axby
Olá, queridos membros do fórum,
Encomendei à empresa F., entre outros itens, duas lâmpadas Opal de 150 watts.
Foram entregues duas lâmpadas Opal (Dr. Fischer) de 150 watts.
Instalei a primeira lâmpada Opal recebida no meu aparelho de ampliação Durst M605 P/B.
Após pouco tempo, a primeira lâmpada Opal queimou, e o mesmo aconteceu com a segunda lâmpada Opal.
É normal que, após cerca de 15 a 20 exposições, se somarmos o tempo de ajuste para configuração
e focagem, ou seja, após um tempo total de funcionamento de (somado)
no máximo 15 minutos, essas lâmpadas Opal queimem?
Uma lâmpada incandescente barata de 100 watts (e vidro difusor) que estou usando agora como substituto já
resistiu a um tempo de funcionamento muito maior.
Acho que, em princípio, uma lâmpada para um ampliador é uma peça de desgaste, mas após
um tempo de uso tão curto, elas ainda não deveriam ter quebrado.
A empresa F., apesar do meu e-mail cordial de 28/12/2013 e do reenvio
do e-mail de 03/01/2014 com o pedido de resolução, ainda não se manifestou (mas talvez
um funcionário responsável esteja lendo isto aqui).
Ainda assim, estou procurando lâmpadas opalinas adequadas.
Agradeço qualquer dica sobre quais lâmpadas opalinas são boas. Será que algum membro do fórum tem uma
recomendação?
Muito obrigado pela ajuda
axby
Urnes
Isso geralmente acontece quando as lâmpadas superaquecem. Presumo que você tenha verificado antes se a potência das lâmpadas era a adequada. Eu tive esse problema quando usei lâmpadas de 100 W no meu Leitz, em vez das de 60 W.
Atenciosamente, Sven
Bonderer
Em um período tão curto e com dois casos seguidos, eu apostaria que se trata de um lote com defeito. Mas não responder a uma reclamação é falta de bom senso. Talvez ajude colocar um regulador de tensão no meio do circuito. O melhor é perguntar a um conhecido que seja eletricista, eles sabem explicar melhor. É como ligar a luz na cozinha: na maioria das vezes não acontece nada, mas de vez em quando a lâmpada quebra na hora que você liga.
É o mesmo princípio com o ampliador e as lâmpadas opal. Ficar muito quente, não sei. Os ampliadores com lâmpadas opalinas sempre foram verdadeiros fornos, normalmente as lâmpadas têm de aguentar isso. Mas eu também consideraria o eBay e procuraria sobras da era analógica que aparecem lá de vez em quando. Osram, Philips ou Narva já sabiam o que faziam. Em alternativa, seria trocar o transformador e passar para halogéneo, mas arranjar as peças pode ser um pouco difícil.
Urnes
Sim, se forem utilizadas corretamente, elas não queimam. Mas se você colocar uma lâmpada de 100 W em um soquete de 60 W (o que, obviamente, não se deve fazer e eu, naturalmente, também não recomendo a ninguém), você poderá ver, após cerca de 2 minutos, pequenas nuvens de fumaça azul saindo da esfera e a lâmpada queimando. Por isso a primeira pergunta: o Durst suporta mesmo lâmpadas Opal de 150 W? A segunda pergunta é: por quanto tempo a lâmpada fica acesa sem parar?
Atenciosamente, Sven.
jochen53
Olá, pelo que me lembro, o M 605, quando equipado com um cabeçote de lâmpada opalina, deve usar uma lâmpada de 75 W. A vida útil média deve ser de cerca de 100 horas de funcionamento, ao contrário das cerca de 1.000 horas de uma lâmpada comum de uso geral.
axby
Olá,
Entretanto, a empresa F. entrou em contato e me
ofereceu uma solução satisfatória. Obrigado!
€
Para mais informações:
A Durst M605 B/W foi projetada para lâmpadas opal de 150 W.
€
Talvez fossem mesmo duas lâmpadas com defeito
do mesmo lote.
€
No momento, estou testando lâmpadas halógenas.
€
Se alguém tiver uma recomendação concreta de lâmpadas opal
, por favor, poste aqui.
€
Atenciosamente, axby