MNossi
Olá!
Sempre que volto de uma viagem, não consigo mais lembrar exatamente onde tirei cada foto.
Vocês tomam notas ou como costumam lidar com isso?
Obrigado pelas respostas!
Mario
?
?
Renate
Faço anotações sobre as fotos. No caso de fotos em formato KB, elas não são tão extensas, enquanto nas fotos em MF e GF são muito detalhadas. Além disso, sempre escrevo um diário quando viajo.
€
Acabei de comprar um gravador digital que pretendo levar nas minhas saídas fotográficas. Mas isso só vai servir de alguma coisa se eu transcrever as gravações de voz regularmente. No entanto, o aparelho é tão novo que ainda não foi usado em nenhuma saída fotográfica.
€
Atenciosamente
€
Renate
piu58
Experimentei um gravador de voz. Achei pouco prático, principalmente a parte de ouvir as gravações.
€
Sempre ando com um caderninho comigo.
Urnes
Bem, existe um aplicativo para tudo. Para quem tem smartphone, existe o extif4film. Você configura seu equipamento nas predefinições e depois basta inserir os dados da filmagem; os dados geográficos podem ser inseridos automaticamente e cada rolo de filme pode ser numerado. Quem trabalha de forma híbrida pode inserir os dados diretamente nas digitalizações posteriormente.
Caso contrário, vale o bom e velho caderninho. Também dá para preparar uma tabela para registrar os dados da filmagem.
Atenciosamente, Sven.
AchimBauer
Bom dia, Mario.
?
Antigamente, quando viajava, eu sempre fotografava em filme diapositivo, e por isso, como primeira foto, sempre fotografava um cartaz de papelão com meu endereço, caso o filme se perdesse durante o revelamento. Acrescentei a data, o número do rolo e o modelo da câmera (já que usava várias), e tudo isso foi complementado por um gravador de voz — que na época ainda não era digital —, além de breves anotações escritas, para facilitar a organização das demais informações.
Hoje, provavelmente levaria uma pequena câmera digital com função de GPS, como as que existem em muitos celulares, e documentaria a localização de vez em quando. É claro que também seria possível manter um registro detalhado e anotar todos os dados de exposição, incluindo a lente utilizada. Mas um pouco de descanso nas férias não faz mal.
?
Atenciosamente, Achim
Georg
Tenho um caderno de 100 páginas com espiral. Nele, criei à mão uma tabela no formato paisagem com as seguintes colunas
Nº do filme
Data
Nº da foto
Motivo
Distância focal
Medição de exposição
Exposição real
€
Em comparação com os recursos digitais que também utilizo (gravador, computador), o caderno tem a vantagem de poder ser deixado à mão por mais tempo e usado para consulta, se necessário. Utilizo o gravador quando fotografo digitalmente, pois, nesse caso, utilizo poucas configurações técnicas. Na Europa Oriental, tivemos uma vez uma visita guiada fantástica nas ruínas de uma mansão, conduzida por uma senhora idosa local que ainda conheceu os últimos descendentes dos proprietários. Gravei toda a visita no gravador com a permissão dela e, assim, obtive informações que vão além de qualquer guia de viagem e, além disso, um registro único de história oral. Lamento apenas ter apenas um aparelho simples que não pode ser conectado ao computador.
TR
Só faço anotações quando as fotos precisam ser repetidas. Fora isso, não vejo sentido em memorizar, por exemplo, com qual abertura uma foto foi tirada, se a gente já conhece a técnica (ou suas características).
€
Edit: Ah, certo, trata-se de lugares/viagens — eu não tinha percebido isso.
plaubelpeco
Faço anotações manuscritas detalhadas para quase todas as fotos (grande formato), como, por exemplo: exposição medida, prolongamento da exposição por meio do prolongamento do obturador, prolongamento da exposição para o efeito de máscara preta, exposição real, ajuste dos prismas, dados de foco e profundidade de campo.
Preciso desses dados de exposição (N -/+) também para o revelamento dos filmes.
Desde as últimas férias fotográficas, também uso o Exif4Film; ele tem a vantagem de permitir que, posteriormente, se tenha os dados de GPS e, se for o caso, uma “foto de comparação”.
Gast
Criei um formulário (DIN A5) no qual registro os seguintes dados:
Câmera; marca do rolo; quando colocado; número da foto; data da foto e tema. Na coluna “Tema”, às vezes também anoto qual lente e qual flash foram usados.
Nas férias, os dados são anotados em um pequeno “bloco espiral”.
?
pergunta?