Neutrino
Pessoal,
Mais uma vez tenho uma pergunta para vocês, na esperança de que possam me ajudar mais uma vez.
No momento, tenho apenas uma lente de ampliação barata e de baixa qualidade com três elementos, que nem sequer foi projetada para negativos de 6x7 cm e possui apenas uma distância focal de 75 mm. Quando se fecha bastante a abertura, o círculo de imagem fica razoavelmente bem iluminado, mas os cantos já ficam bastante desfocados e eu também não diria que o resto da imagem é exatamente nítido. Eu consideraria uma ampliação de 24x30 o limite máximo absoluto. Uma pergunta adicional: será que um canto pode ficar mais desfocado do que os outros, ou será que há algum problema com a mesa de negativos?
Por esse motivo, estou agora à procura de uma lente de ampliação M39 adequada para negativos no formato 6x7 cm. Ela deve situar-se na faixa de preço da classe média à classe média alta. Em outras palavras, não preciso de mais uma lente de baixa qualidade, mas também não deve ser muito cara. Se for possível obter boas ampliações até 50x60 cm, já fico satisfeito. O problema é que, infelizmente, não tenho absolutamente nenhuma noção sobre lentes de ampliação. É claro que já pesquisei na internet, mas isso não me deixou muito mais esclarecido. Pelo que sei, quanto mais lentes uma lente tiver, melhor, e que para negativos de 6x7 cm é necessária uma distância focal de aproximadamente 90 mm ou mais, embora existam algumas de 80 mm que também possam ser adequadas.
Minha pergunta para vocês agora é: quais lentes vocês conhecem que seriam adequadas para mim e qual seria o preço razoável? Vocês podem recomendar alguma?
Wolfgg
Olá,
Compre logo algo de qualidade, senão você vai acabar comprando uma terceira vez, ou seja, 80 mm e 6 lentes (Componon, Rodagon, etc.).
?
Atenciosamente, Wolfgang
Neutrino
Obrigado pela sua resposta rápida.
€
É claro que já conheço as marcas Componon e Rodagon. Só que tenho aqui o problema de que, aparentemente, existem inúmeras variantes dessas marcas em várias versões, e não consigo me orientar muito bem. Como posso saber a idade da lente, quantas lentes ela tem, se é adequada para o formato 6x7 etc.?
€
AchimBauer
Olá, Neutrino, olá, Wofgg,
€
80?!
Bem, por 80 eu compraria uma para 6x6. Para 6x7, tenho uma Rogonar S de f/4,5 e 90 mm, que é a linha básica da Rodenstock.
Se são 4 ou 6 lentes, não importa muito. Existem boas lentes de 4 e boas de 6, e também lentes de 3 que vão de razoáveis a boas, pois uma lente de ampliação tem uma construção simples. Portanto, para 6x7, você já deveria pegar uma de 90. Exceção: antigamente também existiam lentes de ampliação grande-angulares para fotos grandes, para que não fosse preciso fazer um buraco no teto do quarto.
Se você comprar Rodenstock ou Schneider, dificilmente vai errar. Outras marcas de grandes empresas também não parecem ser ruins. O problema surge com todas as marcas próprias e as mais exóticas. Se for muito caro novo, primeiro pesquise os preços no eBay e depois compre.
Ah, a propósito, quase todas têm M39, apenas algumas muito antigas têm uma rosca menor e algumas da Europa Oriental têm M42. Como a Janpol, que pode ser usada sem adaptador na Praktika como cabeça de fole.
?
Atenciosamente, Achim
jochen53
Olá,
se um canto parecer menos nitido do que os outros, isso indica um erro de alinhamento do plano do negativo ou da lente. Ou então, o aparelho como um todo não está paralelo ao plano do papel. O círculo de imagem de lentes comuns de 80 mm, como Rodagon, Componon e Meogon, é suficiente para o formato 6 x 7, já que elas são, de qualquer forma, fechadas, o que aumenta o diâmetro útil do círculo de imagem. Lentes de 90 mm sempre foram raras e devem ser bastante escassas no mercado de usados. As Rodagons “mais recentes” têm montagens de plástico e diafragma, enquanto as mais antigas são de metal.
Urnes
Aqui está a lista para a Rodenstock
http://www.rodenstock-photo.com/de/main/products/lenses-for-enlarging-and-ccd/
€
Infelizmente, a Schneider retirou seu arquivo da internet. Componone, -S, Apo ou WA são boas opções. As Componare são mais ou menos. WA são lentes grande-angulares com distância focal mais curta, que permitem uma escala de reprodução maior na placa de base (ver Rodenstock). Distância focal normal de 90 mm a 105 mm. É sempre possível aumentar, mas isso faz com que a escala de reprodução na placa de base diminua.
€
Atenciosamente, Sven.
