Neutrino
Pergunta 1:
Embora já existam inúmeras publicações na imensidão da internet sobre a durabilidade dos filmes diapositivos, gostaria de ouvir a opinião de vocês aqui, especialmente no que diz respeito à minha situação pessoal.
€
Entrei no mundo da fotografia analógica há apenas alguns anos. Naquela época, encomendei alguns filmes diapositivos bem no início para experimentar. Infelizmente, usei-os muito pouco, pois acabei fotografando mais com filmes negativos coloridos e em preto e branco. Mas, como sempre fico impressionado com a qualidade de um filme diapositivo, gostaria agora de voltar a trabalhar mais com esse meio. Especificamente, trata-se dos seguintes filmes no formato 35 mm: Velvia 50, Velvia 100, Velvia 100F e Provia 100F. Alguns venceram em julho de 2013 e outros em dezembro de 2012. Na maior parte do tempo, eles foram guardados na geladeira. Ainda posso fotografar com eles sem preocupações? É preciso fazer uma correção de exposição?
€
Pergunta 2:
É possível, por meio de uma superexposição seguida de um subrevelamento, obter um pouco mais de margem de exposição de um filme diapositivo, ou seja, atenuar um pouco o contraste? Gostaria de fazer isso por dois motivos: melhor definição de luzes e sombras e simplificação na digitalização, já que meu scanner, naturalmente, tem bastante dificuldade nas áreas mais escuras e muitas vezes gera ruído que, mesmo com uma digitalização múltipla, só pode ser eliminado de forma limitada. Utilizo diapositivos exclusivamente para o trabalho híbrido, portanto, não me importo com a qualidade da projeção.
€
Urnes
Olá,
Embora já não realize a exposição de filmes diapositivos há muito tempo, vou tentar responder.
Sobre o ponto 1.) O material de 2013 não apresenta riscos. Na verdade, antigamente eu trabalhava apenas com rolos curtos ou com material vencido. No caso do material de 2012, também não esperaria problemas significativos, ainda mais porque os filmes estavam na geladeira. No entanto, é sempre melhor congelar, pois isso conserva o material por anos. Com um filme de diapositivos antigo, provavelmente não vai adiantar muito fazer uma correção de exposição. Com o tempo, os filmes simplesmente perdem os corantes, até que, no final, só apresentam uma imagem monocromática roxa.
Sobre o ponto 2.) Pode ser suficiente se você simplesmente adicionar um terço a meio ponto de exposição, sem alterar nada no revelamento. Antigamente, sempre optávamos pelo caminho inverso para aumentar o contraste. Ou seja, trabalhávamos com uma subexposição de um terço a meio ponto de exposição. E tomávamos cuidado para que o contraste total permanecesse entre 4 e 5 pontos de exposição.
Atenciosamente, Sven.
hagee
Olá, Neutrino!
?
Como o Sven já disse, os rolos de filme devem ainda estar em boas condições, ou seja, não devem apresentar alterações indesejáveis. Como esses rolos já “expiraram” e o prejuízo financeiro, portanto, é limitado, gostaria de sugerir que se faça uma série de exposições, desde que o motivo permita. Eu faria séries de exposição com intervalos de +1 e +0,5 stops em relação à exposição normal. Assim, provavelmente haverá um diapositivo que possa ser digitalizado.
?
Pessoalmente, tenho mais facilidade para digitalizar filmes de diapositivos do que filmes negativos coloridos, mas isso talvez se deva ao scanner. No geral, tenho menos trabalho de pós-processamento na digitalização de diapositivos do que em negativos coloridos, e sempre realizo a exposição conforme a câmera sugere, acrescentando fotos de segurança dependendo do contraste do motivo.
?
Para motivos irrepetíveis, recomendo filme novo.
?
Atenciosamente,
Hans
AchimBauer
Olá, Neutrino,
?
