Andio
Oi,
De repente, me veio à cabeça um problema aparente. A diluição para o ADOTECH II, em formato médio, é indicada para 500 ml com 16,5 ml de revelador para os filmes 1+2, ou seja, 1+29. Até aí, tudo bem. Mas agora minhas pequenas garrafas precisam de um volume de 590 ml. Para os rolos 1 e 2, ainda consigo dar conta da conta-retranca, mas como fica a proporção para os rolos 3+4 e 5+6?
Obrigado pela ajuda, já vou começar a rebobinar.
Andreas
Edith diz: A base de partida são 50 ml de revelador (ADOTECH 2). Só assim faz sentido.
Photux
Essa história de “encher a garrafa com água até 100 ml” não vai funcionar assim; nos rolos 5 e 6, ficaria muito pouco revelador (pelo menos me parece lógico). Suponho que esse procedimento sirva principalmente para proteger contra a oxidação, de modo que, como alternativa, também se poderia usar um spray protetor como o Protectan. É um produto prático de qualquer forma; com ele, minha solução de D-76 dura facilmente o dobro do tempo indicado pela Kodak (não recomendado para imitação). Assim, para os filmes 3 a 5, a proporção continuaria sendo 1+29, ou seja, 20 ml de concentrado + 580 ml de água.
Andio
<p style="margin-left:0px;">1.: ... e o filme 6?
<p style="margin-left:0px;">2.: e mesmo esse já não dá mais, pois filme 1+2 = 20 ml, filme 2+3 = 20 ml, restam 10 ml, o que é muito pouco para um filme, já que ele fica apenas pela metade no líquido. Ah, eu já não conseguia brincar com as forminhas no jardim de infância — SOCORRO!
3.: Por que o revelador não é simplesmente vendido em frascos de 60 ml? Quem é que tem latas de Jobo :(
Photux
Na loja, só encontrei frascos de 100 ml; apenas no site da ADOX, em um PDF, ainda são mencionados os de 50 ml. Presumi que você já tivesse a versão de 100 ml.
€
Se você gosta de experimentar, também poderia realizar uma diluição um pouco maior e, em troca, prolongar o tempo de revelação para chegar aos seus 590 ml. Com um revelador “convencional”, eu não me preocuparia muito com isso; infelizmente, não tenho experiência com o sistema ADOTECH+CMS.
Andio
Ah, eu não sabia disso. Mas, na verdade, tenho o frasco de 50 ml. Aquele pacote econômico com 6 rolos + revelador :)
Hum, prefiro não fazer experiências com os rolos. As fotos são importantes para mim, são irrepetíveis, e ainda não tenho experiência com esse revelador. Acho melhor fazer um novo pedido.
Dos reveladores “convencionais”, eu teria o suficiente, só que aqui — como já disse —, tudo é medido com precisão.
Mas muito obrigado pela ajuda.
Andio
E com a indicação “50 ml de ADOTECH 2”, minha primeira postagem só faz sentido. Eu tinha esquecido completamente de mencionar isso.
ThomasPauly
Sem ter testado pessoalmente, cheguei aos seguintes valores por cálculo:
1ª etapa (filmes 1 e 2): aprox. 16,5 ml de concentrado
2ª etapa (filmes 2 e 4): aprox. 24,5 ml (do concentrado previamente diluído de volta a 50 ml)
3ª passagem (filmes 5 e 6): aprox. 48,5 ml (do concentrado agora diluído duas vezes), ou seja, praticamente o conteúdo restante
Os valores resultam de um valor inicial de 16,5 ml na primeira passagem
Na 2ª etapa, o fator de diluição para a quantidade restante de 33,5 ml é de 50 ml / 33,4 ml = 1,49. 16,5 ml x 1,49 resulta em 24,59 ml.
Na terceira passagem, o fator de diluição para a quantidade restante de 25,41 ml é agora 50 ml / 25,41 ml = 1,97. Como se trata da diluição da diluição, para obter a mesma quantidade de princípio ativo da primeira etapa, preciso multiplicar pelos dois fatores de diluição, ou seja: 16,5 ml x 1,49 x 1,97 = 48,43.
tepe
Andio
Está totalmente correto para tanques de 500 ml. E quanto aos tanques de 590 ml? Vou pesquisar isso seguindo a sua sugestão.
Enquanto isso, encontrei outro tanque Posso — de 500 ml. Então, está tudo bem novamente.
Obrigado por enquanto,
Andreas