grommi
Olá a todos,
apesar de todas as previsões pessimistas, ainda podemos nos alegrar com uma oferta cinematográfica rica e de alta qualidade. No entanto, estou ciente de que, dada a situação tensa do mercado, novos filmes só podem ser desenvolvidos e produzidos com grande dificuldade. Eu evitava os Efkes devido aos conhecidos problemas de qualidade, mas com o renascimento do CHS 100 II, a ADOX acertou em cheio em termos de qualidade. Eu mesmo pude me convencer disso. Se ele é ou será um sucesso comercial, naturalmente não sou capaz de avaliar.
No entanto, vejo um certo potencial mundial para um filme, a saber, um verdadeiro filme infravermelho como o saudoso Efke IR820. Se esse filme puder ser revivido no nível da ADOX, ele deveria, por ser o único do gênero, poder ser vendido a longo prazo a um preço lucrativo. A ADOX já provou que é capaz de superar facilmente o original.
Atenciosamente – Reinhold
TiMo
Isso seria ótimo. Mas receio que o IR já seja um nicho muito pequeno.
Com o Superpan (e similares) e o Ilford, já dá para fazer bastante coisa no campo do IR.
Mas um Efke 820IR com a qualidade do Adox seria ótimo.
€
Reinhold, se você ainda precisar de IR820, eu ainda tenho um estoque.
€
Saudações, Tim
Renate
As fotos em infravermelho têm um efeito bonito. Mas esses efeitos perdem a graça rapidamente e raramente podem ser usados de forma criativa. Portanto, minha necessidade de fotos em infravermelho é praticamente nula.
€
Atenciosamente
€
Renate
CPD
Seria ótimo, sem dúvida. Só que já faz vários anos que não uso filme infravermelho. Também não consigo imaginar que haja muita demanda por isso. Infelizmente!
?
Tchau!
grommi
Talvez nem seja necessária uma grande demanda. Quando vejo como o segmento de 100 é saturado e que, pelos preços praticáveis, não vale a pena lançar o ADOX 400 no mercado, fico me perguntando como seria a situação com um filme sem concorrência que custasse, mais ou menos, 10 € por rolo. Não se trataria, afinal, de um sexto Kentmere, APX-N, RPX, Berger ou qualquer outro clone, mas de um produto único, que não se encontra em lugar nenhum, nem por dinheiro nem por nada.
?
Então, sensibilizar o CHS 100 II para infravermelho deveria ser possível. Se a Efke conseguiu, por que a ADOX não?
?
Atenciosamente, Reinhold
AntiLynd
Desculpa-nos por estarmos todos te sobrecarregando um pouco com nossas prioridades totalmente diferentes, mas eu também acho que:
se alguém tem paciência, tempo, energia e dinheiro para desenvolver e comercializar novos filmes, deveria investir esses recursos em algo mais significativo. Para mim, isso significa, neste momento, principalmente: no setor de filmes em rolo.
€
Por exemplo, conto apenas com um único filme de diapositivos coloridos disponível atualmente para esse formato. Por isso, foi heroica a ideia de transformar a matéria-prima do RSX-II-200 — que, felizmente, uma empresa de filmes cinematográficos do norte da Alemanha está atualmente processando em diversos formatos econômicos de 35 mm e de largura reduzida — também em um filme de 120. Infelizmente, na minha opinião, ela foi executada pelo fornecedor errado. E também não é particularmente sustentável, pois, em algum momento, o material simplesmente acabará, e ficaremos novamente apenas com o Velvia. Seria necessário, portanto, um verdadeiro novo desenvolvimento como alternativa real a este último.
€
Seria maravilhoso, além disso, um renascimento do formato 220, seja em cores ou em preto e branco.
Neutrino
Um novo filme infravermelho de boa qualidade seria ótimo, claro, mas também duvido que fosse um grande sucesso. É claro que não se pode descartar nada, mas justamente o fato de que, atualmente, existem pelo menos três filmes compatíveis com infravermelho (mesmo que a sensibilidade não chegue tão longe na faixa do IR) me faz duvidar um pouco disso.
€
AntiLynd, o que você quer dizer com o fato de que atualmente existe apenas um único filme colorido para slides no formato de rolo? Eu conto quatro: Velvia 50, Velvia 100, Provia 100F e, claro, o Agfa, que está disponível sob as marcas Rollei e Lomo.
€
No formato 220, infelizmente, a oferta é realmente escassa, mas pelo menos há o Portra 160 e o Portra 400 no formato 220. Infelizmente, o preço é o dobro do que se pagaria comprando dois rolos de 120. Portanto, paga-se mais pela mesma quantidade de filme. Para uma sessão fotográfica maior, em que não se quer trocar de filme com tanta frequência, talvez valha a pena.
AntiLynd
Bem, permiti-me tratar o Velvia 50 e o 100 como se fossem um único filme, já que o que me interessa são alternativas reais. Há algum tempo já não consigo encontrar o Provia nas lojas de confiança, por isso presumi que tivesse sido descontinuado. Se eu estiver enganado, é claro que isso é uma boa notícia, pois seria de fato uma alternativa ao Velvia (que não é muito a minha praia). E, por fim, o Agfa de que você fala, pelo que sei, é justamente o material que mencionei acima, que atualmente está disponível sob diversos nomes comerciais e com grandes variações de qualidade.
Neutrino
Acho que posso te tranquilizar: o Provia 100F em 120 definitivamente não foi descontinuado. Bem, é claro que nunca se pode ter certeza, mas pelo menos não há sinais disso. Todos os principais varejistas online o têm em estoque; aqui em Viena, as lojas de fotografia (que ainda lidam com analógico) também o vendem, como sempre. O que foi realmente triste, porém, foi o fim do Provia 400. Como formato médio, eu nem sequer pude experimentá-lo. É verdade que ainda existe o Agfa como filme diapositivo de maior sensibilidade, mas a qualidade está muito aquém da Fuji.
grommi
Que bom para você, Isabella.
AchimBauer
Olá, Reinhold,
Não é bem assim dizer que não há novidades. Nos EUA, já estão saindo novos rolos de Svema e Tasma, além de filmes especiais enrolados à mão, e até por um preço bastante acessível, se não contarmos o frete e outras despesas.
€
Quanto ao filme infravermelho, por que você mesmo não faz?
Nos últimos dias, li algo sobre isso no Aphog; lá, alguém está procurando parceiros para ressensibilizar filmes.
€
Não sei se vai dar certo, mas dá uma olhada lá.
€
Atenciosamente, Achim
Wolfgg
Como esperamos que em breve cheguem novos filmes coloridos da Itália, aqui fica uma retrospectiva da situação em 1983:
O Scotch Chrome 100, com suas cores suaves e a típica “assinatura na borda”, comprado, exposto e revelado em 1983:
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
E o então cobiçado 640T, também comprado, exposto e revelado em 1983:
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Todos revelados na época com produtos químicos Kodak E6 originais, apenas digitalizados com a Epson 4870, sem qualquer outro processamento.
Atenciosamente, Wolfgang
…