Bonderer
Costumo comprar meus rolos de filme na Foto Feldhege, em Hagen; a loja existe há cerca de 70 anos e consegue fornecer todas as marcas de filme.
Papel e produtos químicos compro na Spürsinn, na Impex e na Lumiere Shop. Diversifiquei bastante as fontes de onde adquiro meus consumíveis; já comprei duas vezes de fornecedores do norte da Alemanha, mas não fiquei satisfeito com eles.
Eu nunca compraria algo assim no exterior porque eles não pagam impostos aqui, não empregam funcionários que contribuem para o sistema social, etc. No entanto, não sei o que faria se certos itens só estivessem disponíveis, por exemplo, no Reino Unido.
E quanto aos preços, é claro que fico irritado quando o papel fica mais caro a cada pedido, mas o que fazer? Comprar uma câmera digital e imprimir fotos? Essa porcaria não entra na minha casa, já que nem sequer tenho um scanner.
Compram-se cigarros por 5-6 € e fumam-se sem pestanejar. No fim de semana, enchem o tanque do filho querido e saem a passear porque a criança, desculpem, o carro, precisa de se movimentar um pouco.
Gastam-se quantias astronômicas nesses telefones DINGDING esquisitos, que fazem de tudo e têm uma aba de onde sai uma mão. A mão serve para coçar o traseiro quando coça. Mas quatro semanas depois da compra, eles já são lixo eletrônico, porque já tem algo novo, coçando no ritmo de 3/4. A relação entre os custos de fabricação e o preço de venda é praticamente uma impressora de dinheiro para os acionistas, isso é pura ganância.
Lá, é normal desperdiçar muito dinheiro.
Mas basta que um filme, um produto químico ou o papel fiquem mais caros para que haja um alvoroço nos fóruns, ameaçando o fim da civilização ocidental.
Na internet, revendedores amadores oferecem filmes a preços que deixariam qualquer comerciante de cabelos em pé.
Querer lucrar muito com o preço é, sem dúvida, o caminho errado. Basta dar uma olhada nos preços da TriX, onde um tenta oferecer menos do que o outro; isso só agrada aos mesquinhos, mas se o objetivo é que os restos do comércio fotográfico e das lojas de fotografia por correspondência logo se tornem uma AGFA, continuem assim.
“Todos nós queremos uma remuneração justa pelo trabalho que realizamos, independentemente da nossa profissão. Temos de conceder o mesmo àqueles que estão envolvidos no desenvolvimento, na fabricação ou na venda de produtos de fotografia analógica, nem mais nem menos do que aquilo que também se aplica a nós. Quem não quiser isso deve continuar comprando os produtos da China, fabricados em condições semelhantes às de campos de trabalho forçado, a exploração em sua forma mais lucrativa.
E a um simpático contemporâneo que escreveu que fica realmente mal quando vê os preços do papel, que me dê tudo o que tem antes de vomitar e desistir.
bernhardmangelsgmxde
Não penso tanto em termos nacionais. Vivemos cada vez mais na Europa; para mim, não faz muita diferença se alguém paga impostos e emprega pessoas na Alemanha ou se faz o mesmo na Itália, na República Tcheca ou na Inglaterra. Além disso, a Alemanha exporta o suficiente; por isso, no caso do papel fotográfico, posso terceirizar os serviços de distribuição para o exterior sem me sentir culpado e, assim, reduzir o superávit de exportação.
Não consigo avaliar realmente como tudo isso funciona e como os preços são formados. Também porque fabricantes e comerciantes não revelam seus planos. Por motivos compreensíveis. Por isso, também não consigo avaliar se os preços cobrados aqui são adequados ou se são simplesmente altos demais. É por isso que não me preocupo muito com isso e encaro a questão de forma totalmente egoísta.
