MNossi
Olá!
É possível ampliar negativos em formato 35 mm com uma Anaret 4,5/80 (montada em uma Opemus 5), ou é necessário usar uma lente de 50 mm?
Como sempre, obrigado pelas dicas.
Mario
Urnes
Sim, você pode. No entanto, a ampliação máxima é menor.
Atenciosamente, Sven.
TR
Na maioria das vezes, amplio meus negativos de 35 mm para formatos menores usando uma lente de 80 mm, para não ter que ficar com a cabeça do ampliador tão baixa. Além disso, assim tenho a certeza de que o negativo será reproduzido corretamente até as bordas (afinal, uma lente de ampliação para formato médio tem um círculo de imagem maior do que uma para 35 mm).
Wolfgg
... e o tempo de exposição também seria maior, já que a luz continua se distribuindo pelo formato 6x6 e apenas uma fração dela é utilizada (se for usado um condensador, é claro que o destinado ao formato 6x6 precisa permanecer no lugar). Mas isso só se torna incômodo em formatos maiores ou com quantidades maiores, não é?
?
Atenciosamente, Wolfgang
piu58
[align=center]> e o tempo de exposição também seria maior, já que a luz continuaria se distribuindo por 6x6[/align]
?
Não. O tempo de exposição depende da abertura do diafragma. O círculo de imagem da lente não tem nada a ver com isso.
?
Ganharia-se se se trocasse o sistema de condensador ou o misturador de luz, de modo que a luz da lâmpada incandescente fosse concentrada no negativo menor.
Wolfgg
Uwe, parece que minha resposta não foi suficientemente detalhada. Em *comparação* com a solução “padrão” — ou seja, uma lente de 50 mm e um condensador adequado (ou caixa de mistura) —, o tempo de exposição acaba ficando mais longo quando se coloca um negativo de 35 mm em um ampliador ajustado para 6x6. Afinal, grande parte da luz é bloqueada pela máscara do negativo de 35 mm. Às vezes eu também faço isso. Quando há principalmente filmes em rolo e poucos negativos de 35 mm, fico com preguiça de mudar para o formato 35 mm.
?
Mais uma observação para o Mario: o negativo KB no ampliador 6x6 precisa ser bem mascarado, ou seja, nenhuma luz deve passar pelo negativo e atingir a placa de fundo, pois isso pode facilmente causar ofuscação (luzes cinzentas). No caso de negativos densos, a luz que passa pelos orifícios de perfuração já é suficiente para isso.
?
Atenciosamente, Wolfgang