Antigamente, eu costumava usar filmes de diapositivos sobrepostos que meu fornecedor habitual (que já não existe mais por causa da idade) me dava de presente,
e sempre deu certo, desde que não se exagerasse.
Quanto ao processo de revelação manual, não tenho experiência, mas já posso te dizer que não vai adiantar muito, pois já é difícil o suficiente conseguir um revelador padrão, e recorrer a um laboratório profissional para experimentar é uma boa opção se a carteira estiver tão cheia que não doa quando ficar um pouco mais vazia.?
Mas você já tem os filmes e eles já estão pagos, então, para um revelador padrão, é só experimentar.
Se o resultado for bom, arrume batatas fritas e bebidas e reviva os velhos tempos com as temidas noites de revelação.
?
Atenciosamente, Achim?
analog-andy
A superexposição de um filme diapositivo seguida de um revelamento com correção negativa sempre resulta em redução do contraste!
(A subexposição de um filme diapositivo seguida de um revelamento com correção positiva sempre resulta em aumento do contraste!)
Filmes diapositivos que não foram congelados e cujo prazo de validade expirou acabam perdendo contraste com o tempo.
IMPORTANTE: ainda não encontrei nenhum filme diapositivo em que a sensibilidade nominal esteja realmente correta; por exemplo, um Velvia 50 requer cerca de +1/2 stop de exposição — por exemplo, um Provia 100 requer cerca de +1/3 stop de exposição (o melhor é testar por conta própria).
CORREÇÃO:
As séries de exposição em filme diapositivo devem ser feitas em incrementos de um terço de stop, tanto para mais quanto para menos.
-
Filmes que estiveram congelados devem ser descongelados lentamente na geladeira!
Neutrino
Muito obrigado pelas respostas de vocês.
€
Fico aliviado em saber que os rolos de filme vencidos ainda podem ser usados. Então, vou me esforçar para fotografar todos os rolos ainda este ano.
€
€
Pessoalmente, tenho mais facilidade em digitalizar filmes de diapositivos do que filmes negativos coloridos
€
€
Eu também, em princípio, desde que o diapositivo não esteja muito escuro ou tenha um contraste muito forte. Especialmente no que diz respeito às cores, é muito mais fácil do que com negativos coloridos. Com eles, eu costumava enlouquecer. Mas isso é outro assunto, sobre o qual gostaria de abrir um post separado aqui. Entre outras coisas, essa é também a razão pela qual quero voltar a me dedicar mais aos diapositivos.
€
Na maioria das vezes, eu simplesmente realizava a exposição da maneira que a câmera sugeria (Minolta SRT 101b, Minolta X300). Assim, os diapositivos geralmente ficavam muito escuros. Embora os diapositivos não pareçam realmente subexpostos quando visualizados, a digitalização pode se tornar um pesadelo. A exposição indicada pela câmera, em si, está correta. Eu comparei isso tanto com um medidor de luz manual quanto com outras câmeras analógicas e digitais. O problema ocorre principalmente em fotos com céu. Por isso, criei o hábito de fazer a medição de luz sem o céu e, eventualmente, usar a sequência de exposições. Na verdade, isso funciona muito bem. O problema que surge então é que o céu fica quase completamente queimado. Por isso a pergunta: existe alguma possibilidade de reduzir o contraste? Afinal, eu não faço projeções.
€
A superexposição de um material diaforético seguida de um revelamento negativo correspondente sempre leva à redução do contraste!
€
€
Você já tentou isso? Funciona bem?
AntiLynd
Bem, não consigo entender muito bem por que, se você não quer projetar de qualquer maneira, não resolve simplesmente o seu problema de contraste mudando para filme negativo. Não que o filme de diapositivos não tenha algumas vantagens em certos aspectos durante a digitalização, mas eu realmente gostaria de saber por que exatamente você insiste tanto nisso :)
Mas é claro que não quero me intrometer. O que eu realmente gostaria de te dissuadir, porém, é: só porque você não quer projetar no momento, tornar seus diapositivos inutilizáveis para projeção para sempre. Pois é a isso que tudo se resume, se eu te entendi direito. Digo isso porque acabei de fazer o caminho inverso: depois de anos sem usar diapositivos, sempre apenas com impressões em P&B e digitalizações em Cyanotype, peguei o projetor de novo e fiquei completamente pasmo com a qualidade que ele oferece.