O comércio presta para mim uma espécie de serviço. No caso dos alimentos, o serviço consiste em buscar frutas, legumes, carne, macarrão etc. diretamente do produtor e disponibilizá-los na esquina da minha casa quando eu precisar. Por isso, é claro que o comerciante pode se permitir uma margem de lucro. O comerciante compra tudo em uma escala muito maior do que eu. Eu teria que dirigir um bom trecho de carro para comprar 5 kg de batatas, leite, macarrão e tangerinas, e gastaria uma quantidade enorme de gasolina... tudo isso sairia terrivelmente caro para mim e também levaria bastante tempo. O comércio enche caminhões inteiros e consegue oferecer tudo por uma fração do custo. Assim, consigo meus produtos muito mais rápido e mais barato, E o comércio também ganha com isso. Ambos ganham, e o sistema funciona bem.
Se agora o comércio precisa aumentar tanto o preço de alguns produtos que seria muito mais barato para mim ir diretamente ao fabricante/atacadista e comprar minhas coisas lá, então o comércio é, na verdade, supérfluo, e eu mesmo posso prestar o serviço melhor. Afinal, eu também não contrato um prestador de serviços para fazer meu café pela manhã, se ele não consegue fazer isso melhor, de forma mais confortável ou mais rápida do que eu mesmo.... então, se, a caminho do metrô, eu tivesse que dar uma grande volta para comprar um café para viagem, ou tivesse que esperar regularmente mais tempo no frio do que levaria em casa para preparar o café bem quentinho e deixar tudo limpo, e se o café para viagem não tivesse um sabor melhor e, além disso, fosse mais caro, por que eu faria isso comigo mesmo? O café para viagem precisa ficar no caminho, ser rápido e não pode ser muito caro, senão é desnecessário.
Quanto ao papel fotográfico: é claro que tem vantagens em encomendar na Alemanha, o frete é mais barato e o vendedor fala a mesma língua. Além disso, já fiz alguns pedidos e sei que está tudo certo, ou posso me informar com mais facilidade de antemão se um vendedor for desonesto. Por isso, eu não começaria agora a fazer pedidos no exterior pelo valor de dois ou três maços de cigarros ou algumas cervejas no bar. Além disso, o frete do exterior é ainda mais caro... ou seja, o vendedor na Alemanha tem uma certa margem de manobra para cobrar mais em comparação com o exterior, e eu ainda vejo vantagens para mim ao fazer pedidos na Alemanha.
Mas devo dizer que, para alguns produtos, não vejo mais nenhuma vantagem nisso. Se, em um pedido relativamente pequeno, eu tiver que pagar bem mais do que o equivalente a dois ou três maços de cigarros, apesar dos 19 € de frete do exterior... então o comércio alemão obviamente não está conseguindo apresentar o serviço de disponibilizar o produto de forma que traga vantagens para mim, e eu, naturalmente, considero fazer o pedido diretamente no exterior.
Morte
Olá, Analoger,
Concordo plenamente com grande parte do que você escreveu.
Vejo isso da mesma forma em situações semelhantes do dia a dia. Por exemplo: no momento, não tenho filhos, esposa, pais idosos... para sustentar. Surpreendentemente, meu aluguel ainda é barato. Portanto, para o meu bolso, não faz diferença se eu compro a mozzarella barata no Netto, que é branca e mole, como se espera, mas também não tem sabor algum — ou se vou a outro (super)mercado e compro lá a verdadeira mozzarella de búfala. A diferença de preço é de cerca de um euro, mas a diferença de sabor — é um abismo. Esse único euro realmente não faz diferença.
Da mesma forma, não é realmente decisivo se um rolo de filme custa 3 euros ou 5 euros — se eu comprar apenas um ou dois rolos.
Com o papel, porém, a situação é diferente. Não estou falando de formatos pequenos, que eu quase nunca uso. 10x15 é para álbum de fotos — e eu não tiro fotos para isso.
No entanto, se uma caixa de papel baritado 30x40 custa 150 euros, isso dói. Não é que eu ache que não valha a pena. Ou que eu não seja a favor de preservar os empregos dos fabricantes e seus funcionários e de pagá-los decentemente. Na verdade, acho isso muito importante.
