TiMo
Olá, Mirko,
Vocês já não vendem o APH 09?
Atenciosamente, Tim
pittyman
Isso também me interessaria!
€
Mirko??
piu58
Eu confundi as coisas (R09 e A49; hoje em dia, ambas começam com A e terminam em 9).
ThomasPauly
Afinal, qual é a vantagem específica desse RODINAL original, já que existe o ADONAL na mesma linha de produtos? Uma versão mais moderna do RODINAL que, pelo que sei, tem a mesma eficácia, mas é mais durável e produz imagens de grão fino?
?
tepe
MirkoBoeddecker
Qual é, afinal, a vantagem específica desse RODINAL original, já que existe o ADONAL na mesma linha — uma versão mais moderna do RODINAL que, pelo que sei, tem maior durabilidade e produz imagens de grão fino, mantendo o mesmo modo de ação?
Ele sempre foi mais barato.
Mas, como os tempos da produção em massa já acabaram, essa vantagem está desaparecendo, pois os custos de envase manual aumentam em comparação com a “solução”, e esses custos, infelizmente, são os mesmos para os dois produtos.
Ainda estamos fazendo as contas, mas se o APH09 for apenas 20 centavos mais barato que o ADONAL, ninguém mais vai comprá-lo.
Portanto, a resposta é: sim e não. Talvez mudemos o APH09 para embalagens de 1 litro.
AchimBauer
Olá, Mirko,
Como a diferença de preço afeta a qualidade da imagem?
Ou, melhor dizendo, há também alguma diferença na qualidade da imagem, no tempo de revelação e no resultado final?
?
Atenciosamente, Achim
bernhardmangelsgmxde
O APH09 era, de certa forma, uma relíquia da época em que a ADOX era (também) uma alternativa econômica à Agfa e ainda não havia assumido a continuidade da produção de alguns produtos. Então, por um tempo, os dois foram vendidos paralelamente. Dois produtos muito semelhantes a um preço muito semelhante; não sei se isso realmente ajudaria muito a nós, consumidores, e à ADOX. O grupo de usuários que realmente conseguiria perceber uma diferença no resultado seria insignificante. E a Foma não tem ainda um R09?
Tandemfahren
Bem, eu já comparei isso antes e não consegui perceber nenhuma diferença (no CHS25 e no APX100).
@Uwe: falavam da família RODINAL. Eu também sempre confundo esses nomes idiotas...
?
Acho que a maioria de nós provavelmente não consegue usar 1 litro de RODINAL /09 durante o ano inteiro, né?
TiMo
Eu simplesmente gostava de usá-lo para revelar filmes planos no tanque de 1,5 l. Nesse caso, é preciso um pouco mais de revelador.
Também nunca notei nenhuma diferença. Se ele deixar de ser fabricado, não faz mal nenhum.
AchimBauer
Bem, eu já comparei isso antes e não consegui ver nenhuma diferença (no CHS25 e no APX100).
@Uwe
: falavam da família RODINAL. Eu também sempre confundo esses nomes idiotas...
€
A maioria de nós provavelmente não consegue usar 1 litro de RODINAL /09 durante o ano inteiro, não é?
Não teria tanta certeza disso. Já que alguns usam vinho para revelar, pode ser que eles então bebam o revelador...............
…
Por favor, não tentem isso
…
Atenciosamente, Achim
MirkoBoeddecker
Existem duas diferenças essenciais:
1) A fórmula data da época em que esse revelador era usado principalmente para placas e filmes em rolo (o formato 35 mm acabara de ser inventado). O AP09 produz um grão mais grosso do que o ADONAL/RODINAL. Posteriormente, a Agfa otimizou a fórmula e a ajustou para um grão fino. Como o RODINAL foi por muito tempo o único revelador líquido na linha da Agfa, tentou-se ajustá-lo para um grão mais fino com desempenho de nitidez praticamente idêntico — também para fazer frente aos reveladores líquidos de grão fino que estavam surgindo. O valor de pH foi ajustado; portanto, vocês não notam diferença no tempo de revelação, o que leva alguns a confundir que o revelador seja idêntico.
2) É utilizada uma matéria-prima mais econômica. O revelador sempre foi ajustado para o preço, por isso o misturamos a partir de paraminofenol importado “direto do navio”, com qualidade química de primeira linha, mas não com qualidade “Photo Grade”.
Os efeitos no produto são mínimos, mas no ADONAL só entra o que há de melhor. Durante a fabricação, a diferença é claramente visível. O APH já fica turvo como café na hora do envase, enquanto o ADONAL permanece totalmente límpido.
Uma das matérias-primas é uma substância marrom e grumosa, a de qualidade superior é um pó branco e fino :-)
Atenciosamente,
Mirko
pittyman
O APH09 já está disponível novamente. Encomendei anteontem e acabei de receber pelo carteiro! :-)
Dirk
MirkoBoeddecker
O APH09 já está disponível novamente. Encomendei anteontem e acabei de receber pelo carteiro! :-)
É só uma breve reabastecimento. Recuperamos o estoque da loja.
Ainda estou fazendo as contas (ou melhor, aguardando uma cotação de matéria-prima).
Tandemfahren
Desculpa pelo off-topic, Mirko, mas: o link do PWT na tua assinatura está corrompido/errado.
€
Acabei de perceber que falta o “e” de polwarmtonE.
€
Frankgröße
TiMo
Olá, Mirko,
parece que vocês decidiram continuar com o APH09.
Mais ou menos isso
Atenciosamente,
Tim
Photux
Desculpa pelo off-topic, Mirko, mas: o link do PWT na tua assinatura está corrompido/errado.
€
Acabei de perceber que falta o “e” de polwarmtonE.
A grafia é exatamente a mesma na subpágina em alemão:
http://www.polywarmtone.com/Deutsch/Intro.html
Eu também acho isso totalmente normal...
Gast
TiMo
Sim, já foi atualizado na loja e ontem também foi mencionado no Facebook que ele continuará disponível.