MirkoBoeddecker
sputnik
Mas isso não é mais uma ação parecida com a de 2006, por acaso? :mrgreen:
?
http://forum.phototec.de/read.php?3,150930,page=1
?
Role a página para baixo!
sputnik
Ah, entendi.
Então, as postagens indesejadas são simplesmente apagadas?
?
Bravo!
AchimBauer
Olá a todos,
?
Não estou entendendo muito bem a mensagem que o nosso anfitrião está tentando passar.
A FOTOIMPEX vai encerrar a loja online para fortalecer a loja física?
Ou será que a ADOX agora também quer distribuir sua linha de produtos através do comércio especializado?
?
Também não entendo muito bem o que a carta de reclamação do revendedor mencionado quer dizer, pois se ele se irrita em aconselhar clientes que compram mais barato em outros lugares, por que ele abriu uma loja?
Afinal, essa discussão já existia há 25 anos, só que o inimigo não era a internet, e sim o comércio por correspondência.
?
E o fim do comércio especializado em fotografia não tem nada a ver com a concorrência da internet, mas sim com a fotografia digital!
Com a fotografia digital, uma grande parte do negócio de fotos desapareceu, já que, em parte, as pessoas passaram a imprimir por conta própria, mas a grande maioria das fotos nem sequer era mais impressa em papel, sendo enviada por e-mail ou postada no Facebook, YouTube etc.
Além disso, o número de lojas especializadas de repente triplicou! Pois as câmeras já não eram compradas apenas na Foto Huber e na Foto Pfleiderer, mas também na Fernseh Hurlebaus, na Elektro Stempfle e na Computer Immel. Enquanto para estas últimas as câmeras eram um negócio secundário, o comércio fotográfico clássico continuou sendo foto e apenas foto.
?
Saudações, Achim
sputnik
Bem, para mim, a mensagem desta postagem é muito clara.
AchimBauer
Olá, Sputnik,
?
Explica-me, por favor!
?
Atenciosamente, Achim
sputnik
Bem, com isso, certamente se quer mostrar ao cliente aonde isso vai dar se ele, por exemplo, continuar comprando seu papel onde é mais barato, em vez de comprar onde se preocupam com ele.
Não consigo perceber nenhuma outra mensagem.
Afinal, não consigo imaginar que isso seja um incentivo para, no futuro, preferir fazer pedidos na loja especializada em fotografia local em vez de aqui na loja. ;)
Rolf-Werner
Meu cunhado observa o mesmo fenômeno em sua loja: os clientes vêm, em alguns casos, várias vezes, pedem orientação detalhada (que dura mais de 30 minutos, às vezes até 2 horas) e um orçamento, e depois dizem “vamos pensar nisso” ou — pior ainda — começam a pechinchar por alguns euros.
?
Esse é um fenômeno novo e não era comum há 25 anos.
?
Isso tem apenas uma relação marginal com o comércio online. Os clientes não ficaram mais burros e sabem que compram mais barato na internet apenas porque toda a questão da garantia e da consultoria não está incluída.
?
Na minha opinião, tem mais a ver com as constantes sugestões das grandes redes de lojas, que anunciam com promoções de descontos fictícios.
?
Trata-se aqui puramente de emoções. “O cliente” de hoje quer ter a “sensação” de ter feito uma boa compra. A consultoria faz parte disso, é parte do ambiente, mas como agora existem quase que exclusivamente gigantes do varejo, estamos acostumados a ver vendedores entediados parados por toda parte, prontos para nos atender. Muito mais importante hoje é a sensação de ter feito um bom negócio. Um varejista não é percebido como tal, e a maioria das pessoas já não consegue mais diferenciar isso.
?
A única “solução” aqui seria se adaptar à conversa fiada sobre descontos das grandes empresas e também se gabar de descontos falsos. Mas meu cunhado ainda não tem essa intenção; ele não quer cair tão baixo. Na minha própria loja, felizmente, isso não é um problema.
?
Rolf
Urnes
Bem, fiz algumas contas. Há 18 anos, no centro de Stuttgart, numa área de cerca de 1,3 km² entre a estação ferroviária e a Marienstraße, havia 12 lojas de fotografia, sem contar com lojas de eletrônicos, lojas de departamento e atacadistas profissionais. Dessas, 2 entraram em falência, 3 se aposentaram e 2 fecharam porque as outras filiais que possuíam eram mais lucrativas. Portanto, 5 lojas nessa área são mais do que suficientes. Aliás, só recebi consultoria especializada de verdade nos atacadistas profissionais, que também oferecem preços mais acessíveis. Fora isso, não me importo de pagar por serviços e consultoria. A propósito, os preços de produtos usados e o serviço relacionado eram, muitas vezes, melhores nas lojas físicas do que na internet. No entanto, muitos comerciantes já não sabem mais como funciona o equipamento analógico.
TR
Hoje em dia, já nem é preciso uma câmera de verdade para tirar fotos. Quero dizer, a maioria das pessoas que antes corria para essas lojas para aprender a colocar o rolo de filme na câmera agora simplesmente usa o smartphone e fica satisfeita com isso.
O que vai permanecer é o mercado de câmeras de sistema, e certamente haverá espaço apenas para poucos revendedores nesse segmento.
AchimBauer
Olá, Urmes,
quem é o número 5?
