Olivinyl
Olá a todos,
Ainda tenho aqui dois sacos de 5 litros de fixador A300 da produção atual, guardados para o caso de emergência.
Para filmes, recomenda-se preparar 4 litros a partir do pó para 5 litros, para que fique mais forte.
Mas como acho os tempos de fixação para filmes muito longos (estou acostumado com Adofox 1+4), me pergunto se posso preparar o A300 mais concentrado para encurtar um pouco o tempo de fixação. Pensei em uma solução de 2,5 litros. Assim, também preciso de menos garrafas de Aponorm...
Isso funciona na prática e quimicamente com o A300?
Atenciosamente, Oliver
piu58
Isso não faz sentido. São necessários iões tiossulfato livres. Se a solução ficar muito espessa, os iões são empurrados para a ligação com o Na.
michael-kielgmxnet
Você também pode guardar o fixador, por exemplo, em um recipiente vazio de água destilada. O fixador não é sensível ao oxigênio do ar, portanto, não é necessário usar as garrafas Aponorm.
Se os tempos de fixação para filme com o A300 forem muito longos para você, eu sugeriria que você use o A300 para papel RC (se é que você usa esse tipo de papel) e continue usando o Adofix para filmes.
O A300 não é muito adequado para papel baritado, devido aos longos tempos de fixação e à consequente necessidade de um longo tempo de lavagem.
Olivinyl
@ Uwe:
?
É bom saber que o A300 não permite isso devido ao processo químico.
Então vou usar os 4 litros de solução indicados para filmes e papel PE e terei que ter paciência.
(como diria o pedagogo social ou o educador: “ter paciência!”)
?
@ Michael:
?
Eu uso quase exclusivamente papel RC/PE, por isso não há problema. Eu também só tenho o A300 aqui para o caso de ficar sem fixador num fim de semana longo e frio e as lojas estarem, de forma escandalosa, fechadas (embora nenhuma das lojas aqui em SG tenha mais fixador nas prateleiras. As garrafas Aponorm ainda estão em abundância.
?
Atenciosamente, Oliver
jochen53
Olá, Oliver,
Presumo que o A 300 (Agfa 300, ORWO A 300, Calbe A 300) seja um fixador ácido clássico à base de tiossulfato de sódio. Embora existam opiniões contrárias que afirmam que se trata de um fixador de tiossulfato de amônio, isso seria muito enganoso por parte desse fornecedor. E nem tudo o que está escrito em um site precisa ser verdade.
Os fixadores para filme são sempre utilizados em concentrações um pouco mais elevadas do que os fixadores para papel. Resultados de pesquisas antigas demonstraram que a velocidade de fixação aumenta inicialmente com a concentração (lei das massas), atinge um máximo em torno de 40% de Na<sub>2</sub>S<sub>2</sub>O<sub>3</sub> x 5 H<sub>2</sub>O e, em seguida, diminui acentuadamente. Isso está relacionado, entre outras coisas, ao menor inchaço da emulsão em uma concentração de sal tão elevada. Por motivos econômicos, tornou-se prática comum permanecer na faixa de 20 a 25% de tiosulfato de sódio pentahidratado, e é aí que se situa o A 300. Esse fixador também pode ser usado para filmes (1 sachê para 800 ml em vez de 1000 ml), mas mesmo para os filmes TMax, considerados críticos, o tempo de fixação não ultrapassa 10 minutos. O tempo de fixação pode ser facilmente determinado através do teste de clareamento, amplamente conhecido. Para emulsões clássicas, 2 vezes o tempo de clarificação; para TMax e Delta, 3 vezes o tempo de clarificação. Com isso, também é possível verificar o tempo de fixação em fixadores usados.
Os fixadores de tiossulfato de sódio atacam a prata da imagem (no negativo, principalmente nas sombras) menos rapidamente do que os fixadores de tiossulfato de amônio quando o tempo de ação é muito longo e, ao acompanhar as discussões sobre decomposições, precipitação de enxofre, formação de odores etc., parece que esses fenômenos ocorrem mais em fixadores rápidos do que nos clássicos.
Renate
Olá,
€
O A 300 já foi um fixador clássico à base de tiossulfato de sódio. Mas isso já faz muito tempo. O que restou disso são apenas os antigos tempos de fixação. A regra é: o tempo de clarificação multiplicado por dois é o tempo de fixação. E, a partir daí, quase todos os filmes ficam totalmente fixados em, no máximo, 3 minutos. Eu uso o A 300 há vários anos para filmes e papel.
€
Aqui na loja, agora também é indicado que o A 300 é um fixador com tiossulfato de amônio. Minha análise química, que realizei por precaução, mostra claramente que há íons de amônio presentes. O A 300 transformou-se, quase sem que ninguém percebesse, em um fixador rápido clássico. Não há nada a discutir sobre isso. Por que os tempos indicados nas embalagens nunca foram alterados é um mistério para mim. Os valores já não batem mais.
