Olá, queridos membros do fórum!
Antes de começar a falar sobre o meu tema, algumas palavras sobre mim. Sou um entusiasta do cinema de 22 anos da Alta Baviera e voltei a dedicar-me à fotografia analógica desde o início de 2016, depois de ter mudado para o digital em 2009.
O motivo do meu retorno é o fato de que quero me concentrar mais nos motivos individuais, sabendo que cada foto deve ser bem escolhida — qualidade em vez de quantidade. Em algum momento, cansei de poder ver as fotos imediatamente; é muito mais emocionante primeiro fotografar um rolo inteiro e depois esperar até recebê-lo de volta do revelador para, então, emoldurá-lo ou segurar as cópias nas mãos. Além disso, de modo geral, não sou um grande fã da digitalização, embora, é claro, esteja escrevendo aqui no laptop. Ela tem algumas vantagens, mas, no que diz respeito à fotografia, prefiro me orientar pela técnica analógica.
Ainda estou aprendendo, pois sou um novato total nesse assunto, mas fico mais do que feliz com qualquer novo conhecimento.
Agora, vamos ao tema propriamente dito deste post:
Hoje em dia, ou melhor, já há muitos anos, é padrão que as cópias de negativos sejam produzidas digitalmente em laboratórios fotográficos. Isso significa que o negativo é digitalizado no minilaboratório digital, por exemplo, o Fuji Frontier, após o revelamento, e depois exposto por tecnologia a laser.
Essas fotos costumam ser muito baratas, o que fica bem evidente quando se trata de laboratórios de grande porte.
A outra opção são as impressões analógicas manuais, como as oferecidas pela FOTOIMPEX, por exemplo. Elas têm uma aparência excelente, é claro, mas também têm seu preço.
Minha pergunta agora é: onde ainda existem laboratórios fotográficos na Alemanha (ou arredores) que ainda fazem impressões analógicas mecânicas?
Gostaria de criar aqui no fórum uma lista com nomes, eventualmente links ou endereços e a gama de serviços oferecidos.
Para dar um impulso à iniciativa, vou começar eu mesmo:
Flash Foto Fachlabor, Hohenzollernstr. 90, 80796 München-Schwabing
http://flash-fotolabor-muenchen.de/fotolabor-muenchen/?page_id=30
As cópias analógicas são feitas lá em um minilaboratório Noritsu de 1997, e apenas a partir de filmes negativos coloridos nos formatos 135 (35 mm) e 120(formato médio)
Filmes em preto e branco só podem ser revelados analogicamente se forem concebidos para revelação C-41, como, por exemplo, o Ilford XP2.
Os preços são muito acessíveis e a qualidade, assim como o atendimento, são de primeira classe; um laboratório muito simpático e competente.
Mais uma informação: o grande laboratório
CEWE produzia
cópias totalmente analógicas de filmes Pocket e Instamatic
até 31/12/2016
. Desde 1º/1/17, infelizmente, o serviço de formatos especiais não existe mais, tendo sido descontinuado devido à baixa demanda.
Alguém conhece outros laboratórios que fazem cópias analógicas mecânicas? Então compartilhe, para que a lista cresça!