Benjamin_
Olá,
Sou novato no mundo do revelamento de filmes analógicos e acabei de comprar os kits iniciais da FOTOIMPEX. Tenho um filme preto e branco Kentmere 400 e gostaria de saber se posso revelá-lo com o revelador ADONAL e, em caso afirmativo, como posso determinar os tempos necessários.
€
Espero que me perdoem pela pergunta de principiante.
€
Atenciosamente,
Benjamin_
Neutrino
Bem-vindo!
€
Em princípio, é possível revelar qualquer filme com qualquer revelador monocromático. A escolha do filme e do revelador depende inteiramente do gosto pessoal. Com o Kentmere 400, você tem um filme de bom comportamento, mas com granulação bastante grossa. O ADONAL produz imagens com muita nitidez, mantém-se estável por muito tempo mesmo depois de aberto, mas também apresenta granulação bastante grossa. Portanto, se você deseja uma imagem com granulação, essa combinação é a ideal para você.
€
Você pode consultar o tempo de revelação, por exemplo, na ficha técnica do ADONAL (RODINAL):
http://www.fotoimpex.de/shop/images/products/media/37805_1_RODINAL-Datenblatt.pdf
Embora você não encontre o seu Kentmere 400 na lista, saiba que o Ilford HP5 é quase idêntico. Portanto, você pode usar esse tempo sem problemas.
€
Outra fonte de tempos de revelação é o seguinte site:
http://www.digitaltruth.com/devchart.php
É claro que não se deve acreditar cegamente em tudo o que está listado lá; além disso, o tempo e a temperatura de revelação dependem sempre do gosto pessoal e da finalidade do filme, mas, em muitos casos, esses tempos servem como uma primeira referência.
Benjamin_
Olá, Neutrino,
obrigado pela resposta detalhada, me ajudou muito.
Morte
Oi,
trabalho muito e gosto bastante de usar o Kentmere 400. Aliás, não acho que ele tenha um grão mais grosso do que outros filmes da mesma categoria, como o Tri-X. O Foma 400 é que tem o grão mais grosso. No geral, todos ficam bons.
O Kentmere funciona muito bem com ADONAL/RODINAL. No banco de dados do Digital Truth, cujo link está acima, você encontra os tempos de revelação para essa combinação. Dica: use 1+50, não 1+25. O resultado fica mais fino. Leva só um pouco mais de tempo. Mas acho os 20 minutos indicados (como quase sempre) muito longos. O filme fica com contraste excessivo e mais difícil de copiar (= fazer cópias). No ADONAL, revelo o Kentmere 400 na proporção 1+50 por 13 minutos. Isso é totalmente suficiente, poupa os nervos e simplesmente produz tons de cinza mais bonitos. O ADONAL realça muito bem o “caráter” de um filme. Além da nitidez, ele também produz um grão mais acentuado. Se isso é bom ou não, depende da imagem e do gosto pessoal.
Se você quiser um grão mais fino, pode usar o ATOMAL 49 (A49) da ADOX, que também está disponível a um preço acessível na FOTOIMPEX. A preparação não é nenhum problema. A solução preparada dura uma eternidade. Não tanto quanto o RODINAL, mas é totalmente suficiente. Eu revelo o Kentmere 400 na solução-mãe A49 (o que é isso está escrito na embalagem) por 7,5 minutos. O resultado são negativos de grão fino e equilibrados. Não tão marcantes quanto com o ADONAL, mas mesmo assim muito bonitos. A propósito, o A49 também é um revelador clássico (Orwo) que já fez gerações de fotógrafos felizes.
Benjamin_
Olá, Morte,
Ok, vou tentar com 1+50 por 13 minutos. Enchi o rolo esta manhã e já estou ansioso para revelar. Existem alguma regra geral sobre quanto tempo devo deixar o fixador agir?
?
Atenciosamente,
Benjamin:
Photux
A regra geral é: tempo de fixação = o dobro do tempo de clareamento. O tempo de clareamento é o tempo necessário para que uma tira de filme não revelada (por exemplo, do início de um cartucho) fique visivelmente clara. Isso geralmente ocorre após 1 a 2 minutos, de modo que 4 minutos de fixação devem ser suficientes. Como já tive vários negativos que não ficaram bem fixados, agora fixo sempre por 6 a 8 minutos. Se o tempo de fixação for muito longo, a imagem pode ser prejudicada, mas nunca tive esse tipo de problema. Talvez isso se deva ao fato de que eu sempre realizo a diluição de meu fixador (Tetenal Superfix ou ADOX Adofix) na proporção de 1+9, para economizar produtos químicos.
€
Importante: agite também durante a fixação (o ritmo não importa muito) para obter resultados realmente uniformes.
€
€
Aliás, só posso confirmar que o Kentmere 400 é um bom filme; gosto dos resultados quase mais do que com o meu padrão anterior, o Tri-X da Kodak. Eu geralmente revelo em D76, que é barato, tem grão fino e produz resultados satisfatórios com praticamente qualquer filme. Pessoalmente, sempre achei o RODINAL na proporção 1+50 um pouco feio; 1+25 me agrada muito mais. Mas é uma questão de gosto, então, em caso de dúvida, basta experimentar! :)
Benjamin_
Olá, acabei de revelar meu primeiro rolo de filme e tenho que admitir que deu tudo errado, embora eu tenha feito tudo com muito cuidado. A única explicação que consigo dar é que eu o enrolei errado e o revelador não chegou a todas as partes?
O filme apresenta manchas claras em intervalos regulares, cada uma com cerca de 3 quadros, e entre elas sempre há cerca de 2 quadros revelados corretamente. Veja a foto em anexo.
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
piu58
No início, faça a exposição de pequenos trechos de filme com poucas fotos, talvez uns 10, e revele-os até conseguir fazer isso. Só depois coloque fotos “de verdade” na lata.
Photux
Que tipo de rolo você usa? De fato, parece que o revelador não chegou a todas as partes, mas não sei ao certo por que isso aconteceu. Em caso de dúvida, não custa nada sacrificar um rolo (pode ser um rolo colorido barato e vencido) e praticar o processo algumas vezes à luz do dia, pelo menos para evitar erros ao enrolar o filme.
Tandemfahren
O mais fácil, claro, seria você bobinar junto com alguém que saiba fazer isso.
Fiz isso outro dia com um amigo novato (mas com um rolo de 120), que levou incríveis 30 minutos até conseguir colocar a fita na lata!
Muita risada no “Bärenarsch”…
€
Pode ser que haja algum problema com o teu carretel; aí tu te esforças à toa, sozinho, desesperado, infeliz!
Bem, agora tu tens um filme para praticar. Não te esqueças de arredondar os cantos!
€
Saudações de Frank
TiMo
Não vejo nem um traço de imagem na sua fita fotográfica, apenas os contornos gerais
O revelador está bom?
Saudações, Tim
Benjamin_
O revelador é novo e, sem dúvida, foi utilizado na proporção correta. Acho que coloquei uma quantidade insuficiente; dei uma olhada no resultado com a quantidade indicada e achei que era muito pouco. Vou tentar novamente mais tarde e depois volto a entrar em contato.
€
Desde já, obrigado pelas muitas respostas.
TiMo
Olá, Benjamin,
Geralmente está escrito na parte de baixo da embalagem do revelador qual a quantidade que deve ser colocada.
€
Atenciosamente, Tim