TR
Olá, pessoal, gostaria de criar uma escala de cinza para transparência (para testar a gradação) — e isso de forma bem simples, usando o controle deslizante do cassete da minha câmera de grande formato. As gradações devem corresponder exatamente a 1 stop cada. É muito simples: basta puxar o controle deslizante um pouquinho e realizar a exposição. Depois, puxo mais um pouquinho e realizo a exposição, e assim por diante. Os tons de preto se somam. Mas, caramba! Não consigo de jeito nenhum criar uma fórmula simples ou algo do tipo para me orientar sobre quanto tempo devo realizar a exposição em cada etapa ou quanto devo abrir a abertura (e, claro, a partir de um segundo, meu material também entra na curva de Schwarzschild). Nas duas primeiras etapas, é claro: realizo a exposição na etapa um com o tempo X e na etapa dois novamente com o mesmo tempo, o que significa exatamente o dobro da quantidade de luz da primeira etapa, ou seja, uma abertura a mais. Na etapa três, porém, a situação já é diferente. Infelizmente, para mim, a coisa para por aí. Não sou muito de matemática.
Ninguém vai me poupar do trabalho de pensar nisso agora — com uma longa folha de papel, eu certamente conseguiria chegar lá em algum momento. Mas talvez exista aqui um atalho bem simples? Eu só preciso de um filme plano em que cada “faixa” seja submetida à exposição aditiva, de modo que fique exatamente um stop “mais escuro” que a anterior. Ou será que existe uma maneira mais fácil de conseguir rapidamente uma escala de cinza de luz transmitida? Uma diferença de densidade de 10 stops seria ótimo. Talvez alguém já tenha feito algo assim?
Tandemfahren
Olá, Thomas, não se preocupe, não é por causa dos seus conhecimentos de matemática.
€
O caminho mais rápido para obter uma escala de cinza graduada é a Stouffer Industries. Eles têm todas as escalas de cinza de que você precisa.
Usando apenas os recursos da câmara escura, você levaria muito, muito tempo para chegar lá.
Você teria que determinar com muita precisão a curva característica do filme usado e, em seguida, realizar a exposição de cada tira individualmente. Não é um processo aditivo; para isso, você precisaria de um filme com curva característica absolutamente linear, sem Schwarzschild.
E depois realizar a exposição em incrementos de um terço — nem pensar!
€
As escalas Stouffer vão até 3,0 logD, nossos materiais também não chegam lá.
Considerando o trabalho envolvido e o resultado incerto, as escalas industriais custam uma ninharia.
€
Frank
Otto
O Frank está certo. No entanto, um ponto negativo são os custos de envio, que chegam a quase 30 dólares, devido ao seguro e ao rastreamento da encomenda.
Atenciosamente,
Otto!
Tandemfahren
Ah, agora ficou tão caro assim? Fiz meu pedido há um tempo, e chegou simplesmente numa carta. Quer dizer, naquela época eu ligava pra Stouffer e dava certo. É só falar com o pessoal!
AntiLynd
[Postagem temporariamente excluída]
piu58
Na época, escrevi para a Stouffer e pedi que enviassem isso por carta. E foi o que fizeram.
TR
Olá e obrigado pelas respostas. Aparentemente, tudo isso não é tão simples quanto eu pensava inicialmente. Lembrei-me então (o Frank também mencionou isso) de que, naturalmente, devido ao processo de desenvolvimento (meu), não é possível obter uma geração linear de tons de cinza. Vi que a escala de Stouffer também está disponível aqui na loja. Talvez eu a inclua no meu pedido da próxima vez.
Tandemfahren
Thomas, na Stouffer, no entanto, eles têm calas cinzentas em vários formatos e também em incrementos de um terço (a que está na loja é em incrementos de meio). Só para você saber.
O site deles é um pouco confuso; lembro-me de que algumas variantes só aparecem na lista de preços.
Ewald
Pensei nisso por alguns dias e então descobri como conseguir 7 f-stops (ou zonas) em um filme plano 4x5"
Mas explicar por escrito aqui me parece muito trabalhoso. Meu método é inspirado nos senhores Anzinger e Otto Beyer.
Meu objetivo era apenas determinar a inclinação (ou seja, qual valor de gama) da combinação de filme preto e branco e revelador que testei no fluxo de trabalho do meu equipamento, ou seja, como alcançar uma gama de aproximadamente 0,7. Para isso, bastam passos inteiros de abertura (log.2 = 0,3)
€
€
http://www.bilder-upload.eu/show.php?file=729f33-1443906046.jpg
www.bilder-upload.eu/thumb/ec6bca-1443906736.jpg

€
€
€
Atenciosamente,
Ewald