MirkoBoeddecker
A MK Panorama Systeme e a ADOX estão avaliando as possibilidades de fabricar uma nova câmera panorâmica para filmes em rolo em pequenas séries.
Para isso, é importante para nós saber se haveria, de fato, mercado para tal.
As vantagens da tecnologia analógica no formato panorâmico são evidentes: o filme pode ser curvado — ao contrário do sensor — e, assim, reproduzir um superpanorama, teoricamente sem distorção.
É claro que uma câmera assim, fabricada à mão na Alemanha em uma série muito pequena, não é mais barata do que uma câmera russa de apertar com os dedos comprada no eBay.
Por outro lado, porém, também existem trabalhos em que ainda se valoriza a qualidade (sim, eu ouvi falar disso :-) e, nesses casos, o investimento poderia se pagar com apenas um pedido.
…
De qualquer forma, apoiamos a MK com todas as nossas forças e agradecemos o feedback!
…
Atenciosamente,
…
Mirko
…
Clique aqui para acessar a página do fabricante.
Photux
Mesmo que meu orçamento de estudante provavelmente seja um obstáculo para essa compra por enquanto: a ideia é ótima! E, em caso de dúvida, prefiro economizar para comprar um produto de qualidade com as opções de ajuste adequadas do que comprar um plástico superfaturado. (Gosto de câmeras de plástico, mas aquelas sem nomes chiques por 2,50 €. :D)
€
A resolução que seria possível com um bom filme em rolo é certamente fantástica e não precisaria temer a comparação (desnecessária) com a tecnologia digital.
AchimBauer
Olá, Mirko,
Não leve para o lado pessoal, mas a Adox/Impex já não tem problemas suficientes para resolver? E, justamente, filmes em rolo, que estão sendo um pouco negligenciados pela Adox.
Se considerarmos o Agfa/Adox Pan 400, que nunca chegou a ser lançado, como um caso encerrado, restam ainda:
Polywarmtone
?
CHS 100 II como filme em rolo
?
Uma eventual reedição do SILVERMAX/SCALA, se é que isso é possível
?
Um novo PAN 25
?
E, por último, em outro fórum, especula-se que o Ilfochrome continuará sendo produzido, mas apenas para reveladores e como rolo, e os produtos químicos em embalagens grandes, mas a ADOX poderia fazer o acabamento.
?
Não tenho nada contra a nova câmera, que provavelmente nunca poderei comprar. Não tenho nada contra novas ideias, visões e sonhos.
Mas, de vez em quando, alguns resultados concretos também seriam bem-vindos.
?
O que eu mais gostaria seria do filme em rolo CHS 100 II.
?
Atenciosamente, Achim
ThomasPauly
Qual será o formato do negativo resultante?
?
Se for necessário usar um ampliador de grande formato para o processamento (o que provavelmente será o caso), o público-alvo fica limitado desde o início.
?
Os usuários comerciais geralmente trabalharão com o formato digital. De qualquer forma, hoje em dia qualquer pessoa consegue fazer boas fotos panorâmicas sem grande esforço, seja por meio da técnica de costura (stitching) ou de um simples movimento da câmera.
?
O público-alvo restante, composto por artistas fotográficos e entusiastas que utilizam filme e têm um interesse especial por panoramas, provavelmente será minúsculo.
?
Conclusão: grande ideia, pequeno nicho de mercado.
?
tepe
jochen53
Olá,
Acho a ideia do filme em rolo curvo fascinante, em princípio. Um problema pode ser conseguir que os suportes rígidos de poliéster, comuns hoje em dia, assumam uma curvatura definida (sucção a vácuo?). Mas onde tenho certas dúvidas e, com isso, levanto a questão do formato de negativo previsto, é: como se deve transferir os negativos (talvez 6 x 18 ou 6 x 24 ou até mais longos???) para o papel? Da maneira clássica, poucos conseguirão fazer isso, a menos que seja como cópia de contato. No caso de uma ampliação, o problema acima mencionado do alinhamento do filme ou o problema de poeira nas mesas de vidro se agravam e exigem uma mesa de negativos especial para ampliadores de grande formato. Como alternativa, restaria apenas o processamento digital. O círculo de imagem de uma Nikon Série E 1:2,8/28 mm seria suficiente para isso? Eu a usei por alguns meses para 35 mm e não fiquei exatamente impressionado com o desempenho.
Photux
Um ampliador de grande formato já não é uma má ideia; uma base improvisada para negativos poderia ser feita de papelão. Ou de qualquer tipo de chapa metálica, desde que se tenha os meios necessários para trabalhar com ela.
O papel já seria outra história — com os formatos convencionais, só seria possível ampliar um recorte (o que não é o objetivo), ou geraria muito desperdício. Aqui, papel em rolo cortado sob medida poderia ajudar. Faltam apenas bandejas grandes para o processamento posterior.
€
De qualquer forma, eu costumo digitalizar e meu scanner deveria aceitar tudo até 6x22.