Apesar disso, aqui vai mais uma dica clássica para reduzir o contraste: a pré-exposição. Aqui, por exemplo, tem algo sobre isso (referente a filme P&B, mas não há motivo para não tentar também em cores):
http://wolfgangmothes.de/fileadmin/user_upload/PDF_TIPPS/16 Pré-exposição FAF .pdf
analog-andy
A superexposição do Diamaterial seguida de um revelamento negativo adequado sempre resulta em perda de contraste!
- - -
Você já tentou isso? Funciona bem?
- - -
É verdade! … senão eu não teria escrito isso aqui (vale também para filmes negativos). Mas cuidado, não exagere, senão o contraste fica fraco rapidamente...
analog-andy
<"Na maioria das vezes, eu simplesmente realizava a exposição da maneira que a câmera sugeria (Minolta SRT 101b, Minolta X300). Assim, os diapositivos geralmente ficavam muito escuros. Embora, ao visualizá-los, os diapositivos não pareçam realmente subexpostos, a digitalização pode se tornar um pesadelo. A exposição indicada pela câmera, em si, está correta. Eu comparei isso tanto com um medidor de luz manual quanto com outras câmeras analógicas e digitais. O problema ocorre principalmente em fotos com céu. Por isso, criei o hábito de fazer a medição de luz sem o céu e, eventualmente, usar a sequência de exposições. Na verdade, isso funciona muito bem. O problema que surge é que o céu fica quase completamente queimado. Por isso a pergunta: se há alguma possibilidade de reduzir o contraste. Afinal, eu não vou projetar.">
O medidor de exposição das câmeras analógicas é calibrado para o cinza médio da Kodak.
Ou seja, se a parte do motivo visada for mais clara que o cinza médio, esse medidor de exposição determina um valor que leva à subexposição... se a parte do motivo visada for mais escura que o cinza médio, esse medidor de exposição determina um valor que leva à superexposição...
Portanto, são necessárias correções manuais!!
Urnes
Na prática, isso significa que, com as Minoltas, em fotos com grande proporção de céu, você precisa aumentar a exposição em 1 a 1,5 pontos. Se isso não funcionar, você simplesmente ultrapassou a faixa de contraste do filme; um revelador que reduz o contraste é, nesse caso, apenas uma solução de emergência.
€
Atenciosamente, SVen.
analog-andy
Concretamente, isso significa que, com as Minoltas, em fotos com grande proporção de céu, você precisa aumentar a exposição em 1 a 1,5 pontos de luz. Se isso não funcionar, você simplesmente ultrapassou a faixa de contraste do filme; um revelador que reduz o contraste é, nesse caso, apenas uma solução de emergência.
€
Atenciosamente, SVen.
Exposição 1-1,5 pontos a mais em diapositivos € — bem, aí com certeza não vai sobrar mais nenhum detalhe no céu!!
analog-andy
Concretamente, isso significa que, com as Minoltas, em fotos com grande proporção de céu, você precisa aumentar a exposição em 1 a 1,5 pontos de luz. Se isso não funcionar, você simplesmente ultrapassou a faixa de contraste do filme; um revelador que reduz o contraste é, nesse caso, apenas uma solução de emergência.
€
Atenciosamente, SVen.
Exposição 1-1,5 pontos a mais em filme diapositivo € - Ora, aí não vai ter nenhum detalhe no céu!!
