Já se comentou aqui e ali que os novos APX seriam supostamente idênticos ao Kentmere 100 ou ao 400. Não sei se isso é verdade. No entanto, até agora, só tive boas experiências com o Kentmere 400, tanto no ADONAL quanto no A49 — tanto do ponto de vista técnico quanto da qualidade da imagem.
Se os filmes forem realmente idênticos, teríamos, sem dúvida, a vantagem de poder reabastecer em qualquer lugar nas inúmeras lojas dm — pelo menos no caso do 100.
Caso contrário, vale a pena dar uma olhada no tópico existente sobre o tema “novo APX”:
http://forum.fotoimpex.de/index.php?showtopic=3045
Adendo sobre o tema dos tempos de exposição (como foi perguntado acima):
Supondo que o APX 400 (novo) e o Kentmere 400 sejam de fato o mesmo filme, eis minhas experiências:
No banco de dados online Massive Dev Chart, para a combinação Kentmere 400 – ADONAL 1+50, é indicado um tempo de revelação de 20 min; no tópico mencionado três linhas acima, chega-se a 21 min. Considero esses tempos exagerados. Pela minha experiência, os filmes ficam sobre-revelados (e com curva de tonalidade muito acentuada, com tons deslocados para cima). O mesmo vale para a combinação com A49. Aqui, são indicados tempos de 9,5 a 10,5 minutos.
Eu revelo o Kentmere 400 com sucesso e com belos tons nos seguintes tempos:
Kentmere 400 em ADONAL 1+50: 13 minutos
Kentmere 400 em A49 Stamm: 7 minutos e 20 segundos.