FrankGosebruch
...
AchimBauer
Olá, Frank,
Também não sei te dar nenhuma informação concreta!
Eu também já pesquisei sobre isso e não descobri nada. A única coisa que se consegue apurar é que, em Stuttgart West, na Rosenbergstraße, acho que no número 113, a empresa ainda deve existir, mas eu simplesmente não tinha percebido.
E em Leinfelden Echterdingen, a empresa chama-se Metal-Photo-Maton GmbH e fabrica placas de alumínio.
O dono da casa mencionou aqui no fórum que adquiriu um Beseler da empresa Teufel.
Enquanto vasculhava a antiga Lindemanns (que ainda existe como loja online, mantida pelo senhor Lindemann em seu apartamento; a loja física em Stuttgart agora é a Osiander), encontrei em um livro sobre a indústria fotográfica na Alemanha uma entrada que também não revelava muito mais do que o endereço antigo.
Sei que a Teufel já teve tanques de revelação em seu catálogo, além de lentes, mas, acima de tudo, ela comercializava ampliadores Fujimoto e Ahel, além de Beseler.
Não tenho conhecimento de que ela tenha fabricado muito; acredito que fosse mais uma empresa comercial que levava o nome Photogerätebau desde a época de sua fundação. E talvez, mais tarde, tenha fabricado algumas peças pequenas para adaptar os equipamentos às condições locais.
Acabei de descobrir no catálogo de 1981 da Photo Universal (atacadista de material profissional) o sistema de revelação Deville e o revelador de rolo longo Bobinoir. Mesmo que a língua suábia tenha emprestado muitas palavras do francês, não acredito que esses aparelhos sejam fruto do trabalho de inventores suábios.
€
Ah, e ainda há as tintas de retoque Teufel RM, o atenuador de diapositivos KKS-Teufel, o limpador de filmes Teufel Simco, os tanques de produtos químicos Teufel, o conjunto de vinhetas Teufel, Lixeira Labor-Boy da Teufel, Toalhas de Limpeza Labor-Clean da Teufel, Caixa de Segurança para Papel e Filme da Teufel, Cortadoras da Teufel, um Ampliador Teufel VG 13X18 sem nenhum outro nome adicional, Tambores de Revelação Simma-Color da Teufel, e no Catálogo Fotouniversal de 1984 ainda há o Bencher rEPROSYSTEM da Teufel, cassetes duplas de filmes planos Teufel Fidelity, cassete de filme em rolo Teufel Calumet 6X7, escada de estúdio Teufel Jumbo e, fora isso, nada mais!
Embora os produtos mencionados pareçam ser mais mercadorias comerciais.
€
Não quero pintar o diabo na parede, mas temo que mesmo aqui, na terra natal do diabo, haja pouco a descobrir sobre ele.
€
Atenciosamente, Achim
FrankGosebruch
...
AchimBauer
Olá, Frank,
?
Que bom que você descobriu alguma coisa; eu também procurei um pouco mais e não encontrei absolutamente nada de novo.
Revirei meus objetos de herança, álbuns de fotos antigos e algumas revistas fotográficas dos anos 50, e não encontrei nada sobre a empresa Teufel em lugar nenhum (naquela época, era comum que anúncios publicitários fossem impressos também em livros).
Mas encontrei todo tipo de coisa. Em Stuttgart havia um fabricante de máquinas de movimento de pratos; em Bad Cannstatt (são aqueles que até hoje não querem admitir que foram incorporados a Stuttgart) havia uma empresa chamada Veigel que fabricava ampliadores, e a empresa Kienzle, que ainda existe hoje, mas não mais em Stuttgart; porém, da divisão de plexiglass, ainda hoje é possível ver o letreiro luminoso em frente ao Wasen. Havia também a Kodak, a Zeiss Ikon, etc., e também nos arredores da atual “área de conflito” havia várias empresas do setor fotográfico ou pequenos fabricantes. Infelizmente, não tenho tempo para me aprofundar no assunto; minha principal paixão na fotografia continua sendo a própria fotografia.
Espero que você nos avise quando o artigo da Wiki estiver pronto, para que possamos encontrá-lo.
?