Urnes
Olá, Mirko,
O preço ficaria na faixa da Noblex, certo? Formato 6x18? Nesse caso, um ampliador de 13x18 seria suficiente. Mas também deveriam ser oferecidas máscaras de digitalização adequadas para isso.
Atenciosamente, Sven.
MirkoBoeddecker
Qual será o formato do negativo resultante?
Tanto o formato quanto a largura da fenda (tempo) são variáveis.
Ainda não está definido exatamente em quais etapas. Mas, com certeza, 180° e 360°.
€
@Achim
: Errado! A câmera ajuda. Afinal, há anos precisamos ganhar dinheiro com outras coisas, que depois investimos novamente em nosso hobby favorito (produção de filmes).
E esse projeto é um dos alicerces disso :-)
TiMo
Isso é, sem dúvida, algo muito interessante e, se a câmera for compatível com um formato que eu ainda consiga usar na minha ampliadora 4x5, ela com certeza vai entrar na minha lista de desejos (se eu vou conseguir comprá-la, isso já é outra história).
€
É uma pena, mesmo, o que aconteceu com o PAN 400. Seria ótimo ter algo assim em formato 35 mm, em rolo e em filme plano.
€
Saudações, Tim
hallertauBW
Olá,
Também vejo o formato final com um certo ceticismo. Tenho um ampliador 6x6 e, muito provavelmente, teria que fazer um upgrade. <-Custos extras
Em termos de preço, também é interessante considerar o valor de mercado de segunda mão da Hasselblad X-Pan, que gira em torno de 800 €.
Pessoalmente, eu também não compraria a câmera, mesmo que custasse menos de 1.000 €.
Atenciosamente,
Guido
europanorama
A câmera deveria poder aceitar filmes de 220 com urgência. Conheço esse problema na Roundshot 65/70/220. O filme 120 é um pouco apertado, pois, com 85 cm, é muito curto.
Por que não oferecem filmes de 220 agora? Ou, melhor ainda, rolos de 30 m.
Existe um fornecedor de cortadores de filme a preços acessíveis. Todas as variantes para cortar de 35 mm a 70 mm.
Cortar filmes de 70 mm (antes ou depois da exposição) é trabalhoso, mas viável, por exemplo, quando não há filmes especiais disponíveis em 120/220.
Corte filmes de 70 mm perfurados com o cortador, que remove toda a perfuração apenas de um lado. Caso contrário, ele poderia bloquear as máquinas de revelação se houvesse restos de perfuração.
€
A ideia do design é de Gildas Lelostec: a Panomachine da MK-Systeme também é de sua autoria (encontrei novidades muito legais lá).
Thomas B. Kunz/Knuzen, de Berlim, tem a câmera de 50 mm.
http://panorama.pagesperso-orange.fr/camera/voya_ca_e.html
Câmera Voyageur 28/50 mm/120
Talvez as novas 28, 35 e 50 se baseiem nesta nova versão com 4 s até 1/125.
http://panorama.pagesperso-orange.fr/camera/voya_gdnew_e2.htm
ADOX/MK-Systeme – Fiquem atentos
A KMZ-Zenit (câmeras Horizon Panoramakameras, entre outras) está se modernizando, inclusive na gestão da qualidade. Talvez a Digital-Horizont venha, afinal, com um sensor maior do que 5 MP (x3) e 28 mm equiv. Uma com shift, se não custar mais do que 2.500 euros/dólares, poderia ter grandes chances.
mattes
De modo geral, a fotografia panorâmica é algo interessante; o fato de que uma nova câmera analógica está por vir é muito importante e merece todo o apoio. É verdade que uma nova câmera de produção limitada provavelmente está fora do meu alcance, mas talvez alguns futuros proprietários percam rapidamente o interesse e acabem se desfazendo dessa preciosidade. Se eu quiser fotos panorâmicas, ou tiro uma foto com uma GF e sacrifico tudo o que é supérfluo, ou coloco um cartucho de 35 mm em uma câmara de filme em rolo (a) na posição 220. É verdade que o plano de imagem fica meio no estilo Lomography, mas funciona.
Com isso, chego aos meus desejos. Uma guia de filme curvada está ok. Sem óptica móvel, mas com um compartimento para trocar entre filmes 120 e 35 mm, um visor de tela fosca (pode ser curvado) para o enquadramento preciso. Como visor, basta-me uma solução simples com nível de bolha. Se ainda fosse possível usar as lentes Mf e GF existentes, seria perfeito.
Vamos falar do processamento posterior. Discute-se muito aqui sobre os ampliadores necessários, mas por que não digitalizar? Os negativos/diapositivos devem caber em um scanner como o Epson 4990. Com um scanner adequado, seria fácil processar rolos de filme com mais de 30 cm.
mattes?
Wolf_XL
...O filme de 220 tem a desvantagem de não possuir uma folha de cobertura. Assim, o transporte para o próximo quadro, que seria mecanicamente simples se fosse feito por meio de um “olho mágico” na parte traseira, fica inviável — a construção de um mecanismo de transporte que garanta intervalos uniformes entre os quadros, independentemente do número de fotos já tiradas, está longe de ser trivial e de ser barata de fabricar...