SayCheese
Olá a todos,
Tenho mais uma vez uma dúvida sobre meu futuro fluxo de trabalho com papel barita. Preciso resolver vários problemas logísticos, pois trabalho em um laboratório alugado por hora e, naturalmente, tenho que me adaptar à infraestrutura disponível. No final, o resultado deve ser uma impressão em barita com revelação de selênio. Já resolvi a maioria dos pontos, mas atualmente estou preocupado com o seguinte:
Inicialmente, eu tinha planejado comprar um fixador neutro para reduzir o tempo de enxágue e não precisar preparar um banho extra de HCA ou soda (como disse, tempo é dinheiro no meu caso). Agora percebi: depois do banho de selênio, preciso enxaguar novamente e, então, vou precisar de HCA/soda etc. de qualquer maneira, certo? Então, posso economizar o fixador extra e usar o fixador ácido disponível? Ou é possível dispensar o auxiliar de enxágue mesmo após a viragem ao selênio, se tiver fixado com um fixador neutro?
Muito obrigado desde já,
K
Morte
Então, primeiro: eu enxáguo após a viragem ao selênio, sem aditivos.
Segundo: você precisa enxaguar bem após o fixador, caso contrário, o toner vai manchar a cópia. Por isso, para economizar tempo, um fixador neutro faz todo o sentido. Se você usar um fixador ácido, o enxágue vai demorar mais tempo…
MirkoBoeddecker
Você também poderia enrolar as fotos ainda molhadas e passar pelo processo de lavagem e fixação em casa. Eu fiz assim por anos, mas não por causa do tempo de exposição do laboratório alugado, e sim para poder assistir à TV enquanto as fotos estavam sendo lavadas :-)
Eu também nunca usei fixador neutro. Ninguém precisa disso.
€
Atenciosamente,
€
Mirko
SayCheese
Morte, Mirko, muito obrigado pelas respostas de vocês!
@Morte: Era mais ou menos isso que eu imaginava. Por quanto tempo, no mínimo, é preciso enxaguar depois do revelamento? Eu gostaria de reduzir isso ao mínimo, mas as soluções de teste hipo não se encontram à venda em lugar nenhum e, pelo que vejo, a maioria das pessoas prefere deixar por mais tempo, seguindo o lema “por via das dúvidas”.
@Mirko: De qualquer forma, quero embrulhar molhado, mas revelar em casa não dá com uma esposa que sofre de enxaqueca e duas crianças pequenas no apartamento... :) Talvez seja melhor deixar a revelação de lado por enquanto, isso complica bastante as coisas.
Sou apenas um amador por hobby, mas, pelo menos no papel, o fixador neutro parece fazer sentido. Ele não é realmente mais caro do que o fixador ácido normal e eu poupo a ida extra para comprar HCA/Lavaquick/Washaid. Mas já percebi que o assunto é discutido, em parte, de forma muito emocional.
Atenciosamente, K
gerich
Minha experiência com o ADOX MCC e fixadores neutros a levemente alcalinos é que, ao raspar, pequenos pedaços de emulsão se soltam nas bordas; com fixadores levemente ácidos, isso ocorre com muito menos frequência. Eu uso o Kodak C-41 1+4 para tudo. Para filmes coloridos e P&B, uso o fixador tal como sai da garrafa (ligeiramente alcalino, com cheiro de amônia); para papel, uso um fixador levemente ácido (pH de 5 a 6, com cerca de 6,5 ml de ácido acético a 80% por litro; nesse caso, o fixador tem um leve cheiro de SO₂). Esse fixador é, pelo que sei, de longe o mais barato e é especialmente adequado para reveladores PMK. Não é necessário enxaguar abundantemente antes da viragem ao selênio. Coloque as fotos em uma bacia com água até o momento da viragem ao selênio, troque a água talvez 1 ou 2 vezes, escorra e, em seguida, coloque no toner. Nunca tive descolorações. Após a viragem ao selênio, enxágue rapidamente a cerca de 28 °C e deixe em HCA por 3 minutos a cerca de 20 °C.
Atenciosamente,
G
MirkoBoeddecker
O fixador fica com um leve cheiro de SO₂
?