Urnes
A Minolta mede a exposição de forma integral ou com ênfase no centro. Se o céu estiver na posição errada, as câmeras simplesmente indicam uma exposição insuficiente. Se, além disso, você tiver reduzido a exposição do filme diapositivo em um terço a meio ponto para realçar as cores, terá que compensar essa diferença na prática, especialmente se estiver usando uma lente grande angular. Afinal, a exposição da câmera também não é calibrada na realidade para 18% de cinza; cada fabricante tem seu próprio valor K, com o qual corrige para otimizar o resultado da imagem para a clientela. Além disso, na série X da Minolta, havia uma tolerância de fábrica na exposição de até meio ponto em diferentes corpos de câmera. Se você trabalhava com vários corpos de câmera, então você primeiro os testava e inseria um fator de correção ou os sincronizava no serviço de assistência técnica da fábrica.
…
E. Claramente, o melhor é medir o contraste e, em seguida, ajustar a exposição com precisão.
…
Atenciosamente, Sven.
Quinquaginta
Olá,
eu
sobre a tua primeira pergunta:
Com certeza ainda podes usar os rolos sem problemas. Um ou dois anos após a data de validade, mesmo que os rolos não tenham sido armazenados em local refrigerado, mas sim à temperatura ambiente, geralmente não há problema.
Por exemplo, uma vez ganhei, do espólio de um fotógrafo falecido, Provia 400X e Astia 100F, cuja data de validade havia expirado há dois anos e que foram armazenados à temperatura ambiente. Os filmes estavam em perfeitas condições.
eu
Quanto à segunda pergunta:
A superexposição e o revelamento ajustado e abreviado (pullen) também levam, no caso do filme diapositivo (dentro de certos limites), a uma curva de gradação mais plana, de modo que é possível lidar com faixas de contraste mais amplas.
Fotógrafos experientes utilizam essa técnica há décadas.
Aqui estão alguns exemplos (role um pouco para baixo):
http://www.dia-spezial.de/html/dia-entwicklung.html
eu
Outra possibilidade é a pré-exposição difusa. Essa técnica também pode ser aplicada no meio do rolo, de forma bem direcionada, apenas para imagens específicas (se o motivo exigir), e aumenta a amplitude de contraste em um nível de abertura. O procedimento é o mesmo que no diapositivo P&B. Tudo o que você precisa é de uma câmera com função de exposição múltipla e uma pequena superfície uniforme para a pré-exposição difusa, como, por exemplo, um pequeno cartão cinza.
eu
Uma excelente opção para lidar com os maiores contrastes de motivos em muitos cenários é o flash de preenchimento. A tecnologia moderna de flash simplificou muito isso e, com apenas um pouco de prática, permite fotos nas quais o uso do flash nem se nota e que parecem ter sido feitas inteiramente apenas com a luz disponível.
eu
E na fotografia de paisagem, muitas vezes também é possível controlar um pouco melhor os contrastes com um filtro polarizador (o céu pode ser um pouco “escurecido”).
O filtro de gradiente cinza é outra possibilidade.
eu
Mas se você fotografa com diapositivos, além da digitalização (que sempre implica uma perda significativa de qualidade na reprodução de detalhes), você definitivamente deveria explorar todo o potencial do meio:
- primeiro, observando na mesa de luz com um visor de diapositivos de alta qualidade (por exemplo, da Schneider ou Rodenstock)
- e, claro, na projeção (a qualidade da projeção de slides é insuperável; em comparação, uma imagem (digitalizada) no monitor do computador simplesmente fica péssima).
eu
Aqui você certamente encontrará mais informações úteis e sugestões:
http://www.aphog.de/wp-content/downloads/Diapositiv/Ein%20einzigartiges%20Bildmedium-das%20Diapositiv.pdf
eu
http://www.aphog.de/?p=364
eu
Atenciosamente,
Henning
Neutrino
Mais uma vez, muito obrigado pelas inúmeras respostas.
€
Bem, não consigo entender muito bem por que, se você não pretende fazer projeções, não resolve simplesmente o seu problema de contraste mudando para filme negativo.
