Tandemfahren
Prezada comunidade!
Depois de um longo tempo sem usar o ampliador, resolvi voltar a me dedicar a ele e experimentei o Splitgrade.
Isso é fácil — meu RH StopClock consegue memorizar os tempos, então meu cérebro desastrado nem precisa se preocupar com isso.
Minha pergunta é, em primeiro lugar: os filtros de encaixe não são mais adequados (em outras palavras: o filtro amarelo é “mais suave” e o magenta “mais forte” do que os discos de filtro da cabeça de cor)?
Em segundo lugar: se forem filtros de encaixe, também há conjuntos à venda com apenas 00 e 5?
E, em terceiro lugar: na minha primeira tentativa, simplesmente realizei a exposição com filtragem amarela total e magenta a todo vapor. Há algum problema nisso, em termos de controle? Quero dizer, por causa da densidade diferente dos filtros?
Que a gradação calculada pelo StopClock é apenas poesia, deve estar claro, mas para mim não faz diferença.
Saudações de Frank
TR
O problema com os filtros inseríveis é que se corre o risco de balançar a cabeça ao mexer nela ou trocar os filtros no meio de um processo de exposição. No caso da cabeça colorida, eu sempre giro os dois filtros de canto com o máximo de cuidado (sim, o máximo, é claro).
Não creio que os filtros inseríveis também sejam vendidos em conjuntos de dois. Suponho, no entanto, que esses filtros inseríveis sejam mais adequados para papel P&B do que um cabeçote Color, ou que, com eles, se tenha à disposição filtros de canto “mais específicos” e, consequentemente, um controle ainda melhor do contraste local de certos motivos. De modo geral, porém, nunca encontrei limites com o cabeçote Color (e muito menos na faixa suave).
Ainda assim, com o Splitgrade, eu não ficaria mexendo em nenhuma gaveta de filtros — o risco de a cabeça se desajustar ligeiramente seria alto demais para mim. Mas talvez isso se deva também ao fato de que, no meu caso, a gaveta é um pouco difícil de manusear.
TR
Ah, e quanto à densidade: É CLARO que você precisa calibrar seu fotômetro uma vez para o máximo de magenta e outra para o máximo de amarelo — separadamente. Os pontos de negrura aqui são completamente diferentes, mesmo com a mesma densidade (!)
Tandemfahren
Olá, Thomas,
?
agora que você mencionou... acabei de tirar e colocar a gaveta de volta no lugar, e é verdade, ela está bem emperrada. Talvez não tenha sido uma ideia tão boa assim.
?
Sobre densidade e medição: no máximo, eu meço as luzes para a exposição suave e, depois, aumento o magenta até que as sombras fiquem do jeito que eu quero. Não se mede mais nada, só se compara com a escala de cinza.
?
Obrigado!
?
Frank
TR
Como já disse, sou sempre muito cuidadoso. Nas tiras de teste, giro rapidamente os botões; já na cópia final, porém, após a primeira exposição: respiro fundo e giro os dois botões com cuidado e calma, para não deslocar a cabeça de forma alguma.
€
O que ainda não experimentei, porém: um filtro colocado sob a lente prejudica visivelmente a qualidade da imagem? Pois essa seria a opção mais prática.
Tandemfahren
Bem, se você ainda precisa das mãos para fazer o esbatimento e afins, seria necessário um mecanismo de fixação para a rotação.
Basicamente, seria bom saber se a nitidez é prejudicada.
Então, vou me permitir aqui atribuir oficialmente a tarefa de pesquisa ao nosso membro Timo:
‘
Tihim!‘ Thomas e Frank têm uma pergunta! Você poderia fazer uma tira de teste para nós?
‘
Obrigado,
‘
Frank
sputnik
Agora que você mencionou... acabei de tirar e colocar a gaveta de volta no lugar, e é verdade, ela está bem emperrada. Talvez não seja uma boa ideia, afinal.
Isso depende muito do ampliador que você usa. Se a construção dele for bem estável e com pouca vibração,
trocar os filtros entre as exposições não é problema.
Quando a intensidade que consigo com luz mista não é suficiente, às vezes coloco a cabeça do condensador e troco os filtros várias vezes por cada cópia.
