biesifoto
Bom dia,
qual é a melhor maneira de utilizar a embalagem de 1 litro de Adofix P para o revelamento de filmes?
Minha câmara Jobo tem capacidade para cerca de 500 ml, então, quando uso concentrados líquidos, sempre preparo 500 ml de solução de trabalho.
No entanto, como se sabe, não se deve fazer preparações parciais com produtos químicos em pó; assim, obtenho 1 litro de solução de trabalho, com capacidade para 10 filmes.
- O melhor é dividir em 2 x 500 ml e usar cada metade para fixar 5 filmes?
ou
- Uso o litro inteiro, despejando sempre apenas 500 ml na lata e depois devolvendo o restante, repetindo o processo até ter fixado 10 filmes?
O que vocês acham, o que é melhor?
Obrigado e um abraço,
Thomas
CommodoreMan
Então, vou fazer a segunda versão.
Não sei dizer até que ponto faz sentido usar o fixador, mas ainda não tive problemas.
1 litro dura mais tempo. Mas você tem que prepará-lo de qualquer maneira.
Outra alternativa seria um concentrado líquido. O Adofix plus custa mais, mas tem maior rendimento, então acaba se equilibrando, dependendo da quantidade que você comprar.
Atenciosamente, Christian
Olivinyl
Olá, Thomas,
bem, eu também uso sempre a quantidade total. Dessa quantidade, retiro, por exemplo, 500 ml para o revelamento do filme e volto a despejá-los nos 500 ml restantes.
Faço isso há anos sem nenhum problema.
Atenciosamente, Oliver
biesifoto
Obrigado, Christian e Oliver, pelas dicas úteis! :-)
@Christian: Normalmente, também prefiro concentrados líquidos — só que, infelizmente, meu Adofix Plus acabou, e na minha região não há nenhuma loja onde eu possa simplesmente comprar fixador — e também não quero fazer um pedido só por causa disso.
Da última vez, pedi o Adofix P por curiosidade, porque nunca tinha usado fixador em pó, e também como uma espécie de reserva de emergência, devido à sua validade praticamente ilimitada. E agora vou começar a usá-lo... ;-)
Muito obrigado mais uma vez,
Thomas
CommodoreMan
É exatamente por esse motivo que também tenho um pacote de Adofix P aqui ;).
HGR
Encomendei o adofix p de 5 litros e, na verdade, planejava dividir o pó pela metade e
preparar, por enquanto, 2,5 litros, porque essa quantidade cabe perfeitamente no meu Novatank. Se isso não for uma
ótima ideia, terei que voltar a usar o fixador líquido, ou o risco de uma composição incorreta
não é assim tão alto?
Boa iluminação
Hansgerd
MirkoBoeddecker
Encomendei o adofix p de 5 litros e, na verdade, planejava dividir o pó pela metade e
preparar, por enquanto, 2,5 litros, porque essa quantidade cabe perfeitamente no meu Novatank. Se isso não for uma
ótima ideia, terei que voltar a usar o fixador líquido, ou o risco de uma composição incorreta
não é assim tão alto?
Boa luz
Hansgerd
?
No caso do fixador, o risco é menor do que nos reveladores, mas o problema básico permanece: aqui, quando pesamos, tudo ainda está perfeitamente misturado, mas quanto mais tempo o saco for transportado por uma estrada esburacada, mais as substâncias se separam, caso tenham diferentes tamanhos de grãos e/ou pesos. Em princípio, seria possível dividir a mistura, mas para isso seria necessário primeiro garantir uma boa homogeneização. Para isso, seria necessário, por exemplo, um misturador orbital (Ränrad). Por isso, não recomendamos preparar quantidades parciais. Já há algum tempo estamos tentando encontrar uma solução para o problema e temos uma ideia, mas, infelizmente, isso significaria que cerca de 10% das substâncias se perderiam (o pó fino) e, como conheço nossos clientes – quero dizer, é claro: nossos queridos clientes –, eles evitarão o produto 10% mais caro como o diabo evita a água benta. Portanto, provavelmente continuará para sempre sendo um saquinho com grãos e fragmentos ou pó que só deve ser preparado na quantidade total — e, idealmente, não inalado :-)
HGR
Ah, obrigado. Agora entendi.
O saco está bem fechado, como se estivesse a vácuo. Acho que ainda não deve ter
se separado muito. Vou arriscar...
CommodoreMan
Na verdade, acho uma pena a dificuldade de usar apenas uma parte do produto em casos em que não se consegue comprá-lo em embalagens pequenas.
O que eu, como usuário ocasional, vou fazer com 5 litros de revelador Kodak Xtol?
É claro que existem várias maneiras de conservar o produto, mas isso não é nada prático.
Na ADOX, tudo está disponível em tamanhos adequados para o uso doméstico :)
Atenciosamente, Christian
Xenar
Olá,
no caso do fixador em pó, eu não consideraria a proporção da mistura algo tão crítico (como o Mirko mencionou acima). A esse respeito, posso compartilhar a seguinte experiência de longa data:
Na segunda metade da década de 1970, eu era responsável por uma câmara escura de preto e branco em uma residência estudantil. Todos nós precisávamos economizar onde fosse (razoavelmente) possível. Filmes, por exemplo, vendidos por metro, e na área do laboratório, justamente nos produtos químicos. Lá, eu sempre comprava um saco de 1 kg de sal fixador (acho que era da Tetenal, a Impex ainda não existia :) ) e dividia seu conteúdo em 10 partes iguais usando uma balança de cartas. Meus filmes e impressões em papel baritado daquela época — e também os de outras pessoas com quem ainda mantenho contato — permaneceram até hoje sem danos visíveis. E já se passaram cerca de 40 anos desde então.