Mas simplesmente não tenho esses 150 euros. E embalagens menores só estão disponíveis para pouquíssimos tipos. Formatos ainda maiores eu não tenho como pagar de jeito nenhum. O que isso significa para exposições e afins, cada um pode imaginar. Uma vez fiz uma exposição só com cópias 24x30 (DIN A4). Não me senti mal com isso, já que pouco antes tinha estado em uma grande exposição de Emil Otto Hopp?, na qual eram exibidas apenas cópias de contato (grande formato), e achei ótimo.
No entanto, recebi inúmeros comentários, que certamente foram feitos de forma totalmente inocente: por que todas as fotos eram tão pequenas?
Isso me incomodou. Só colhi espanto quando disse que não tinha dinheiro para comprar papel fotográfico maior. As pessoas associam uma cópia ao preço de 15 centavos da drogaria. E, das exposições, só conhecem formatos gigantes. Eles impressionam quase automaticamente, é claro. Um fotógrafo conhecido, não me lembro mais quem, disse: muitos fotógrafos escondem fotos chatas atrás de formatos grandes. A qualidade de uma imagem só se revela quando ela também funciona como cartão postal.
Quero dizer: a eterna necessidade de economizar e a mesquinhez no lugar errado são tão pouco comerciais quanto queimar dinheiro.
No entanto, eu também suspiro quando os preços sobem mais uma vez. Pois isso simplesmente torna minhas possibilidades artísticas ainda mais limitadas.
grommi
Agradeço a namir e a Morte pelas análises detalhadas, apresentadas em um tom respeitoso, cujo conteúdo também compartilho.
Bonderer
Como daqui a cerca de 8 anos vou entrar nas férias perpétuas, conhecidas como aposentadoria, prefiro, sem dúvida, as empresas nacionais. Elas contribuem para o fundo do qual em breve receberei minha renda e, embora eu considere a Europa positiva, nem um empresário ou trabalhador italiano ou britânico paga pela minha aposentadoria; isso é feito apenas por empresários/trabalhadores alemães. No entanto, quando se é mais jovem e isso ainda parece muito distante, certamente se pensa de forma diferente sobre o assunto.
Formatos: eu uso apenas 13x18 para presentear e mostrar de vez em quando, 20x25 e 24x30 e, mais raramente, 30x40. Quanto a exposições, não é minha praia, mas um conhecido no Museu de Hagen foi fortemente patrocinado por diversos patrocinadores, então não lhe custou nada; e exposições, por exemplo, nas caixas econômicas, também devem ser bastante neutras em termos de custos.
É claro que 150 € por 50 folhas não é pouca coisa, mas daqui a 50 anos ainda estarão lá e serão agradáveis de se ver. A questão é sempre: quanto vale a minha paixão para mim? E quando as crianças ainda eram pequenas e a renda era menor, eu também deixei de comprar algumas coisas que compro agora, mas todos os pais de família passam por isso.
Aliás, também já vi exposições em que havia apenas contatos em 6x6 – 6x9 do início do século XX, e os visitantes ficaram muito impressionados; nem sempre se trata apenas de tamanho, mas é preciso ter muito respeito por quem organiza uma exposição sozinho. Eu não gostaria de fazer isso.
Expor os próprios méritos à hostilidade pública, isso já é algo e tanto.
Sejamos honestos, sempre se encontrará algo para criticar um evento como esse, mesmo que seja apenas o tamanho.
E se o trabalho de Morte foi avaliado por alguns apenas pelo tamanho das imagens e menos pela qualidade da fotografia, isso mostra mais uma vez o quão pouco as pessoas valorizam o trabalho alheio. Também aqui sinto a mentalidade de “mesquinharia é legal” e os resmungões que, quando não encontram mais nada, se empolgam com o tamanho de uma fotografia. Com todo o respeito, isso é mais do que lamentável.
bernhardmangelsgmxde
A questão é saber quanto desse preço a mais que a gente paga aqui por certos tipos de papel fotográfico vai parar na previdência. Provavelmente seria bem mais eficaz comprar no exterior e transferir o dinheiro economizado para a previdência.
