Primeiro, obrigado pelas respostas de vocês!
€
Os dois rolos eram do mesmo lote?
Não, as fotos acima são de um Fomapan 200, o primeiro que eu revelei. O outro filme era um Fomapan 100, já revelei vários desses, sempre com resultado impecável.
€
Você já examinou o filme com uma lupa ou um microscópio? Para ver se a camada de emulsão não está danificada?
A hipótese de sujeira nos roletes de desvio, como o Jürgen suspeita, está definitivamente descartada. Mas, mesmo assim, ele não está totalmente errado.
Tenho uma Pouva Start na minha famosa vitrine, acabei de dar uma olhada nela e, por isso, sei que as roldanas estão descartadas, pois ela não tem nenhuma! E, ao observar o design, parece óbvio que o filme foi danificado.
Não consigo identificar danos na emulsão, mas infelizmente não tenho um microscópio para uma verificação precisa. No entanto, é claro que isso pode ter a ver com o sistema primitivo de condução do filme da Pouva — seria pelo menos concebível que o Foma 200 seja mecanicamente mais sensível do que o 100; não sei avaliar o quanto as emulsões são semelhantes. Ou talvez eu tenha colocado esse filme de forma particularmente ruim, sem perceber.
€
Mas qual é o problema? Quando se fotografa com câmeras tão antigas, esses erros fazem parte do processo; é exatamente para isso que se usa uma câmera assim. Se eu quiser fotos de médio formato perfeitas, preciso usar outra câmera, mas ela não produz imagens que transmitam esse charme especial.
É claro que uso a Pouva justamente por causa de suas imperfeições (praticamente como uma Holga, só que não tão comercial) — infelizmente, ainda não tenho uma câmera de formato médio realmente boa, mas tenho outras melhores. Minha pergunta visa apenas entender o que pode ter dado errado ou como algo assim acontece. Essa é a beleza de se lidar com tecnologia simples e trabalho manual: é possível realmente acompanhar cada etapa do processo, em vez de ter apenas uma caixa preta entre o clique do botão e a imagem, fazendo algo misterioso.
€
€
Fios de telégrafo causados por sujeira na guia do filme ou na placa de pressão, caso exista algo assim na Pouva? Ou uso de raspador de filme?
Não, eu nem tenho nada disso. Fios de telégrafo seriam a suposição mais óbvia, mas, na minha opinião, o efeito desfocado das linhas contradiz essa hipótese. Pelo menos isso não corresponde aos fios de telégrafo que já tive algumas vezes com filmes de 35 mm.