TR
Olá a todos,
Há algum tempo, comprei o ampliador Krokus 6x9 com cabeça para cores, pois precisava de um “6x9” compacto, mas ao mesmo tempo robusto. Infelizmente, os valores dos filtros relativos ao “método de dois filtros” aparentemente não estão documentados. Até agora, descobri apenas que os valores dos filtros devem corresponder aos da Meopta ou da Agfa. Para a Agfa, por sua vez, encontrei na Ilford uma tabela para filtragem com um único filtro. No entanto, prefiro trabalhar com os dois filtros. Alguém poderia me ajudar e fornecer valores de referência relativos ao “método de dois filtros” para o meu equipamento?
Ou comparar por conta própria: é possível medir facilmente com um fotômetro de laboratório se a mesma quantidade de luz chega à mesa de projeção com os dois filtros ajustados. Mas como seria possível medir o respectivo “valor de cor” ou compará-lo com os filtros de gelatina da Ilford (ou de outro ampliador)? Seria possível fazer isso com um medidor de temperatura de cor? Eu poderia pegar um desses emprestado. Ou seria necessário um aparelho de medição específico para a filtragem correta em impressões coloridas?
Atenciosamente,
Thomas
Tandemfahren
Olá, Thomas,
?
Tive o mesmo “problema” apesar da tabela de filtros supostamente adequada. Isso acaba inevitavelmente em ajustes imprecisos, e, na minha opinião, por dois motivos principais:
?
1. As tabelas deveriam ser válidas para todos os tipos de papel? Isso não é possível. As curvas características de densidade e o comportamento de contraste dos papéis são muito diferentes.
2. As tabelas geralmente não indicam qual densidade alvo deve permanecer exatamente constante com diferentes filtragens.
?? Você poderia medir isso, mas você nem tem uma tabela...? :-(
?
Solução mais simples: gradiente manual. Isso é tão simples que eu me dou uma palmada na cabeça regularmente por não ter feito isso assim desde o início.
?
Basicamente, você só precisa realizar a exposição de uma tira de teste de cada tipo de papel, com filtragem amarela máxima, digamos, em escalas de terços (sim, isso mesmo, ESCALAS. Use um temporizador com escala graduada).
?
O valor de exposição que resulta na Zona VIII (basta comparar com a escala de cinza) é a sua referência para esse papel.
Você ajusta o contraste apenas com a filtragem forte. É só isso. Duplicar a exposição magenta corresponde a aproximadamente um nível de gradação.
?
(É claro que você não precisa usar a Zona VIII como densidade de luz alvo. Escolha um tom bem claro para o qual você tenha uma referência.
Da mesma forma, é claro que você pode começar com as sombras, em vez das luzes, ou seja, com a exposição forte e “preencher” as luzes com a filtragem suave, especialmente em negativos mais opacos)
?
?
muita luz colorida e Frankgröße
TiMo
Olá, Thomas,
Não posso deixar de concordar com o conselho do senhor acima.
Também tentei por muito tempo criar uma tabela de mistura para o meu Fujimoto, mas o Splitgrade é mais fácil. Principalmente quando não se tem um densitômetro.
Com o Splitgrade, você também tem a vantagem de poder fazer o sombreamento separadamente para o amarelo puro e o magenta puro.
Atenciosamente, Tim
Wolfgg
Olá,
Eu também tenho uma Krokus 69S com cabeça de mistura de cores GFA.
Para o método de dois filtros, teoricamente, poderíamos usar os valores da Durst aqui e multiplicá-los por 2; o Krokus usa valores da Agfa:
http://www.silberbild.info/positiv/zwei-filter-methode/
O problema é que os valores reais dos filtros no Krokus não são tão precisos. No 200Y, por exemplo, já medi uma vez um erro de 30Y com o analisador de cores. Eu recomendaria, sem dúvida, a filtragem split, pois não são necessários filtros precisos. O tempo gasto é maior (é preciso ajustar o Y e o M duas vezes em cada foto), mas os resultados são ótimos, se você testar tudo corretamente.
Atenciosamente, Wolfgang
TR
Olá, pessoal, e obrigado pelos conselhos. Hoje finalmente consegui responder. Eu já imaginava que não existe — nem poderia existir — uma definição clara para isso. O termo “Splitgrade” não é novidade para mim. Mas fiz a pergunta porque trabalho com uma forma um pouco diferente do “Splitgrade”:
Nesse caso, procuro o ponto na imagem que, por si só (contraste local), exige a gradação mais forte (por exemplo, a textura de uma parede de grau 4) e essa é minha primeira exposição. Todas as outras partes da imagem eu exponho separadamente com 0 (em alguns casos, também com 5). Assim, economizo tempo e esforço, além de tiras de teste. No entanto, se a estrutura da parede no exemplo fica visualmente bem no grau 4 ou talvez no 5, inicialmente só posso estimar, e para uma "troca" rápida, o método de dois filtros seria ideal.
€
Agora pensei em outra coisa: Para a primeira exposição, uso simplesmente o controle de magenta (o amarelo permanece em 0) e preciso, de alguma forma, medir/testar um padrão para ver quais são os fatores exatos de prolongamento ou redução do tempo com valores de magenta alterados, a fim de atingir exatamente o preto máximo do papel — para um determinado tipo de papel, é claro. Infelizmente, os fatores de prolongamento indicados nas tabelas são inúteis. Preciso então encontrar uma maneira de obter rapidamente o fator de prolongamento, por exemplo, do grau 2 para o 4 (ou seja, para “saltar”). Isso não é tão elegante quanto o método de dois filtros. Em contrapartida, tenho maior rendimento de luz, o que provavelmente vou precisar, já que possuo apenas o condensador 6x9, que é naturalmente escuro.
€
Para atribuir os valores de magenta à respectiva gradação (1-5), vou usar inicialmente os valores da Agfa mencionados como orientação aproximada.
Mas não sei exatamente qual filtragem corresponde a qual gradação no meu papel.
Existem valores de referência no que diz respeito à respectiva amplitude de cópia? Algo assim: amplitude de cópia grau 5: 3 stops e grau 00: 9 stops (sempre partindo do Dmax recém-atingido)? Assim, eu poderia usar uma escala de cinza transparente para atribuir a respectiva configuração de magenta da minha cabeça exatamente a uma determinada gradação.
Tandemfahren
Oi, Thomas,
Não estou conseguindo te acompanhar muito bem agora, mas acho que você não entendeu direito o princípio do Splitgrade.
Você não precisa abandonar suas linhas de raciocínio (que, na minha opinião, são complicadas demais) — basta tentar usar o Splitgrade seguindo à risca as instruções.
€
Assim, você não precisa mais se preocupar com níveis de gradação e coisas do tipo; só existem mais “luzes” e “sombras”
€
Só mais uma coisa sobre o volume de cópias em magenta e amarelo: depende dos seus filtros e do seu papel; melhor esquecer isso (ou então faça a exposição de algumas tiras com uma escala cinza transparente, só para ficar tranquilo; foi o que eu fiz). Além disso, você não pode se orientar pelo Dmax, porque todo papel tem um “ombro” mais ou menos pronunciado, ou seja, aproxima-se do Dmax, no máximo, de forma assintótica (não exatamente, mas algo parecido),
de modo que sua escala de medição não tem um fim definido.
€
Não faz muito tempo, eu também ficava me enrolando com essas coisas, e isso me deixava de nervos. Então não acredite em mim, mas experimente você mesmo!
Você vai ver por si mesmo, e depois vai rir de si mesmo, porque complicou demais as coisas.
Uma aparição mariana não é nada comparada a isso!
€
Frankgröße encorajador