Não me preocupo tanto com a aposentadoria quando faço compras, não só porque ainda falta bastante tempo, mas também porque minha geração não tem muito o que esperar disso... e é melhor tentar, na medida do possível, juntar algo por conta própria. 50 folhas de Ilford 24×30 cm? 62 € comprando aqui no site, 37 € no Reino Unido. Pago cerca de 20 euros a mais por caixa, se encomendar mais algumas coisas. Quantos euros serão pagos como salários de funcionários sujeitos à previdência social por essa única caixa? Seriam necessários 100 para que os 20 euros a mais que tenho de pagar fossem integralmente destinados ao seguro de aposentadoria. Mas como a loja recebe apenas cerca de 55 euros dos 67 euros, o próprio papel fotográfico também custa algo, o aluguel da loja precisa ser pago, o envio precisa ser financiado de forma cruzada... sem esquecer a GEZ, em algum lugar precisa ser gerado lucro... considero improvável que mais de 10 euros do salário sejam gastos com custos de mão de obra em uma compra de papel fotográfico de 67 euros (provavelmente é muito menos). Isso renderia (realmente, no máximo) 2 euros para o fundo de pensão. Digamos assim, por solidariedade com o fundo de pensões, não preciso fazer isso. Economizar 20 euros, dos quais 10 são depositados voluntariamente no fundo de pensões, ajuda muito mais o fundo; eu adquiro direitos de aposentadoria e ainda tenho 10 euros para pagar o financiamento da minha casinha. Com esses 20 euros, eu também poderia pagar um profissional por 20 minutos, dos quais pelo menos 5 euros seriam gastos com o salário, e do qual o fundo de pensão receberia, afinal, 1 euro.
TiMo
Meu dinheiro vai para onde sei que será investido em projetos fotográficos interessantes.
Meu dinheiro não vai para fabricantes que buscam uma posição de monopólio, mas sim para a concorrência.
bernhardmangelsgmxde
É claro que o preço não é o único fator que conta em um produto. Quando um fabricante se empenha, isso certamente é um ponto positivo.
A Ilford também tem projetos fotográficos interessantes. Eles já possuem uma linha completa de produtos, por isso lançam menos novidades no mercado. E a Ilford também se dedica à fotografia analógica.
Como consumidores, não temos interesse em um monopólio. Por isso, é bom que, além da Ilford, existam também a Foma e a ADOX no mercado de papel fotográfico. Um dos maiores problemas de um monopólio para os consumidores é justamente o fato de ele poder definir os preços à sua vontade. Mas parece que o oligopólio consegue lidar muito bem com isso, pelo menos no que diz respeito ao papel aqui na Alemanha...
€
É claro que eu aceitaria isso se, por exemplo, o APX 100/400 voltasse ao mercado... mas se ele custasse 40% a mais do que o FP4 e o HP5 custam agora, e se estes últimos ficassem 80% mais caros no mercado alemão (a Kodak e a Foma também não devem ser totalmente esquecidas), então minha alegria com os novos produtos no mercado ficaria um pouco abalada.
€
Tomei nota com satisfação de que, ao fazer um pequeno pedido de papel fotográfico, por exemplo, da MCP na Alemanha, não preciso pagar mais (ou não muito mais) do que se fizesse o pedido da Ilford na Inglaterra. E os filmes também são mais baratos aqui. Ao pequeno consumidor de material padrão é oferecida uma alternativa equivalente em condições semelhantes, o que já é algo. Eu só preferiria que, na hora de decidir o que comprar, não fosse tão pressionado pela estrutura de preços a mudar de um produto para outro...
De qualquer forma, respeito o feito de ter conseguido iniciar a produção em tão pouco tempo e oferecer bons produtos a preços competitivos, e isso em um mercado em retração. Quanto à importação de papel fotográfico Ilford, não quero ditar a ninguém em que condições isso deve ser feito. Simplesmente procuro fontes alternativas, se for o caso.