€
€
Não seria exatamente uma mudança. Eu fotografo principalmente em filme negativo, mas, na minha opinião, os diapositivos têm um caráter totalmente diferente. Os filmes reversíveis têm uma granulação muito menor (ou melhor, nuvens de corante), melhor resolução etc. Simplesmente gosto mais da expressão da imagem dos diapositivos para a maioria dos motivos. É por isso que pretendo realizar mais exposições em material de diapositivo. Além disso, há também a facilidade de trabalhar com as cores na imagem digitalizada.
€
€
Bem, já recebi algumas dicas úteis sobre as possibilidades de reduzir o contraste. Também acho interessante a abordagem da pré-exposição. No papel fotográfico, a sensibilidade também aumenta com uma pré-exposição sutil. Será que isso também se aplicaria aos diapositivos?
€
€
Quinquaginta
Olá,
Sim, uma pré-exposição difusa também pode ser usada em filmes (sejam diapositivos ou negativos) para aumentar a sensibilidade.
Atenciosamente,
Henning
Neutrino
E em que aspectos isso se aplica? Ou melhor dizendo: até que ponto isso permite tornar um filme mais sensível?
Quinquaginta
Normalmente, uma diferença de um ponto de luz não causa problemas, mantendo uma qualidade boa a muito boa. Dependendo da situação de filmagem e do filme utilizado, às vezes também é possível uma diferença de 1 1/3 a 1,5 pontos de luz, embora isso geralmente implique uma certa perda de qualidade.
€
BG,
Henning
Ulf-Benno
Caro Neutrino,
caros amigos da fotografia,
?
Já tive algumas experiências com esse assunto. O Velvia mencionado é o melhor filme reversível que existe. Contrastes inimagináveis, cores intensas e precisas e uma ampla margem de exposição fazem dele o produto de ponta nessa categoria. Como ele não é exatamente barato, quase sempre experimentei filmes com sobreposições. Três anos após a data de validade não representam nenhum problema, mesmo à temperatura ambiente. Outros produtos de ponta, como Astia, RPX 50, Kodachrome e EPP, por exemplo, desapareceram do mercado, e por isso devemos nos alegrar com cada Velvia. Não recomendo revelação forçada nem superexposição, mas sim uma leve subexposição.
Há alguns anos (2005-2007), lojas de eletrônicos e outros grandes varejistas realizaram liquidações de filmes diapositivos. Por 30 a 90 centavos, consegui comprar quase 100 rolos. Alguns até com vale de revelação. Em 2012, usei os últimos — sem qualquer perda de qualidade. Exposi o Sensia 100 — armazenado por 5 anos — consecutivamente com uma AgfaphotoCT do Japão. Mesmo com os mesmos motivos, não se percebeu nenhuma diferença.
Apenas em um Kodak Elite 200 (armazenado por 6 anos, à temperatura ambiente) foi possível perceber uma diferença. O filme ficou muito claro, sem vida e coberto por uma névoa violeta. Os motivos mais escuros, porém, eram utilizáveis. Fiz uma experiência involuntária com o último Orwochrom 100. 16 anos após a fabricação (1994), a sensibilidade estava mais alta, o contraste significativamente menor e a resolução pior. Mas a cor estava boa. Procurei motivos adequados ao filme e obtive, pelo menos, resultados interessantes. Portanto, em condições de sobreposição extrema, a sensibilidade aumenta um pouco (1 a 2 stops). Surge uma névoa que funciona como uma pré-exposição. Às vezes, essa névoa é colorida.
A propósito, o novo AgfaphotoCT também tem uma sensibilidade maior do que a indicada na embalagem; em dias ensolarados, eu sempre uso ISO 200, caso contrário, 125.
Então, eu acho que os filmes diapositivos ainda representam o último baluarte na luta contra a supremacia digital. Por isso, tirem as molduras e o projetor de diapositivos dos esconderijos!!
?
Desejo muita diversão com os filmes reversíveis
?
Ulf Benno