FranzO Olá, Até agora, sempre revelei meus filmes com sensibilidade aumentada (principalmente Tmax3200 ou Tri-X) com reveladores de grão fino (como o Kodak Tmax). Gostaria de fazer alguns testes com reveladores de grão grosso, com cores bem intensas. Que reveladores vocês recomendariam? Atenciosamente, Franz
michael-kielgmxnet Ou um revelador positivo. Encontrei por acaso um exemplo disso: http://www.ipernity.com/doc/wolfgang.moersch/23433375
Bonderer Eu daria uma olhada no site da Spürsinn; eles têm um revelador especial para grãos grossos chamado DOM. Eu já experimentei e fiquei muito satisfeito com o resultado. Grãos uniformes em todas as áreas, mas não combina com o meu estilo de fotografia, por isso foi só uma passagem breve. Se você tivesse escrito antes, eu já teria jogado fora meus últimos frascos de teste há algumas semanas; eles estavam só atrapalhando. Caso contrário, use RODINAL na diluição 1+25 e pelo menos um filtro amarelo escuro ou mais. Isso deve resultar em um grão espesso, embora eu pessoalmente recomendasse <20 a =20. Na minha opinião, o grão fica um pouco mais uniforme e não parece tão agitado. Mas isso é uma questão de preferência pessoal.