Wolf_XL
...bem, o mundo não é assim tão simples... É simplesmente ingênuo acreditar que só as compras no mercado interno são boas compras... Se meu revendedor britânico tiver um bom faturamento, ele compra, por exemplo, uma nova Sprinter da Mercedes para transportar a mercadoria até os correios. Justamente nós, como campeões mundiais de exportação, faríamos bem em deixar nossos vizinhos ganharem alguns euros, para que possam, com seus lucros, comprar produtos “Made in Germany”...
MirkoBoeddecker
Mas parece que o oligopólio consegue lidar muito bem com isso, pelo menos no que diz respeito ao papel aqui na Alemanha...
€
€
Vocês estão partindo de premissas totalmente erradas, e eu também acredito que, na discussão atual sobre os postos de gasolina, se partiu de premissas erradas. Afinal, o Departamento de Defesa da Concorrência acabou cedendo.
Os preços lá são iguais porque representam o nível mais baixo possível. Em princípio, já é muito pouco, e os franqueados só conseguem sobreviver com a venda de artigos de quiosque. Todos perdem dinheiro com a venda de gasolina, mas são obrigados a participar dessa loucura, pois, caso contrário, não venderiam mais gasolina.
Há mais de 10 anos, a situação é semelhante no mercado fotográfico, e essa é a razão pela qual 80% dos fabricantes e do comércio foram levados à falência.
Vocês não acreditam seriamente que hoje seja possível produzir tal variedade de produtos com os custos de 1996?
Hoje, a produção custa muito mais, mas os preços, ajustados pela inflação, quase não subiram.
Há anos vem acontecendo aqui uma grande festa em benefício do consumidor, na qual as margens dos fabricantes e do comércio foram esgotadas.
Todos os fabricantes já passaram, pelo menos uma vez, por uma insolvência de fato ou por uma baixa contábil extraordinária semelhante à insolvência.
Hoje, eles produzem em condições pouco sustentáveis, que não permitem mais investimentos de reposição ou desenvolvimento de produtos.
As margens comerciais estão a milhas de distância do que era comum nos tempos de ouro da fotografia analógica.
Entre 2006 e 2010, a maioria dos comerciantes teve prejuízo (nós também).
Todos os participantes do mercado que conheço estão “à venda”. Quem tiver vontade de atuar neste mercado: que se apresente!
Hoje, estamos todos “no limite”. Na Alemanha, os filmes não são oferecidos “baratos”, mas sim em “circunstâncias precárias”, com perda efetiva.
O papel não é “supervalorizado de forma oligopolística”, mas representa o mínimo necessário para viabilizar a respectiva distribuição.
É muito mais trabalhoso mapear uma matriz de papel com tamanhos, superfícies e a relação preço-volume do que negociar alguns filmes.
Nesse contexto, todos os envolvidos
ganham
significativamente menos do que há 15 anos, ou seja, praticamente nada.
A concorrência funciona de maneira excelente em um mercado com oferta excedente infinita, demanda em queda e custos de instalação para o consumidor exponencialmente ligados aos volumes de produção.
Mas assim que vemos que um dos envolvidos ousa ajustar um pouco o preço para cima, naturalmente seguimos o exemplo.
Há quase 10 anos, esperamos ansiosamente pelo pagamento dos salários todos os meses.
Não ajustamos nossos preços para encher os bolsos, mas para sobreviver até o mês seguinte.
€
O fato de o papel Ilford ser mais barato na Inglaterra se deve à desvalorização da libra e ao fato de a Ilford fornecer
diretamente
ao mercado inglês em condições preferenciais. Nós precisamos passar por um intermediário e não podemos comprar diretamente da Ilford.
Eles levam em conta que o inglês não ganha mais quando sua moeda desvaloriza. Isso gera, naturalmente, tensões com os outros países que não recebem fornecimentos nessas condições preferenciais. Enquanto a Ilford quiser essas diferenças, elas existirão.
Não ganhamos nada com isso — pelo contrário, quase não vendemos mais papel Ilford. Não posso oferecer a um preço mais baixo, pois teria prejuízo em cada pacote (a margem comercial restante não cobre os custos). Nesse caso, é melhor encerrar o negócio e economizar custos.