€
Atenciosamente
€
Renate
jochen53
Olá, Renate,
muito obrigado pelo seu esclarecimento; se você detectou amônio, então deve estar certo. Não acredito que alguém tenha desenterrado as receitas antigas de cloreto de amônio/tiossulfato de sódio. No entanto, pessoalmente, não acho correto continuar usando o nome que está em uso há décadas; mas é ainda mais pouco profissional da parte de um fornecedor não ajustar os tempos de fixação.
StraDi
Olá,
Gostaria de trazer este tópico antigo de volta à tona, já que o assunto se repete, para não abrir um novo tópico sobre o mesmo tema.
Depois que o Superfix que me restava estragou após um longo período armazenado, optei sem hesitar por um “sal fixador clássico”. Por uma questão de praticidade, o Adofix P veio na hora certa. No entanto, após a entrega do pedido, descobri o seguinte:
O Adofix P é indicado como “fixador expresso” na embalagem. Isso implica o uso de tiossulfato de amônio. Portanto, não é um fixador “clássico”. Parece que os usuários acima já haviam percebido isso há dois anos. Mas, em letras um pouco menores, também está escrito na embalagem “segundo Orwo A300”!!
Caros amigos: o Orwo A300 é um fixador clássico à base de tiossulfato de sódio e, portanto, também não é um fixador expresso! O que mais se aproximaria seria o A304, que, no entanto, utiliza cloreto de amônio como acelerador em combinação com tiossulfato de sódio, e não tiossulfato de amônio.
Portanto, mesmo depois de dois anos, as denominações continuam sendo mais do que enganosas! Ou se indica na embalagem o sal de fixação utilizado, ou se evita completamente esses jogos de palavras como “fixador expresso” e “segundo Orwo A300” na embalagem.
Presumo, portanto, que se trate de um fixador de tiosulfato de amônio que não tem a menor relação com a fórmula do Orwo A30x. Do contrário, não seria, de forma alguma, um fixador expresso.
Até mais...
Dirk
StraDi
Aliás... as receitas de fixadores rápidos à base de tiosulfato de sódio/cloreto de amônio (ou amônia) não são assim tão “antigas”. O tiosulfato de amônio ainda não é produzido industrialmente em grandes quantidades há tanto tempo assim. Além disso, se o tempo de fixação for excessivamente longo, o tiosulfato de amônio corrói a prata da imagem e, além disso, é difícil de enxaguar.
Por isso, muitos fotógrafos deixaram de usar — ou deixam de usar — fixadores rápidos de alta concentração e preferem receitas clássicas. Afinal, não é preciso processar grandes quantidades de filmes ou fotos de maneira industrial, de modo que cada segundo conta no processamento. :)
Até mais...
Dirk
Renate
A mistura de tiosulfato de sódio e cloreto de amônio reage na água, formando tiosulfato de amônio e cloreto de sódio. Esse método alternativo era usado antigamente apenas porque não havia tiosulfato de amônio puro da qualidade exigida disponível no mercado. Em termos de função, a receita antiga e a nova são idênticas.
€
O A300 não se mantém estável por muito tempo quando dissolvido. O enxofre precipita. Além disso, parte do dióxido de enxofre se evapora, o que é muito desagradável e prejudicial à saúde. Por isso, agora trabalho com o fixador da Moersch.
€
Atenciosamente,
€
Renate
StraDi
Olá,
hum... sim... isso já está claro (ver acima), mas isso não explica as denominações/etiquetas enganosas do Adofix P. Afinal, “fixador expresso” e A300 são conceitos mutuamente exclusivos.
A “desulfuração” do fixador (preparado/usado) também pode ser causada por uma acidez excessiva do fixador. Muitas vezes, a culpa é de um banho de interrupção muito ácido (por exemplo, >3% de ácido acético) e da contaminação do fixador por esse banho.
A vantagem do Adofix P: o pó tem uma vida útil e um tempo de armazenamento muito longos. Ao contrário, por exemplo, dos concentrados de fixador na forma líquida. Embora às vezes também seja possível reativá-los.
Até mais...
Dirk
Renate
A rotulagem enganosa já me deixou bastante irritada, já que, inicialmente, eu havia comprado o A300 para ter um fixador suave. Era exatamente com esse argumento que o produto era anunciado. Agora estou terminando a última embalagem e, depois disso, nunca mais vou comprá-lo.
€
Não consigo usar 4 litros tão rápido quanto o produto estraga, e, quando preparado em porções individuais, a mistura pode variar.
€
Atenciosamente,
€
Renate
HenningH
[...] Além disso, se o tempo de fixação for excessivamente longo, o tiosulfato de amônio corrói a prata fotográfica e, além disso, torna-se difícil de enxaguar.
O que há de errado em retirar a imagem do fixador após um período mais curto? Nesse caso, a prata da imagem ainda não terá sido atacada e, assim, os fixadores rápidos também serão fáceis de enxaguar.
Renate
O problema é que as informações na embalagem estavam incorretas. Ou seja, não se sabia que a imagem poderia, ou deveria, ser retirada após um curto período de tempo. O tempo de fixação continuava indicado como 10 minutos, embora já se tratasse de um banho de fixação rápida.
€
Atenciosamente
€
Renate
HenningH
Ok, é claro que isso é um problema.
Mas vocês parecem preferir fitas de fixação mais suaves. Por quê?