Benjamin_
Olá,
Sou novato no mundo do revelamento de filmes analógicos e acabei de comprar os kits iniciais da FOTOIMPEX. Tenho um filme preto e branco Kentmere 400 e gostaria de saber se posso revelá-lo com o revelador ADONAL e, em caso afirmativo, como posso determinar os tempos necessários.
€
Espero que me perdoem pela pergunta de principiante.
€
Atenciosamente,
Benjamin_
Neutrino
Bem-vindo!
€
Em princípio, é possível revelar qualquer filme com qualquer revelador monocromático. A escolha do filme e do revelador depende inteiramente do gosto pessoal. Com o Kentmere 400, você tem um filme de bom comportamento, mas com granulação bastante grossa. O ADONAL produz imagens com muita nitidez, mantém-se estável por muito tempo mesmo depois de aberto, mas também apresenta granulação bastante grossa. Portanto, se você deseja uma imagem com granulação, essa combinação é a ideal para você.
€
Você pode consultar o tempo de revelação, por exemplo, na ficha técnica do ADONAL (RODINAL):
http://www.fotoimpex.de/shop/images/products/media/37805_1_RODINAL-Datenblatt.pdf
Embora você não encontre o seu Kentmere 400 na lista, saiba que o Ilford HP5 é quase idêntico. Portanto, você pode usar esse tempo sem problemas.
€
Outra fonte de tempos de revelação é o seguinte site:
http://www.digitaltruth.com/devchart.php
É claro que não se deve acreditar cegamente em tudo o que está listado lá; além disso, o tempo e a temperatura de revelação dependem sempre do gosto pessoal e da finalidade do filme, mas, em muitos casos, esses tempos servem como uma primeira referência.
Benjamin_
Olá, Neutrino,
obrigado pela resposta detalhada, me ajudou muito.
Morte
Oi,
trabalho muito e gosto bastante de usar o Kentmere 400. Aliás, não acho que ele tenha um grão mais grosso do que outros filmes da mesma categoria, como o Tri-X. O Foma 400 é que tem o grão mais grosso. No geral, todos ficam bons.