O que podemos fazer, porém
, é
nos tornar atraentes por
meio
de nossas marcas próprias
, eliminando os intermediários que normalmente atuariam
.
É isso que estamos fazendo. Em vez do Multigrade IV, temos o EasyPrint e, em vez do Warmtone FB, o Variotone.
Ambos os papéis não têm nada a temer na comparação de preços direta com a Inglaterra, não é mesmo?
€
Atenciosamente,
€
Mirko
MirkoBoeddecker
Como a loja recebe apenas cerca de 55 € desses 67 €, o próprio papel fotográfico também custa alguma coisa, o aluguel da loja precisa ser pago, o frete precisa ser custeado com outros recursos... sem esquecer da taxa de TV, o lucro tem que ser gerado de algum jeito... considero improvável que mais de 10 euros sejam gastos em custos de mão de obra em uma compra de papel fotográfico de 67 euros (provavelmente é muito menos).
?
No exemplo acima, nossa margem bruta (margem sobre o valor líquido) é de cerca de 29%. Cerca de 65% disso vai para os salários (ou seja, 55 x 0,29 x 0,65 = 10,37 euros), o restante é gasto com aluguel, juros e “defesa da organização contra as autoridades administrativas”*.
Com 29%, ainda não temos lucro operacional. Continuamos com um pequeno prejuízo. No entanto, não é possível calcular isso com exatidão — para isso, seria necessário calcular, para cada artigo, os minutos que alguém dedica a ele.
A propósito, compramos mais caro do que o colega inglês vende. No entanto, apenas um pouquinho mais caro, de modo que o frete não valeria a pena.
?
Atenciosamente,
?
Mirko
?
[size=4]* Esse item aumenta de ano para ano. Não é mais divertido ser uma micro ou pequena empresa na Alemanha.[/size]
[size=4]Somos atingidos com toda a força da regulamentação excessiva. As grandes empresas lutam por isenções e as muito pequenas são poupadas porque, caso contrário, iriam à falência imediatamente.[/size]
[size=4]Apenas um exemplo entre milhares: hoje pagamos mais pela
manutenção trimestral, exigida pela fiscalização de obras, de um
alarme de incêndio sem sentido do que pagávamos há 10 anos de
aluguel mensal![/size]
[size=4]É preciso imaginar isso![/size]
[size=4]Os
detectores de fuma
ça realmente úteis nós instalamos por conta própria. Custaram 9,99 euros na Conrad e funcionam perfeitamente — sem manutenção — há 5 anos.[/size]
[size=4]Se vocês são contra cartéis, má gestão e estruturas monopolistas, então deem uma olhada no setor público e, em especial, na construção civil![/size]
[size=4]Isso é dinheiro jogado fora em grande escala e, ainda por cima, imposto politicamente, pois é o primo do legislador que ganha com isso.[/size]
[size=4]Todos nós pagamos por isso. Por um lado, através dos preços, e por outro, porque o dinheiro é tirado das empresas que realmente geram valor de tal forma que, no final, não sobra mais nada para aumentos salariais.[/size]
[size=4]Vocês sabem por que o aeroporto não fica pronto? Não porque o Wowereit seja um palhaço, mas porque, entretanto, o próprio Estado, na qualidade de empreiteiro, já não consegue cumprir os seus próprios regulamentos de construção, que estão completamente fora de controle![/size]
[size=4]Eles confiavam plenamente em conseguir uma
isenção para si mesmos (palavra-chave: aceitação provisória) e, só porque isso não deu certo, o aeroporto agora está vazio.[/size]
[size=4]Então... ufa... Vou começar a aprender polonês e agora: vamos em frente! :D [/size]
Olivinyl
Olá, Mirko,
Não posso deixar de concordar com suas observações sobre o tema: “Engenharia civil e as pequenas e médias empresas”!
Mesmo pequenas instituições “de caráter social”, subordinadas ao estado ou à prefeitura, não funcionam corretamente, pois normas e exigências dificultam desnecessariamente o trabalho e geram mais custos do que a instituição consegue arrecadar com seus serviços (no meu caso: assistência, acolhimento e trabalho com jovens).