Atenciosamente, Achim
MirkoBoeddecker
Em 1998, assumimos a distribuição dos aparelhos Beseler da Teufel e adquirimos todo o estoque remanescente em um “acordo global”.
Depois que a Teufel interrompeu a fabricação de seus próprios aparelhos de ampliação, a empresa passou, desde o final dos anos 80, a distribuir, fazer a manutenção e, em alguns casos, até mesmo adaptar os aparelhos Beseler para 220 V.
A Teufel possuía várias oficinas e cada equipamento Beseler era adaptado e preparado para o mercado alemão.
Por exemplo, as carcaças dos motores do MXT foram substituídas por conectores DIN, a estabilização de tensão nas cabeças de cor foi totalmente trocada, etc.
Adquirimos muitas peças e tentamos manter um serviço comparável.
Mas como o negócio praticamente entrou em colapso total em 2 ou 3 anos, não deu em nada. Ainda temos aqui 2 paletes com peças originais da Beseler...
Os proprietários eram muito simpáticos na época (um casal de irmãos). Agora chamam-se Metallphoto e ganham a vida fabricando placas de inventário à prova de fogo com um processo fotográfico (exposição UV).
Sinceramente, me surpreende que eles não tenham respondido. Você entrou em contato com a Metallphoto?
Atenciosamente,
Mirko
AchimBauer
Olá, Mirko,
?
Gostaria de citar o que você disse aqui diretamente, pois acho que sou muito burro para usar a função de citação.
Então, vocês ainda têm duas paletes com peças originais da Beseler.
Por que não colocam isso na loja? Eu também tenho uma Beseler que apareceu na minha vida em algum momento, só não sei de onde.
Desisti de consertá-lo, frustrado, depois que me deparei com um Kaiser de até 6x7 com cabeça multigrade, cabeça colorida etc. Acabei enterrando meu sonho de 6x9 e agora trabalho com 6x7 na Linhof.
Ok, você disse aqui no fórum há muito tempo que o mercado de ampliadores é puramente de produtos usados.
Mas onde se consegue um Beseler usado? Resposta: nos EUA.
E nada é mais chato do que primeiro dar lances no eBay dos EUA, depois gastar o dobro em frete e, ainda por cima, pagar impostos alfandegários e de importação.
?
Atenciosamente, Achim
MirkoBoeddecker
Por que vocês não colocam isso na loja?
?
Porque é muito provável que os custos de mão de obra para colocá-los à venda não sejam cobertos pela venda das peças.
Esse é mais um daqueles projetos em que só vale a pena trabalhar quando não tenho nada melhor para fazer :-)
Mas isso já não acontece há anos.
Isso seria ideal para alguém que não precise contabilizar seu próprio tempo de trabalho. Poderíamos vender todo o lote para essa pessoa, e ela poderia, então, ganhar alguns euros por mês com a comercialização, tranquilamente, do sofá. É claro que é preciso se familiarizar com o produto e conhecer bem as peças.
FrankGosebruch
...
Josefine
Olá, Achim,
Estou vendendo meu ampliador preto e branco da Teufel, 6 x 9 cm, com lente de alta qualidade: Schneider-Kreuznach, Componon 1:5,6/60. Está interessado? Entre em contato. Atenciosamente
AchimBauer
Olá, Josefine,
?
Que legal você ter se lembrado de mim; por acaso, voltei a pensar nesse assunto, mas como hoje está tudo muito agitado por aqui, sua postagem já tinha sumido de novo.
No momento, não tenho interesse nesse aparelho, pois tenho um guardado (não sei de onde veio, deve ser uma daquelas peças que me trazem porque podem ser úteis) no qual já investi muito dinheiro e tempo; a única coisa que ainda me falta é uma cabeça de lâmpada de 220 V ou um kit de conversão. Mas mesmo que eu tivesse isso, seria apenas um aparelho de reserva, caso eu consiga encontrar uma câmera panorâmica FT4 a um preço acessível.
Já me acostumei tanto com o meu Kaiser e aprendi a valorizar a cabeça multigrado.
É uma pena que as postagens do Frank tenham sido editadas e, portanto, tenham desaparecido, pois eu ainda teria interesse no assunto Teufel.
Mas, mesmo assim, obrigado por ter pensado em mim.
?
Atenciosamente, Achim