grommi
Olá a todos,
?
Devido a um caso específico, gostaria de saber mais sobre isso. Tem acontecido várias vezes que recebo negativos cheios de pequenos pontos (brancos no positivo). Depois de descartar todas as outras possibilidades, descobri que o culpado era um fixador genérico barato, daqueles que vêm em galões de 3 litros. Agora só consigo usá-lo como fixador descartável para filmes; assim, o resultado fica mais ou menos aceitável.
?
O concentrado Adofix estragou para mim depois de cerca de 1 ano, com um cheiro repugnante e um aspecto turvo. A garrafa ainda estava meio cheia. Neste momento, está-se a discutir num outro fórum sobre os mesmos problemas com o Adofix e conheço pessoalmente duas pessoas que também tiveram Adofix estragado. Do meu ponto de vista, infelizmente não posso recomendar este fixador por esse motivo.
?
Certa vez, ganhei de presente um frasco de Tetenal Superfix aberto há cerca de 15 anos e, após filtrar um pouco de sedimento de enxofre, o fixador e os resultados ficaram impecáveis. Atualmente, uso um Agefix com mais de 30 anos; também precisei filtrá-lo, mas depois ficou fresco como no primeiro dia e o cheiro também estava impecável. Com esse Agefix antigo, consigo os negativos mais limpos que já tive. Não, isso não é exagero. Manchas são coisa do passado! Estou surpreso, se não horrorizado, que fixadores antigos funcionem tão melhor do que muitos dos atuais. Será que existia alguma substância “secreta” e hoje proibida, semelhante ao cádmio em filmes e papéis? Será que as fórmulas mudaram ao longo das décadas? Com o papel atual, é mais ou menos assim: depois de 2 ou 3 anos, muitos já começam a ficar bem opacos, enquanto o papel antigo muitas vezes ainda está (quase) como novo.
?
Nunca imaginei que algo tão banal como um fixador pudesse causar tais problemas. Quando for na hora de comprar um fixador novamente, com certeza vou escolher apenas um de marca conhecida, mas qual?
?
Atenciosamente, Reinhold
piu58
O fixador — independentemente da marca — contém tiosulfato de sódio ou de amônio. O efeito sobre filmes e papéis não deve ser diferente. Não acredito que os pontinhos brancos sejam causados pelo fixador. Como isso funcionaria do ponto de vista químico? Podem ser mais provavelmente bolhas de ar.
€
O fixador deve ser armazenado em local aquecido para evitar a decomposição.
Photux
Uma garrafa de Superfix que estava meio cheia estragou em menos de um ano; acho que isso pode acontecer com qualquer fixador. Agora vou testar o Adofix... pelo menos é bem barato; se eu tiver que jogar fora o que sobrar, pelo menos não vai ser tão chato.
€
Tem certeza de que os pontos brancos vêm do fixador (nesse caso, ele estaria muito “forte”) e que o suporte do filme ou a água usada não têm influência?
grommi
Olá, Uwe, com certeza não se trata de bolhas de ar, mas sim de manchas minúsculas, irregulares e com bordas bem definidas. Suspeito que sejam contaminações nas matérias-primas utilizadas, que formam compostos insolúveis com o excesso de prata dissolvida e se depositam na emulsão. Além disso, o problema foi piorando à medida que mais filmes eram revelados na solução de trabalho. No uso único, havia apenas algumas manchas.
?
?
PS: como já escrevi acima, descartei todas (!) as outras possíveis causas de erro. Isso incluiu até mesmo o uso exclusivo de água desionizada desde a preparação do revelador até a lavagem final. Mudei para o Uralt-Agefix e tudo ficou bem de repente. Então, se isso não é significativo...
?
PPS: que o fixador fosse o culpado não era uma dúvida da minha parte, mas sim uma constatação. Sei, por várias discussões, que frequentemente há problemas com negativos contaminados e, normalmente, ninguém pensa no fixador. É claro que há muitas outras possíveis fontes de erro, mas o fixador não é a primeira coisa que vem à mente. Quanto trabalho e frustração eu poderia ter evitado...
Renate
Olá,
As bolhas de ar ficam pretas no positivo. Já tive esses “OVNIs” em filmes antes. Os pontos encontrados aqui são pequenas manchas amarelas redondas, também conhecidas na literatura como “goldspots”. Essas manchas resultam em pontos brancos no positivo, o que dá bastante trabalho para remover. Acabei de encontrar um negativo assim. No entanto, tenho esse problema apenas com alguns filmes.
Essas manchas são provavelmente prata coloidal, resultante da oxidação. O oxigênio necessário para isso pode vir da emulsão ou da atmosfera. Certa vez, gerei essas manchas de forma acelerada com a ajuda de peróxido de hidrogênio. Vou tentar fazer uma análise das manchas com um espectrômetro de massa.
Suspeito que a causa não seja tanto o fixador, mas sim a lavagem. Os fixadores são todos semelhantes. A substância base hoje em dia é exclusivamente tiossulfato de sódio ou, na maioria das vezes, de amônio. Todas as outras substâncias são adjuvantes. Dependendo do valor de pH e dos aditivos, o fixador é lavado com velocidades diferentes. Os valores de pH diferem significativamente entre os fixadores. Para a lavagem, dedico bastante tempo e vou ampliar o processo com Wash Aid e Sistan.
