MNossi
Olá!
Gostaria de tirar fotos em preto e branco em ambientes internos com pouca luz. Não é possível usar tripé nem flash.
Que filme (HP5?) vocês recomendam (que se preste bem a um aumento de sensibilidade)? Em qual revelador ele deve ser revelado e como?
Deveria ser possível obter cópias
18x24 com grãos aceitáveis.
Agradeço pela experiência e opinião de vocês!
Mario
Junkom
Eu fotografei bastante em condições de pouca luz; infelizmente, o Neopan 1600 já não existe mais. Eu o usava como se fosse ISO 1000 e, depois, revelava bem no D76, por exemplo. Ótimo!
?
Pessoalmente, usei bastante o Kodak Tri-X 400, que dá para forçar para 1000 e até para 1600; depois usei ou X-Tol na proporção de 1 para 1 ou RODINAL de 1 para 100 a 1 para 200
?
Revelações irritantemente longas, mas um resultado muito útil, na minha opinião.
?
Mas com certeza ainda vão aparecer alguns fanáticos por aqui e vão te deixar completamente confuso com as sugestões mais malucas. Boa sorte e um grande abraço
Morte
Tri-X em A49 ou RODINAL. Dá para aumentar a sensibilidade até 1600 sem problemas.
€
Uma vez, aumentei a sensibilidade do Kentmere 400 para 3200 com RODINAL. Fiquei surpreso com o resultado; os grãos ficaram realmente dentro do aceitável.
Bonderer
O TriX em Spürsinn HCD II com iniciador é o revelador que eu prefiro, ISO 1600; acho bom, mas já usei também em ISO 3200, num show, e o resultado foi bom.
O novo Sam Classic também funciona bem com o TriX.
Eu revelo o TriX em RODINAL também a 1600 ISO para um conhecido, mas ele quer muito grão e contrastes fortes. Para o meu gosto, é grão demais.
TriX ou HP5? É difícil, cada um tem suas preferências. Principalmente TriX, mas às vezes também HP5; ambos os filmes têm seus pontos fortes e fracos.
O maior problema será decidir o que tentar no final. Meu conselho é realizar a exposição de um ou dois rolos assim, a 1600, e realizar a revelação de metade ou um terço do rolo, com diferentes reveladores/diluições, para ver o que mais agrada. Assim, as fotos importantes ficarão no final do jeito que ele imagina.
ThomasPauly
De acordo com minha experiência prática, o Tri-X-Pan atinge, em Emofin ou Diafine, 1000 ASA, um valor que pode ser utilizado sem problemas. A gradação é normal, apesar do aumento da sensibilidade — com excelente definição nas sombras e sem luzes esbranquiçadas, o que provavelmente se deve também ao modo de ação específico do revelador de duas etapas. O grão é fino, dentro do padrão da classe, e permanece discreto mesmo em ampliações de 30x40. No geral, totalmente adequado para o uso diário.
€
Além disso, o Delta 3200, embora a “box speed” seja provavelmente um exagero publicitário. Tive bons resultados ao realizar a exposição com 1600 ASA e depois revelá-lo no Perceptol (que, na verdade, reduz a sensibilidade), mas com o tempo indicado para 3200 ASA. A granulação continua marcante, apesar do revelador de grão fino, mas a nitidez, por outro lado, é notavelmente alta. Parece-me que o filme não rende mais do que 1600 ASA, mesmo em D-76/ID-11. Na minha opinião, os filmes de 3200 só são recomendáveis se a sensibilidade for absolutamente necessária ou se se quiser usar o grão como recurso artístico.
€
tepe
Photux
Pessoalmente, não tive boas experiências ao usar RODINAL para aumentar a sensibilidade (ou, na verdade, para revelar qualquer filme de alta sensibilidade). Outras pessoas conseguem, mas eu, de alguma forma, não.
Minha combinação clássica padrão, Tri-X e D76, chega a 800 sem grandes perdas de qualidade; até 1600 ainda dá para usar bem. Certamente existem filmes e reveladores melhores para isso, mas, com o meu volume de trabalho, não valeria a pena comprá-los. O Kentmere 400 me parece ter um grão ainda mais fino e talvez seja ainda mais adequado para o push. Mas ainda não experimentei.
Na verdade, nem precisa dizer, mas a escolha das lentes é igualmente importante. Com pouca luz, eu não começaria abaixo de f/2; uma das minhas lentes favoritas é uma 50 mm f/1.4.
piu58
> Pessoalmente, não tive boas experiências com o RODINAL para aumentar a sensibilidade (ou, na verdade, para revelar qualquer filme de alta sensibilidade)
?