Bem, se eu contei direito, são só 4 dos antigos que ainda têm uma loja na zona da guerra civil. Vamos começar pela estação ainda acima do solo: lá está o Planet, depois vem... não sei? Bem, se você andar como eu, quando olho as vitrines de artigos usados, vem o Hirrlinger, depois o Bergmeister e depois o Sänger, e depois que o Topfoto desapareceu, eram só esses. A novidade é o Große Calumet, em frente à sex shop.
Ou ainda tem mais alguma?
Mas o declínio já começou há muito tempo, e as últimas quatro conseguiram se manter por muito tempo, e lá rola mais do que na Grande Calumet, que parece um pouco abandonada.
€
Atenciosamente, Achim
Urnes
Olá, Achim,
Acabei decidindo incluir a lojinha da Rua Nadler. É, de certa forma, o que restou da Weizsäcker. Por outro lado, falta na lista a loja que ficou por um curto período no lugar da Breuninger, mas que durou apenas seis meses. A Calumet não está incluída porque eles são mais voltados para o público profissional, assim como a Universal em Fellbach. No antigo prédio da Geno, na Heilbronner, também tem uma loja profissional, mas ainda não fui lá.
Atenciosamente, Sven
bernhardmangelsgmxde
A história do cliente que passa 30 minutos recebendo orientação para depois comprar na internet por 5 euros a menos é realmente de partir o coração. O que o vendedor não percebe: do ponto de vista do cliente, esses 30 minutos de “orientação” talvez tenham sido mais uma tentativa de 30 minutos de nos empurrar algo que, na verdade, nem sequer queremos... A assessoria é legal, mas o vendedor simplesmente tem outros interesses que não os do cliente. Como cliente, não posso esperar que um vendedor ignore seus próprios interesses. Da mesma forma, um vendedor não pode esperar que eu, como cliente, ignore os meus.
Os clientes precisam ver uma vantagem em comprar de um determinado vendedor e não de outro. Qualquer outra coisa não funciona a longo prazo. O vendedor talvez devesse ter se perguntado o que ele pode oferecer ao cliente que a internet não consegue. Se ele chegar à conclusão de que não consegue competir, precisa pensar em algo. Colocar uma máquina de café na loja, vender bolsas elegantes, fazer alguma coisa para que entre gente suficiente na loja, de modo que ele não fique na situação embaraçosa de ter que se ocupar por horas com clientes individuais. Se ele chegar à conclusão de que o melhor é fechar a loja e alugá-la, então isso também pode ser uma opção. Desabafar sobre os clientes... bem, se isso de alguma forma o ajuda...
AchimBauer
Olá, Namir,
Eu também já passei duas horas e meia sendo atendido em uma loja (não de fotografia) para depois acabar comprando em outro lugar pela internet, porque a situação foi bem parecida com a que você descreveu.
Eu queria comprar um aparelho em um kit, mas havia várias opções, por isso quis dar uma olhada na loja. O revendedor também tem uma loja online, então eu já conhecia os preços. Escolhi esse revendedor porque fica bem no caminho do trabalho para casa.
Mas não fui até lá só para pedir orientação, e sim para ter um ponto de contato após a compra, caso precisasse de acessórios etc.
Após 20 minutos, a consulta propriamente dita chegou ao fim. Então, ele me explicou que não tinha o artigo disponível naquele momento. Em seguida, perguntei quando ele teria o artigo novamente ou quanto tempo levaria para encomendá-lo para mim.
Durante as 2 horas e 10 minutos restantes, não recebi nenhuma resposta! Fiquei sabendo que ele não sabia quando esse artigo estaria disponível novamente e que ele não o encomendaria; ele só faz o pedido quando tiver mercadoria no valor de 16.000 euros para obter um desconto suficiente do fornecedor. Em seguida, ele me disse pelo menos 10 vezes que as pessoas passam horas recebendo orientação e depois dizem que conseguiram o artigo 5 euros mais barato em outro lugar. Nesse meio tempo, ele trouxe todo tipo de produto que não vendia e me deu sugestões de como eu poderia construir o que queria a partir de várias coisas velhas e empoeiradas, ou algo parecido; no final, ele trouxe um aparelho usado que um cliente havia dado como parte do pagamento e que ultrapassava meu orçamento em 2.000 euros; não pude dar uma olhada nele porque estava na maleta de transporte e a chave ainda estava com o cliente.
Na primeira oportunidade, eu dei no pé, fiz o pedido na internet com um concorrente e, após 3 dias, o produto chegou.
E, mesmo assim, acabei ajudando mais o primeiro vendedor do que aquele de quem comprei. Pois o primeiro teve 1.720 horas para me vender o que eu queria. Já onde comprei, o vendedor teve apenas 3 minutos de chance.
Portanto, o aconselhamento só pode ser valorizado se também for dada atenção suficiente aos interesses do cliente.
E já que nosso anfitrião iniciou o assunto: não dá para vender filmes em rolo se você quiser convencer o cliente de que não vale a pena enrolar filmes em rolo quando um concorrente manda fabricar três novos com base de acetato na espessura especial para filmes em rolo e ainda quer oferecê-los no formato 4x4. E ele certamente não vai perder dinheiro em cada filme.
Atenciosamente, Achim