É tudo muito triste :-(
Atenciosamente, Oliver
AchimBauer
Olá, Mirko,
?
Se você está incomodado com as obras públicas aqui em Stuttgart, pode ir protestar todas as segundas-feiras à noite.
Não se trata de um aeroporto, mas de uma moderna e supostamente eficiente torre de TV subterrânea... quer dizer, uma estação ferroviária. Até mesmo vilarejos remotos a 60 km de distância têm que contribuir para o financiamento, onde de manhã sai um ônibus para a estação mais próxima e à noite volta outro. E isso também tem a ver com fotografia, porque quando se tira fotos do canteiro de obras, de vez em quando o pessoal da segurança, com suas DSLRs e sacolas compridas, transforma a gente em JPGs e BMPs.
Mas, voltando ao assunto em questão: mesmo que esse projeto me custe muito dinheiro como contribuinte e usuário do trem — dinheiro que eu gostaria de investir em fotografia analógica —, com os mercados complexos de hoje, eu nem saberia onde aplicá-lo de forma politicamente correta. Antigamente era diferente: eu tinha minha loja de sempre, onde comprava 95% do que precisava; tudo era providenciado; o atendimento era orientado para o cliente; 98% dos clientes eram fiéis; sempre havia tempo para uma conversa pessoal, inclusive sobre assuntos particulares; e ela não foi fechada porque não dava mais lucro, mas porque o contrato de aluguel foi rescindido e a idade de aposentadoria já havia sido ultrapassada há muito tempo. Naquela época, eu também não sabia qual grupo ganhava o quê, mas naquela loja o dinheiro era investido a meu favor.
?
Atenciosamente, Achim
TiMo
Bem, Mirko. Que azar o teu! O “Michel” alemão não se mete com as grandes corporações e instituições. Ele prefere descarregar sua frustração nas pequenas e médias empresas e quer que se calcule ao centavo que você não está levando uma vida de luxo às custas dos outros. Dá pra ver essa discussão extremamente embaraçosa no outro fórum.
É notável a tua paciência. É uma pena que tenhas de desperdiçar o teu tempo com isso e que ele não possa ser usado de forma mais produtiva.
bernhardmangelsgmxde
Sim, mas também há clientes que não se importam nem um pouco com coisas como preços.
?
Não sei, será que estou sendo paranóico por ficar pensando por que o papel fotográfico de repente custa quase o dobro do que custava há cinco anos, e por que produtos idênticos na Alemanha chegam a custar 2/3 a mais do que na Inglaterra (que, aliás, também faz parte da UE)?
?
Por mim, não precisava ter feito esses cálculos. (achei aquela parte sobre as aposentadorias um pouco forçada...) Acho interessante que, aparentemente, uma parte tão grande vai para o salário dos funcionários. Quanto à margem de lucro e a partir de quando se começa a ter lucro e tudo mais, eu realmente não consigo entender direito. De qualquer forma, obrigado pelo esforço!
?
O que ficou claro é:
1. O comércio na Alemanha não consegue ser realmente mais barato com a Ilford,
2. porque a Ilford não quer.
3. A Impex consegue atender melhor seus clientes com papel fotográfico produzido na Inglaterra e comercializado como produto próprio.
MirkoBoeddecker
A conclusão é a seguinte:
1. O preço da Ilford no mercado alemão não pode ficar realmente mais barato,
3. A Impex consegue atender melhor seus clientes com papel fotográfico produzido na Inglaterra e comercializado como produto próprio.
É verdade!
Quando penso por que o papel fotográfico de repente custa quase o dobro do que há cinco anos
Onde é que isso acontece? A ADOX custa 30% a mais, ou seja, os referidos pouco menos de 6% ao ano, o que fica cerca de 3% acima da taxa de inflação real e, considerando as quedas na produção, representa realmente um aumento muito pequeno. De qualquer forma, menos do que na concorrência.