O RODINAL não é adequado para aumentar a sensibilidade. Com o revelamento excessivo (e isso é o que significa aumentar a sensibilidade), muitos filmes tendem a apresentar grãos irregulares e grosseiros.
?
Para filmes de alta sensibilidade, por outro lado, ele é bem adequado — desde que se revele com cuidado e se aceite que, em comparação com reveladores à base de fenidona, se perde 1/2 stop de sensibilidade. Em troca, obtém-se uma nitidez maravilhosa, quase inigualável.
?
> Delta 3200, embora a “box speed” seja provavelmente um exagero publicitário
?
Isso é sabido. Medido com seriedade, o resultado é de cerca de 1000 ASA.
Ulf-Benno
Caro MNossi, queridos amigos da fotografia,
?
Gostaria de compartilhar minhas experiências sobre esse assunto, pois a fotografia com “luz disponível” me acompanha desde a juventude. Quando era estudante, não tinha flash e, mais tarde, só o usei para fotos coloridas. O que há de especial nas fotos em preto e branco com pouca luz é a reprodução excepcionalmente boa, quase comovente, da atmosfera luminosa. Com as câmeras e os filmes atuais, é possível tirar fotos maravilhosas mesmo à luz de uma única vela ou em qualquer bar. Há 30 anos, eu ainda lutava com visores escuros e câmeras que tremiam sozinhas. Mesmo as primeiras câmeras com foco automático não eram melhores: elas não encontravam o ponto de foco ou precisavam de iluminação própria. Agora, é possível trabalhar até mesmo com lentes zoom (grande angular + 1/8 s). Mas focar manualmente com 1:1.4 ainda é o melhor.
O filme recomendado para isso, na minha opinião, é o Neopan 400, de preferência revelado com Microphen. Basta seguir as instruções e obtém-se, em ISO 3200, fotos de qualidade quase irreal. Às vezes, nem dá para acreditar que estava bem escuro ali. As fotos ficaram muito boas, e as sombras não ficam fechadas. A granulação é inegável, mas moderada. Essa combinação é muito robusta. Mesmo erros mais graves de exposição e revelação não levam à perda total. O revelador tem longa durabilidade; mesmo após meses e várias sessões, ainda dá para arriscar. Para cada rolo, inicialmente prolonguei o tempo de revelação em 5 minutos e, posteriormente, em 10 minutos (500 ml), e nunca tive um resultado ruim.
Infelizmente, o filme ficou muito tempo fora do mercado e agora está bem caro. O revelador também não está mais disponível na embalagem de 2,5 litros. Então, experimentei o ATM 49. Funciona quase tão bem quanto. As sombras ficam mais escuras, mas a granulação é um pouco menor. A Fuji não indica o tempo de revelação, então simplesmente prolonguei o tempo do ID11 em 20% e obtive bons resultados. Apenas uma vez o filme ficou ruim, o revelador não estava fresco o suficiente.
Como alternativa ao Neopan, existe apenas o HP5+. Aqui, o resultado é quase tão bom. Um pouco mais de grãos e menos definição nas sombras quase não se notam. Mas não se pode revelar em excesso e é sempre necessário um revelador fresco.
Existe ainda uma alternativa com a qual, no entanto, tive experiências duvidosas: o Delta 400 em ATM49. O tempo de revelação é comparável ao do Neopan. Dos três filmes que experimentei, um ficou péssimo, outro ficou mediano (como um Orwo subexposto) e o terceiro ficou excelente, superando tudo o que já havia visto. Grão fino, contrastes harmoniosos, sombras excelentes e os negativos com superexposição também puderam ser copiados bem. Como disse, em ISO 3200! O que a Ilford nem recomenda. Suponho que só se deva usar filme novo e revelador novo também. Portanto, da próxima vez farei primeiro um teste de revelação.
?
Com os outros produtos para 35 mm, como o Neopan 1600 e o Delta 3200, tive experiências ruins; os contrastes eram simplesmente muito fracos, as fotos não pareciam nada. Além disso, esses filmes envelhecem rapidamente.
O Tri-X e o APX 400 atingem apenas ISO 1600 e todos os outros (ORWO, Foma e Forte) apenas ISO 1000. Apenas o Tmax eu não continuei a testar. O primeiro filme tinha boa definição, mas era sem força.
?
A temperatura e o movimento durante o revelamento também têm grande influência. Normalmente, busca-se diminuir o véu, mas, neste caso, o véu é vantajoso para a definição das sombras. Portanto, altas temperaturas e tempos de revelação longos em reveladores com diluição alta podem ser bastante úteis. Atualmente, estou fazendo experimentos com reveladores com diluição alta.
Um primeiro sucesso ficou assim: revelei o Neopan em 240 ml de água + 60 ml de solução-mãe Microphen por 2 horas a 23 a 26 °C. O leve balanço foi feito pelo banho de bolhas para pés na potência mínima.