Até agora, usei o A300 para filmes e papel. Ele funcionou muito bem, embora, com o tempo, o enxofre se precipite. No entanto, a fórmula parece ter sido alterada várias vezes, sem que a rotulagem do saco fosse modificada. Não vou mais usá-lo para papel, pois agora ele tem um cheiro perigoso. Quando o A300 é preparado na hora, um aditivo se decompõe intensamente e forma dióxido de enxofre. Em uma sala sem ventilação forçada, a concentração de dióxido de enxofre no ar pode atingir níveis perigosamente altos. Como os filmes são fixados na lata fechada, isso não é tão perceptível.
Atenciosamente,
Renate
jochen53
Olá,
A fórmula clássica do A 300 (Agfa 300 ou Orwo A 300) contém apenas 200 g de tiosulfato de sódio pentahidratado e 20 g de metabissulfito de sódio (ou, em algumas referências bibliográficas, de potássio) Na₂S₂O₅. A estabilidade contra a precipitação de enxofre pode ser melhorada ainda mais com a adição de 10 g de sulfito de sódio seco. Nunca tive problemas de decomposição com este fixador clássico de tiossulfato de sódio, como os descritos aqui com concentrados líquidos à base de tiossulfato de amônio.
piu58
Olá,
mais ou menos assim
As bolhas de ar ficam pretas no positivo.
Querida Renate,
essas no revelador, mas não essas no fixador. Lá fica o filme não fixado, que fica mais claro.
grommi
O que continuo achando notável é que o Tetenal Superfix, aberto há 15 anos, funcionou muito bem, e agora o Agefix, com mais de 30 anos, me proporciona os negativos mais nítidos de todos os tempos.
Renate
Olá,
Eu pensei mais em bolhas de ar na emulsão, ou seja, mais precisamente, em defeitos de revestimento. Mas isso ocorre raramente. Nunca ouvi falar nem vi bolhas de ar no fixador e também não consigo imaginar isso. Nunca observei que o fixador fizesse espuma ao ser inclinado. Mas mesmo o revelador, que faz espuma ao ser inclinado, não deixa manchas não reveladas no meu caso. Também nunca observei que meu fixador tenha formado bolhas de gás em algum momento.
A composição clássica do A300 já não é mais usada na fórmula original há muito tempo. Até mesmo na loja do anfitrião, agora é indicada uma composição diferente. A transição para o tiossulfato de amônio já ocorreu há alguns anos. No entanto, o problema com fortes exalações de dióxido de enxofre só surgiu para mim com o novo lote. Os lotes mais antigos também cheiravam um pouco mal, mas isso ficava dentro de limites suportáveis.
As manchas amarelas que observo em alguns dos meus filmes se desenvolvem com o tempo (meses a anos). Portanto, não são visíveis logo após a secagem. Aparentemente, não são comparáveis às manchas observadas por Grommi. Mas a descrição de Grommi também é, infelizmente, muito imprecisa. Uma foto significativa dos defeitos seria muito útil aqui. Ainda não usei os fixadores descritos por Grommi.
Renate
Urnes
Olá, Renate,
?
Que bom que você se manifestou. Bem, quanto à questão dos grânulos, posso confirmar. Recentemente, isso me incomodou de novo. Mas acho que a culpa é minha. Isso sempre acontece quando a solução fica parada por muito tempo. Ou seja, mais de 4 semanas na garrafa meio cheia; às vezes, sou simplesmente preguiçoso demais para preparar uma nova. A prata coloidal seria um produto de oxidação bem provável. No meu caso, também não era um produto genérico, mas sim o Hypam da Ilford.
?
Atenciosamente, Sven.
grommi
Bem, é assim que fica comigo o fixador daquele galão de 3 litros. Imagine só: com o Agefix antigo, teria ficado completamente limpo. E não, isso não é poeira nem calcário.
?
Para deixar bem claro: nos últimos 6 anos, revelei algumas centenas de filmes e, pelo menos nesse ponto, sei do que estou falando. Está descartada qualquer outra causa além do fixador. O fixador também não estava esgotado; eu sempre (!) faço um teste de clarificação e substituo o fixador usado na hora certa.
?
Uma discussão sobre a causa das manchas também não é necessária neste caso; gostaria apenas de apontar diferenças de qualidade, em alguns casos consideráveis, entre os fixadores. Alguns definitivamente deixam manchas, outros parecem ter problemas de estabilidade. O fato de um concentrado de fixador causar estragos após 3 meses aberto é muito incomum e, com essa frequência extrema, só conheço um produto assim. Na verdade, tudo já foi dito na minha primeira postagem.
?
