CPD
Bom dia!
€
€
Há muito tempo que procuro um substituto para a APX 25, daí o meu interesse pela Retro 80s.
€
Acabei de encomendar 10 rolos de 120. Qual revelador? Ainda tenho D-76, Perceptol, Microphen e alguns restos de RODINAL guardados.
€
O que acho interessante neste filme é, entre outras coisas, a sensibilidade ampliada ao vermelho.€
€
Já conheço o relato do Uwe Pilz.
€
Atenciosamente!
€
CP
€
ThomasPauly
A mim também me pareceu que o Rollei 80S, após o primeiro revelamento em D-76/ID-11, apresentava um aspecto um pouco duro na avaliação visual dos negativos. No entanto, foi possível ampliar (ampliador de luz fria, gradação 2) e digitalizar os negativos sem problemas. Na minha opinião, talvez apenas o desenho das sombras pudesse ser melhorado. Para isso, na próxima vez, eu reduziria a sensibilidade em um ou dois DIN. O tempo de revelação poderia então ser reduzido em relação ao indicado nas instruções, o que, naturalmente, suavizaria a gradação e melhoraria a adequação para ampliadores de condensador.
€
Dos outros reveladores mencionados, experimentei ainda o Perceptol, que, além de uma reprodução harmoniosa dos tons, proporciona naturalmente uma excelente capacidade de ampliação, mesmo que um filme em rolo de sensibilidade média a baixa não exija necessariamente um revelador de grão fino. €
€
Faria mais testes com reveladores que melhorem a definição das luzes ao achatar a curva característica na faixa superior. Entre eles está o CG512/RLS. Os tempos de revelação para este revelador encontram-se na ficha técnica. O revelador SILVERMAX também poderia ser uma boa escolha, mas ainda não encontrei tempos de revelação para ele, pelo que estes teriam de ser determinados através de testes.
€
Se estiver à procura de um material de baixa sensibilidade e a sensibilização ampliada ao vermelho não for importante, também acho o novo RPX 25 excelente. Exposto na sensibilidade nominal e revelado em D-76 1+1 conforme as instruções por 8 minutos a 20 °C (ritmo de agitação Ilford), ele já deu certo na primeira tentativa. Qualidade máxima, zero problemas.
€
Atenciosamente
€
tepe
CPD
Olá, Tepe!
?
Muito obrigado pelas suas observações!
?
Costumo fotografar com frequência na região do Mediterrâneo, onde os contrastes são bastante elevados: o Ilford Pan F que utilizo é então exposto a ISO 12/12 quando revelado com Perceptol, embora a baixa sensibilidade certamente não se deva apenas ao meu método de medição.?
?
O RPX não é praticamente idêntico ao Pan F? Desisti de vasculhar tópicos em busca de rumores! No entanto, minha satisfação com o RPX é limitada, pois, na minha opinião, ele ameaça o projeto de filme da ADOX! Eu também preciso de filme plano, e o Rollei RPX não oferece isso.
?
No 80s, o que mais me atrairia seria a sensibilidade ampliada ao vermelho.
?
Um grande abraço!
ThomasPauly
Na minha opinião, o 80S supera visivelmente o Pan-F em termos de grãos finos. Por ser um filme originalmente destinado à fotografia aérea, ele é naturalmente ideal para fotos de paisagens. As turvações atmosféricas, que se espalham principalmente na faixa do azul, têm menos impacto nos filmes superpan-cromáticos Agfa S, que atingem sua sensibilidade máxima na faixa do vermelho. Em retratos, as características da pele (predominantemente avermelhadas) ficam mais claras e, por isso, visivelmente atenuadas. Sob luz incandescente, não há perda de sensibilidade, mas é preciso realizar uma exposição mais longa em temperaturas de cor muito altas. Nesse sentido, as emulsões Agfa/Rollei são o oposto exato dos materiais ADOX/ex-Efke.
?
Como usuário de KB e MF, a capacidade de resolução e o grão fino são, para mim, absolutamente importantes. Minhas experiências com a Efke remontam a muitos anos atrás; na época, porém, a Efke (que, assim como a ADOX original, ainda era classificada com 14 DIN) ficava claramente atrás da APX 25 nesses dois critérios. O charme dos anos 50 não se manifesta apenas nos tons especiais, mas também nos parâmetros técnicos mais banais. Nesse sentido, fico muito feliz que, com o RPX 25, a classe 15 DIN volte a ter um material moderno de alta qualidade.
?
Um ADOX Single-Layer 25, que está voltando ao mercado — e que, afinal, é um filme de culto e, portanto, está acima de considerações tecnocráticas mesquinhas —, provavelmente continuará tendo um nicho suficientemente grande, já que conta com a clientela da GF — desde que ele chegue ao mercado.
?
