SayCheese
Li que é preciso deixar uma margem de 1 polegada para que haja papel suficiente sob a moldura e a impressão fique bem nivelada. Isso me parece muito para folhas de 18 x 24 cm, já que não sobra muito espaço para a imagem. Até agora, sempre deixei 1,5 cm de espaço nas laterais mais estreitas. Supondo que eu queira uma margem branca de 5 mm dentro do recorte da moldura, basta deixar 1 cm abaixo da moldura? Ou posso deixar ainda menos (10 mm, ou seja, 5 mm no recorte e 5 mm abaixo da moldura) em formatos de impressão tão pequenos?
Obrigado!!
Urnes
Papel barítico ou PE? No caso do PE, não faz diferença; meio centímetro já basta, pois o papel já fica liso por si só.
?
Com o papel barítico, geralmente é preciso mais, dependendo se ele enrola e em que medida. O Fomabrom que estou usando no momento precisa de pelo menos 2 cm, só que agora em 15x20 em vez de 18x24. A moldura serve também para manter a imagem razoavelmente lisa na moldura. É claro que essa questão não se coloca quando você monta as imagens.
?
Qual deve ser o tamanho da moldura?
?
Atenciosamente, Sven.
SayCheese
Obrigado pela resposta rápida!
Por enquanto, são todas considerações teóricas; nunca emoldurei nenhuma das minhas impressões e também ainda não tenho em mente um tamanho fixo de moldura ou passepartout.
Atualmente, uso o Adox MCP 18x24, no qual realizo a exposição no formato 21x14. Gosto desse formato de papel porque ainda dá para segurar na mão e apreciar, mas também já oferece a opção de emoldurar. Planejo mudar para MCC (papel baritado) num futuro próximo e estou pensando nisso. Na verdade, 21x14 cm é um tamanho bom para mim, mas também não quero nada menor. Com o tamanho de papel 24x30, eu teria que comprar uma nova moldura de ampliação e minha solução para a secagem também teria que ser um tamanho maior.
piu58
As cópias em PE tendem a escorregar em molduras grandes. A maioria das molduras é fixada apenas pela borda. Se você exibir uma cópia 18x24 em uma moldura 50x60 e prender apenas meio centímetro, é possível que, na inauguração da exposição, algumas estejam penduradas de forma torta. O papel barítico, com o verso áspero, corre menos risco.
Dá para conviver com a borda estreita se você tomar cuidado com a moldura. Por exemplo, fixar as fotos com a aba adesiva de post-its.
Urnes
Sim, claro, eu tinha esquecido. Eu prendo as fotos usando sempre Post-it (também disponível como fita corretiva branca) ou fita de acetato de celulose (da marca Scotch).
€
Olá, Uwe, como é isso? Meu Fomabrom, que sai perfeitamente liso da prensa, fica sempre curvando-se para cima depois de alguns dias na caixa. Não consigo imaginar como vou conseguir colocá-lo direito sob o passepartout. Você tem alguma dica? O antigo Polywarmtone se comporta de maneira bem mais tolerante nesse aspecto.
€
Atenciosamente, Sven.
SayCheese
De qualquer forma, eu fixaria a impressão na moldura; caso contrário, nunca conseguiria alinhar tudo direito. Achei que a questão fosse mais o alinhamento. Claro, isso só se não for colar a impressão em um cartão de fundo, o que, na verdade, quero evitar.
Atenciosamente, Klaus
piu58
> Meu Formbrom, que sai impecável da prensa
€
Tentei por muito tempo deixar o papel bem liso. Desde a prensa a seco (adequada apenas para formatos pequenos) até o método da fita adesiva úmida (que danifica o papel, esticando-o bastante) e, finalmente, o livro a seco. Isso funciona bem. Penduro as fotos por um canto até ficarem apenas úmidas e pegajosas. Depois, coloco-as no livro, com alguns livros por cima para servir de peso. Depois de meio dia, coloco-as novamente em outra página mais seca.
Assim, elas secam naturalmente, sem esticar ou secar demais por causa do calor. No máximo, ficam levemente curvadas.
€
Com um acabamento profissional — totalmente plano, sem nenhum traço de ondulação —, isso só é possível se for montado sobre papelão duro. No entanto, uma caixa de fotos rapidamente se transforma em um armário cheio.