Algo deve estar errado, seja a qualidade das matérias-primas utilizadas ou mesmo as fórmulas. Não consigo explicar de outra forma por que fixadores de 15 ou 30 anos em garrafas plásticas (!) oferecem os melhores resultados, enquanto os fixadores atuais podem causar problemas graves.
michael-kielgmxnet
Parece semelhante ao que aconteceu com um Efke KB50 que revelei recentemente. No meu caso, porém, definitivamente não foi o fixador, pois outros filmes que revelei depois e fixei com a mesma solução ficaram bons.
Portanto, suspeito que o problema tenha sido a água usada para preparar o revelador. Eu revelei com RODINAL, preparado com água da torneira.
bernhardmangelsgmxde
O Adofix também ficou inutilizável bem rápido, não sei se foi por causa da temperatura... A Impex se ofereceu para reembolsar o valor da compra e os custos de devolução se eu devolvesse o frasco... ou será que eles queriam me enviar um frasco novo? Mas eu estava ocupado com outras coisas na época... depois, o banho de parada indicador obviamente não apresentou mudança de cor e o frasco R09 (ainda a versão 1:40) só abriu com dificuldade e fez muita bagunça... desde então, prefiro evitar os produtos químicos líquidos da ADOX.
Se bem me lembro, nos fóruns especializados, quando se tratava de problemas com a fixação, o Adofix também estava frequentemente envolvido. Com outros produtos (inclusive os mais baratos), tive até agora apenas boas experiências... (exceto uma vez, em que o último resto (menos de 100 ml) em uma garrafa tinha impurezas... mas isso eu consigo superar)
?
jochen53
Olá,
A química das soluções de tiossulfato é muito complexa. Aqui está um link para quem quiser dar uma olhada rápida e depois fechar a página; os fabricantes de fixadores também podem dar uma olhada mais detalhada:
http://edoc.hu-berlin.de/dissertationen/miethe-gundel-2003-03-04/PDF/Miethe.pdf
grommi
"dar uma olhada rápida..., e depois fechar logo" Foi exatamente assim que fiz. Química é aquilo que explode e fede. Física é aquilo que nunca dá certo. Bem, meu conhecimento superficial em ciências naturais não é tão ruim assim, mas esse trabalho é um pouquinho ;-) difícil demais para mim.
Renate
Olá,
€
Conhecimentos básicos de Química e Física são bastante úteis na fotografia. Assim, é possível evitar alguns erros ou identificar melhor suas causas. Seguir cegamente “receitas prontas” nem sempre leva a resultados ideais. É mais como pescar em águas turvas.
€
Nesse sentido, a tese de Miethe é muito interessante. Se deixarmos de lado a parte analítica, o trabalho é de leitura rápida. Enquanto há bastante literatura sobre reveladores, há muito pouco para ler sobre fixadores. Nesse aspecto, essa tese é um verdadeiro tesouro.
€
Aliás, eu já tive um fixador que, aos poucos, se transformou em um toner direto de enxofre. Com o A 300, não tive problemas até agora. Não conheço as manchas que o Grommi mostra. Os filmes com as manchas douradas ainda são de uma época em que eu usava outros fixadores e não lavava os filmes tão cuidadosamente como hoje, e mesmo para aquela época, a maioria dos filmes ainda está em bom estado.
€
Atenciosamente
€
Renate
jochen53
Olá,
espero que ninguém tenha a ideia de injetar A 300 ou Adofix por via intravenosa; no final, ainda se pode ficar viciado.
Bonderer
O fixador, essa incógnita: nunca manchou, mas a fixação ruim (provavelmente) acabou se revelando um problema depois de décadas. O Ilford Hypam estragou em menos de um ano (balde de 5 litros); o fixador Kodak, com cerca de 15 anos, proveniente do fechamento de uma redação de jornal, ainda estava em condições, mas eu só o usei para papel. Às vezes a gente tem sorte e outras vezes não, como na vida real. Mas acho que também tem a ver com a quantidade e o volume de produção que os fabricantes têm hoje em dia. Grandes volumes podem ser preparados com muito mais precisão e, quando o produto é vendido rapidamente, a gente sempre compra um fixador bem novo. Isso certamente não deve mais ser assim nos dias de hoje. Pequenas quantidades de produção, o que certamente resulta em um aumento na dispersão de erros e um tempo de armazenamento mais longo, já que a demanda não é mais tão alta. Para os fabricantes, é certamente um equilíbrio delicado: será que as últimas 150 garrafas de um lote, que na verdade estão velhas demais, devem ser descartadas ou vendidas? E se o almoxarife esquecer um palete que reaparece muito tempo depois? Prefiro nem saber.
Na Kodak, aliás, havia uma data de validade ou de fabricação, mas não me lembro mais qual das duas. É raro encontrar isso na fotoquímica, mas é padrão na química com a qual lido profissionalmente, em testes e também na química de uso doméstico. Na fotoquímica, certamente seria útil para evitar que produtos ficassem acumulados no estoque.
Mas também pode ter sido necessário na Kodak porque o material provavelmente era usado em muitos laboratórios de jornais, e eles provavelmente davam muita importância a isso. Tudo o que estava vencido simplesmente não era mais usado lá.
ADOX Adofix, às vezes dava problemas quando vinha em bidões, mas desde então só vem em garrafas e até agora sempre funcionou bem.