Atenciosamente
?
tepe
CPD
Minha principal preocupação é não conseguir controlar a 80s em situações de alto contraste. Vou fotografar arquitetura antiga e locais históricos no contexto da paisagem. Em alguns casos, com distâncias focais mais longas, a partir de colinas opostas. A capacidade da 80s de penetrar na neblina seria, portanto, muito bem-vinda. A questão é saber qual filtro eu precisaria usar. Não dou muita importância a imagens surreais. Com a Pan F, costumo usar um filtro amarelo médio, muitas vezes também um filtro amarelo-esverdeado, que clareia um pouco a vegetação local.
?
Normalmente, eu faria um projeto desse tipo em grande formato 4x5 polegadas, com FP4+, que eu prefiro ao TMX 100 ou ao Delta 100. Desta vez, o grande formato não é possível, pois terei que percorrer longas distâncias a pé. De outra forma, não conseguirei chegar a alguns locais. Minha Technika 6x9 já vai ser um fardo suficiente. Desta vez, pretendo fazer ampliações bem grandes (60x90 cm), daí a pergunta sobre o 80s. Além disso, preciso de ajustes, por isso a Technika. Senão, haveria opções mais leves!
?
Mais uma vez, muito obrigado pelas dicas!
?
Ciao!
?
CP
grommi
6x9, lentes de alta qualidade e o filme dos anos 80: dá para ampliar em metros quadrados, desde que se leve em conta distâncias de visualização adequadas. Na minha opinião, nem é preciso usar filtro; a sensibilização proporciona, mesmo sem filtro, uma excelente diferenciação do verde das plantas, que nunca fica com aquele tom cinza monótono como acontece com os filmes comuns. Você mesmo terá que decidir, com base em fotos de teste, se consegue conviver com a baixa diferenciação de sombras em céu azul. Da mesma forma, qual revelador é mais adequado para você. O RODINAL de revelação em banho estático, por exemplo, pode ser uma boa opção; o Agfa normal de 30 segundos com agitação vai queimar rapidamente as luzes.
ThomasPauly
Sobre o tema “suavização de luzes”: O antigo manual de instruções da Paterson para o FX-39 menciona a possibilidade de utilizar o revelador em uma diluição mais elevada de 1+19 para esse fim. Nesse caso, o tempo de revelação deve ser duplicado. Veja o anexo.
€
Atenciosamente
€
tepe
€
CPD
Obrigado pelas dicas. O FX-39 não é uma espécie de Neofin?
CPD
Você mesmo terá que decidir, com base em fotos de teste, se consegue aceitar a baixa diferenciação de sombras quando o céu está azul.
?
?
?
?
?
?
Mas isso não é uma questão de exposição? De qualquer forma, eu exponho as sombras com o Spotbeli. Provavelmente, com a faixa de contraste adequada, obterei uma sensibilidade ainda mais reduzida com tempo de revelação menor. Aproximadamente ISO 25/15 deve funcionar, mas ainda preciso fazer alguns testes.
?
De qualquer forma, vou levar dois cartuchos de filme em rolo comigo (embora me dê arrepios só de pensar no peso! Esses cartuchos Linhof Rollex pesam 1.400 g cada um!)
?
No entanto, preciso me apressar, pois a aventura começa já no final de julho.
?
Um grande abraço!
grommi
€
<blockquote class="ipsBlockquote" data-author="grommi" data-cid="17450" data-time="1401890889">
<div>
Você mesmo terá que decidir, com base em fotos de teste, se consegue aceitar a baixa diferenciação de sombras sob um céu azul.
€
€
€
€
</div>
</blockquote>
Não é só isso. O filme é simplesmente 1 a 2 pontos de luz menos sensível na faixa espectral do azul. E, ao ar livre, quando o tempo está bom, as sombras são iluminadas pelo céu azul. Isso não muda, independentemente do tipo de medição de exposição que você use. Você poderia, no máximo, compensar isso com um filtro azul, o que, naturalmente, também não faz sentido, pois, nesse caso, você poderia simplesmente usar um filme “normal”. Uma olhada no diagrama de sensibilidade espectral na ficha técnica revela isso imediatamente e de forma clara ;-)
€
PS: como já disse, só saberás se gostas ou não desse filme com suas características especiais depois de fazer fotos de teste. Acho esses filmes aéreos da Agfa extremamente interessantes. Eles são os “machos” entre os filmes P&B. O oposto exato são os filmes ortocromáticos (pan), que podem ser incrivelmente sutis e enfatizam muito a “perspectiva aérea”.
piu58
O RR80s tende a apresentar um efeito de espalhamento nas áreas claras em muitos reveladores, ou seja, exatamente o oposto do que se espera nessa faixa (ombros). Isso dificulta a reprodução das áreas claras. Esse é o problema do filme para a fotografia artística. É algo controlável, mas está presente.
€
A granulação fina é excelente, assim como a nitidez na maioria dos reveladores.
CPD
Obrigado pelas dicas! Acabei decidindo usar o Pan F+, que conheço bem, com Perceptol 1+3! O resto me parece complicado demais agora. Especialmente com o pouco tempo que ainda tenho para fazer os testes.
?
?
Um abraço!