O resultado foi quase melhor do que com a solução-mãe. Um belo véu e reserva de exposição, com granulação um pouco grossa. Provavelmente, ISO 4200 também teria sido possível.
Quando tiver mais resultados, entrarei em contato novamente.
Existe ainda uma câmera ideal para esse fim: a velha Exa com poço de luz. Coloca-se sobre a mesa e é possível focar a uma distância maior (discretamente 15 cm acima do poço de luz); um clique suave e a foto perfeita está garantida. A medição da exposição e a troca do filme são, naturalmente, os pontos fracos aqui.
?
Boa sorte! Ulf -Benno
Morte
Acabei decidindo mostrar algumas fotos de exemplo. Aqui costuma-se jogar números e dados de medição para todos os lados, mas o que realmente importa são os resultados visíveis.
€
A primeira foto foi tirada com um Tri-X 400 a 3200 ASA. Foi revelada em laboratório; infelizmente, não me lembro mais em qual, mas o revelador foi, com certeza, ou o A49 (FOTOIMPEX) ou o Kodak D76 (Jet Foto).
Na foto: JD McPherson
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
€
As duas fotos seguintes foram tiradas com um Rollei RPX 400, que, segundo várias fontes, é ou era (há cerca de dois anos) idêntico ao Kentmere 400. A sensibilidade ajustada foi de 3200 ASA. Como na época eu fazia tudo com RODINAL (ADONAL), revelei esse filme também com esse clássico. No entanto, era verão e estava muito quente, por isso usei um tempo de revelação de 27 min a 22 °C. Esse tempo deveria, portanto, ser prolongado se o revelador estivesse mais frio. A proporção de mistura do RODINAL foi de 1+50. Sem revelação estática!
€
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
€
É importante observar, em todas as imagens, que se trata de digitalizações do negativo. A digitalização por si só já realça o grão; com o realce de nitidez devido ao desfoque causado pelo scanner e a redução do tamanho do arquivo, o efeito se torna ainda maior. Cópias dos mesmos negativos provavelmente apresentariam visivelmente menos grão.
michael-kielgmxnet
Nas últimas férias, tirei várias fotos do interior de igrejas. Usei o Kodak Tmax 400, com uma exposição de 800 ASA, e revelei com ATOMAL 1+1.
Optei por não prolongar o tempo de revelação, ou seja, não fiz um “push”. Os negativos resultantes ficaram um pouquinho mais claros do que o normal, mas apresentam detalhes suficientes nas sombras. As luzes estão muito bem equilibradas.
Suponho que seja possível obter um resultado semelhante com outros reveladores de equilíbrio (Xtol, D76 etc.). Para mim, foi importante ver que um filme moderno como o Tmax 400 aguenta perfeitamente uma subexposição de um stop sem que haja desvantagens significativas.
TR
os negativos superexpostos
?
Você deve estar se referindo à subexposição.
?
É possível aumentar efetivamente a sensibilidade real de um filme para as sombras por meio de uma pré-exposição sutil.
Consegui constatar um ganho de quase um stop (ou seja, ganho real / não apenas um ajuste de tons) no meu teste com o APX 100. Normalmente, utiliza-se esse procedimento para realizar a subexposição de um motivo com muito contraste e, assim, controlar melhor as luzes — mantendo, ao mesmo tempo (devido à pré-exposição sutil), as sombras bem definidas. É claro que isso também pode ser feito com um motivo sem muito contraste — não se obtém exatamente mais um stop de ganho (com um APX 100).
Gostaria de saber como essa técnica se comporta com um filme de 400, por exemplo, o Tri-X, e se, com uma pré-exposição mais forte acompanhada de um leve véu, seria possível obter ainda mais. No momento, não tenho tempo para testar.
Para a pré-exposição subliminar (ou seja, pouco antes do véu), é necessária uma câmera com função de dupla exposição patenteada e, sempre, uma superfície mais clara, o mais lisa possível e uniformemente iluminada. Em ambientes escuros, é claro que isso não existe. Portanto, antes de sair para fotografar, seria possível pré-expor todo o rolo de filme de forma completa e adequada em um ambiente absolutamente escuro.
StefanT
Eu costumava aumentar a sensibilidade de vez em quando e sempre tive boas experiências com o Microphen. Seja com o Tri-X ou com o HP5+. Minhas últimas tentativas foram com o HP5+ a 1600 ASA no A49. No uso normal, eu não gostava muito desse revelador, mas, na minha opinião, ele é bastante adequado para aumentar a sensibilidade. Vou tentar anexar duas fotos, que são digitalizações de positivos feitas com um scanner plano simples.
?
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
?
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]