Wolfgg
Bem, eu uso uma Rodagon 4/80 até mesmo para 6x9 cm e, a partir da abertura 8, não consigo detectar nenhuma falha nos cantos (não uso abertura inferior a 8 porque o plano do negativo nunca fica ideal). Economizar na lente de ampliação é algo que, de qualquer forma, não dá para entender. Afinal, só se precisa de uma, enquanto que, para a câmera, acaba-se tendo uma dúzia ou mais espalhadas por aí, que, no total, custaram muito mais do que uma lente de seis elementos para o laboratório.
Atenciosamente, Wolfgang
Renate
Olá,
A Schneider Componon 80 mm é adequada para o formato 6x7 a partir da abertura f/11. A Schneider 90 mm Apo é adequada para o formato 6x7 em qualquer abertura e é considerada a melhor lente para essa área. No entanto, é cara e raramente se encontra em segunda mão. Eu uso a Rodenstock 80 mm Apo. Ela também é compatível com 6x7 em qualquer abertura, mas não apresenta valores de medição totalmente ideais com a abertura total. Por outro lado, é bem mais barata e um pouco mais fácil de encontrar no mercado de usados. De qualquer forma, todas as lentes com distância focal de 105 mm, que são projetadas para 6x9, são adequadas. Nesse caso, até mesmo uma lente de 4 elementos seria suficiente. No entanto, não é possível atingir grandes escalas de ampliação com elas, pois muitas vezes a haste do tripé é curta demais.
Hoje em dia, eu sempre desaconselharia lentes de 3 elementos. Elas são suficientes apenas para formatos pequenos. Para uma boa imagem óptica, são necessárias pelo menos 4 lentes. Existem boas lentes de 4 elementos, por exemplo, da Meopta, as lentes Anaret-S. Em particular, a Anaret-S 80 mm é considerada muito boa e costumava ser usada anteriormente na posição retrô como lente macro. Com abertura bastante reduzida, dá até para usar em 6x7, se for necessário. Mas também existe uma Anaret-S de 105 mm.
Atenciosamente,
Renate
Neutrino
Uau, recebi várias respostas em tão pouco tempo — obrigado.
€
Na verdade, eu tenho uma Meopta Anaret 80 mm. No entanto, infelizmente ela tem a rosca menor, que só se encaixa na minha Opemus 5. Estou muito satisfeito com a qualidade dela. A grande desvantagem é a limitação ao formato 6x6. Tive então a grande sorte e a honra de um conhecido me dar de presente sua Durst M 707. Com isso, finalmente abriu-se o caminho para que eu pudesse usar o tamanho total do negativo. Bem, e como não conseguia mais esperar, comprei rapidamente na loja de fotografia local a lente barata Componar-C 75 mm, que não é realmente adequada para 6x7. Como já mencionei, para as primeiras tentativas e pelo preço, ela foi ok, mas a qualidade é bem modesta.
€
Lentes realmente de ponta, como as Apos, infelizmente estão fora de questão para mim devido ao preço. Eu já me contentaria com uma boa lente de 4 elementos. Se a Anaret 105 mm for boa, claro que valeria a pena considerar. Assim como a Rodagonar S 90 mm mencionada. Lentes Componone e Rodagone normais, não tão caras, também entrariam em consideração, é claro. Se for o caso, só quero comprar usadas. Quais preços seriam razoáveis? A Nikon também tinha lentes de ampliação. O que se pode dizer delas?
AchimBauer
Olá, Neutrino,
?
Se você não encontrar o que procura no eBay, dá uma olhada no site www.seconfhanddarkroom.co.uk, mas atenção: os preços são em libras e, às vezes, bem altos, mas nem sempre.
?
Atenciosamente, Achim
TR
No eBay, desde que você esteja conectado, é possível ver os leilões encerrados dos últimos dias. O Anaret 105 é vendido no eBay por cerca de 15 €. Isso deve caber no seu orçamento. Eu também tenho um, mas ainda não o testei nem comparei. No entanto, para as minhas futuras cópias 6x9 em 30x40, não tenho receio de que, com a abertura reduzida, a qualidade sem lupa seja pior do que com uma “lente apocromática”.
Wolfgg
Olá, Neutrino,
é quase uma pena ver como as melhores lentes são vendidas a preços tão baixos; só para dar um exemplo, uma lente de 6 elementos por 43 euros:
http://www.ebay.de/itm/Schneider-Kreuznach-Vergroserungsobjektiv-4-80mm-mit-Abblendhebel-/161294363955?pt=DE_Foto_Camcorder_Vergr%C3%B6%C3%9Ferungsobjektive&hash=item258de4ad33
Algo assim custava cerca de 500 marcos alemães na década de 1980!
As lentes de ampliação da Nikon são tão boas quanto as da Schneider e da Rodenstock.
Atenciosamente, Wolfgang
Tandemfahren
Olá, Neutrino, você tem uma mensagem privada.
Neutrino
Mais uma vez, obrigado por todas as respostas úteis.
€
Olá, Neutrino, você tem uma mensagem privada.
€
€
Voltar.
analog-andy
Tenho à venda uma lente Schneider Kreuznach Componon-S 4/80 (para MF / formato médio 6x7 e 6x9)!!!
Contato:
andy13587@yahoo.de