Desde que tive a experiência de que a cópia ficou nitidamente nítida MESMO DEPOIS de eu ter batido com a cabeça contra o ampliador entre as duas exposições, não me preocupo mais com isso.
Devo dizer, porém, que minha cabeça M605 está montada na coluna M805, que realmente tem uma resistência à prova de tanques.
sputnik
Respire fundo e gire os dois botões com cuidado e calma, para não desajustar a cabeça de forma alguma.
?
Acho que essa parte de respirar fundo é um pouco exagerada. Afinal, você não está segurando o ampliador na mão.
Quando o motor de ajuste de uma cabeça de graduação dividida está funcionando, você sente claramente as vibrações ao colocar a mão sobre a cabeça.
No entanto, um ampliador deve ser projetado para ter tão poucas vibrações que essa leve vibração desapareça imediatamente após terminar.
Mas se ele for tão instável a ponto de se desajustar até mesmo quando você gira as rodas de filtro, então, com os preços baixíssimos de hoje em dia, eu realmente procuraria algo de qualidade.
Do contrário, o trabalho acaba sendo bem chato, não é mesmo?
TiMo
Ei, Tihim!? O Thomas e o Frank têm uma pergunta! Você poderia fazer uma tira de teste para a gente?
€
€
€
Oi, Frank,
Fiz um teste hoje.€
Usei a escala cinza de Stouffer para luz transmitida e refletida. Determinação da gradação segundo Lambrecht Way Beyond Monochrome Second Edition, página 308.
Papel: Adox MCP
€
Com magenta total no LPL, chego a 1,0 log. Gradação 2,5.
Com o filtro Grau 5 da Paterson sob a lente, chego a 0,9 log. Apenas uma gradação de 3.
Com os dois filtros, também 0,9 log.
€
Da última vez que tentei passar de grau 3, o resultado foi semelhante. Não consigo obter um contraste realmente forte de 0,6 log. Agora já não me importo com os valores.
€
Saudações, Tim
Tandemfahren
Oi, Tim,
Muito obrigado, mas isso é horrível... Quando chegar em casa, vou medir algumas tiras do Kaiser-Bomber e comparar o MGIV com o MCP.
Você não tem outro papel para comparar?
Atenciosamente, Frank
Tandemfahren
Então: Kaiser VCP7002, escala de Stouffer em intervalos de um terço em MGIV e Adox MCP com exposição total de magenta resulta em:
?
???????? ------------Rufar de tambores-------------
?
para ambos os papéis, faixa de exposição de 0,6 logD (como se diz isso em alemão, afinal?), ou seja, grau 5, como consta no livro. Não consegui distinguir as folhas.
?
Hoje consegui um conjunto de filtros Ilford por uma pechincha no site de leilões (e uma EOS 3, quase de graça! Yippie!). Infelizmente, antes das tiras de teste. Depois eu conto como foi.
?
Então, Tim, seu MCP está mofado ou o quê? Aparentemente, não é culpa do “meu” querido LPL, senão a folha de filtro teria adiantado alguma coisa, não é?
?
Nüchtli,
?
Frank
TiMo
Oi, Frank,
Já tivemos esse problema com o baixo contraste há alguns meses.
Com certeza não é culpa do ampliador, porque meu outro ampliador dá os mesmos resultados.
Isso significaria que todos os meus papéis MCP não seriam bons. Até agora, todas as embalagens têm se comportado da mesma forma.
Vou testar o papel Foma e o Easy Print nos próximos dias.
?
Atenciosamente, Tim
TR
Acho que essa história de respirar fundo é um pouco exagerada. [...]
Senão, trabalhar fica meio chato, não é mesmo?
Olá. Não, só faço isso na cópia final. Fico trabalhando nessa imagem por cerca de três horas. Aí, o ajuste excessivamente cuidadoso dos filtros no final não muda mais nada. É parecido com a ideia de usar sempre o pré-disparo do espelho em uma câmera: você já está há cinco minutos diante do seu motivo e já mediu e ajustou tudo. Aí você usa o pré-disparo para não arriscar nada. Tempo você tem de qualquer jeito.