Para reveladores de filme e papel, geralmente usamos concentrados líquidos, então, naturalmente, não havia risco algum ao dividir as porções.
A propósito: em vez de um misturador orbital, também dá para usar um chamado divisor de amostras. Na verdade, ainda estou procurando um desses...
Atenciosamente,
Xenar
HGR
Nossa, nossa, nossa... nos anos 70, um dormitório estudantil com câmara escura!
Isso me deixa com uma inveja enorme agora...
Muito obrigado pela lembrança e pela confirmação.
Xenar
Nossa, nossa, nossa... nos anos 70, um dormitório estudantil com câmara escura!
Isso me deixa com uma inveja enorme, mesmo agora...
€
Bem, era tudo improvisado, mas funcionava.
€
O cômodo no porão tinha apenas 5 m²<sup>2</sup>, um antigo “banheiro”. A banheira ainda estava lá.
Na bancada, à esquerda, o ampliador; à direita, as bandejas; e logo abaixo, para enxaguar, uma bacia de plástico que ficava dentro da banheira. Além disso, uma prateleira estreita para os utensílios. Pronto.
€
Começamos com equipamentos particulares de um colega de quarto, que trouxe tudo de casa, incluindo um Durst M301. Mais tarde, fomos comprando tudo aos poucos, grande parte em segunda mão. E meu sucessor, no início dos anos 80, ainda atualizou o Krokus 66 para cores. Mas isso já foi depois da minha época.
€
Como se vê: onde há vontade, há um laboratório fotográfico :)
Florek
Bom dia,
qual é a melhor maneira de utilizar a embalagem de 1 litro de Adofix P para o revelamento de filmes?
Minha caixa Jobo tem capacidade para cerca de 500 ml, então, quando uso concentrados líquidos, sempre preparo 500 ml de solução de trabalho.
No entanto, como se sabe, não se deve fazer preparações parciais com produtos químicos em pó; assim, obtenho 1 litro de solução de trabalho, com capacidade para 10 filmes.
- Será melhor dividir em 2 x 500 ml e usar cada metade para fixar 5 filmes?
ou
- Uso o litro inteiro, despejando sempre apenas 500 ml na lata e depois devolvendo o restante, repetindo o processo até ter fixado 10 filmes?
O que vocês acham, o que é melhor?
Obrigado e um abraço,
Thomas
Olá, Thomas,
Optei por outra possibilidade: fixação em dois banhos, também para negativos.
Preparo duas soluções de 1 litro e uso o primeiro fixador durante o tempo de clarificação simples, e o segundo fixador para mais uma rodada, novamente durante o tempo de clarificação simples. Assim, os negativos passam, sem dúvida, por um fixador bastante limpo. O primeiro é descartado após 10 a 12 negativos e substituído pelo segundo. Desvantagem: são necessárias duas garrafas e um pouco mais de produto químico preparado. Especialmente com filmes um pouco mais problemáticos (T-MAX, ...), consegui resultados consistentes dessa forma.
Atenciosamente,
Florian
Wolf_XL
...bem, por que simplificar se dá para complicar... Revelo filmes desde o final dos anos 60 — até agora, todos os meus negativos sobreviveram, apesar da fixação em banho único... ;-) A única coisa que me permito é verificar regularmente o fixador com uma gota de iodeto de potássio — o chamado teste KJ...
€
http://www.niklas-ruehl.de/blog/fixierer-testen
Florek
...bem, por que simplificar se dá para complicar... Revelo filmes desde o final dos anos 60 — até agora, todos os meus negativos sobreviveram, apesar da fixação em banho único... ;-) A única coisa que me permito é verificar regularmente o fixador com uma gota de iodeto de potássio — o chamado teste KJ...
€
http://www.niklas-ruehl.de/blog/fixierer-testen
€
... bem, por que correr um risco se não dá nenhum trabalho? Basta trocar a solução química uma vez. E ainda economiza dinheiro, porque dá para usar o primeiro fixador até o limite de sua capacidade. O teste KJ é, claro, também um método inteligente.
€
Vamos ver o que a Ilford diz sobre isso em suas instruções para o Rapid Fixer ;-)
"Um
método extremamente eficiente de
fixação de filme ou papel é usar a
técnica de fixação em dois banhos. Prepare dois banhos de fixação separados com o mesmo volume de solução. Fixe o filme ou papel no primeiro banho durante metade do tempo de fixação recomendado e, em seguida, transfira-os para o segundo banho pelo tempo restante. Continue a trabalhar dessa forma até que a capacidade do primeiro banho seja atingida; em seguida, descarte-o e substitua-o pelo segundo banho de fixador. Prepare e use um segundo banho completamente novo. Repita esse processo conforme necessário, de modo que o filme ou papel seja sempre fixado completamente pelo fixador relativamente novo no segundo banho."
€
Atenciosamente,
Florian
KlausWehner
A fixação com dois banhos, por um lado, aproveita ao máximo os produtos químicos (o primeiro banho pode ser utilizado até se esgotar)
e, mesmo assim, garante um resultado muito confiável (o segundo banho é sempre novo).
€
Na minha opinião, não existe um processo melhor.
Ele pode ser utilizado tanto para o processo negativo quanto para o positivo.
€
Eu mesmo utilizo esse processo há muitos anos (inclusive na minha ATL 3) e também o demonstro em meus cursos de laboratório.
Vale realmente a pena, pois economiza produtos químicos e proporciona segurança.
€
Atenciosamente,
Klaus