,
€
Na verdade, o papel não precisa ser lavado nesse sentido: trata-se mais de remover os produtos químicos do papel por meio de um gradiente de concentração. Como o seu papel PE é, por assim dizer, “selado” e não tem um suporte mais espesso, como o papelão, ele só precisa ficar na água por um tempo relativamente curto (~ 30 min.).
€
Isso não está totalmente correto. No caso do papel PE, uma lavagem de 2 a 5 minutos é totalmente suficiente. Deixá-lo “na água” por 30 minutos é totalmente contraproducente, pois as bordas, que não são seladas, podem inchar.
€
€
A liberação dos produtos químicos pode ser acelerada: para isso, após uma breve “molha”, coloque o papel em um banho com bicarbonato de sódio: dissolva uma pitada de bicarbonato de sódio na palma da mão em 1 litro de água e mergulhe o papel nela por cerca de 1,5 minuto. Em seguida, continue a molhar normalmente. Em vez de bicarbonato de sódio, também existe o “KODAK® Hypo Clearing Agent”. Acho que a Tetenal tem algo semelhante. Você precisa procurar um pouco.
€
O carbonato de sódio faz o suporte inchar, de modo que, simplificando, o fixador pode ser melhor eliminado. Os banhos Hypo utilizam sulfito de sódio que, novamente simplificando, substitui e expulsa os sais fixadores do suporte. No entanto, em água parada, o sulfito de sódio penetra com dificuldade no suporte.
€
Deixo meu papel baritado de molho em uma bacia por algumas horas e troco a água de vez em quando. Durante esse tempo, os produtos químicos são sugados do suporte de papel e se depositam no fundo da bacia ou são descartados na troca da água.
€
Por favor, explique-me o princípio pelo qual a água parada consegue extrair algo de um suporte de papel baritado.
€
Exemplo: se eu molhar um papel baritado em tinta escura durante o tempo que normalmente levaria para fixar e colocar o papel em água parada, a água assume a cor da tinta que adere à superfície do papel. O suporte de papel, no entanto, permanece (ligeiramente) descolorido. Somente uma “lavagem” adequada com água corrente suave limpa a tinta do suporte.
€
Sempre sou cético em relação à “lavagem” em água parada. Se não houver uma cuba de lavagem disponível, recomendo o uso de uma bacia comum. O papel é movido levemente várias vezes na bacia, de modo que esteja sempre envolvido por um fluxo de água. A água é então trocada 8 vezes. Ao usar banhos de fixação rápida à base de gordura e tempos de fixação de no máximo um minuto, esse procedimento é suficiente para garantir a segurança de arquivamento.
AchimBauer
Olá, Harv. Olá, Patrick,
Segunda tentativa de responder: algo deu errado.
?
Então, o 6001 funciona com o condensador adequado até 6x7, de acordo com o manual de instruções, que pode ser encontrado em?
www.kaiser-fototechnik.de/pdf/anleitungen/4420_2_de.pdf, mas só se eu tiver escrito certo; caso contrário, use um mecanismo de busca.
Mas ele também pode chegar até 6x9, se a peça da imagem 1 for trocada. Basta medir a abertura e ver se é menor ou maior que 9 cm.
Figura 2, da esquerda para a direita: cabeça com lâmpada opalina, depois cabeça multigrade e, por fim, cabeça colorida (com esta também é possível usar o modo multigrade, mas não é tão prático)
Figura 3: se o condensador tiver a conexão de baioneta à esquerda, não funciona; se tiver à direita, talvez funcione, caso não exista mais uma terceira versão. Atenção: no formato 6x7, os vidros são quadrados.
?
Atenciosamente, Achim
?
?