Maxi
Olá!
Há alguns dias, revelei meus primeiros negativos, mas infelizmente parece que algo deu errado. Acho que os revelei por tempo demais, pois ficaram escuros e opacos. Dá para reconhecer as imagens, mas só quando a luz incide sobre os negativos por cima, e não por trás deles. Anexei duas fotos. À esquerda estão os negativos escuros e à direita os antigos, revelados corretamente, que tirei no curso de fotografia da minha escola. Além disso, podem ser vistas, em intervalos irregulares, listras escuras com cerca de 1 cm de comprimento atravessando o filme. O filme é o APX 400 da Agfa; o revelador e
o fixador são do kit inicial Film Basic da loja FOTOIMPEX:
http://www.fotoimpex.de/shop/analog-startsets/starter-set-film-basic.html
Desde já, obrigado pela ajuda!
Tandemfahren
Olá, Maxi,
antes de mais nada, seja muito bem-vindo ao clube dos malucos que mexem com sucata, ainda mais porque, pelo que parece, você é uma plantinha bem tenra, que deve ser cuidada com carinho :-)
Parece que seu filme foi atingido por luz estranha. Ele está totalmente embaçado e, nas bordas, dá para ver exposições através da perfuração.
Isso pode ser resultado do armazenamento (afinal, o APX400 já é mais antigo), de um estalo do cartucho sob luz forte ou, ainda (a possibilidade mais provável), a câmera tem entrada de luz na tampa, principalmente à direita, na dobradiça.
Dá uma olhada bem de perto em que tipo de vedação tem lá dentro — espuma, feltro, etc. — e como ela está.
Que tipo de aparelho é esse?
O mais fácil é passar um rolo de filme por outra câmera e deixar tudo o resto igual; assim, você elimina o problema imediatamente... aposentado? extrovertido ou como se diz, você sabe lá :-)
Boa sorte,
Frank
P.S. É claro que você também pode colar fita preta na junção da tampa no próximo rolo de filme.
Maxi
Olá, Frank,
?
Obrigado pela resposta super rápida!
Até agora, nem tinha pensado na câmera, mas é bem possível que seja isso. Usei uma Canon AE-1 antiga. As vedações parecem já ter se desintegrado, restando apenas um resíduo pegajoso, e a tampa também já está bem solta. Nos outros negativos, usei uma Nikon mais recente. Que pena, na verdade gosto muito da Canon. Mas vou tentar de novo com a “Plastic Bomber” :-)
Tandemfahren
Oi, Maxi,
Seria uma pena jogar fora a AE-1, é uma bela peça de equipamento antigo. Trocar as vedações é moleza. Você mesmo pode fazer isso.
Dá uma olhada no Kameradoktor.
Lembre-se: duas câmeras são melhores do que uma, três são melhores do que duas... e só quem não entende nada de nada joga fora uma câmera que não está realmente quebrada!
Então, tudo de bom,
Frank
AntiLynd
Se você quiser investigar mais a fundo a questão “seria luz externa, por exemplo, devido a uma câmera com vazamento?” (minha suspeita também vai nessa direção), seria interessante observar como essas áreas densas (= “escuras”) se desenvolvem ao longo de toda a duração do filme. Diante dessa suspeita, seria de se esperar que as áreas do filme mais afetadas fossem aquelas que passaram um tempo relativamente mais longo fora do cartucho, ou seja, que as primeiras imagens fossem mais afetadas do que as últimas. Esse é o caso para você, ou o problema está distribuído uniformemente por todo o filme?
AchimBauer
Olá, Maxi,
Que tipo de Agfa é esse? Uma nova emulsão, provavelmente da Momberly, ou a antiga de Leverkusen?
Se for a antiga de Leverkusen, ela estava no cartucho original ou foi enrolada por você mesmo?
Só pergunto porque hoje eu mesmo enrolei e me lembrei de que o antigo 400 só existe mais a granel, e os cartuchos de plástico costumam perder a vedação, nas tampa dos cartuchos de metal às vezes saltam e os carregadores podem vazar, etc.
…
Atenciosamente, Achim
Maxi
Que tipo de Agfa é esse? Uma nova emulsão, provavelmente de Momberly, ou a antiga de Leverkusen?
Se for a antiga de Leverkusen, ela estava no cartucho original ou foi enrolada à mão?
€
Bem, o filme estava no cartucho original e eu suspeito que seja de Momberly, porque está escrito “New Emulsion”. No verso também está escrito que ele pode ser revelado até abril de 2018.
€
€
Se você quiser aprofundar a questão “seria luz estranha, por exemplo, devido a uma câmera com vazamento?” (minha suspeita também vai nessa direção), seria interessante observar como essas áreas densas (= “escuras”) se desenvolvem ao longo de todo o comprimento do filme. Diante dessa suspeita, seria de se esperar que as áreas do filme mais afetadas fossem aquelas que passaram um tempo relativamente mais longo fora do cartucho, ou seja, as primeiras fotos mais do que as últimas. É esse o caso para você, ou o problema está distribuído uniformemente por todo o filme?
€
Como não pude montar meu “minilaboratório” em casa, mas sim na casa da minha avó :-) infelizmente não tenho os negativos à mão no momento, mas amanhã posso dar uma olhada.
Tandemfahren
Meu Deus!
€
A New Emulsion APX, é claro, vem de Mobberley, Cheshire (a terra dos gatos sorridentes), e não de Momberly, senhores. Isso é chocante, não é?
€
Mesmo assim, vamos apertar as mãos e manter a compostura!
Maxi
Ok, então eu dei uma olhada nos negativos de novo, e as listras realmente aparecem mais intensas em algumas fotos e menos intensas em outras. Nas fotos que mostram o mesmo motivo, não dá para ver nenhuma listra. Então, parece que o problema realmente estava na câmera. Hoje vou revelar negativos de outra câmera, vamos ver se desta vez finalmente dá certo :-)
Maxi
Pronto, os negativos já estão revelados. Parecem perfeitos, sem listras e bem transparentes. Já fiz algumas cópias também. Mas acho que elas têm pouco contraste. O que posso fazer nesse caso? Em anexo estão duas fotos: uma sem edição, direto do scanner, e na outra ajustei o contraste do jeito que eu gostaria. Existe algum truque para aumentar o contraste?
Tandemfahren
Que contraste aumentar?
€
O do objeto? — com luz (flash, refletor, lâmpada, sol...)!
No negativo? - revelar por mais tempo!
No negativo em questão? - revelar!
€
Parece-me que, na sua foto, já havia pouco contraste na cena. Se você fotografar um rolo inteiro nessas condições, pode tranquilamente revelar por 20-30% mais tempo, afinal ninguém está deitado na maca :-)
€
Frank
piu58
Para começar, você pode aumentar o contraste ao ampliar a imagem. Quase todos os papéis modernos permitem ajustar o contraste por meio de filtros de cor: mais magenta = contraste mais acentuado. Existem filtros para inserir no ampliador, ou você pode usar o cabeçote de mistura de cores, se houver.