As diferenças entre a Inglaterra e aqui estão, em média, na faixa de 20-25% para o papel, dos quais cerca de 7% são atribuídos aos custos de frete e o restante é para o comércio intermediário. Em uma comparação, seria justo levar em conta os custos de frete.
No outro fórum, é claro, não foi postada a média de forma deliberada, mas sim um formato exclusivo e atípico para aumentar o “dramatismo”.
ThomasPauly
Esta semana estive em Londres e descobri lá uma loja onde vendem muitos produtos da ADOX e da Rollei — além de praticamente tudo o mais que existe no mercado de filmes. Quem quiser reviver aquela sensação reconfortante de estar diante de vários metros quadrados de prateleiras repletas de rolos, filmes de 35 mm e filmes planos deve incluir essa loja na lista de pontos turísticos imperdíveis: West End Cameras, 160a Tottenham Court Road, Londres W1T 7ML.
Eles também têm uma loja virtual:
www.westendcameras.co.uk, mas a oferta não me parece realmente mais barata (a taxa de câmbio está atualmente em cerca de 1,20 € por libra) — mesmo no caso dos produtos Ilford.
Conclusão:
1. Não somos apenas nós que contribuímos para o mercado de trabalho de Mobberley, mas também os britânicos para o de Bad Saarow, Hamburgo e Mortsel.
2. Não há motivo para invejar nossos colegas britânicos por causa de vantagens de preço injustas.
3. No início dos anos 90, eu comprava APX 100 em embalagens de marca própria por 2,10 (DM, veja bem). Tenho que aceitar que não vou mais conseguir isso.
tepe
bernhardmangelsgmxde
€
<BLOCKQUOTE class="ipsBlockquote">
Conclusão:
1. O preço da Ilford no mercado alemão não pode ficar realmente mais barato,
É verdade!
Quando penso por que o papel fotográfico de repente custa quase o dobro do que há cinco anos
Onde é que isso acontece? A ADOX custa 30% a mais, ou seja, os referidos pouco menos de 6% ao ano, o que fica cerca de 3% acima da taxa de inflação real e, considerando as quedas na produção, representa realmente um aumento muito pequeno. De qualquer forma, menos do que na concorrência.
As diferenças entre a Inglaterra e aqui estão, em média, na faixa de 20-25% para o papel, dos quais cerca de 7% são custos de frete e o restante é para o comércio intermediário. Em uma comparação, seria justo levar em conta os custos de frete.
No outro fórum, é claro, não foi postada a média de forma deliberada, mas um formato exclusivo e atípico para aumentar o “dramatismo”.
€
</BLOCKQUOTE>
Ah, desculpe, eu quis dizer Ilford, não ADOX. Tenho o catálogo de novembro de 2008 guardado (ou seja, há uns bons 5 anos). Preços históricos para papel ADOX 24x30, 50 folhas (ou isso é exótico?)
€
Easy Print? 24,95
MCP 34,51
Variotone 2x 26,76
€
O MCC ainda não existia na época. Pelo menos no caso dos papéis ADOX produzidos na Inglaterra, isso me parece mais uma duplicação do que um aumento de 30%. (é claro que a verdade está em algum ponto no meio)
MirkoBoeddecker
MCC ainda não existia na época. Pelo menos no caso dos papéis ADOX produzidos na Inglaterra, isso me parece mais uma duplicação do que um aumento de 30%. (é claro que a verdade está em algum ponto no meio)
Os 30% referiam-se ao MCP, cujo preço se manteve estável por 5 anos. No outro fórum, alguém ficou muito irritado com isso e nos acusou de todo tipo de bobagem.
Variotone: Sim, esse ficou mais caro. É o que a Ilford quer. Mas ainda é mais barato que o Ilford Warmton.
bernhardmangelsgmxde
€
... na Alemanha.
Na Inglaterra: 50 folhas de MGW FB 24x30 cm: 69,90 GBP (~86,50 EUR) – a mesma quantidade de Variotone na Alemanha: 97,58 EUR. Para o pequeno consumidor na Alemanha, no entanto, continua sendo a alternativa mais barata.