... mas isso não parece nada bom :-(
ultra8
Se for utilizado um fixador alcalino, é possível realizar uma viragem ao selênio imediatamente após a fixação. Faço isso há anos e nunca tive problemas com isso. Utilizo soluções de fixador muito concentradas, no mínimo 1+4, e fixo o MCC, por exemplo, por 1 minuto no método de dois banhos (30 segundos em cada um). Em seguida, aplico o tonificador de selênio e, depois, passo para a lavagem. 30 minutos devem ser suficientes para garantir a durabilidade de arquivo.
€
Atualmente, coloco 5 impressões em uma bandeja cheia de HCA (preparação caseira) bastante diluído. Quando as 5 impressões estão prontas, elas vão para a lavadora para lavagem. Com uma fixação tão rápida, a durabilidade de arquivo já deve estar garantida após 15 minutos de lavagem contínua.
piu58
> É possível usar a viragem ao selênio imediatamente após a fixação
?
?
A viragem ao selênio transforma toda a prata, inclusive a parte do tiossulfato de prata. Quanto pior for a lavagem após a fixação, maior será a névoa cinza. A durabilidade geral não é afetada por isso, mas as luzes ficam mais ou menos escurecidas.
Morte
Sobre a questão: enxaguar após a tonificação é como enxaguar após a fixação.
€
Aliás, você também poderia fazer assim para simplificar o processo:
Várias sessões na câmara escura para produzir muitas impressões em papel barita. Secagem normal. Depois, selecione as cópias que você considera dignas de tonificação. Em seguida, reserve uma hora extra na câmara escura, entre com as cópias secas, lave-as por cerca de 5 a 10 minutos, tonifique-as a seu gosto, lave-as bem — pronto. Você pode fazer tudo isso sem iluminação de câmara escura, à luz do dia. Eu faço assim e acho mais fácil e menos cansativo do que ter que ainda fazer a tonalização depois de várias horas no escuro e inúmeras etapas de trabalho.
ultra8
> É possível fazer uma viragem ao selênio imediatamente após a fixação
?
?
O revelador de selênio transforma toda a prata, incluindo a parte do tiossulfato de prata. Quanto pior for a lavagem após a fixação, maior será a névoa cinza. A durabilidade geral não é afetada por isso, mas as luzes ficam mais ou menos escurecidas.
?
O selenotônico sempre ataca primeiro as altas densidades de prata. A menos que a tonificação seja prolongada, as luzes não devem ser afetadas de forma alguma. Além disso, o selenotônico também contém tiossulfato de amônio, base de um fixador rápido. Portanto, antes da viragem, a impressão deve estar muito bem fixada. Em uma fixação de dois banhos, os resíduos de tiossulfato de prata são muito, muito reduzidos e, em viragens ao selênio curtas, não são relevantes.
TR
Eu também faço como o Morte: só no dia seguinte é que aplico o tom, atenuei e colei para secar. Preciso dar uma olhada na cópia quando estiver seca, justamente por causa do atenuamento e do brilho.
SayCheese
OK, não quero reinventar a roda. Então vou continuar com meu Adofix ácido na proporção 1+4 por 1 minuto, depois enxaguar, bicarbonato de sódio, 20-30 minutos de lavagem, conforme descrito na ficha técnica do MCC.
Acho boa a ideia da secagem intermediária; assim, talvez eu consiga fazer a modelagem em casa quando a família não estiver por perto.
Mas agora está na hora de começar a colocar a mão na massa. Se a gente fica lendo e planejando por muito tempo, acaba criando mais problemas do que o necessário. Não parece ser tão complicado assim.
Muito obrigado a todos (e ao Thomas: ótimo site!)
AndreasJung
Meu processo:
1ª noite: revelação com 2 doses de Fix Neutral, enxágue por 30 minutos – secagem em grade
2ª noite: verificação das fotos secas! Seleção das fotos para a viragem ao selênio (fica muito melhor com as fotos secas por causa do “dry down”...) depois viragem ao selênio, e então montagem com as fotos molhadas?
3ª noite – ficar feliz com uma impressão excelente ;-)
Funciona muito bem –