Urnes Olá, Mirko, Eu já sei que não caberia mais um manual de instruções naquela etiqueta minúscula do frasco de Adofix. :) Os mesmos tempos e concentrações do Ilford Hypam? 1:4 para filme (Delta 100/400) 3 minutos com solução fresca? 1:9 para papel 2 minutos com solução fresca? Atenciosamente, Sven.
TiMo Oi, Sven, dá uma olhada aqui: € http://www.adox.de/ADOX_Chemie/Chemie/ADOFIX/ADOFIX.html € Eu uso sempre a diluição 1+4, tanto para papel quanto para filme. € Atenciosamente, Tim
Urnes Olá, Tim, Era exatamente isso que eu estava procurando. Obrigado. @Mirko— um link da loja ou, pelo menos, da página da Impex Chemikalien teria sido útil. Atenciosamente, Sven.
Gast Oi, Sven, dá uma olhada aqui: € http://www.adox.de/ADOX_Chemie/Chemie/ADOFIX/ADOFIX.html O link não funciona mais e não há instruções nas páginas da ADOX. € No caso do filme, dá para verificar o tempo de clarificação para determinar o tempo de fixação. Existem especificações de tempo de fixação para papel no ADOX Adofix Plus líquido?
MirkoBoeddecker Todos os fixadores expressos têm os mesmos tempos de processamento. Eles diferem em termos de capacidade e durabilidade. Os produtos mais econômicos (ECO, Budget etc.) costumam ter menor capacidade e um equilíbrio menos complexo no sistema de tampão. Os de excelente qualidade (e o ADOFIX Plus está entre eles) possuem tampões de duas e três etapas, onde os respectivos subprodutos indesejáveis são capturados e absorvidos, e os subprodutos secundários resultantes são, por sua vez, capturados. Isso aumenta a vida útil e a proteção contra a oxidação. O ADOFIX P, por outro lado, é uma fórmula bem simples; aqui, a durabilidade vem do concentrado em pó, mas a composição é tecnicamente inferior à do Plus. Isso quanto às diferenças. Os tempos de fixação, no entanto, são semelhantes e, como o papel precisa ser superexposto por muito tempo antes que a primeira camada de prata seja dissolvida, a indicação simplificada do tempo de fixação de 2 minutos para papel e 4-5 minutos para filme pode ser considerada irrelevante.