Photux
Olá a todos,
Hoje, só para testar, resolvi revelar um APX100 (antigo) no revelador Silvermax — mas o frasco, ou melhor, seu conteúdo, parece amarelado (em vez de transparente), e também parece haver um mínimo de precipitação. Eu tinha usado Protectan (o que faço agora com todos os reveladores).
Ora, como se sabe, essa descoloração é totalmente normal no RODINAL, mas no D76, que costumo usar, é um sinal claro de que o revelador está estragado.
€
Para não arriscar nada (são fotos importantes), revelei o filme no FX39. Alguém de vocês tem experiência para me dizer se devo testar o revelador Silvermax novamente com um filme menos importante ou se é melhor descartá-lo logo?
€
Saudações da ensolarada Hannover
Daniel
TiMo
Olá, Daniel,
Eu também tenho uma leve descoloração amarelada, mas isso não causa nenhum problema. Recomendo transferir o revelador para um frasco de vidro. De qualquer forma, eu testaria antes de jogar fora.
?
Atenciosamente,
Tim
Renate
Olá,
para esses casos, existe um teste simples. Corta-se um pedaço de filme e revela-se à luz por 5 minutos, mexendo constantemente. Em seguida, fixa-se rapidamente até que o filme fique claro. Quando colocado contra uma lâmpada, deve aparecer uma densidade semelhante à de um início de filme revelado corretamente. Além disso, não devem aparecer manchas. Se for esse o caso, o revelador está bom; caso contrário, ele deve ser descartado. Para isso, uso a aba do filme a ser revelado ou um pedaço de um filme vencido.
Atenciosamente,
Renate
Photux
Obrigado pelas respostas de vocês! A ideia do trecho de filme é boa.
€
Trata-se “apenas” de um frasco de 50 ml, que eu encomendei junto com um “pacote surpresa” — só para ver o que o revelador consegue extrair do filme. Por isso, não vale a pena transferi-lo para outro recipiente.
TR
Saudações. Eu também testo meu revelador de negativos dessa forma (com um rolo de teste reservado para isso, do qual sempre corto um pedacinho). Com o Xtol, porém, leva apenas cerca de 40 segundos para que o APX 100 comece a apresentar uma densidade. Isso é suficiente para eu concluir que o revelador ainda está funcionando. Molhe completamente o pedaço de filme com água antes, para não confundir o escurecimento causado pela umidade com a densidade do revelador. Nesse caso, eu não faço a fixação.
Renate
Olá,
No Xtool, é possível simplificar o processo, já que o revelador ou funciona ou não. Outros reveladores, porém, apresentam densidade após pouco tempo, mas, devido à idade, não conseguem atingir a densidade máxima ou tendem a deixar manchas. Por isso, prefiro fazer um teste mais detalhado. Só é possível avaliar corretamente o pedaço de filme após a fixação. Basta que o filme esteja clarificado. Não é necessário realizar a fixação final.
Eu também utilizo esse procedimento, com algumas modificações, para obter um valor inicial para novos tempos de revelação de combinações de filme e revelador ainda não testadas. O objetivo é encontrar o tempo em que o D-Max do filme é atingido.
Atenciosamente,
Renate
Wolfgg
Olá,
o melhor é praticar com um pedaço de filme usando um revelador que você tenha certeza de que está intacto, para ter uma ideia de como ocorre a densidade e com que rapidez ela acontece quando o revelador ainda está em boas condições.
Portanto: basta, sob luz natural ou luz ambiente normal, mover constantemente o pedaço de filme (por exemplo, preso a um prendedor de roupa) no revelador, conforme descrito pela Renate, e observar atentamente como a densidade de preto se forma. Devido à forte superexposição, ela surge bem rápido e o importante agora é que, visto do lado da camada, se forme um preto profundo, e não apenas um cinza, e que depois não aconteça mais nada. Pois, uma vez que se tenha visto a rapidez com que a densidade ocorre e como fica com o revelador intacto, pode-se poupá-se a fixação e perceber rapidamente se algo está errado, ou seja, se o revelador carece de poder redutor. Esse teste rápido também é bastante recomendável antes de fotos muito importantes, já que, com a experiência acima, leva apenas alguns minutos e evita, se for o caso, xingamentos intermináveis.
Atenciosamente, Wolfgang
Renate
Olá,
A avaliação correta da tira de teste só é possível com a luz de fundo, e para isso é preciso fixá-la. Fazer de outra forma é uma loteria.
Atenciosamente,
Renate