Neutrino
No fim de semana, expus um Portra 800 com ISO 1600–3200 devido à pouca luz. Inicialmente, eu tinha planejado apenas uma exposição em ISO 1600, mas havia alguns motivos que não ficavam bons mesmo com a abertura máxima, e quanto aos tempos de exposição, eu já estava no limite mínimo que ainda consigo controlar. Por isso, por necessidade, realizei a exposição de alguns motivos também com ISO 3200.
Nos próximos dias, pretendo revelar o filme. Até agora, ainda não realizei revelações forçadas com o kit Tetenal. A descrição indica que, por cada stop, deve-se adicionar 30 segundos. Até aí, tudo claro. Só que eu revelo apenas a 30 graus, pois acho todo o processo um pouco mais agradável e não é preciso trabalhar com tanta precisão e estresse. Mas como fica uma revelação forçada a 30 graus? Em um revelamento normal a 38 graus, o tempo é de 3'15'', e a 30 graus, de 8 minutos. Trata-se, portanto, de mais do que o dobro. Sem ter calculado exatamente, eu diria que, a 30 graus, pode-se partir de um aumento aproximado do tempo de revelamento de 1'30'' por stop na revelação forçada. Meu raciocínio está correto ou essa analogia não se aplica? Será que os filmes coloridos só podem ser revelados com push em temperaturas mais altas? Última pergunta: o que vocês consideram mais sensato, revelar com push para 1600 ou para 3200? Eu escolheria 3200. Gostaria de digitalizar os negativos e talvez até me aventurar a fazer uma primeira ampliação colorida com eles.
Photux
Também uso o processo de 30 € com a Colortec, mas principalmente porque meu equipamento é, na verdade, totalmente inadequado para revelação em cores e as tolerâncias são (espero) maiores devido ao tempo de exposição mais longo. No entanto, eu mesmo revelo em cores apenas para experimentos (cross-processamento etc.).
Ainda não fiz nenhum push, mas o fator de prolongamento por stop deve ficar entre 1,2 e 1,4. Nesse sentido, com 1:30 você provavelmente não está errado. Se quiser fazer tudo com precisão, teria que realizar testes nas suas condições exatas, já que o processo C41 não foi projetado para revelação forçada e nem todo filme se comportará exatamente da mesma forma.
?
No entanto, eu aumentaria a sensibilidade, em todo caso, apenas em um stop, ou seja, para 1600. Os filmes coloridos, em particular, são bastante tolerantes em relação à subexposição, mas não gostam nada de superexposição (presumo que o mesmo se aplique à sobreexposição ou subexposição). Ao aumentar a sensibilidade para 3200, eu teria receio de que isso só piorasse a situação.
Neutrino
Muito obrigado pela sua resposta. Vou tentar com 1 minuto e 30 segundos. Espero que dê em alguma coisa. Estou só esperando um amigo chegar e depois vamos começar. =) Depois posso contar como foi.
Photux
Vai em frente, estou curioso! E boa sorte...
Neutrino
Já passei alguns rolos de filme pelo scanner. Infelizmente, o resultado não ficou exatamente como eu esperava, mas pelo menos deu em alguma coisa. A gente sempre aprende; espero que da próxima vez fique um pouco melhor.
€
Revelamos o filme por dez minutos a exatamente 30 graus em um banho recém-preparado. Em vez dos oito minutos normais, levamos dois minutos a mais para a revelação forçada. Segundo minha teoria, isso corresponde a um pouco mais de um stop de push.
€
Infelizmente, o filme ficou um pouco desbotado, pelo menos as fotos que realizei acima de EI 1600. Isso me surpreende um pouco, porque já vi boas fotos de um Portra 400 em EI 3200. Um filme de 800 ISO não deveria se sair ainda melhor? Talvez fosse preciso aumentar o push ainda mais? O lado bom é que, mesmo assim, nenhuma foto ficou realmente inutilizável, embora as sombras já estejam um pouco afundadas em algumas partes.
€
Também acho um pouco lamentável o granulado extremamente forte. Na minha opinião, são grãos realmente grandes. Devo admitir, porém, que sou um pouco exigente nesse aspecto. Adoro a fotografia analógica, mas, ao contrário de muitos outros, não sou fã de grãos acentuados. Prefiro imagens lisas. É claro que as exceções confirmam a regra. Eu já esperava que o filme apresentasse grãos, mas essa intensidade me parece um pouco exagerada. Já vi resultados bem melhores na internet. O grão grosso se deve, naturalmente, à subexposição e ao revelamento excessivo, mas, por outro lado, imagino que o kit da Tetenal, em geral, produza um grão mais grosso do que, por exemplo, um revelamento em laboratório? Será possível? Não deve haver tanta diferença assim nos produtos químicos.
€
Fora isso, estou bastante satisfeito. =)
ThomasLoos
Os filmes coloridos não têm grãos, mas sim pontinhos de cor — e esses não são tão estéticos quanto os grãos de um filme P&B como o HP5 ou o TRI-X... pelo menos na minha opinião.
€
O Portra 800 é, naturalmente, mais granulado, mas comparativamente fino para filmes coloridos dessa categoria, ou seja, não dá para comparar com o (já extinto) Ferrania ou algo do tipo... Além disso, o push não funciona nem de longe tão bem quanto em um filme P&B, e justamente as áreas de subexposição são problemáticas na digitalização do filme C41, principalmente quando o scanner tenta clarear de alguma forma as áreas de subexposição
€
Mas talvez você pudesse mostrar alguns exemplos. Já fotografei algumas vezes com o Portra 800 em condições de pouca luz e acho que ele é bastante bom
Neutrino
Infelizmente, só hoje consegui terminar de digitalizar o filme. Vou ajustar um pouco as fotos e publicá-las aqui em breve.